A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada

A vida compartilhada em uma admirável órbita fechada Becky Chambers

Resenhas -

Luisa Jordana 29/05/2020

A vida compartilhada...
Nesse segundo livro da duologia de Becky Chambers, acompanhamos a história de Lovelace, a IA (intel. artificial) da nave Andarilha. Após os acontecimentos do primeiro livro, Lovelace tem que abandonar a sua nave, mas dessa vez para habitar um corpo artificial, ou um ?kit?, e também passa a se chamar Sidra.

Sidra passa a viver com Sálvia e seu companheiro Azul. A narrativa se intercala entre capítulos de Sidra contando sua nova vida dentro do kit, enquanto que os capítulos de Sálvia mostram um pouco do seu difícil passado e esclarecem porque é tão importante para Sálvia ajudar a IA Sidra em seu processo de readaptação.

Preciso dizer que todos os personagens desse livro me encantaram, até os que tiveram menos destaque, como o aeluoniano Tak. As lições que esse livro traz são belíssimas e ensinam, por meio de uma história que trata de alienígenas e inteligências artificiais, o que é realmente ser humano, o que é ter empatia, sem enxergar a que espécie de indivíduo essa empatia está sendo destinada, porque o que realmente importa é o bem que você faz a outro ser, sem esperar nada em troca. Certa vez ouvi uma frase que se encaixa perfeitamente com essa leitura e que diz o seguinte: não basta nascer humano, é preciso ser humano.

Qnat 22/01/2021

Uau!
A expectativa de ler esse livro foi alta, afinal, o livro antecessor foi muito, muito bom.

Percebi que algumas pessoas preferem este, e outras preferem o outro.
Imagino que o livro antecessor foi um dos primeiros livros deste tipo de ficção leve e "introspectiva" para muitas pessoas, e este livro já não tem o mesmo impacto de ser pioneiro.
Ao mesmo tempo que ele é mais introspectivo ainda, muito mais filosófico, sem grandes conflitos externos. Os conflitos, na maioria, são internos - salvo algumas questões relacionadas aos capítulos de Jane.

Entendo quem preferiu um, e quem preferiu outro.

Eu já não consigo escolher entre eles, seria o mesmo que escolher entre... café e cappuccino, sei lá! A cafeína, o principal está lá, e o restante é incomparável entre si, aceito ambos de bom grado.

O livro segue dois pontos de vistas: Sidra, uma IA em corpo humano vivendo com Sálvia (Jane no futuro); e Jane, uma menina gerada para ser escrava, resgatada e criada por uma IA.
Azul é um personagem incrível também.

Os capítulos de Jane são os que mais me agradaram. Aliás, o primeiro capítulo do eixo dela foi um dos melhores capítulos que eu já li na vida. Mas, de forma algum os capítulos Sidra são chatos - é tudo muito bem escrito.

O livro é ao todo, no mínimo, perfeito. Becky Chambers cria um universo tão complexo, tão detalhistas, que parece que ela viu o futuro e voltou para nos contar. São personagens reais, a antropologia é plausível (as festas, hábitos, alimentação, mudanças culturais por causa de intercâmbios, ritos, tudo!), e a escrita é bonita, sincera e bem feita.

Parabéns para a tradutora Flora. Mudou os pronomes de Tak conforme ele mudava de gênero.
Manteve inclusive x quando Tak estava mudando "de corpo", virando um ser neutro (ex: "elx estava cansadx").
Não sei nem como isso foi no original em inglês, fiquei curioso!

