Logo, logo

Logo, logo Kelly Weinersmit...




Resenhas - Logo, Logo


15 encontrados | exibindo 1 a 15


Graziele 22/02/2024

A leitura desse livro remonta outros livros que abordam temas parecidos, como: Homo Deus- Yuval Harari ( capítulo Medicina de precisão) e O Futuro da humanidade- Michio Kaku ( capítulo Energia de fusão) . Os autores abordam os temas de maneira cômica e intuitiva.
comentários(0)comente



eukevintt 28/07/2022

Um bom livro pra quem gosta de coisas sobre o futuro
Pra mim esse foi um dos melhores livros que já li, está nos meus favoritos.

Comprei esse livro na bienal de 2019 no RJ e li ele no mesmo ano. Esse livro conta ideias que possam surgir no futuro de uma forma simples e direta, com ilustrações cheias de sarcasmo. Lembro de estar sentado do ônibus voltando da escola a noite e lendo este livro.

Terá tópicos em que talvez o assunto não agrade tanto a alguns leitores, mas isso não é um problema, pois, você pode simplesmente pular o capítulo e ir para um outro.
comentários(0)comente



Felipe.Camargo 27/01/2022

O futuro é uma grande incógnita...
Por mais que possamos tentar prever, é uma tarefa muito difícil tentar prever o futuro da tecnologia. Essa é a tarefa que os autores do livro propõe.

Desde máquinas colossais para a exploração do espaço até invisíveis robôs que poderão percorrer nosso organismo, os autores buscam fazer uma análise das mais diferentes pesquisas na esfera tecnológica e os seus impactos sociais e morais.

A única coisa que não curti muito, foi o excesso de piadas... Incomodou um pouco!
comentários(0)comente



Gabriel A. 22/11/2021

Quando paramos para analisar o mundo tecnológico de dez anos atrás, percebemos que houve uma evolução significativa em um curto período de tempo. E se pararmos para pensar à frente, o que será que a tecnologia irá nos proporcionar? E como vai acontecer essa evolução?
Em Logo, Logo, a pesquisadora Kelly Weinersmith e o cartunista Zach Weinersmith, nos mostram algumas tecnologias em desenvolvimento que podem, ou não, serem implementadas nos próximos anos.
Por meio de pesquisas e entrevistas com cientistas que estão diretamente envolvidos nesses avanços, os autores trouxeram para o livro projetos em desenvolvimento nos mais variados campos da ciência, são eles: acesso barato ao espaço, mineração em asteróides, energia de fusão, realidade aumentada, medicina de precisão e vários outros projetos, alguns até bem absurdos.
Se levarmos em conta que essa edição foi lançada em 2018, já podemos observar um pouco da evolução de algumas dessas tecnologias. Como é o caso dos foguetes reutilizáveis, em desenvolvimento pela SpaceX e também o método CRISPR/Cas9, que é uma espécie de ferramenta capaz de resolver distúrbios genéticos e que rendeu o prêmio Nobel de Química de 2020 para as pesquisadoras Emanuelle Charpentier e Jennifer Doudna.
Apesar do tema complexo, a leitura é muito divertida e de fácil assimilação. Os autores tem uma didática excelente e as explicações e os exemplos ilustrados são muito simples. O livro também é cheio de ilustrações divertidas, mesmo que algumas tenham perdido o sentido na tradução, mas que ajudam muito na compreensão do assunto. Por fim, é um ótimo livro e uma leitura muito interessante que nos mostra como o avanço da ciência poderá mudar nossas vidas, embora alguns desses projetos ainda estejam longe de se tornar reais.
comentários(0)comente



Maíra Marques 17/08/2021

O livro apresenta algumas tecnologias que podem impactar e modificar nossa vida (ou a de nossos filhos). Com sagacidade e doses de humor, conhecimentos científicos são apresentados, discutidos e, de certo modo, até questionados. Se você é curioso e gosta de ciência, esse livro é excelente.
Acredito que, dependendo do interesse/identificação, cada leitor vai amar alguns capítulos e achar tediosos outros.
O da interface cérebro-computador foi um dos meus favoritos.
comentários(0)comente



lipelimma 03/06/2021

2*
Talvez eu deva ler apenas Biografias em se tratando de não-ficção. Imaginei outra coisa a respeito desse livro. Fala sobre tecnologias hipotéticas talvez inalcançáveis enfim.
comentários(0)comente



Laislla 12/05/2021

Um livro realmente incrível! Sou suspeita para falar, porque adoro tudo a respeito de novas tecnologias, inovações e visões de futuro. A forma que eles mostram os estudos e o passo-a-passo para que cheguemos lá atiça a nossa curiosidade e faz com que devoremos o livro. Somente a carga de humor que o livro traz já vale a leitura!
comentários(0)comente



