O Holocausto

O Holocausto Laurence Rees

Resenhas - O Holocausto

Larissa 14/04/2024

Biografia
Uma biografia da dor, do sadismo e tudo de ruim que o ser humano possa provar. O quanto a história nos convida a embarcar e entender tudo que houve com os judeus nos faz refletir em dias atuais, que o sadismo é a maldade humana ela só ?troca de rosto? .

Uma história muito bem escrita porém algumas falas - fases expressas pelo autor demonstram outros fatos característicos da época , então vale uma pesquisa sobre o assunto antes ou durante a leitura.

Mas com certeza, quem buscar a verdade ou o entendimento sobre o quê q motivou ou levou a essa catástrofe vale a pena a busca e a investigação desse livro. ?

Leandro 26/03/2024

Holocausto
Por mais que eu tenha lido alguns livros sobre o assunto, esse com certeza foi o mais completo e ao mesmo tempo o mai triste de todos.

Cada capítulo lido e você fica pensando como existiu tanto ódio, tanta maldade e tanto preconceito dento do coração do ser humano.

Deixo aqui um telato de uma sobrevivente logo depois que ela estava livre.

''Sabe' eu sempre li sobre a rejeição mundial a qualquer tentativa de deixá-los (os judeus) entrar, antes que o morticínio começasse. Ninguém queria deixar que os judeus entrassem, ninguém. Não havia Israel pra nos. Não havia Inglaterra, ano havia america, nada de Canadá com seus espaços abertos ? ninguém quis os judeus. Então eu devo ficar feliz porque fui libertada? Tenho 18 anos, e o que eu sou? Não sou nada [...] foi muito traumático. E porque foi tão traumático? Porque um minuto antes de perceber que estou livre e que poso fazer o que quiser, não havia nada no mundo que pudesse me interessar mais do que conseguir alguma coisa pra comer. Setenta anos, eu não consigo superar isso. Não consigo superar o mal.
Regis 27/03/2024minha estante
Muito profundo e aterrador esse relato.

Leandro 27/03/2024minha estante
Verdade regis, triste demais

Fabiana 28/02/2024

Holocausto
O livro tenta explicar o inexplicável? Quanto mais eu leio sobre o tema mais difícil é conceber que tudo foi permitido. Sempre que termino um livro que fala sobre o holocausto eu sinto necessidade de me dar um tempo o que farei, mas o autor fala do Ian algumas vezes e acho que posso estar pronta agora pra iniciar o livro dele na sequência. O que mais gostei da escrita do Laurence é que ele deixa claro o tempo todo que não foi uma única decisão ou um momento X foram uma série de eventos e agravamentos que foram acontecendo que levaram a acontecer tudo como foi. A leitura não foi difícil pra mim mas é um tema constante então pode ser que para quem nunca leu nada da temática do holocausto e do nazismo tenha um pouco de dificuldade de engatar na leitura.

Maristela 20/08/2023

Toivi Blatt, que com 15 anos de idade foi selecionado como Sonderkommando em Sobibór, ficou impressionado ao ver como a horrível realidade do campo podia alterar o caráter daqueles que trabalhavam ali. "As pessoas mudam sob certas condições", diz ele. "Elas me perguntam: 'O que você aprendeu? e acho que tenho certeza apenas de ter aprendido uma coisa - ninguém conhece a si mesmo [.] Todos podemos ser boas pessoas ou más pessoas nessas [diversas] situações. Às vezes, quando alguém se mostra realmente bom comigo, eu me vejo pensando 'Como seria essa pessoa em Sobibór?
Pág 321

Palavras finais do escritor, página 500
?Por fim, embora o conteúdo do livro que você acaba de ler seja penoso, acredito que ainda assim é importante compreender como e por que esse crime aconteceu. Pois essa história nos diz, talvez mais do que qualquer outra, exatamente o que nossa espécie é capaz de fazer.?

Dudyely 05/08/2023

Para quem gosta de história e se interessa por esse período em particular, eu recomendo muitíssimo esse livro. Apesar de ser pesado e muitas vezes difíceis de ler, é importante sabermos o que levou ao Holocausto.