site: Instagram: @farol_de_areia

Milena Policarpo 18/06/2021

Queria morar nesse livro
Desde o primeiro livro da autora eu me tornei apaixonada por esse universo que ela criou. A escrita dela, a complexidade e a tridimensionalidade que ela dá pra história, pros personagens e pro universo são coisas que sempre me encantam. Assim como em A longa viagem a um pequeno planeta hostil, este livro não é sobre ação ou grandes acontecimentos, mas sobre personagens. A gente acompanha os personagens em seus conflitos, em sua trajetória e percalços e é muito pouco provável que o leitor não se identifique, se envolva e se preocupe com algum deles. Isso não significa que não haja ação na história e que a leitura não seja empolgante. Muito pelo contrário. Mas pelo menos pra mim, o ponto alto é conhecer essas pessoas, me apaixonar, me preocupar por elas e perceber com algum assombro e tristeza que elas só existem naquelas páginas. Infelizmente... Se essa mulher escrevesse um livro sobre a sutil arte de ligar o foda-se, eu leria!
Natália Carolina 18/06/2021minha estante
Adorei a resenha. Especialmente o elogio final ?

Milena Policarpo 18/06/2021minha estante
Haha obg! ?

Zé Guilherme 11/06/2023

Um retorno a CG com ainda mais emoção.
Ahhh, Becky Chambers!!! Se você quiser o mundo eu te dou. Que livro LINDO. Hoje eu digo sem medo que a Becky é a minha autora de ficção-científica favorita. Eu devorei o livro com um quentinho no coração, que de prontidão me fez lembrar de como amei o primeiro volume.

Aqui trocamos a tripulação e os corredores da Andarilha, pelo dia a dia de uma inusitada família em Porto Coriol. Se você se encantou pela Sálvia quando eles visitaram o planeta mercado, já adianto que ela é uma das protagonistas do livro. Ela e a recém reformulada Lovelace, ou melhor, Sidra.

São fortes emoções, com discussões profundas sobre o que nos faz realmente se entender como pessoas. Até que ponto o livre arbítrio é algo definidor dos nossos limites e claro, como lidar com um mundo em constante evolução.

Primoroso. Apaixonante. Revolucionário.

Bart 16/06/2020

A Vida Compartilhada em Uma Admirável Órbita Fechada
*Beck Chambers*
Editora: DarkSide Book
320 pág, 2018.
Continuação direta do livrão "A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil" (excelente por sinal)!! Quando eu li que esse seria "continuação", não esperava que fosse desse jeito... Não é desmerecendo, mas minha imaginação sacaneou minha expectativa!! É realmente uma "continuação direta", mas ... com duas personagens que "estavam" na nave Andarilha, se eu contar quem é uma delas, já conto o livro anterior...
O livro passa a contar a história de Sidra e Sálvia, a origem de uma e a "reorigem" da outra ?. Não É que o livro seja ruim, muito pelo contrário, a escritora além da imaginação, é dona de uma sensibilidade enorme... e isso me pegou de surpresa! É ficção científica, mas o principal é a jornada intimista dessas duas personagens.
Vale a pena ler?
??Claro que sim??!!
O rumo desse livro é totalmente diferente do que vc poderia esperar do 1°, aliás, de qualquer livro de sci-fi, a escritora deixa o leitor sem chão com a sensibilidade apresentada nessa trama, exemplo: vc já imaginou como é sexualidade e gênero para uma máquina? (Não é spoiler kkkkkkkkk).
Ps. Tem um 3° livro ??????????
NÃO ESQUEÇA DE LAVAR AS MÃOS!!

Pedro Manso 26/02/2021

que gostosinho
Indo a parte 2, lidamos com a história de Lovelace ao entrar em um corpo sintético. Acompanhamos as crises existenciais dela, como lidar com sentimentos e com a vida social. Isso a autora fez muito bem imaginando como uma Inteligência Artificial seria ao viver em liberdade.
Não vou mentir, o primeiro livro é melhor do que esse segundo mas são propósitos diferentes.
Sabe a leitura pra se sentir bem, se apegar e aquecer o coração? é bem esse livro

Nando Borges 29/05/2022

O livro é lindo!
A autora deixou a Jane sem desfecho. O que houve com ela e com o amigo dela? Bom, de qualquer forma eu amei toda a jornada dia personagens, acho que gostei ainda mais do primeiro livro dessa trilogia, não esse é um favorito com certeza!
Isis 25/08/2022minha estante
Oi Fernando, a Jane é a Salvia e o amigo é o Azul. Não sei se essa foi a dúvida, ou se você sentiu falta de contar mais sobre como ela chegou no onde está a partir de onde a Becky parou de contar a história. :)

Nando Borges 07/09/2022minha estante
Quer dizer dizer que a história da Jane se passa no passado? Eu tinha entendido que a Sálvia era uma Jane, mas não A Jane. Entende?

Dry 26/06/2023

Muitas problemáticas de forma discreta.
Mais uma vez sou obrigado a reconhecer, que por mais que não tenha amado o livro, ele é extremamente bom, me fez levantar diversos questionamentos que eu nunca teria passado pela cabeça tão já, como; (É possível a inteligência artificial desenvolver sentimentos reais)?? Porque em diversos momentos eu temi por sidra e coruja como não senti por vários personagens, o que me fez pensar.. se seria realmente algo impossível de acontecer.
Assim como também a questão da genética manipulada, pessoas com fins específicos (sinto que isso está por vir) .. mais a cima de tudo lindo ver a diversidade, e o quanto isso só engloba uma verdadeira amizade. ???

Julia 11/04/2023

Reconfortante
Muito bom mesmo, o livro é extremamente bem escrito sendo uma das minhas partes favoritas a autora inserir dilemas humanos em outros contextos e formas de vida, toda minha admiração a essa mulher, é uma escritora maravilhosa. As minhas partes preferidas foram acompanhar a história de Sálvia, os capítulos dela me prederam bastante, muito mais do que os capítulos que falavam da Sidra, inclusive algumas coisas que tiveram no livro anterior que eu não gostei, nesse eu gostei. Foi bem legal a leitura, não vai chegar a ser um dos meus favoritos da vida, inclusive a nota que eu dei é muito mais pelo fato do livro ser de alta qualidade do que meu gosto pessoal... Porém isso não significa que não tenha gostado, gostei muito, é muito reconfortante ler um livro que dê uma sensação de aconchego e acolhimento.

Mateus.Caixeta 12/05/2022

A Vida Compartilhada em uma Órbita Fechada
"É muito bonito, é muito silencioso, é muito discreto, é muito contido e eu amei" - Isabela Buscov

Tenho que começar a resenha dizendo que esse livro não superou o primeiro livro pra mim. Contudo, isso não tira em nada o mérito que essa leitura teve, sendo um livro sensacional do seu próprio jeito. Quem espera uma sequência "fiel", aos assuntos abordados no primeiro livro, pode acabar se decepcionando nesse segundo. Ele se difere muito na história que quer contar, e isso está longe de ser um problema. Digo que o maior ponto positivo está nessa diferença, onde a gente acompanha personagens diferentes, em uma localização diferente e com uma história que difere da anterior. Não é sequência cheia de ação, alguns podem achar o livro bem parado na verdade, mas eu gostei mesmo assim.

Achei genial a forma que a autora estruturou a narrativa, tanto o ponto de vista Sidra, como o ponto de vista da Sálvia, foram super necessários pra entender a motivação de ambas. São personagens que começam no ponto A e terminam em um ponto C de tanta evolução que ambas passaram. O passado da Sálvia... ela passou por tanta coisa, teve que lidar com várias perdas e mudanças, foi uma personagem excepcional. Uma menção também pra Coruja, que pra mim é a melhor personagem do livro. Inclusive, acho incrível que eu acabei gostando mais dos personagens que não eram humanos, do que dos próprios humanos.

