Rituais Umbandistas

Rituais Umbandistas Rubens Saraceni

Resenhas - Rituais Umbandistas

Weronica 02/02/2024

A Umbanda tem Fundamento
Terceira Leitura do Ano ?

Rituais Umbandistas é um livro que codifica e nos ajuda a ordenar a atuação dos Orixás e seus pontos de força, o significado de cada elemento, oferenda, firmeza e assentamento e a importância de cada um deles.

Umbanda tem fundamento. Todo detalhe tem significado.

Esta obra de Rubens Saraceni é um livro de consulta, e de forma geral, detalha as diversas formas de se fazer um agradecimento, pedir proteção, abrir um campo de força. A Magistica Umbandista quando bem compreendida, estimula o respeito de quem o faz.

É um convite ao umbandista deixar de praticar os ritos de forma automática, quando entendemos os fundamentos, nossa fé e presença no que está sendo feito se potencializa.

Sabemos que cada casa Umbandista tem seu fundamento de acordo com sua Diligência Espiritual, a forma como as coisas são pedidas, a ordem, as rezas, os elementos, até mesmo as cores utilizadas tem um propósito de ser. E tudo faz parte da natureza, tudo foi criado por Deus (nosso Pai Olorum), tudo tem poder e nos liga ao Poder Divino e ao poder dos Orixás.

Mas é preciso saber como pedir, como atuar, como se conectar, e daí em diante, tudo flui naturalmente como elementos pertencentes e contidos no Todo. Tudo é Mágica e Mistério, e somente o Conhecimento pode nos fazer entender e trabalhar o Sagrado em nosso favor, para nossa evolução e proteção.

Rubens Saraceni é inspiração no sacerdócio umbandista e a mágica deste livro é um presente para quem o lê.

Axé ??

whossaturne 19/01/2024

é complicado
Eu li com a intenção de criar alguma afetividade com a umbanda sagrada ou com rubens saraceni, mas não consegui. acho muito bilu teteia achar que se pode trabalhar com orixá inventado por ele e ainda por cima, com orixás que no próprio candomblé se é difícil o culto.

liicca 02/09/2021

Grande agregador de conhecimentos um livro para ser consultado sempre que surge uma duvida de como devemos proceder em uma oferenda etc...

Val 03/07/2021

Rubens Saraceni explica sobre oferendas, firmezas, assentamentos, mistérios e ensina detalhes como consagrar um otá.

Tauana Mariana 31/01/2021

Eu acredito que não exista Umbanda sem os rituais da Umbanda. É através dos rituais que exercemos nossa fé, que nos conectamos com o Plano Superior e que fazemos magia, seja com objetivo de limpeza, de energização ou para o bem.

Na obra Rituais Umbandistas, Saraceni (2019) explica o que são os rituais da Umbanda e da direcionamentos sobre como fazê-los, pontuando as diferenças dos rituais para cada Orixá ou Entidade.

Explica que “as oferendas são atos magísticos-religiosos e os assentamentos são concentrações de forças e poderes magísticos dentro de um espaço limitado” (2019, p. 13).

As oferendas podem ter várias finalidades, mas realizamos principalmente as oferendas de agradecimento, de pedido de ajuda, de desmagiamento negativo, de descarregou, propiciatória (devolução do que foi tirado pelas magias negativas), purificadora, de ritual de firmeza de forças na natureza e de assentamento de forças e poderes espirituais e dignos.

Sobre este último, Saraceni (2019, p. 20) esclarece que “a Umbanda possui muitas hierarquias espirituais também conhecidas como linhas ou correntes espirituais. Esses espíritos hierarquizados estão assentados à direita e à esquerda dos sagrados Orixás e, quando seu médium recebe a ordem de trabalhar nas sessões de atendimento ao público, é preciso que vá até a natureza no campo vibratório do Orixá ao qual seu guia espiritual está ligado ele faça ali uma oferenda ritual”.

Após falar sobre os três estados da criação (o divino, o espiritual e o natural), fala sobre o Mistério das oferendas sagradas e um guia básico sobre a realização das oferendas para cada Orixá e para as Entidades de esquerda e de direita.

Por fim, elucida ainda que um “assentamento é o local onde são colocados alguns elementos com poderes magísticos, com a finalidade de criar um ponto de proteção, defesa, descarga e irradiação”. São mais abrangentes “e envolve todo um poder” (p. 83).

Já a “firmeza de uma força ou de um poder pode ser feita ao redor de um assentamento ou independente dele. Firmar um guia espiritual ou um Orixá significa proporcionar-lhe condições mínimas para que tenha um ponto fixo onde receba os pedidos de auxílio, de oferendas, etc” (p. 85).

Apesar dos rituais terem um “modo de ser feito”, eles não são receita de bolo. Ou seja, dependendo da situação, o médium pode fazer sua oferenda conforme intui que deva ser feita. Cada um tem uma relação muito particular com os Orixás e as Entidades, mas sem desvirtuar em demasia com os preceitos da Umbanda, pois aí, obviamente, deixa de ser um ritual de Umbanda.

Sempre é importante lembrar:
Todo e qualquer ritual de Umbanda é feita para o bem.
Se não é para o bem, não é Umbanda.

Referência:

SARACENI, Rubens. Rituais Umbandistas: Oferendas, Firmezas e Assentamentos. São Paulo: Madras, 2019.

Gleis 05/06/2020

Oferendas, Firmesas e Assentamentos.
É um livro bem esclarecedor, o Mestre Rubens Saraceni descreve de forma clara o que são as oferendas, firmezas é assentamentos, que fazem parte da ritualística umbandistas.
É também uma obra de fundamental importância para compreensão de como utilizar os elementos, bem como eles estão classificados dentro da Natureza.