Emma

Emma Jane Austen

Resenhas -

jujuju 31/07/2021

Finalmente acabei.
Eu gostei bastante da história, mas achei bem arrastado e lento, além de ser muito parado, eu ficava entediada muito fácil e acabava enrolando para ler. Porém, quando acontecia alguma coisa interessante eu lia quase cem páginas de uma vez, que foi o que aconteceu no final do livro. Acho que os vários desentendimentos e a confusão que os personagens criaram foram resolvidos rápido demais no final do livro, mas não que eu não tenha gostado. Na verdade, fiquei bastante feliz pelas coisas finalmente terem acabado e de eu finalmente ter chegado no fim do livro.

Algo que me incomodou muito foi o fato dos diálogos serem longos demais e algumas vezes desnecessários, com assuntos que não iam acrescentar em nada na história.

Antes de ler o livro eu já sabia que se tratava de uma personagem um tanto arrogante e orgulhosa, então não me surpreendi muito com a Emma. O tempo todo querendo de alguma forma ser colocada como superior as pessoas a sua volta. Sempre induzindo os outros para que as coisas acontecessem do modo que ela queria. Mas é possível perceber que houve uma certa mudança de pensamento no fim (com grande ajuda do Sr. Knightley).
Geovanna.Cookie 31/07/2021minha estante
Sei como você se sente Esse foi o livro da autora que eu menos gostei

jujuju 31/07/2021minha estante
eu tava com a expectativa muita alta, não sei se ainda tenho a mesma vontade de ler os outros livros dela

Geovanna.Cookie 01/08/2021minha estante
Desiste não. Persuasão é uma amorzinho.

Maju Deolindo 19/08/2020

Fui com muita expectativa
Emma é o terceiro livro que eu leio da Jane Austen e com certeza foi o que eu menos gostei. A protagonista é extremamente mimada, arrogante, egoísta, ditadora de regras. Não consegui me conectar com a história, foi uma bela decepção.
Comunista e fanfiqueiro 04/10/2020minha estante
Você não conseguiu se conectar a história, por que não conseguiu gostar do livro? Ou não conseguiu se conectar a história por causa da protagonista?

Maju Deolindo 05/10/2020minha estante
Não consegui me conectar por causa da protagonista.

Lídia 25/04/2021

Emma - ou você ama ou odeia
Amei a trama, Jane Austen é fantástica! Foi uma novidade para mim no quesito de gostar de apenas um personagem em toda história, e ele nem é o protagonista. Mas Jane Austen é Jane Austen, e ela não me decepcionou. Passei raiva com os personagens, mas também me diverti com os acontecimentos. OBS: se puderem ler com outra editora leiam, muuuuitos erros de português, digitação, e tradução, fora que até as minhas justificações no word são melhores que a formatação dessa edição.
amandabcca 25/04/2021minha estante
é bem assim mesmo kkkk

Bia 06/02/2020

Preferia com menos pagonas
Muita enrolação, mas no geral é bom
Não fica no meu rank 3 da Jane

Dai 16/03/2020

Bom para quem gosta de romance de época, apesar de um pouco de enrolação e a história um tanto quanto previsível.

Gabiis. 16/04/2020

É bom, mas não é tudo isso que dizem...
Emma Woodhouse é bela e inteligente, mas um pouco convencida. Ela tem uma boa vida com o pai na pequena cidade de Highbury. Quando a sua querida amiga Miss Taylor parte para casar com o vizinho Mr. Weston, Emma é confrontada com uma grande lacuna na sua vida: como ajudar os outros a ter uma vida tão perfeita como a dela. Ela resolve aranjar casamentos e começa a proteger Harriet Smith, uma jovem simples que não está ao seu nível na sociedade. Emma acha que alí está um "bom material" e começa a procura de um marido "conveniente" para Harriet.

Li que Jane Austen ao falar de Emma para deus leitores afirmou que a protagonista seria uma heroína que só ela mesmo gostaria e vou te contar que Jane estava certíssima!
Só me afeiçoei a Emma nos dois últimos capítulos da obra. Na minha opinião ela é extremamente prepotente, egoísta e mimada.
Esse ponto me incomodou muito durante toda a leitura, pois não consegui me conectar com a protagonista.
A escrita foi o que me fez permanece lendo a obra.
É cativante e muito crítica ao comportamento e costumes da época, esse é outro ponto que nos prende a leitura, pois a cada capítulo lido ficamos mais curiosos para saber como os personagens vão se comporta.
Jane irá nos apresentar uma gama de personagens e por vezes podemos ficar um tanto perdidos por conta dos sobrenomes mas com o passar da leitura a variedade ou repetição não será um incômodo, pelo contrário, ficaremos esperando que um ou outro apareça para completar diálogos e acontecimentos.
Embora em quantidade considerável todos são bem construídos e podemos enxergar personalidades reais, isso me cativou bastante durante a leitura.
Apesar da narrativa conter bastante personagens, parágrafos longos, muitas críticas sociais e comportamentais além de fluxos de pensamentos extensos que podem fazer o leitor de perder em algum momento, esses pontos não me incomodaram na leitura, mas pode não ser positivo para muitos, pois é isso que torna a história arrastada, embora com final previsível.
Ler Emma me fez sentir que eu estava acompanhando uma novela de época do horário das 18:00.
Sabe aquelas que demoram uma eternidade para acabar?!
Não sei se leria novamente a obra, embora tenha demorado gostar de Emma e achar a narrativa arrastada gostei bastante de acompanhar os outros personagens e ler o final de cada um. Por isso e pelas críticas bem realizadas durante toda a obra avaliei Emma em 3,5 ?

