A Midwinter

A Midwinter's Wedding Melanie Cellier

Resenhas - A Midwinter's Weddinge

Carous 05/08/2020

Eu quase deixei de ler esta novela porque ela é uma extensão de "The princess pact", uma história que não me agradou e deixou muito a desejar em enredo, na construção dos personagens - principalmente a protagonista e seu par romântico - e na química do casal principal.

Esta história se desenrola durante os preparativos do casamento de Marie e Rafe, casal do terceiro livro desta série, e, sinceramente, me faltava ânimo para retornar a esse universo que me decepcionou.
Eu só dei uma chance porque me lembrei que na novela que Melanie Cellier escreveu entre o segundo e o terceiro livro, a princesa protagonista e seu par do segundo livro quase não aparecem e têm falas (uma pena, na minha opinião, porque gostei muito deles e queria ter mais um pouquinho deles). Achei que o estilo narrativo iria se repetir aqui.

Bom, infelizmente Marie e Rafe têm um pouquinho mais de destaque do que gostaria. Não só eles, mas outro casal que não gostei (Alyssa e Max de "The princess companion") aparecem no livro com a mesma falta de carisma que mostraram em suas próprias histórias.

A prosa simples e eficiente de Melanie compensou isso. Esta série de releituras não é nenhum primor da literatura, sei disso, mas é gostosinha de ler, é leve e se você ignorar alguns absurdos - como o comportamento da monarquia em certas ocasiões, os equívocos nos protocolos reais - você até consegue se distrair e se divertir durante a leitura.

Ao ler essas histórias, a gente tem que manter em mente o que ela se propõe e, definitivamente, não é mostrar a realeza como ela é de verdade, mas uma visão bem romantizada. Com direito a fadas madrinhas, castelos, príncipes se casando com plebeias e princesas em busca do amor, um reino vivendo em paz até que o vilão aparecer, súbitos que amam seu monarcas e principado acima de tudo porque eles são muito justos e bondosos.

Voltando à falar da novela, gostei da Cordelia, ainda que as poucas páginas tenham limitado o aprofundamento da personagem. Mas ela tem carisma e age com naturalidade (bem diferente do irmão, um clichézão ambulante de príncipe).

A história é bacana. Mas a autora concentrou muito tempo dela na intriga em que Cordelia tropeçou no meio do caminho e pouco em desenvolver o romance entre ela e Ferdinand ou no conto d' A princesa e o sapo - que ficou, literalmente, para o último capítulo.
Para mim, atrapalhou o desfecho; a intriga foi descoberta e desmontada rapidamente de um jeito bem simples e foi difícil acreditar que Cordelia e Ferdinand se amavam em tão pouco tempo. Uma pena, porque a interação entre eles durante a história foi fofa, genuína, com química e dava para ver que um sentia-se atraído pelo outro. Não precisava dessa correria se Melanie tivesse dividido os subplots melhor.

P.s: Achei absurdo a autora criar uma família gigantesca para Cordelia e Rafe, com seis irmãos e pais vivos e eles nem participarem da história. Foram brevemente mencionados, mas nem o rei nem a rainha compareceram ao casamento de um de seus filhos. O que, apesar da justificativa encontrada pela autora, ainda é difícil de aceitar.

Pelas sinopses do resto da série sei que algumas irmãs de Cordelia e Rafe terão sua própria história. Não foi por isso que a autora tomou a decisão de excluí-las; era simplesmente muita gente, pouco espaço e preguiça de designar função para eles.