Complexo de Cinderela

Complexo de Cinderela Colette Dowling

Resenhas - Complexo de Cinderela

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Tamy 03/08/2023

Independência emocional feminina! ??
Sabemos que essa história de "príncipe encantado" e de "herói que irá me salvar" é furada, porém ainda há quem espere ou já esperou que esse sujeito surgisse em sua vida. Mas porque desejamos ser salvas por esse sujeito mágico? Por que depender do outro para garantir nossa proteção? O que assusta tanto as mulheres quando o assunto é "ser independente"?

Colette Dowling reúne diversas informações e exemplos (inclusive o dela) acerca da independência/dependência feminina, dos medos que surgem quando mulheres são obrigadas a tomarem as rédeas da própria vida, do sentimento de inferioridade, do desejo inconsciente de querer alguém para protegê-las, para dizer qual caminho seguir, para cuidar de suas vidas.

Um livro da década de 80 e, apesar de muitas coisas terem mudado, nos traz uma temática que persiste até hoje, com outras nuances, mas a raiz segue sendo a mesma. Ainda são muitas as meninas que são ensinadas a serem dependentes, são super protegidas, esperam que o outro diga o que fazer e crescem cheias de receios, com o emocional frágil, com baixa confiança em si mesmas.

Claro que você não vai internalizar tudo que foi escrito nesse livro, mas existem pontos de extrema importância e que merecem nossa atenção; trechos que podem levar a reflexões sobre nosso próprio comportamento. Nem sempre conseguimos nos libertar dessa dependência e a psicoterapia está aí para nos ajudar! Procure ajuda de um profissional! ???

Isa Morais 27/07/2023

São tempos difíceis para as patricinhas
Eu gostei muito do livro. Mesmo sendo dos anos 80 e focado nas mulheres estadunidenses, infelizmente, ainda tem muitas coisas válidas. A tese dele é a de que as mulheres só serão emancipadas de verdade quando se livrarem da dependência emocional que nos é ensinada socialmente.

Acho que esse complexo de Cinderela afeta a maioria de nós mulheres, mas em níveis diferentes, e para um livro que se propõe a ter uma análise social referenciada falta trabalhar questões de classe (que só e citada pontualmente) e raça. Por ser escrito nos anos 80 não esperava esse recorte, mas lendo em 2023 é preciso entender que falta contemplar alguns pontos para procurarmos em outros conteúdos.

Julianne.Santiago 04/07/2023

Um livro antigo, porém muito atual (infelizmente).
Muitas páginas foram como um tapa na cara. Não é um livro simples, fácil e prazeroso de ler, porque realmente identificamos comportamentos que não gostaríamos de reproduzir e muitas vezes ainda os fazemos.
Por fim, é um livro importante a ser lido, não somente pelas mulheres, mas também pelos homens, que muitas vezes ainda esperam que sejamos uma Cinderela.

Brenda 29/06/2023

O conflito entre liberdade e segurança
Li nessas páginas o retrato do que sinto internamente e pelo visto é uma sensação enfrentada por muitas mulheres há muito tempo.

Colette consegue explicar como as mulheres acabam presas numa enorme teia de trabalho, responsabilidades, afazeres domésticos e relacionamentos quem tolhem seus talentos e as conduzem de volta a mediocridade, pelo simples desejo intrínseco (e na maioria das vezes inconsciente) de ser salva. Seja pelo príncipe, pelo pai, ou talvez pela loteria.

Não há salvação externa, e se quisermos sermos livres, devemos começar a prover a própria segurança.

Dani 08/05/2023

Achei o final um pouco indefinido. Gostei bastante no geral, mas achei que ficou um pouco incompleto.

Rebeca 23/04/2023

Feminismo por um novo ângulo
Quando iniciei a leitura, logo identifiquei padrões recorrentes de comportamento que testemunhei em mulheres de gerações anteriores com as quais convivi. Minha surpresa foi identificar em mim alguns desses padrões. O livro traz um novo olhar sobre pautas clássicas do feminismo, e serve de alerta para todas nós agirmos em combate a este complexo.

