Geek Love

Geek Love Katherine Dunn

Resenhas -

Tatiane554 22/02/2022

Bizarro!
Este livro não era o que eu esperava,vai muito além! Nunca tinha lido algo do tipo,é algo muito diferente do que estou acostumada a ler! O livro conta a história da família circense Binewski, o casal após sofrer prejuízos nos espetáculos decidem criar suas próprias "aberrações ",algo que naquela época chamava a atenção, então a mulher ao ficar grávida usava drogas e uso de substâncias ilícitas para alterar a genética das crianças. Confesso que não é uma leitura fácil ,alguns momentos aqui são chocantes,absurdamente nojento,e revoltante, muitas vezes da vontade de largar porém do meio pra frente a leitura flui! O livro em si é narrado pela visão da Oly uma das filhas do casal,que é uma anã corcunda, albina,com os olhos cor de rosa,uma das filhas com deformidades mais comuns.O livro aborda questões sobre preconceito,ambição, amor,conflitos e valores familiares,e trás vários questionamentos do que é ser normal?... é uma leitura muito diferente!

A edição da Darkside é maravilhosa,capa linda linda ,é perfeita por dentro e por fora! *_*

Obs: a autora deixa bem claro no livro que o Geek usado aqui não se refere ao que conhecemos hoje como o Nerd da tecnologia e tals,mais sim ao que era na época de publicação que se referia a um artista de circo ou festival,apresentado como feroz ou psicotico que arrancava a dentadas cabeças de ratos ,cobras porém geralmente de galinhas vivas! ....

É muito estranho esse livro ! Kkk
Mr.Sandman 22/02/2022minha estante
Caraca! Vendeu o peixe demais! Vou comprar, fiquei curioso

Carol Martins 22/02/2022minha estante
Uau, que loucura kkkk. A história é real? E como sempre Darkside entregando tudo, achei a capa linda também!

Tatiane554 22/02/2022minha estante
Morfeu ,leia kkk é muito bizarro!

Tatiane554 22/02/2022minha estante
Sim Carol edição muito linda mesmo !!?...Não é real não, mas é muito estranha kkk ,achei bem diferente,nunca li algo igual ! Kkkk

Bruno Meneghello 30/12/2021

Estranho é ser normal
A história contada nesse livro, curiosamente nos faz sentir estranhos por sermos normais.
Uma das histórias mais bizarras que já li. Coisas muito loucas acontecem.
A começar pelos donos do circo que tomam coisas estranhas para que seus filhos nasçam como seres diferentes: um homem peixe, duas irmãs gêmeas siamesas, uma anã corcunda, careca e albina, e por fim um bebê que à primeira vista parece ser normal demais para fazer parte da família Binewski.
E quando você acha que isso é o mais bizarro de tudo, descobre que é apenas o começo.
Somente Leituras 30/12/2021minha estante
Eu penso em ler esse.

Bruno Meneghello 31/12/2021minha estante
É um livro estranho, Kelly hahaha... é legal. Não é ruim não. Só acho que poderia ter elaborado melhor algumas partes.

Mariana 10/03/2019

Confesso que esse foi mais um livro que comprei pela capa (quem nunca?!). As edições da darkside estão cada vez mais deslumbrantes. Essa então, tem uma excelente diagramação, uma lombada toda azul fofa, e alguns desenhos maravilhosos por dentro. Comprei o livro na Black Friday passada, toda empolgada e acabei deixando de lado quando soube do que se tratava a história (não sou fã de circo e por consequência não curto mto histíorias de circo.) Depois daquela desanimada básica, vi que a @maisumapagina_livros comentava sobre um grupo de leitura dele e pra tentar dar aquele gás na leitura... resolvi me convidar na cara dura pra participar (o pessoal foi super receptivo, inclusive).
Bom a história é narrada pela Olympia, a Oly e os acontecimentos que envolvem sua família, os proprietários do grande circo Binewski, um freakshow itinerante. Seus pais, Aloysius e Lilian, percebem que estão em apuros, já que o circo não rende a mesma coisa e está preste a falir. Assim, eles decidem criar o seu próprio mundo freak. A base de muitas drogas durante as gestações, eles conseguem conceber crianças fora do normal. Arturo, Arty, um menino que possui nadadeiras, as gêmeas siamesas Elly e Iphy, a nossa narradora Oly, uma anã albina e caçula Chick que é telecinético.