Ricardo 04/05/2021

Para imaginar o futuro
Um livro leve para debater um pouco sobre algumas possibilidades mais factível de avanços tecnológicos relevantes a sociedade humana.
Existe um certo bom humor na obra e alguns aspectos bastante curiosos sobre potenciais tecnologia e suas aplicações.
comentários(0)comente



Tiago 04/04/2021

Sobre Logo, Logo
Livro sobre as possíveis 10 novas tecnologias que poderão ajudar a humanidade. Não é um livro para tentar adivinhar o futuro, mas sim em cima de tecnologias que estão em desenvolvimento, das mais distantes e difíceis para as mais próximas e fáceis de aparecer no nosso dia a dia e tudo com explicações fáceis e bem descontraídas.
Serve como complemento para quem já leu Abundância e O Mundo Que Não Pensa.
comentários(0)comente



Erick.Prates 10/10/2020

Incrível e divertido
O livro traz informações sobre as tecnologias futuras (ou não) bastante benéficas para a humanidade ou certamente trarão destruição total;
É simplesmente a combinação perfeita de informação e humor!
comentários(0)comente



@aprendilendo_ 29/05/2020

Resenha de Logo, Logo
...Por meio de um humor excêntrico, moldado pela cultura geek e somado às ilustrações cômicas, a escrita consegue nos ensinar enquanto faz piadas, sempre em um tom ameno e descontraído. Tal atributo, por consequência, diminui o peso de tanta informação sendo jogada às nossas mentes. Por isso, ao terminar um capítulo, diferente do que se possa pensar, não ficamos exauridos com os assuntos. Pelo contrário, tornamo-nos curiosos para saber um pouco mais e ansiosos para as próximas invenções descritas.

Cabe estabelecer aqui, a excentricidade humorística talvez não caia na graça de todos e sem a ajuda desse essencial atributo, a apreciação dos assuntos pode ser diluída ou até mesmo anulada, quando o principal elemento de um livro não funciona bem com um individuo, há um grave risco de nada mais daquela obra não vir a calhar. Logo, é inteligente que o leitor, caso queira, comece a obra com a intenção de ler um livro cujo seu conteúdo é 100% baseado em um humor "nerd" e suposições cientificas.

Com um tema abrangente e de certa forma difícil de entender, “Logo, Logo”, é uma obra excelente a qual consegue ao mesmo tempo explicar curiosidades, explanar temas científicos e nos fazer dar boas gargalhadas com os trocadilhos e desenhos. Isso, sem incorrer em pseudociências ou redundâncias estafantes. Como resultado, temos, no fim, uma leitura leve e prazerosa, apesar de complexa.

Para mais comentários sobre a obra e outras resenhas, acesse o link abaixo.
aprendilendo.com.br


site: https://www.aprendilendo.com.br/post/resenha-de-logo-logo
comentários(0)comente



mylenadias 07/04/2020

Uma divulgação científica cheio de humor
Através de humor e uma base bem fundamentada, o casal de autores nos leva por variados assuntos sobre tecnologia, sem se aprofundar tornando o livro maçante, mas também capaz de amparar suas ideias. Os capítulos são bem construídos, dotados de muuuito humor e muitas vezes fiquei rindo a toa lendo. Para mim, que sou química, me fez PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA a marcar um livro com lápis, e a calor post-its com coisas escritas. É sério, vale a pena a leitura.
comentários(0)comente



Russo 03/01/2020

Não mais que muito interessante
Descobrir e tentar entender tudo o que o mundo está tentando desenvolver é inspirador e ao mesmo tempo assustador. Desde as teorias de colonização do espaço, passando por medicina/qualidade de vida, ou não, o livro traz uma seria de informações, e mais que informações, perguntas de como podemos e como estaremos lidando com nosso planeta, corpo, tecnologia e várias questões éticas que fazem parte de um futuro brilhante e assutador, assim com o presente foi num passado não muito distante.
comentários(0)comente



@tigloko 21/07/2019

Logo, Logo. Mas não tão Logo.
Fiquei com aquele gostinho de quero mais com esse livro. Vários assuntos interessantes desde exploração espacial a bioimpressão. Há também alguns capítulos que eles resolveram nao abordar tão profundamente, que ficaram como uma espécie de posfacio. As abordagens técnicas são aliadas ao bom humor dos autores, o que deixa um clima mais bacana para a leitura, além de ter uns quadrinhos simpaticos durante o livro. Recomendo pra quem gosta de saber do futuro por um olhar mais científico mas com uma escrita mais simples de entender
comentários(0)comente



Laura Brand 07/06/2018

Nostalgia Cinza
Já faz algum tempo que venho me aventurando por diferentes gêneros literários e cada livro que ganha um espaço na minha estante é uma conquista em busca de mais conhecimento. Logo, logo é um dos lançamentos mais recentes da Intrínseca e me chamou a atenção de cara. É um livro que trata a ciência e a tecnologia de uma maneira acessível, didática e divertida, mesmo para aqueles que não têm o hábito de consumir esse tipo de leitura.
Logo, logo aborda dez tecnologias ou invenções que você provavelmente já ouviu falar ou já pensou a respeito, mas que ainda não foram concretizadas com excelência. Algumas já são de conhecimento público como viagens espaciais, outras aparecem como uma novidade, é o exemplo da bioimpressão.

