Supernormal

Resenhas - Supernormal

1 | 2 | 3 | 4

Lika Poetisa 12/02/2024

Bem divertido e esclarecedor
Gostei bastante! Achei o livro bem divertido e esclarecedor, no sentido de nos mostrar uma realidade que não existe apenas na ficção, ela existe no mundo real e infelizmente ainda é tratada como foi abordada na trama, com preconceitos, julgamentos e asco do diferente, que na hora nem é diferente, mas por ser fora do que consideram "normal", é um ponto fora da curva.
Adorei conhecer a Helena, como ela é tão bem resolvida com sua transexualidade e como fez o Beto ver o mundo fora da bolha dele, fazendo-o ver como há muitas possibilidades e diferenças no mundo, e que é preciso respeitar tudo e todos, além de se impor quando o errado tenta predominar.
As partes preconceituosas me incomodaram, mas sei que a realidade é assim, infelizmente, então achei que foram bem descritas. Gostaria que o livro fosse maior, é uma leitura tão gostosa, uma hora você está conhecendo os personagens, em outra você está rindo discretamente, em outras quer ser amigo dos personagens. Me identifiquei com as músicas, as referências e acima de tudo, que fez o personagem principal mudar suas opiniões que até então eram bem rasas e preconceituosas.
Queria muito uma versão da Helena em outro livro, ia ser massa!

Larissa3666 23/01/2024

Aborda o tema da forma que lhe cabia
Gostei mais do que imaginei que gostaria, pois achei que o autor abordou a questão da transexualidade da forma que lhe cabia, já que acompanhamos o personagem principal (essencialmente dentro do normativo cis hetero) lidando com o tema. Achei também que a história de desenvolveu de uma forma esperada dentro desse contexto, já que não se trata de uma história own voice (autores que vivem a realidade retratada contando histórias que abordam tal contexto etc). É essencialmente um livro sobre um cara padrão abrindo a sua bolha pra outro mundo e vendo outras realidades, escrito de uma forma bem contada. Pra quem nunca teve contato com esse tema pode ser uma porta de entrada, mas ainda bem superficial.

Erica 16/05/2023

Recomendo
Mto bem escrito, realista e ao mesmo tempo tocante. Amei os personagens, tanto Helena quanto Beto são pessoas normais e especiais. Achei os questionamentos e preconceitos bem abordados, queria q fosse mais longo, por ser uma leitura gostosa.

Jean.Guimaraes 15/04/2023

História leve e supernormal
Livro divertido de ler. Uma leitura leve, simples e rápida. Super didático e supernormal. Vale a pena!

Luana 18/01/2023

Uma narrativa quase interessante
A perspectiva de uma narrativa a partir da visão de um homem branco, cis e hetero ao se deparar com o tamanho dos próprios privilégio é um ponto de partida interessante. É um momento histórico onde o reconhecimento dos privilégios em uma sociedade é não só necessário como urgente. Mas, do ponto de vista individual, é também um motivo razoável para uma (necessária) crise para entender o próprio lugar no mundo. O livro, no então, fica no quase. A narrativa acaba caminhando por caminhos muitos óbvios, desde os preconceitos de personagens mais babacas (que são tratados de um jeito meio maniqueista, todos com uma camada so de personalidade) como o próprio caminho, pensamentos e resoluções do protagonista acaba caindo em um lugar clichê e sem grande profundidade. A sensação que fica é que poderia ser bem mais.

Vitória Lorrane 08/10/2022

O livro fala sobre privilégios e preconceitos, sobre dois universos do mundo real que coexistem: um diverso e receptivo e outro branco, cis e padrão. É gritante a bolha social que existe na nossa sociedade e o livro trata sobre esses dois extremos.

Karenzei 28/07/2022

Supernomal e o respeito com o outro
A primeira coisa que me chama atenção nesse livro é a Helena ser superacessível ao deixar Beto fazer as perguntas que quiser sobre a transição e, se ele falasse algo ofensivo, ela daria um toque. Percebi, na minha leitura, que Beto representa os leitores héteros que não convivem com pessoas trans: muitas perguntas e dúvidas, que desejam saber mais e conhecer as histórias. Com isso, Helena mostrou ao Beto que o mundo é muito maior do que o que vive cotidianamente.
Beto não é o tipo de cis que chamamos de hétero top. Só é um cara que não convivia e desconhecia a trajetória das pessoas trans. Achei fundamental a forma como a amizade deles se desenvolve e o quanto ele aprende (nós leitores também aprendemos) com ela. Lê (como gosta de ser chamada) explica tudo de maneira simples e é compreensiva com ele em suas dúvidas. Adoro a forma que ela expressa seus pensamentos e posicionamentos. Graças a isso, Beto desconstrói muitos estereótipos e preconceitos.

site: https://sonhareoqueimporta.blogspot.com/2022/05/supernormal-e-o-respeito-com-o-outro.html

Liih 12/06/2022

Ver essa tentativa de descobrimento, esse despertar para novas maneira de encarar a vida, de que todos sono muito além do que é visto, é fascinante, eu posso imaginar a confusão mental pelo que o Renato passou, posso visualizar os tropeços para evitar um preconceito inconsciente, os medos de estar ofendendo e a força de vontade de ser um ser humano melhor.

Wacs 22/05/2022

Sabe aqueles livros que a premissa é show de bola , o desenrolar tbm mas do meio pro fim vai ficando meio bleh? É exatamente assim que senti lendo esse livro. Poxa, tinha tanto pra ser explorado sem cair no clichê, na mesmice? o final então? não foi dos melhores. Dei 3?? pq no começo me empolguei, torci pra ser melhor!
O tema me atraiu mas parecia que o Beto era um heterotop que de repente virou um homem feministo.. meio estranho sei lá

Leal 18/10/2021

Cores para os nossos dias, menos preconceito e hipocrisia.
20 anos se passaram quando Beto reencontra Helena, uma mulher trans que na memória de Beto existia como um adolescente chamado André e que na época que conviviam eram melhores amigos. Roberto é um advogado bem sucedido que trabalha num grande escritório de advocacia cuja fundadora e chefe é a sua mãe. Helena é agente de influencer digital. Ao reencontrar Helena, Beto irá mergulhar em um mundo jamais imaginado por ele, pois até ali sua vida tinha sido um grande preto no branco que fazia sua vida ser cinza de tantos tabus, conservadorismo, preconceito e grande dose de hipocrisia. Ao conhecer as cores do mundo de Helena e dos seus amigos, Hugo e Lara, Beto começa a enxergar os problemas com a vida que levava até ali, principalmente a forma que seus colegas de trabalho e sua família tratavam as singularidades de cada indivíduo sobre gênero e sexualidade. Nosso protagonista se abre ao aprendizado sobre um novo universo que entre altos e baixos lhe ensina e lhe cativa ao mesmo tempo. E partir de uma nova lente, veremos a vida de Beto se transformar completamente e a gente começa a pensar o mundo com mais possibilidades, respeito, sem as amarras que nos prendem e sufocam. Além disso conhecer a trajetória de Helena nos traz aprendizados importantes sobre mulheres transgêneros e as formas de não errar ao se relacionar com elas, seja como amigo, amante ou familiar. Livro curto, leitura fluída, com certo humor. Por ser um livro nacional a gente se identifica mais com a realidade apresentada, desejo a vocês essa experiência. Cores para os nossos dias, menos preconceito e hipocrisia. Leiam!

zhasmin 13/10/2021

Ótimo livro!
Amei o quanto esse livro é leve e rápido de ler, mas, ao mesmo tempo, traz reflexões importantíssimas sobre ir contra a normatização.
Obs: ótimas músicas citadas ao longo do livro.

Jão.Silver 11/08/2021

Supernormal
?Não fica chateado com o que vou dizer, mas você foi criado pra enxergar as coisas muito preto no branco, com prateleirinhas do que pode e o que não pode muito bem separadas pra cada rótulo que foi imposto. Digo isso porque eu também fui! Somos todos filhos da falida sociedade patriarcal?, ela disse, dando uma ênfase irônica ao termo. ?Só que não precisa ser assim. Mais que isso: não deve ser assim. Todo mundo deveria poder fazer tudo. Ser tudo. Sem ficar se escondendo.?

Que livro incrível!! Escrita maravilhosa, adorei os personagens, temas super importantes trabalhados de forma leve e profunda ao mesmo tempo. Uma leitura que vale super a pena. As reflexões (principalmente nas falas da Helena) são ótimas, perfeitas para quem ainda não se aprofundou nessas narrativas.

Cintia (@jeitolivrodeser) 18/07/2021

Um livro com temas sérios, mas com uma leitura bem leve. Supernormal me surpreendeu de uma forma muito positiva.

O protagonista Beto tem sua vida muito bem encaminhada, mas tudo muda quando ele reencontra seu amigo de infância André, agora como Helena, uma mulher trans super resolvida e empoderada. A partir daí, Beto começa a reavaliar todos os seus conceitos, preconceitos, sua vida de privilégios.

Já a Helena, queria muito mais dela. Amei a personagem, sua amizade com o Beto, seu espírito livre, sua forma de encarar a vida. Ficou um gostinho de quero mais.

Enfim, leitura aprovada e muito bem recomendada. Vale muito a pena ler!! ?

Kleber 08/03/2021

Super amei esse livro!
Amei o livro, li de uma vez só numa tarde de domingo, apaixonado pelos personagens, seus desenvolvimentos e envolvimentos. E nunca havia lido um livro com trilha sonora embutida, essa é a primeira vez. Genial, cinco estrelas.
Whiteley 08/03/2021minha estante
Sempre quis ler com trilha sonora kkkk um dia farei isso

Kleber 09/03/2021minha estante
Muito boooooom

Nany 01/03/2021

Leve, porém incompleto
Esse é um livro ótimo pra ler depois de uma ressaca literária, como mencionou algum leitor aqui em outra resenha. Uma linguagem simples, uma leitura leve mas que deixa a desejar. Falta mais protagonismo da Helena e até mesmo mais "atitude" pelo lado do Beto. O autor abre vários assunto mas deixa várias pontas soltas: poligamia, transexualidade, bissexualidade, transfobia, e assim por diante. Eu recomendo a leitura se você estiver procurando algo leve, mas vá ciente de que vai ficar um pouco desapontado com a falta de aprofundamento de muitos assuntos.

1 | 2 | 3 | 4