O Tempo Desconjuntado

O Tempo Desconjuntado Philip K. Dick

Resenhas - O Tempo Desconjuntado

Lucas1429 06/04/2021

Eu não tava preparado
PKD começou no terreno dele, viagens, real e surreal, até ai tudo bem.
Aí veio: tretas governamentais, viagens interplanetárias, viagem no tempo, minha cabeça deu um duplo twist carpado que nem sei onde fui parar. Que livro foda!!!!!!!!!!

Mateus 03/04/2021

Fiz bem em deixar esse livro do PKD pra ler por último, pois foi o melhor dele dos 4 que li (os outros foram Três Estimas, Valis e O Tempo em Marte). O bacana de ter lido esses livros um seguido do outro foi que deu pra perceber várias coisas boas e ruins na escrita do autor. O principal problema dos outros foi o enredo e a falta de personagens bacanas, nesse aqui isso está corrigido e torna o livro mais fácil de ser devorado.

Hibrael.Araujo 09/03/2021

Philip K. Dick sempre me fascina com sua escrita, creio que este seja meu 3º ou 4º livro dele, e minha mente sempre explode com os temas que ele decide abordar. Dessa vez K. Dick nos faz juntamente com Ragle Gumm questionar a nossa realidade, será que o que entendemos por realidade realmente é real? Ou é tudo um ambiente simulado para nossa vida como em "O Show de Truman" que inclusive foi baseado neste livro. A escrita é muito boa, bem clara, porém devido ao tema do livro em diversos momentos senti certa confusão durante a leitura, mas nos últimos capítulos as peças vão se encaixando de maneira agradável. Um livro que te faz pensar muito e questionar bastante o nosso entendimento de realidade e como este conceito pode ser de certa forma frágil apesar de nem ligarmos muito para ele, uma leitura bastante interessante que com certeza vale a pena ao menos uma vez na vida. :)

Kate @entrelivrosediscos 01/03/2021

Deveria estar entre os clássicos
Super bom! Talvez não tenha entrado nos meus favoritos por ser uma ficção científica até demais e pelo personagem principal não ser um cara muito legal, mas é muito interessante como a história começa de um jeito e termina outra história completamente diferente. O plot é surpreendente, vai fazer os xeroque rolmis de livros sofrerem dessa vez.

Enquanto lia, senti que este livro deveria estar mais entre os livros clássicos a la 1984.

Rodrigo 27/02/2021

Esse é um dos clássicos do PKD, tem sua narrativa disruptiva, seu protagonista correndo por um universo tentando entender o que de fato está acontecendo e tem um suspense em cada linha do livro que me deixou cada vez mais ávido para terminar o livro.

Esse livro me cativou nos seus primeiros capítulos, não conseguia parar de ler e, quando não estava lendo, pensar sobre o livro. É muito interessante o que PKD fez aqui, como a narrativa evolui e como o protagonista vai questionando e descobrindo cada coisa desse universo. Antes de escrever essa resenha, eu li diversas resenhas para entender o que o pessoal esperava e o que acharam do livro. Percebi que tive uma opinião bem diferente da maioria. Eu entendo quando falam que os personagens do livro não foram desenvolvidos ou que deveria ter desenvolvido um pouco mais x e y, mas eu não concordo. Acredito que tudo no livro realmente gira em torno do "homenzinho verde" e do Ragle, todo o resto se torna desnecessário pois essa é a história do Ragle e é isso.

Sou apaixonado pela forma que PKD costura sua narrativa e como ele faz com que seus protagonistas sejam a pedra que causará uma avalanche nesse universo. Gostei bastante desse livro, acredito que os dois primeiros atos sejam bem melhores que o terceiro. Nada que perca o brilho do livro.

beatrixzi 29/11/2020

Bom, mas não muito...
O livro trás uma história legal, porém não é algo que te prende já que as coisas demoram um pouco para acontecer, há um certo mistério sobre o que está acontecendo, porém muitas vezes achei chato. Apesar de tudo, acho que é um livro que vale apena principalmente para quem gosta de um sci-fi

Jardel Leite 17/10/2020

No estilo "Além da Imaginação"!
Fiquei com sensação de ter acabado de assistir à um daqueles episódios de "Além da Imaginação". Sim! Mas os da época da TV em P&B. Ou à um daqueles filmes cult "B" de Ficção Científica!
Uma boa leitura de FC desde que feita de forma despretensiosa! Com personagens de pouca densidade, mas um argumento interessante, deve-se respeitar e relevar todo o contexto sociocultural e tecnológico de quando foi escrito (fim dos anos 50, se não me engano) para não se decepcionar com a obra.
Para quem gosta de FC, vale a leitura!

