Sem Limites Para o Amor

Sem Limites Para o Amor Lis Santos

Resenhas - Sem Limites Para o Amor

Confissões de uma leitora 21/07/2018

Este é um conto cheio de potencial.
Marcos é o tipo de protagonista que já de cara caímos de amor por ele. Há algo no ar de fragilidade que desperta em nós o sentimento de proteção, embora ele não seja necessariamente um cara frágil. Ele é doce e humilde, e esta última característica tem um quê a mais que exerce encanto em nós. Há também um leve toque de humor nele, em como ele lida com a própria deficiência e como ele se esforça para viver o mais normalmente possível sem deixar se afetar pela ignorância da sociedade, embora os resquícios das consequências deste isolamento imposto pelo meio, recaia em sua vida de forma muito íntima. Ele é privado de experiências básicas normais na vida de qualquer ser humano como, por exemplo, namorar. Isso, claro, impacta diretamente na vida dele. E não apenas na relação com o outro, mas também com ele mesmo.
A história traz como tema a deficiência visual e as dificuldades que uma pessoa com deficiência passa diariamente pela ignorância dos “padrões”.
Foi impossível ler e não recordar de um trabalho que fiz na faculdade justamente sobre os desafios de ser deficiente visual em nossa sociedade. E detalhe, para você que se acha “normal/padrão”, saiba que a deficiência tem graus (sem trocadilhos) e qualquer pessoa que use óculos já é considerada deficiente visual. Interessante, né?
Bem, voltando ao livro...
Marcos não encanta só pela humildade, pelo esforço e inteligência – ele é um bom advogado que se mantém na simplicidade –, mas, sobretudo, porque ele não se faz de vítima, embora seja uma. Ele se aceita como é, apesar de saber que há uma vaga possibilidade de reverter sua situação, mas até então era ele e mais ele. Porém tudo muda com a chegada de Lilian em sua vida. Uma mulher que o namora de longe por muito tempo e um esbarrão os põe frente a frente.
Lilian o trata como alguém normal que tem uma deficiência. Isso foi muito bacana. É também compreensivo seu receio ao se aproximar, embora parte dele seja sim uma construção mascarada do preconceito, ainda que ela não perceba este detalhe. Há pessoas que não se aproximam de outras pessoas com deficiência por puro preconceito, e outras pelo receio de como tratar e, consequentemente, como será tratada pela pessoa em questão.
Uma das coisas mais triste que pessoas, que não se encaixam no “padrão”, enfrentam diante do olhar ignorante do outro é a perda da sua identidade como um ser pensante que tem sentimentos, desejos, vontades, sonhos e objetivos. Ela se torna a deficiência e como tal é ignorada, menosprezada. Isso é triste porque coisas ruins atraem coisas ruins como, por exemplo, o preconceito que é gerado pela falta de conhecimento, que fora bem pontuado pelas escritoras. Há quem veja o deficiente como uma doença contagiosa, que o ache incapaz e o veja apenas como uma “coisa” que respira, um estorvo na vida de outras pessoas, quando, na verdade, são só pessoas com deficiência que podem sim serem independentes e ter uma vida de qualidade e feliz como qualquer outra.
Nossa sociedade não é cordial com pessoas com deficiência.
Eu, particularmente, adoro histórias que tem um cunho de responsabilidade social e que fazem isso bem feito. Confesso que olho para a trama com mais rigidez, receando que haja informações equivocadas, e que fico muito feliz de ver que houve cuidado ao expor os pontos pertinentes que engloba o tema.
Não podia esquecer da “bengala longa” – G-ZUIS – por estar em itálico foi impossível não ter dúbio pensamento. Perdão, Deus.
Como disse no início, este conto é cheio de potencial. Quem me conhece sabe que não gosto muito desse lance de transformar contos em romances, creio que cada qual pode ser muito bem trabalhado dentro de seus formatos.
Há alguns poréns aqui, que se tivessem sido mais bem elaborados, teria fechado a história com chave de ouro. Uma ressalva para a necessidade de revisão.
No mais, é uma história cheia de carisma e que vale a pena ser lida.