Além da pesquisa por parte dos próprios autores, principalmente da Dra. Kelly Weinersmith, pesquisadora, o livro é baseado em entrevistas com especialistas nas áreas abordadas em cada capítulo, sejam eles cientistas, médicos, engenheiros ou pesquisadores. A variedade de fontes e pensamentos ajuda a enriquecer ainda mais o conteúdo do livro e não é difícil entender porque ele foi considerado um dos melhores livros de 2017 pelo The Wall Street Journal.
O livro é todo ilustrado com charges irônicas e bem humoradas, tendo os próprios autores como protagonistas de diversos desenhos. Foi um ótimo recurso usar charges para quebrar a leitura ao longo do livro. Praticamente a cada duas páginas temos uma ou duas charges relacionadas ao assunto abordado nos parágrafos anteriores. É ótimo porque, apesar da linguagem didática, os temas tratados são complexos e exigem certo grau de atenção para que o leitor (especialmente aquele que não está habituado a ler matérias científicas) consiga realmente compreender e absorver as informações passadas. Ao colocar charges sempre bem cômicas é mais fácil não cansar da leitura e visualizar as piadas presentes ao longo de todo o texto. Como os traços também não são tão elaborados e cheios de detalhes, o leitor pode realmente descansar os olhos nas ilustrações e se divertir com os diálogos, que são o foco das charges de Zach Weinersmith.
A linguagem cômica é o ponto mais alto do livro. Kelly Weinersmith e Zach Weinersmith tem uma escrita bem-humorada que cativa e torna acessíveis assuntos que parecem intocáveis ao leitor comum. Além do cuidado com o próprio texto, as notas de rodapé são um atrativo à parte e reunem comentários hilários que foram poupados ao conteúdo principal. As notas de rodapé são como parênteses engraçados que não apenas ajudam a contextualizar determinados nomes ou assuntos, mas também ajudam a criar uma aproximação preciosa com o leitor, o que faz com que Logo, logo se destaque em meio a outros livros do gênero.
É possível perceber o cuidado com a edição do livro. Além das ilustrações distribuídas ao longo de todo o livro, a impressão foi feita em papel couché fosco e em folhas brancas, o que combinou bastante com o conteúdo do texto.

Por ser um livro de tamanho razoável que trata de apenas dez invenções e tecnologias futurísticas, cada capítulo é extenso para conseguir abordar todos os temas propostos de forma profunda. Cada capítulo é composto dos subtítulos "em que pé estamos agora?", "como isso mudaria o mundo", "nota bene" etc, o que dá margem para explicações acerca dos temas e reflexões sobre seu uso, o que envolve implicações éticas e morais.

Ao longo da leitura tive a impressão de que estava lendo uma coletânea de reportagens de revistas como a Superinteressante e a Mundo Estranho devido à linguagem próxima do leitor e termos exemplificados para facilitar a compreensão mesmo quando se trata de assuntos como bioimpressão. Apesar de ser uma leitora assídua de ambos oa veículos, em Logo, logo senti certo desconforto por causa do nível de detalhamento das informações, mas acredito que esse seja um aspecto extremamente positivo para quem gosta de mergulhar nessas temáticas científicas e tecnológicas.
Não é um daqueles livros para ler apenas para relaxar, também não é uma daquelas leituras que nos prendem de tal forma que não conseguimos fazer nada além de passar as páginas curiosos para saber o que guarda o livro. Os autores conseguiram compactar conteúdos densos e bem técnicos de uma forma simples e extremamente didática com uma linguagem prazerosa. A tradução conseguiu manter o tom coloquial mesmo com gírias ou referências norte-americanas. Entretanto, é uma leitura que demanda tempo, certo esforço para se concentrar e assimilar as informações da melhor forma possível. Por causa disso a leitura não é a mais intuitiva, o que diminui um pouco a velocidade de leitura.
Ao final do livro os autores ainda complementam o conteúdo do livro com algumas tecnologias que foram foco de suas pesquisas, mas que, por diversos motivos, não resistiram ao corte final. Mesmo não estando entre as dez selecionadas, essas inovações ganham espaço ao final do livro. Mesmo que em menções mais breves, ainda são invenções interessantes e que valem a leitura.
Logo, logo é um livro diferente do que estamos acostumados a ver, que trata a ciência e a tecnologia de uma maneira acessível, didática e divertida. Apesar de não ser uma leitura tão empolgante e capaz de nos prender o tempo todo, é um livro interessante e valioso que merece ser revisitado no futuro.


site: http://nostalgiacinza.blogspot.com/2018/06/resenha-logo-logo.html
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR