Supernormal

Resenhas - Supernormal

1 | 2 | 3 | 4

Matheus 13/04/2020

Transexualidade e desconstrução
Sendo curto, o livro tem uma estrutura comum à diversos romances dos anos 2000, porém, agora a trama envolve questões de identidade de gênero e sexualidade ao invés de ser somente uma trajetória previsível. Ele pode ser lido por alguém que tenha interesse de terminar a leitura que assim como Roberto, tenha noções básicas sobre o tema, ou também para entender como alguém fora do meio LGBTQ+ convive com uma situação que não foi apresentada.
Um cheiro à todos leitores, abraço do próprio resenhista sem nome.

Pedro Ivo 09/11/2020

Bem intencionado, mas fraquinho
O mote do romance é interessante, dois amigos se reencontram após anos separados, sendo que um deles se descobriu uma mulher transexual. Mas a execução deixa a desejar. Embora tenha alguns bons momentos, o protagonista riquinho inseguro, indeciso e vacilante é alguém muito difícil de se gostar. Os temas não se desenvolvem e ele apenas só arranha a complexidade das questões de gênero e sexualidade. Uma leitura leve e fácil, até esforçada e bem intencionada, mas deixa a desejar.

José Igor 09/05/2020

Olha, vem aqui que eu vou te explicando...
[Opinião]
Bom, seguinte: ao meu ver o autor foi pegando alguns assuntos interessantes sobre transexualidade e elencando no livro. Como se ele pegasse na sua mão e falasse: "Olha, vem aqui que eu vou te explicando". Deste ponto de vista, eu achei que foi legal para apresentar aos mais leigos o "universo" transexual. Porém, achei que faltou mais "protagonismo" da parte que realmente nos interessa, que é a Helena. Claro, o protagonista aqui é o Beto e ele tem seus dilemas e tudo mais, mas senti a personagem Helena tão mais interessante que o próprio Beto que fiquei com aquele gostinho de "quero saber mais sobre a Helena, sabe?" Mas claro, a escolha do ponto de vista é inteiramente do autor, e tem seus méritos, pois, as vezes Helena parece tão desconstruída de tudo, que poderia afastar os leitores menos inteirados do assunto. Agora para o público LGBTQI+ que são leitores mais ávidos sobre o assunto, acredito que o livro seja classificado como "muito leve". Como foi o meu primeiro livro/romance sobre o tema, achei Ok. Lembrando sempre que 3 estrelas é BOM! Boa leitura a todos! E viva todas as diferenças! \o/

Jão.Silver 11/08/2021

Supernormal
?Não fica chateado com o que vou dizer, mas você foi criado pra enxergar as coisas muito preto no branco, com prateleirinhas do que pode e o que não pode muito bem separadas pra cada rótulo que foi imposto. Digo isso porque eu também fui! Somos todos filhos da falida sociedade patriarcal?, ela disse, dando uma ênfase irônica ao termo. ?Só que não precisa ser assim. Mais que isso: não deve ser assim. Todo mundo deveria poder fazer tudo. Ser tudo. Sem ficar se escondendo.?

Que livro incrível!! Escrita maravilhosa, adorei os personagens, temas super importantes trabalhados de forma leve e profunda ao mesmo tempo. Uma leitura que vale super a pena. As reflexões (principalmente nas falas da Helena) são ótimas, perfeitas para quem ainda não se aprofundou nessas narrativas.

Maik 29/08/2018

instagram: @paginas.coloridas
Beto é o típico hétero padrão endinheirado. Sempre teve os rumos da vida muito bem delimitados, seguiu a mesma profissão dos pais, nunca passou por dificuldade financeira nem precisou enfrentar qualquer tipo de preconceito.

Tudo muda quando ele encontra Helena. Eles haviam sido colegas de classe nos tempos de colégio, quando Helena ainda não havia passado pela transição de gênero e se chamava André.

Após a surpresa no primeiro momento de reencontro, Beto começa a se aproximar de Helena, e passa a conhecer e lidar melhor com pessoas que levam uma vida bem diferente da dele.

O livro acerta bastante ao tratar uma personagem trans sem soar didático nem artificial, e principalmente sem fetichizar Helena. É um ponto super positivo, principalmente se pensarmos como ainda é raro ver narrativas com pessoas trans em posição de destaque.

Vitória Lorrane 08/10/2022

O livro fala sobre privilégios e preconceitos, sobre dois universos do mundo real que coexistem: um diverso e receptivo e outro branco, cis e padrão. É gritante a bolha social que existe na nossa sociedade e o livro trata sobre esses dois extremos.

