Emma

Emma Jane Austen

Resenhas -

Isadora.Brito 13/01/2022

Paradoxo
Primeiramente: que edição enfadonha, há diversos erros que afetam o entendimento da história e também erros gramaticais absurdos.

Agora voltando-se a história. É fato, se você nunca leu Jane Austen ou não gosta de uma escrita e cheia de pormenores, esse foi um livro terrível. Ouso dizer que gostei de ?Emma?, porém, a história deixa muito a desejar. O leitor fica em volto da história de Highbury e seus pequenos acontecimentos, que ao longo da leitura, tornam-se cansativos. Ademais, a personagem principal possui um ar de superioridade que muitas vezes irrita e constrange, no entanto, você não consegue desejar mal a ela. Passei a leitura toda, abominando os atos de Emma, mas ao mesmo tempo torcendo por ela (confusão, não?). Enfim, é absurdo a ambiguidade que Jane Austen causa com essa personagem. Entretanto, os demais moradores da vila surpreendem, principalmente Harriet e Jane, que são um contrataste a Emma: humildes e sinceras. E no fim, acho que esse foi o principal objetivo de Austen com esse livro, visto que o romance propriamente dito ocupa apenas 150 páginas.

Por fim, o livro é bom por nos apresentar a complexidade de Emma, que é presunçosa mas ao mesmo tempo reconhecedora dos seus erros. No entanto, a história é bastante monótona e os personagens secundários acabam sendo mais interessantes e menos aprofundados.

Lembrete: não desistir de Jane Austen!! A escrita dela é maravilhosa, e me encantei quando li ?Persuasão?. Estou ansiosa para ler o próximo.

Bell 29/05/2021

Do início ao fim eu li Emma porque achei ela uma personagem realmente intrigante, não vou dizer que não gostei, porém, confesso que não via a hora de acabar o livro. Por ser um romance de época esperava até uma linguagem mais difícil, o que por sinal me surpreendeu por não ser. Se fosse resumir diria que é uma boa história com o final feliz depois de tanta confusão.

Ing 13/06/2021

Leitura agradável
A Emma foi irritante em muitos momentos - principalmente em relação a Harriet -, mas gostei de ver que ela aprendeu com seus erros e evoluiu.

Winne.Cardoso 10/08/2021

Defeituosa ou humana...?
Emma foi o último livro publicado em vida pela autora Jane Austen em 1815, e tudo o que eu fiz foi me apaixonar. A personagem-título é bastante fora do convencional, manipuladora, egocêntrica e mimada, mas na minha visão, ela parece mais humana. Ver os defeitos e as qualidades da Emma, seus erros e suas consequências, foi o que mais me agradou na leitura e em pouco tempo fiquei completamente imersa no livro.

Nubia.Leandro 18/08/2021

Mais um clássico
Nem sempre a personagem principal do livro te agrada, mas não tinha como Emma ser diferente com o pai que tinha.

Carolina Damasceno 05/11/2021

Emma é uma das melhores histórias que já li!!!! Recomendo muito, foge bastante do padrão de personagens femininas principais que Jane Austen explorou, amei!!!!