Micha 23/07/2023

É um livro muito bom, com leitura bem densa e bem completa, muito necessário a todos.
O livro aborda todo o tema, desde a origem do antissemitismo e tem diversos relatos exclusivos de sobreviventes do holocausto.

Clau Melo 31/05/2023

Momento mais sombrio da humanidade
Literatura britânica, 2018. Não ficção. História.
Devassador. Realmente o momento mais sombrio da humanidade.

Laurence Rees passou 25 anos entrevistando os sobreviventes do Holocausto e os responsáveis pelo Terceiro Reich e seus horrores. Nesta história arrebatadora, ele combina esses testemunhos com as pesquisas acadêmicas mais recentes para investigar o que tornou possível o maior crime da história. Rees argumenta que, apesar de o ódio aos judeus estar no epicentro do pensamento nazista, não podemos entender o Holocausto por completo sem considerar os planos de matarem também milhões de não judeus. Ele também revela que não houve um roteiro específico para o Holocausto. Em vez disso, os acontecimentos foram se agravando um após o outro, até culminar no horror completo. Apesar de Hitler ser o principal responsável pelo que aconteceu, a culpa é coletiva, Rees nos lembra, e os efeitos permanecem.

O Holocausto: Uma nova história é um relato acessível, mas rigoroso desse crime horrendo. Com uma narrativa cronológica e intensa, esta é uma exposição categórica do momento mais sombrio da humanidade.

Laurence Rees é um historiador e documentarista britânico, autor de vários livros sobre atrocidades cometidas pelos nazistas, durante a Segunda Guerra Mundial. Ex-diretor de criação de programas sobre História da BBC, seus documentários e livros de história são usados como material didático nas escolas do Reino Unido.

Ednaldo.Samuel 07/05/2023

Uma leitura importantíssima!
Li esse livro por causa de um trabalho de pesquisa para a faculdade. Laurence Rees faz um excelente trabalho. Apesar da sinopse levar ao pensamento que o livro vai ter em sua maioria relatos de pessoas, o embasamento histórico é mais predominante durante a leitura. Mas nem por isso a obra perde seu objetivo. Com uma escrita de fácil entendimento, Rees lança diversos fatos que para maioria das pessoas são inimagináveis. Contudo, O Holocausto é surpreendente do começo ao fim, e mostra a dura realidade do que aquelas pessoas sofreram. Livros como esse são fundamentais e não podem ser esquecidos nunca!

Leitura em Foco 18/04/2023

Um livro didático, impactante, triste e fácil de entender!
Sempre quis entender melhor a segunda guerra, e esta obra me proporcionou isto!
O livro é escrito com base em entrevistas novas, nunca contadas. O escritor passou 15 anos de sua vida para redigir este monumento. O resultado são páginas impecáveis contando uma das histórias mais triste da humanidade.

Se você, assim como eu busquei, um livro didático, onde tem todo o processo da segunda guerra, desde a origem do ódio; então recomendo muito esta leitura. Você não vai se arrepender!

Juliano.Ramos 19/02/2023

Livro difícil, tenso, pesado, a cada página vemos os absurdos cometido pelos nazistas e como esses absurdos levaram à morte de milhares de pessoas que não tinham aquela culpa que lhes jogavam...

Prof. 04/12/2022

Relevante
Sem dúvida um livro que traz muita tristeza, mas relevante à História das catástrofes que ocorreram no mundo. Importante conhecer para que algo assim nunca mais se repita!

Bárbara 13/08/2022

O Holocausto
Esse é o livro que eu sempre quis ler sobre o tema. Completo,bem escrito, organizado e incrivelmente esclarecedor.
Holocausto é um dos melhores livros de não- ficção que já li - esse é um trabalho importantíssimo ( e mais importante a cada dia) que nos mostra o que o ser humano é capaz de fazer!
O livro começa com as origens do ódio aos judeus, que tem raízes no crescimento do cristinianismo.
Passamos das origens, para o nascimento dos nazistas, para a consolidação do seu poder, para a radicalização, para as perseguições e as primeiras matanças,para os campos de extermínio,para a persuasão de outros países... até o resultado final.
O autor deixa claro, como o que aconteceu foi complexo, como existiam movimentos contraditórios,como os pensamentos e as motivações divergiam,como cada lugar teve sua experiência própria; não havia um roteiro bem traçado e definido.
Sem deixar a leitura complicada,Rees nos consegue mostrar a complexidade do que ocorreu : foi uma culminância de acontecimentos que se agravaram e levaram ao resultado que já conhecemos.