Carol 02/04/2023

Bom com ressalvas
Um livro muito importante, mas que deve ser lido com cuidado.
É importante que levemos em conta o ano em que foi escrito, mas mesmo assim traz reflexões interessantes!

luisa 24/02/2023

Essa foi uma leitura bem interessante: apesar de ter sido escrita décadas atrás, ainda traz muitos pontos válidos para a sociedade atual, principalmente quanto a figura da mulher em um relacionamento.

mesmo hoje, achei certas partes bem
progressistas, não concordei/levei em consideração tudo que foi escrito, mas trouxe vários insights positivos.

Geórgia 22/02/2023

O que a vida quer da gente é coragem
Do medo inconsciente de tomar as rédeas da própria vida, da ânsia insuportável por sermos salvas? o complexo de Cinderela mesmo 40 anos depois de publicado é assustadoramente atual. Ouso dizer que deveria ser uma leitura obrigatória a todas as mulheres. É um balde de água fria, sacode,tapa na cara, choque de realidade, ou qualquer outro sinônimo para algo que incite o despertar.

thaisc.fagundes 10/01/2023

Um mergulho no autoconhecimento
Este é uma daqueles livros que te faz mergulhar na história e nos próprios processos internos.
Você passa a questionar alguns comportamentos que estavam tão naturalizado que você nem se dava conta do quanto não são saudáveis psicologicamente.
Em determinado ponto do livro fiquei com a impressão que a autoria defendia o não casar! Como se estar em um relacionamento fosse algo necessariamente ruim.
Mas com o passar das páginas você entende que não! Na verdade ela defende que casar, como subterfúgios para manter sua dependência talvez não seja uma boa ideia.
Melhor é construir uma identidade forte, com amor próprio, confiança, conquistar o mundo e depois - somente depois - ingressar em uma relação. Não porque você precise da outra pessoa, pois você já é suficiente!
Um convite a parar de acreditar nos contos de fadas, a ser coerente que com o que defendemos.

Samila.Braga 31/12/2022

Fará sentido ainda pra quantas gerações de mulheres?
É muito interessante ler esse livro hoje. Comecei a ler por indicação da Manuela Xavier, que é incrível. É importante pra refletirmos, a partir de um outro ponto de vista, que muitas coisas coisas que sentimos e que movem como agimos são estruturais e coletivas, construídas pelo Patriarcado.

Jessica1248 04/12/2022

Indispensável!
Todo livro que começo é com pouca expectativa, não sei se por ter inúmeros pra ler depois ou se meu senso crítico foi comprometido com o lapso de tempo (anos) que fiquei sem ler. Esse livro é a melhor indicação que posso dar pra qualquer mulher ? não é uma leitura fácil, porque nos faz encarar partes nem tão admiráveis sobre nós mesmas. O livro foi escrito, majoritariamente, na década de 1970/lançado em 1981 e é bizarro perceber que muitos aspectos sociais trazidos se mostram vigentes até hoje: a ansiedade de desempenho, o medo da solidão, a consequência da superproteção dos pais, etc. É uma leitura crítica e na minha visão, indispensável pra todas as mulheres.

The moon 04/12/2022

É um livro muito interessante. É a realidade feminina, e eu recomendo para todas as mulheres. Esse livro é de muita reflexão.É uma leitura necessaria.

skuser02844 26/11/2022

Complexo de Cinderela
Somos socializadas desde que nascemos para a dependência. Que sempre precisaremos ser ?salvas? e ?protegidas?. Romper com esse processo não é tão fácil e simples como parece, porque ainda que você assuma uma postura de independência, o seu inconsciente vai está sempre lá para te lembrar que é mais ?fácil? e ?confortável? se deixar ser ?cuidada? e ?protegida?. Logo, esse processo demanda uma consciência atenta e sempre alerta de si mesma, da sua capacidade realizadora e autônoma.
Ler esse livro, nesse momento, foi libertador e esclarecedor demais. Consegui visualizar lugares, nomear sentimentos e circunstâncias e encontrar respostas para diversas questões. Conhecer e entender comportamentos, medos e inseguranças é trilhar o caminho do autoconhecimento, é assumir o controle da sua própria história. Toda mulher deveria fazer essa leitura! Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6