Wes 24/09/2020

Será que tudo o que a gente vive é exatamente do jeito que a gente espera ou é um espelho do passado? Essa leitura me deixou com várias dúvidas, no começo eu fiquei, nossa que louco do nada as coisas sumindo ou trocando de lugar com etiquetas e mais pro meio eu fiquei, mds, esse personagem é parecido com aquele do filme o show de Thurman e o final me trouxe uma coisa meio laranja mecânica, que no meio de uma corrida pelo conhecimento aprisiona as pessoas no meio de sua própria lobotomia.

Eu gostei desse livro.
Achei meio doido.
As vezes sem sentido.
Mas que no final deixa uma mensagem de que a nossa vida dentro da nossa própria casa, faz mais sentindo quando é enxergada pela lente dos outros que possam nos ajudar.

Raquel Silva 18/09/2020

Leitura razoável e devagar
Até a metade do livro, nada aconteceu, foi mais uma descrição de uma vida normal, com seus dramas diários.

O livro começou a fazer mais sentido quando o protagonista começa a questionar a sua realidade. O que faz o livro mais interessante é os conflitos internos do personagem sobre o que é realidade ou não.

O final é bem ok. Faltou explicar ou trabalhar alguns pontos que ele deixou de lado.

* Obs
O comentário atrás do livro "Maravilhoso e terrivelmente divertido..." Me fez ter expectativas muito diferente do que o livro entrega, talvez isso tenha influenciada na minha experiência.

Sara 26/07/2020

Descubra
Meu primeiro livro de K Dick, e meu principal elogio é em relação à escrita/tradução do livro. Não é um daqueles livros de ficção científica com linguagem difícil, complexa, ou de uma leitura confusa. Muito pelo contrário. É bastante fácil, fluido, mas que não perde em qualidade.

Não consegui criar um "vínculo afetivo" com os personagens, mas a forma como a narrativa vai se desenrolando me deixou bastante intrigada, pensando a cada capítulo em novas possibilidades de explicação pra tudo que ia acontecendo. Um questionamento constante do que era real, no final das contas.

Tudo foi esclarecido em um/dois capítulos, o que achei um pouco "cuspido". Mas o final caminhou pra uma linha de raciocínio totalmente diferente do que eu esperava, o que considero positivo.

No geral, recomendo muito. Fiquei bem dividida entre querer terminar logo de ler por ser muito bom e querer demorar mais tempo lendo pra aproveitar por ser muito bom.

Professor Eddie 22/06/2020

Muito lindo
O livro é muito bom e confuso, como toda ficção científica do autor, mas isso não é vim problema, é apenas um pouco da genialidade dele.

Silvana.Clemente 14/06/2020

Impressionada por não conhecer o autor
Essa é a primeira vez que tomo conhecimento da obra de Philip Kindred Dick; demorei um pouco para me situar dentro da história, ela se parecia um pouco com os melhores filmes de ficção que assisti e cética resisti a me deixar levar até descobrir que "O Tempo Desconjuntado" foi escrito em 1958, em plena Guerra Fria e Corrida Espacial, precursor de todos os filmes que me vieram a mente. Entendi que a obra de PKD é a referência de todos eles, o autor é de uma inventividade genial, questionamentos ainda hoje, mais de 60 anos depois, atualíssimos.
Muitos de seus trabalhos foram adaptados para o cinema como: Blade Runner, Minority Report e O Vingador do Futuro, entre outros. "O Show de Truman" embora não tenha dado crédito é evidente que teve este livro em específico como inspiração.
Em "O Tempo Desconjuntado" o autor imagina uma tecnologia que mesmo hoje ainda não alcançamos, a história contém furos e termina sem muita definição mas, questiona as divisões políticas e a ruptura familiar causada por opiniões e ideais e como a propaganda influência estas opiniões. Não é um livro filosófico, ele não explica apenas constata e neste aspecto é uma previsão do momento atual.
Preciso conhecer mais da obra de Philip K. Dick.