Não há como definir essa história além de bizarra! A cada capítulo somos apresentados a situações que desafiam o conceito de normalidade. A Oly é uma personagem meiga e inocente, mas que tem tanta garra e tanta força que por vários momentos me deu vontade de dar um abraço pra fazê-la se sentir querida e dar seu devido valor.

Não consigo definir os sentimentos confusos sobre o que essa leitura me proporcionou. Em alhuns momentos, a narração me lembrou mto a literatura fantástica do Gabriel Garcia Marquez e a familia Buendia de Cem anos de solidão, calor que guardando suas devidas proporções. Fiquei por dias a fio, digerindo tudo que essa história estrambólica me proporcionou. Pode parecer estranho (mesmo pq,tudo nessa história pode ser definida como estranho), mas ainda que incômoda, por me tirar da minha zona de conforto, gostei muito da leitura. Achei bem legal questionar o conceito de normal e de bizarro... pra essa família, por exemplo, ser normal era algo extremamente vulgar e inaceitável.
Achei o final meio corrido, mas foi possível perceber a humanidade comum dos personagens, mostrada na fragilidade do amor. Gostaria de ter lido mais sobre os últimos acontecimentos. Ainda que chocante, acredito que valeu mto a pena conhecer essa história.
Laura 11/03/2019minha estante
Vai para lista.

Mariana 12/03/2019minha estante
Tomara que vc goste!

Alana 14/04/2022

No começo achei um pouco doido, não consegui me concentrar bem. Mas no final fui me apegando e quero continuação kkk
Barbara.Bailey 18/04/2022minha estante
Pena que não avera, ja que a autora morreu.

michajunco 01/06/2020

Esperava mais
A edição da DarkSide é maravilhosa, é tudo impecável! Entretanto, no que diz respeito a história, eu esperava mais do livro. Fiquei presa nas primeiras 100 páginas, mas depois senti que fui perdendo o interesse pela narrativa. Vi muitas críticas positivas quanto ao livro, porém não achei grande coisa. De qualquer forma, se você busca uma leitura totalmente fora dos padrões e mais voltada para o lado ?bizarro?, arrisque-se e tire suas próprias conclusões. A escrita da autora é ótima!
Tatiana.Cordon 05/08/2020minha estante
Mesma coisa conclui agora ao ler...

Rafaela.Oliveira 05/04/2020

Finalmente...
Que livro difícil,não tenho muita coisa pra dizer sobre ele mas foi uma leitura que eu entendi mas ao mesmo tempo fica muitos pontos de interrogação na minha cabeça,tirando o tanto de cenas bizarras do nada,eu amo livros estranhos e diferentes mas em muitos momentos não fazia sentido,o livro em si é bom mas a forma como a história foi escrita na minha opinião não prende e parece que demora uma eternidade pra ser lido.
Tatiana.Cordon 05/08/2020minha estante
Achei que eu só tinha essa sensação...

Gui Scheffer 15/05/2024

Breve comentário sobre Geek Love, de Katherine Dunn.
Estar na estrada com o fabuloso circo Binewski foi sem dúvidas uma experiência única, foi bizarro, criativo e muito aterrador, onde o comum se torna incomum e o bizarro é o novo normal; ler Geek Love é como entrar para uma seita, é descobrir que as vezes o circo pode pegar fogo com você dentro.
Vitor922 15/05/2024minha estante
Eitaaaaa eitaaa

Paulina.Godtsfriedt 29/04/2022minha estante
MELHOR LIVROOOO

Camille.Pezzino 18/09/2019

O BAÚ DE OLYMPIA BINEWSKI
Aos aficionados e amantes da sexta arte, é sempre bom recordar que existem dois tipos de literatura: a primeira é a do conforto, aquela que insere em sua vida um pouco mais de alegria ou de tristeza, porém a premissa é o entretenimento e, por mais que existam lições de vida, continua seguindo padrões sociais estabelecidos e aclamados. A segunda, ao contrário da anterior em gênero, número e grau, é a do desconforto, aquele tipo de trama que sugará suas noites de sono e te embebedará em reflexões a respeito do que foi apresentado e do quão estranho isso tudo pode soar.