Quel 01/08/2022

Fechar a culpa exclusivamente em Hitler é excluir dela os muitos culpados e responsáveis pelo o que aconteceu. Os líderes nazistas, apoiadores e admiradores de Hitler, como Himler ou Goring, podem não ter sujado suas mãos diretamente, mas com certeza existe sangue nelas, todos os soltados que faziam o trabalho sujo sem reclamar (na maioria das vezes até sentiam prazer), toda a população da Alemanha e do terceiro Reich, que assistia a tudo sem interromper, sem tentar ajudar, sem ao menos protestar, que se deixaram levar pelo movimento e que também tem sangue nas mãos, todos os países que se recusaram a fazer alguma coisa e esperaram até 6 MILHÕES de seres humanos morrerem, sob requintes de crueldades, 6 MILHÕES de vidas foram perdidas baseadas no argumento de que não mereciam viver, não eram merecedoras de vida, e todos ficaram quietos. Podemos dedicar a culpa de todas essas mortes, cada uma delas, cada dor e cada sequela, a todos esses que foram mencionados e a muitos outros, mas em especial a Adolf Hitler, que sem sua participação especial o holocausto não teria ocorrido da maneira que ocorreu, porque ele foi a chama inicial, que se acendeu sobre muita lenha abastecida de preconceito, racismo, antissemitismo.E nenhuma fogueira se acende sem lenha.

Marcus.Santana 27/07/2022

Tema pesado, mas leitura fundamental.
O livro ?O Holocausto? de Laurence Rees foi uma recomendação da BookTuber Paloma Lima. Como sou interessado pela história da Segunda Guerra mundial, adquiri a obra.

O mais interessante na obra de Laurence Rees é a cronologia traçada. Começa a nos contar como surgiu o ódio contra os judeus, que não foi com Hitler, por óbvio. O ódio surge em conjunto com o crescimento do Cristianismo e a distorção das leituras do Novo Testamento, inclusive por membros do Clero. Já no primeiro parágrafo começamos a sentir a angústia, dor, sofrimento das muitas vítimas deste período de vergonha da humanidade. E ao decorrer de cada página, vamos tentando entender o grau de intolerância em que uma nação chegou.

Rees descreve com detalhes todos os períodos que culminaram no grande desastre da história humana, que foi o Holocausto, com calma e com uma linguagem muito acessível. O livro torna-se importante justamente nesses pormenores, pois percebemos que o Holocausto começou de forma simples, com um preconceito aqui, outro preconceito velado aqui, um personagem judeu descrito como ladrão ali, propagandas nazistas com o intuito de fazer o povo crer realmente que ?o judeu? (como descrevem) é o grande monstro e que está ali para destruir o seu modo de viver, roubar os seus bens, etc.

O obra de Laurence Rees possui uma narrativa quase ofegante, lê-se com sofreguidão, espanto, medo e tristeza. Em Holocausto, é narrado o lento crescimento do popular conceito do ?Ovo da Serpente?. Por fim, facilita a compreensão da tragédia, ao considerar as circunstâncias econômicas da época e às suas repercussões sociais, que lhe serviram como um ninho.

A grande lição que levamos com a leitura de ?O Holocausto. Uma nova história? é de como uma ideia preconceituosa pode se transformar numa tragédia sem precedentes. Por isso é tão importante à proteção dos direitos fundamentais e dos direitos humanos (independentemente de ideologias), porque quando começamos a permitir líderes preconceituosos e autoritários abrimos uma janela para o início de atrocidades. O Holocausto não começou da noite para o dia, as ideias nazistas, racistas e preconceituosas foram inseridas na mente do cidadão alemão (e de outros) aos poucos, através de piadas, propagandas, preconceito velado, até a tragédia final.

Este livro não é um romance, é um documento, meticulosamente escrito, de forma plena, amparado por textos, depoimentos e manchetes de jornais da época.

Acho a leitura desse livro fundamental! Recomendo!