Wacs 22/05/2022

Sabe aqueles livros que a premissa é show de bola , o desenrolar tbm mas do meio pro fim vai ficando meio bleh? É exatamente assim que senti lendo esse livro. Poxa, tinha tanto pra ser explorado sem cair no clichê, na mesmice? o final então? não foi dos melhores. Dei 3?? pq no começo me empolguei, torci pra ser melhor!
O tema me atraiu mas parecia que o Beto era um heterotop que de repente virou um homem feministo.. meio estranho sei lá

Higor 14/05/2020

?Supernormal? é um livro breve, com uma leitura fluida que conta o processo de desconstrução de um jovem que vê seus pontos de vista mudarem ao reencontrar um amigo de infância que agora é uma mulher trans. Eu pessoalmente gostei muito do livro.

bobbie 19/05/2020

Bem-intencionado.
Este livro é muito bem intencionado. Esforçado. Foi escrito por um homem heterossexual, cis, casado, pai de família, e até bem conhecido da mídia: filho da atriz Lucélia Santos, chegou a atuar em produções globais. Sabia que há alguns anos vinha publicando livros, mas nunca me interessei, até encontrar este aqui gentilmente cedido gratuitamente na Amazon (imagino que num gesto para ajudar as pessoas a ficarem em casa durante a pandemia). O livro é correto. Bem escrito, nada excepcional. História simples, apesar de trama complicada. Um jovem advogado reencontra o melhor amigo de escola mais de 20 anos depois da última mais que se viram. Agora, o amigo é uma mulher. Então o protagonista embarca em uma teia de redescoberta, tanto de si mesmo, como do "mundo", um "mundo paralelo" que ele achava que existia apenas no imaginário coletivo (palavras minhas), mas que, da noite para o dia, percebe existir, de fato. Helena (a ex-amigo) ajuda Beto (o protagonista) a redefinir conceitos e a enxergar o Outro de maneira respeitosa. Neschling fez seu dever de casa muito bem feito (posso dizer isso; para quem não sabe, sou Doutor - com doutorado mesmo - em estudos de gênero e sexualidade): estudou direitinho, conversou com as pessoas certas, e fez um trabalho correto. O livro só fica aquém em seu desenvolvimento. Seu mundinho não convence e o final é extremamente anticlimático. O leitor espera, espera, espera e... o livro acaba. Outro ponto que me incomodou (não muito) é a impressão de que o livro foi escrito para reproduzir letras de músicas queridas do autor. Não me levem a mal: o trabalho é louvável e, como disse, bem escrito. Serve mais como uma "bula" para jovens que estão se esforçando para aprender sobre respeito ao próximo. Se você é transgênero, transexual, gay, lésbica, bissexual ou apenas se interessa pelo assunto, além de ter uma boa dose de conhecimento sobre ele, como eu, o livro deixa a desejar.

Luan Henriques 10/04/2020

O tema é muito necessário. Falar sobre transsexualidade (diversidade, como um todo) deve ser um tema não recorrente, mas comum, simplesmente aparece na história, sem a necessidade de nenhum tipo de explicação.
Enquanto não chegamos nesse ponto, precisamos aprender cada dia mais sobre o tema e tudo que o engloba.

ira_rafael 04/07/2020

Apesar de bem escrito, o livro não convence. Quando li a resenha, esperava mais dilemas do protagonista e um certo aprofundamento na cultura LGBTQI+, mas não foi isso que aconteceu.

A estória é contada do ponto de vista de Beto: homem hetero, cis, classe média alta alta, na casa dos trinta anos, com formação superior na área de direito (inclusive mestrado), com círculo social muito limitado e que parece viver em uma redoma. É um pouco irreal acreditar que a personagem não teve contato com a população lgbt ao longo de sua vida e que tenha uma visão tão limitada de mundo.

A personagem Helena é bem construída e o autor parece ter se empenhado no seu desenvolvimento. Talvez esse seja o trunfo do livro, apesar de suas participação "física" ser mínima, infelizmente.

As personagens secundárias são estereotipadas demais, prejudicando ainda mais a experiência do leitor.

Kleber 08/03/2021

Super amei esse livro!
Amei o livro, li de uma vez só numa tarde de domingo, apaixonado pelos personagens, seus desenvolvimentos e envolvimentos. E nunca havia lido um livro com trilha sonora embutida, essa é a primeira vez. Genial, cinco estrelas.
Whiteley 08/03/2021minha estante
Sempre quis ler com trilha sonora kkkk um dia farei isso

Kleber 09/03/2021minha estante
Muito boooooom

Jhonathan Boff 24/04/2020

Ótimo
Ele aborda uns assuntos bem importantes de forma leve e descontraída. Queria que toda pessoa transfóbica lesse isso pra aprender um pouco.

Bea 18/04/2020

Um bom livro com muito potencial. Achei muito breve, introduziu personagens com várias camadas e elas poderiam ser trabalhadas em tantas outras coisas! Terminei querendo mais!

Esther.Horn 16/09/2020

Li numa madrugada!
É um livro importante. Não tenho outra forma de descrever. Ele ta aí pra ensinar! Pra tocar em assuntos que precisam ser discutidos.
Me tirou de uma ressaca da vida toda e depois dele ja li uns 20 livros, então tenho um apego especial.

1 | 2 | 3 | 4