Socialismo e Suas Histórias Peculiares

Socialismo e Suas Histórias Peculiares Maikel Ramthun

Resenhas - Socialismo e suas histórias peculiares: Experiências de um jovem brasileiro em Cuba

Darllan.Senna 22/05/2018

Teoria x Realidade
Esta obra nos ensina através de histórias simples sobre a realidade que acompanha o povo cubano. Um país com um potencial enorme, mas que é refém de um sistema tirano. Tudo isso dentro de uma teoria que promete redenção, mas que termina por impedir o desenvolvimento econômico das pessoas através da asfixia de uma existência livre.

Uma noção recorrente no livro é como a falta de liberdade vai destruindo o ser humano através de um ambiente de medo e perseguição. E aqui vai uma súplica! Que este livro sirva de lição para as pessoas que ainda gozam de relativa liberdade aonde vivem. Que elas possam estar cientes dos perigos que regimes como o socialismo podem oferecer para a destruição da consciência individual.

Não dá para ser refém de discursos utópicos, pois a realidade bate a porta, e quando se trata de política, há vidas em jogo. Já dizia Thomas Jefferson que o preço da liberdade é a eterna vigilância.