Estranho é o adjetivo que define Geek Love, a obra escrita por Katherine Dunn, a qual fez revoluções mundo afora sobre o que é o bizarro, o conceito de família, a medida do amor – seja ele doentio ou não – e, acima de tudo, o conceito de normalidade trabalhando o seu antônimo.

O livro tem como narradora Olympia, a penúltima filha de um casal que fazia experimentos bizarros para ter filhos fora dos padrões de normalidade com o intuito de apresentá-los no circo Binewski, o qual pertence à família, e se divide entre o presente e o passado dela. Essa divisão, por mais brilhante que seja – já que o presente vem se justificando na medida em que o passado é contato –, às vezes, peca em execução justamente por cortar o clímax de algumas cenas.

Entretanto, essa transição não tira – em absoluto – as reflexões trazidas no decorrer da leitura, pois, por mais que muitos autores ilustres e estudiosos fascinantes digam que é uma obra sobre a anormalidade e o estranho – em um processo de contraponto com a normalidade –, terei que ser petulante o suficiente para discordar. Ao ler Geek Love, por mais que os protagonistas fossem estranhamente fora dos padrões de beleza e sociedade, o que abalou as minhas estruturas foi o modo como Dunn conseguiu trabalhar a normalidade tão bem enquanto a voz era daqueles que são considerados monstros, terríveis ou até geeks, na terminologia original alemã, malucos.

Eu não posso negar que Geek Love trabalha a anormalidade, mas, depois de pensar muito, percebi que o mais desconfortante nessa obra – e por isso a classifico no segundo tipo de literatura ao qual a maioria dos clássicos pertence – diz respeito à estranha normalidade que tudo soava o tempo todo.

Ao adentrarmos em um circo padrão, podemos encontrar figuras que fogem dos estereótipos facilmente, como mulheres barbadas, homens engolindo espadas, etc. No entanto, encontramos, no circo Binewski, crianças com nadadeiras, gêmeas siamesas e anãs albinas, além do Cano, um lugar repleto de bebês, que não deram certo, em tubos.

No início, temos um choque de realidade perante ao apresentado, começando pelo fato de valorizarmos a criança, a infância e a inocência, abarcadas pela postulação da ideia de infância que passou a existir a partir do século XIX, justamente por causa disso, nós nos incomodamos porque as crianças, no livro, são – ao nosso ver padrão – defeituosas e há uma porção delas mortas dentro de tubos; em sequência, esse confronto se transforma, visto que o valor dado a elas pelos pais é proporcional a sua deformidade: o fato de elas serem defeituosas é o motivo pelo qual seus pais não a abandonam, já que, caso nasçam normais, não possuem utilidade.

A subversão de valores apresentadas por Dunn nada mais é do que o reflexo de como agimos e tratamos aqueles que não são parecidos conosco. Se víssemos uma criança com nadadeiras, sentaríamos perto dela ou nos afastaríamos? Há dois tipos de pessoas, na categorização que parece ser apresentada por Dunn a priori, a primeira é aquela que sente pena; a outra, a que demonstra aversão. Contudo, Arturo – o Aqua Boy – mostra que tais sentimentos são intercambiáveis ao ponto de aversão virar veneração e pena se tornar raiva. Tudo, é claro, com uma medida de manipulação que poderíamos encontrar em figuras como Hitler.