Leidiane58 03/05/2020

É um bom livro, apesar de fugir do padrão de protagonista de Jane Austen. Emma é mimada, esnobe, rica, não precisa encontrar um marido, como nos outros livros de Jane Austen. Porém, todos esses seus privilégios causam problemas no seu julgamento das pessoas em geral. Há momentos em que é a mocinha da estória, enquanto em outros nos faz ter raiva.
No geral, é uma leitura agradável, pois nos deixa curiosos para saber qual será a próxima "vítima" nos arranjos de Emma.

kelly.brekker 03/08/2020

Você deve ser o melhor juiz de sua própria felicidade.
"- Deus sabe que tenho sido um apaixonado muito indiferente... Mas você me entende... Sim, veja, você entende meus sentimentos... e irá retribuí-los, se puder. No momento, só peço para ouvir sua voz, pelo menos uma vez."

Maíra 22/12/2020

Jane Austen é Jane Austen
Emma é uma personagem, não perfeita, mas humana...Sincera consigo mesma sobre as pessoas, mas não sobre ela mesma ! Bancar o cúpido é divertido, mas nunca pensei em que pode ser, também perigoso !
Não vejo maldade em Emma, mas simplesmente o reflexo de uma criação bem diferenciada, de uma criança sem uma mãe presente...
Os personagens são únicos para mim, porque cada qual tem seu humor e me divertiu bastante !
O final é muito gostoso e o decorrer da história é uma delícia !
Mais uma vez Jane Austen é Jane Austen ! Inesquecível, divertida, irônica e inspiradora !
Amei e recomendo demais !!!

meninaloris 21/02/2021

Quem tem paciência pra gente rica?
Depois de A Abadia de Northanger, achei Emma um dos livros menos interessantes da Jane Austen. O livro conta a história de Emma, uma jovem linda, rica e inteligente que vive no interior da Inglaterra. Ela vive com o pai e é cercada de amigos e é por conta de seu intelecto que tanto a caracteriza, ela arranja algumas confusões para si e para os outros.

Eu não gosto da Emma, não gostei de cara e minha percepção não muda durante a leitura da obra. Ela se acha muito inteligente e a prova de falhas, o que a torna presunçosa demais, e ela tem a tendência de querer bancar Deus com a vida dos que a cercam. Emma certamente não é egoísta e isso ela demonstra, principalmente com o pai, e os dois tem uma relação muito bonita, entretanto ela é extremamente preconceituosa com quem ela acha inferior a si mesma.

Não digo que ela fique igual ao que era no começo da história, ela certamente cresce como pessoa e amadurece, mas a impressão que ficou para mim foi que ela não merece o final que teve, a autora foi muito mais generosa do que eu teria sido.

Outro fato que me chamou a atenção foi que a história de personagens secundários era muito mais interessante que a da própria Emma e toda a torcida que eu deveria sentir foi para esses personagens. Eles são mais humanos que ela, não se acham infalíveis e foi muito mais fácil para mim sentir empatia por eles. Eu com certeza gostaria de ter lido a história de amor desses personagens do que a saga da Emma se tornando alguém minimamente agradável.

florence28 18/04/2021

Mais um livro da Jane Austen
Quando comecei a ler achei que não iria gostar por conta da personagem principal, já que a maioria das resenhas que eu lia diziam que ela era extremamente chata e que arruinava a experiência da leitura.
Fico feliz que não foi bem assim :D

É claro que Emma não é nenhuma santa, ela realmente é "perfeita com todos os defeitos" como é citado no livro, porém deixou a desejar um pouco na forma como ela tratava as pessoas e sempre se achava a melhor (até mesmo no final ela continua se achando a pessoa com o melhor desfecho na história, como se o mundo girasse ao redor dela). Mas ao mesmo tempo ela consegue reconhecer quando está errada ou quando fez alguma cagada, mesmo que no seu íntimo.

Confesso que eu sabia desde o início com quem Emma iria acabar no final.
O que também me fez não dar cinco estrelas para esse livro foi a forma como uma das personagens do livro (Harriet) foi injustiçada, manipulada, talaricada e feita de marionete/gato e sapato pela protagonista (Emma) ao longo da trama, me deu bastante pena dela e eu acho que iria preferir bem mais que Harriet fosse a personagem principal do livro.

É um pouco massante o fato de Emma sempre se achar a mais inteligente, a mais bonita e etc sim, mas o livro não deixa de ser interessante com todos os outros acontecimentos e personagens.

Ah, e tbm passei bastante raiva com o pai de Emma, que mais parece um bebê gigante que só resmunga e que não pode ser contrariado, chega dá nos nervos. (Já sabemos quem Emma puxou haha)

E por último, essa edição da Lafonte tem muitos erros de gramática e falta de palavras (algumas palavras somem do nada)

Bell 29/05/2021

Do início ao fim eu li Emma porque achei ela uma personagem realmente intrigante, não vou dizer que não gostei, porém, confesso que não via a hora de acabar o livro. Por ser um romance de época esperava até uma linguagem mais difícil, o que por sinal me surpreendeu por não ser. Se fosse resumir diria que é uma boa história com o final feliz depois de tanta confusão.

Ing 13/06/2021

Leitura agradável
A Emma foi irritante em muitos momentos - principalmente em relação a Harriet -, mas gostei de ver que ela aprendeu com seus erros e evoluiu.