Enfim, é um livro que fala mais sobre pertencimento e família de um jeito diferente. Enquanto o primeiro trouxe diversidade e o convívio entre espécies. A escrita da autora continua muito boa, eu queria marcar várias partes de tão bom.
rana.castillo 13/05/2022minha estante
quero muito ler essa série (principalmente porque a Bea vive panfletando)

Mateus.Caixeta 13/05/2022minha estante
Amg, acho que vc vai amar

alinneasilva 05/09/2023

Essa série de livros é tudo pra mim e eu tinha esquecido disso até começar esse segundo livro.
Essa é uma história sobre pessoas diversas tentando evoluir além do objetivo pro qual elas foram criadas, buscando encontrar o próprio propósito e o que isso significa. É também uma história sobre o mal que foi e segue sendo feito a essas pessoas mas também sobre o bem que elas encontram no caminho. Sobre como a realidade, a forma como enxergamos e como somos impactados pelas coisas podem variar tanto de uma pessoa pra outra e ainda assim as pessoas podem conseguir se entender, se isso for o que elas querem.
Esse é o tipo de livro que me dá uma sensação meio surreal de familiaridade, pertencimento, esperança. Uma sensação parecida com a que sinto assistindo Star Trek Discovery. De que indivíduos diversos existem e importam. De que é possível achar uma família onde menos se espera.
Não há romance nesse livro é eu gosto muito disso. Existe um foco no se reconhecer e nos laços entre os personagens e em tudo o que eles enfrentaram pra chegar onde estão.
lara 05/09/2023minha estante
amo essa série apesar de que não li o terceiro e quarto livro ainda, mas vendo suas atualizações até que deu vontade de retomar a leitura ?

alinneasilva 05/09/2023minha estante
Pois vamooos. Quero começar o 3 mas vou me dar mais um tempo com esses personagens na cabeça kk

Brunna 02/04/2021

Um spin off emocionante
Comecei a leitura desse livro ainda com a história do livro anterior na cabeça. No começo achei estranho a história seguir de um modo diferente, mas ao passar das páginas, embarquei na riqueza de detalhes, de espécies e de personalidades dos alienígenas da CG que a Becky conta tão bem. A história de Sálvia e Coruja me emocionou de um jeito que não achei ser possível. E, o crescimento e evolução de Sidra só trouxeram mais carinho pela história. Ao contrário de muitos romances, este livro não tem um crescendo e clímax como os outros. Ele se preocupa mais com contar as aventuras e sentimentos de pessoas únicas no universo, a ponto de querermos que elas existam para nos tornarmos amigas. E mais uma vez desejei estar em Porto Coriol, morando com Sálvia, Azul e Sidra.

Larissa Lendo 05/10/2020

Sublime, emocionante, muuuito bonito.
Força feminina, identidade, superação, críticas sociais. Personagens extremamente humanos, cheios de camadas. Nossa, não tenho palavras pra demonstrar o quanto esse livro me emocionou. Se o primeiro é bom, esse é simplesmente perfeito.
A amizade das duas personagens principais é muito crível, acontece aos poucos, é gostosíssima de assistir. Mesmo os personagens que não são humanos erram, aprendem e evoluem. Há várias lições de vidas.

Queria muito poder conhecer a Sálvia. Desenvolvi uma profunda admiração por ela.
mariabotelhods 07/10/2020minha estante
fique com vontade de ler :)

Gui.Marques 22/08/2021

Riquíssimo em detalhes e significados!
Novamente a Becky Chambers me surpreendeu e me emocionou bastante. Gosto bastante da escrita dela, é muito nítido que os parágrafos não se tratam apenas da narrativa, mas também da realidade de várias pessoas que estão do outro lado da página.
Ainda estou processando tudo desse livro, porque realmente o significado não é simples e superficial. Mesmo sendo meio parado, sem muita ação, eu me senti preso na leitura. Querendo saber onde iria acabar, qual o desfecho dos 5 personagens apresentados.
Recomendo para qualquer um que goste de pensar um pouco fora da caixa nos tempos vagos.
Sue 05/09/2021minha estante
Ele é a continuação de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil? Ou só fax parte do mesmo universo?

Gui.Marques 05/09/2021minha estante
Faz parte do mesmo universo e é uma continuação, mas com foco em outros personagens. O começo desse já é logo depois do último capítulo de A Longa Viagem a um Pequeno Planeta Hostil, só trocando os protagonistas

Sue 05/09/2021minha estante
Entendi, muito obrigada!