Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras

Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras Angela Davis

Resenhas - Educação e libertação: a perspectiva das mulheres negras

1 | 2 | 3 | 4 | 5

nat394 23/04/2024

Até assustei qnd terminei de ler, mto curto kkkkkkkk mas enfim, ótimo livro. bem básico mesmo sobre a importância da educação na libertação, vale a pena

Carlos 02/03/2024

Livro curto, mas com uma interessante reflexão crítica sobre a centralidade na educação para o processo de emancipação. A educação como um ato de revolucionário.

olivkholin 27/06/2023

Uma voz revolucionária
Angela Davis é, assim como outras escritoras e ativistas negras que manifestam-se contra o sistema capitalista, uma inspiração na luta contra o racismo e o sistema que perpetua a desigualdade social, racial, étnica e de gênero. Uma voz revolucionária que luta por um mundo melhor em que mulheres negras e outros grupos socialmente oprimidos, excluídos, marginalizados e explorados pela classe dominante (burguesia), tenham acesso a educação, saúde, segurança, liberdade, igualdade salarial e uma maior presença representativa na política.

Isabela1177 28/03/2023

Sucinto e esclarecedor.
Uma parte curta e muito bem escrita de uma obra maior. Esse livro aborda, de forma sucinta e esclarecedora, a trajetória inicial da introdução a educação de pessoas negras após a emancipação norte-americana, apresenta algumas das divergências nessa questão entre os estados do sul e norte do país e também demonstra o quão importante foi a sororidade entre mulheres brancas (diante da sua situação de nítido privilégio) e negras na construção de um caminho educacional libertador para a população negra.

Maria 01/03/2023

Leitura rápida e enriquecedora
Uma leitura rápida, de linguagem simples e muito esclarecedora. Nos dá um breve contexto histórico sobre a emancipação de pessoas negras nos EUA através da educação.

Bia 25/01/2023

Incrível
Uma parte do livro original que dá uma vontade imensa de conhecer mais da Angela Davis e suas reflexões. Em poucas páginas trás fatos muito importantes e mostra como usaram a privatização do ensino como arma.

Barbarans14 04/01/2023

Educação e Libertação: a perspectiva das mulheres negras
Texto excelente que mostra um pouco mais da história da mulher negra para conseguir um dos direitos mais importantes da nossa vida, o de ESTUDAR!
simplesmente sensacional o jeito que a Angela Davis escreve.

Citação favorita
"Eles devem ter percebido como as mulheres negras precisavam adquirir conhecimento - uma laterna para os passos de seu povo e uma luz no caminho para a liberdade"

Mandretty 27/06/2022

?o conhecimento torna uma criança inadequada para a escravidão?[
O estudo vai estragar até o melhor preto do mundo?[

Estas são algumas passagens que vemos neste curto porém espetacular relato das mulheres contra a escravidão e o analfabetismo da população negra Norte Americana.

Mi 20/06/2022

Apesar de ser curtinho adorei foi meu primeiro contato com Angela Davis. Leitura indispensável ? de fácil compreensão.

elisa 26/03/2022

Breve, o livro traz uma reflexão bastante simples, mas ainda muito importante. Acredito que seja uma ótima leitura introdutória para estudos feministas e quanto à luta racial.

mavisli 10/02/2022

Curto e preciso
Davis relata muito bem a história do povo negro com a educação, curto e preciso. Angela tem um escrita ótima e fácil de entender

_lalacruz 03/01/2022

Exemplos claro que a educação liberta
Durante o texto os depoimentos dos alunos deixam claro o quanto é necessário prover educação. Mas, além disso, como a população negra escravizada clamava por educação. O conhecimento era possibilidade de um futuro mais justo. A partir disso eles podiam ter um deslumbre da liberdade e também ajudar na libertação do seu povo, da sua família.

Camyla 23/08/2021

Apesar de ser só um fragmento, eu gostei bastante da escrita da autora, que é muito fácil de entender.
Ela discorre sobre o peder da educação, especialmente sobre o trabalho de mulheres negras e brancas para levarem educação à meninas negras nos Estados Unidos, nos períodos de forte segregação racial.

Edgar.Egawa 20/07/2021

Um texto curto e impactante
Esta é uma obra que pode servir de introdução a Angela Davis - pelo menos para mim foi. Na minha opinião, deveria ser parte da bibliografia dos cursos de Pedagogia e das licenciaturas.
A ânsia por conhecimento por parte dos negros recém-libertos dos Estados Unidos pós Guerra Civil é o sonho de qualquer professor.

Juliana.Weitbrecht 27/06/2021

Ótimo!
Livro curto, leitura fácil, porém, de super importância para o conhecimento da luta pela educação e liberdade.

1 | 2 | 3 | 4 | 5