Uma Breve História do Tempo (eBook)

Uma Breve História do Tempo (eBook) Stephen Hawking

Resenhas - Uma Breve História do Tempo

beca 11/07/2023

É um livro incrível, que me entregue e me ensinou muito. Foi uma leitura leve e tranquila por conta da facilidade que Stephen tem de tratar de um assunto complexo de maneira didática. Incrível

Erika.Reis 03/05/2023

Me sinto muito burra, mas amei demais o livro e a explicação maravilhosa e bem humorada do Stephen

Joyce.Santana 14/03/2023

Que legal tem desenhos!
O ano era 2015 e nos cinemas saía o filme A Teoria de Tudo. Película baseada na biografia de Stephen Hawking e que leva o mesmo nome.

Não sou fã de ler biografias, mas geralmente gosto de ver biografias e documentários. E o filme é lindo, delicado, trata a doença de Hawking com responsabilidade. Vale muito a pena.

Então, achando-me muito inteligente, numa promoção da Amazon, comprei Uma Breve História do Tempo. Pois olha o que a sinopse da Amazon diz: Com ilustrações criativas e texto lúcido e bem-humorado, Hawking desvenda desde os mistérios da física de partículas até a dinâmica que movimenta centenas de milhões de galáxias por todo o universo. (...) para o leigo, é um vislumbre dos segredos mais profundos da criação.

Pensei: eu sou leiga, mas o texto é lúcido, criativo, bem-humorado e tem ilustrações. Vamos lá! A verdade é que não foi.

Eu nunca me senti tão burra em toda a minha vida. Ok... conceitos básicos, eu entendia, eu vi na escola, coisas como: Big Bang, a expansão do Universo, o que são e como se formam Buracos Negros, o ciclo de vida das Estrelas, o tipo de estrelas, do que são feitas as nuvens de poeira cósmica, porque o tempo passa de maneira diferente em pontos diferentes. Porém, o livro aprofunda tanto essas coisas que chega um momento que você se pergunta: isso é português?

Isso é uma resenha um tanto bem-humorada pra dizer que Hawking era um gênio. Então, como leiga e sem ter estudado nada do assunto (fora o básico do ensino médio) é muito difícil acompanhar seu raciocínio.

Dinheiro perdido? Não! Nunca é! Dessa vez, com certeza, Uma Breve História do Tempo pelo menos me ajudou a criar novas conexões neurais. Posso ter me sentido muito burra no começo, mas saí um pouquinho mais inteligente kkkkkkk

Beatr1zp 23/10/2022

Esse livro faz você ter altas reflexões, eu gostei muitooooo.
Não é um tipo de livro que eu me interesso muito, mas eu gostei da leitura

1001 Páginas 16/09/2022

?Um universo em expansão não impede que haja um criador, mas impõe limites sobre quando esse trabalho pode ter sido executado.?

Tasso 27/05/2022

Uma Breve História do Tempo
MUITOOOOOOOOOOOO PIKA!!!!!!!
Livro incrível de explodir a mente e fazer refletir muito sobre o que somos em relação ao universo. Recomendo fortemente pra qualquer pessoa que tem qualquer mínimo interesse por ciência e pelo espaço.
Fortíssimo esse livro.

w.Ever.t.On 30/12/2021

Uma breve história do tempo - Stephen Hawking
Uma obra escrita por um gênio, explicando teorias complexas dele e de outros estudiosos, para leigos, usando uma linguagem descontraída e simples, o que não significa, nem de longe se tratar de um assunto simples, ele aborda assuntos primordiais na visão científica, tais como: de onde/como todo Universo surgiu; houve mesmo um começo? Haverá um fim? Como se dá a definição do tempo? Existem mesmo buracos negros, como eles devem ser e como seriam formados? Hawking passeia pela história explicando o surgimento de várias teorias, suas e de outros cientistas que se confirmaram por experimentos/observações, as vezes muitos anos depois da definição da teoria e outras vezes a substituição de uma por outra mais completa e que tenha se provado. Como gênio que era transcreveu complexas teorias de uma forma mais "palatável" para simples leigos, como o próprio relata no livro, algumas teorias são, de fato, entendidas por poucos de áreas bem específicas do conhecimento. Resumindo, achei um livro fascinante por gostar muito de assuntos relacionados ao Universo e o surgimento dele e nossa evolução a partir disso.

Façam uma excelente leitura meus amigos!!!
Até mais...
@weverton.santosr

29/09/2020

Livro pra quem gosta de entender sobre a origem do universo. É denso, tem que ter uma base boa de física pra ser uma leitura prazeirosa

Barbara 13/06/2020

Como o nome sugere, o livro conta a história da evolução da ciência e do nosso conhecimento sobre a forma do universo. Começa falando de Aristóteles, que em 340 a.C já sabia que A TERRA É REDONDA, passa por Newton e sua Gravitação Universal, pelo Einstein e sua Relatividade Geral, explica as consequências e suas interpretações para pontos de densidade infinita.

Fala de física de partículas, do modelo padrão e do Princípio da Incerteza de Heisenberg (finalmente eu entendi essa parada hahaha). Fala da dualidade onda/partícula e entra na física quântica.

Por fim ele vai concluir que é necessário de uma teoria que misture a física quântica (para coisas muito pequenas) e a relatividade (para coisas muito grandes) para entender o que acontece próximos das singularidades. Daí pra frente a coisa já fica bem confusa.

Em resumo. É um livro da história da ciência que faz conexões de pontos muito interessantes sem entrar no mérito de fazer as contas.

Dá pra ir até a metade do livro fácil, com pouco conhecimento, mas a partir do capítulo 8 (mais ou menos) já exige um conhecimento mínimo de física. Não é pra todo mundo.

Uma vantagem é que no fim do livro tem um glossário. Da pra deixar o livro por perto pra quando precisar lembrar o que algum termo significa.

Então é isso. Baita livro bom, mas não é um livro fácil que eu indicaria para todo mundo. É um livro pra quem está disposto a pirar e se arriscar a não entender tudo.