Embora o livro seja sobre a história dos Binewski como um todo, Arturo é a estrela principal e a maior atração do circo e do leitor; não somente porque Olympia – a irmã secretamente apaixonada por ele – é a narradora, mas pelo fato de a ascensão e a decadência dos Binewski se deverem diretamente as suas atitudes e as suas palavras. Arturo Binewski é o tipo de personagem que mais amamos e, ao mesmo tempo, nos provoca aversão e ódio, visto que a sua inteligência é esmagadora, a sua forma de pensar é o maior catalizador para que confrontemos as nossas ideologias, no entanto, não deixa de ser um megalomaníaco manipulador que não mede nenhum esforço para ser o centro de tudo.

Geek Love traz consigo uma relação parental abusiva e um relacionamento amoroso não concretizado que soa extremamente absurdo, é um livro que, trabalhando os conceitos mais primordiais da sociedade, como família, amor e religião, tira-nos da nossa posição de conforto e nos faz questionar sobre o que estamos fazendo e se não estamos cometendo, em certa medida, os mesmos erros que nossos ancestrais enquanto cultivamos os nossos próprios monstros.

Quer saber mais? Acesse em: https://gctinteiro.com.br/resenha-84-o-bau-de-olympia-binewski/

site: https://gctinteiro.com.br/resenha-84-o-bau-de-olympia-binewski/
Mariana Ginane 20/12/2019minha estante
"A subversão de valores apresentadas por Dunn nada mais é do que o reflexo de como agimos e tratamos aqueles que não são parecidos conosco."
Adorei a colocação...

Matheus.Arend 19/05/2020

O Fabuloso Circo Binewski
Geek Love é daqueles livros que te prendem do início ao fim. Com uma narrativa fluída, que faz com que a gente queira ler mais e mais, nem vendo o tempo passar! É uma história de amor, ódio, traição, arrependimentos, um livro único. Não é à toa que é o livro favorito de diversas personalidades, sendo inclusive fruto de inspiração para Kurt Cobain para a composição de "Lithium". Recomendo à todos lerem essa obra-prima da Katherine Dunn, pois além de ter uma belíssima capa digna de ser exposta na estante, é um livro que te faz querer ter a sorte de conhecer de pertinho o mundo bizarro dos Binewski!
Susan.Appilt 19/05/2020minha estante
Amo tanto esse livro! ?

Júh 19/10/2022

Geek Love
O livro mais bizarro que eu já li na minha vida.Por mais que ele seja fisicamente lindo,a história chega a ser assustadora de tão problemática.Ainda tentando entender como classificaram isso como romance.
Khatatau 27/04/2023minha estante
O Romance é o estilo literário narrativa.

Dani 17/01/2022

Geek Love (Katherine Dunn)
O livro tem TUDO para ser um dos melhores possíveis, mas peca muito nas partes que não são relacionadas ao circo. Do meio para o final a história se torna extremamente maçante, ao ponto de dar vontade de abandonar o livro. Os personagens e as histórias do circo são incríveis, literalmente salvam o livro. Uma pena isso acontecer, li muitas resenhas positivas e imaginei que seria o meu novo favorito (se é que eu tenho um).
Sophi 21/01/2022minha estante
Meu deus eu to em 44% e ja to achando muito pesada, tu quer dizer q fica pior ainda? KKKKKKKKK socorro

Nathan 20/04/2019

"ME FEZ SENTIR VERGONHA DE SER TÃO NORMAL" - Terry Gilliam
Simplesmente um dos melhores livros que já li na vida. Fala de tantas coisas ao mesmo tempo que é impossível resumir tudo não sendo medíocre.

Normalidade e deformidade, incesto, culto, o universo circense, amor e ódio, e principalmente família e a complexidade do ser humano, são algumas coisas que esse livro maravilhoso fala sobre.

Além da história espetacular,extremamente original e criativa, a escrita é excepcional!

Não hesite, leia. Perfeito!
Duda 29/04/2019minha estante
Vi que você citou Terry Gilliam. Gosta de Monty Python? ;)