Asa Quebrada

Asa Quebrada Antonio Altarriba

Resenhas - Asa Quebrada

Jane 57821 04/07/2023

Meu deus, essa mulher só sofreu na vida
Gostei muito da arte e da forma como esse autor escolheu nos contar essa história, de forma bastante crua mas ao mesmo tempo natural, entretanto não curti tanto o foco em certas partes que não somam muito pra história e o final também é um pouco anticlimático.

Léia Viana 29/05/2021

"Uma bela lição de história e humanidade." Delphine Peras
"Asa Quebrada" é uma Graphic Novel que em seus traços e palavras trás uma história linda e triste.

Petra, uma mulher religiosa, modesta e discreta, é a personagem principal. E, apesar de sua simplicidade, é uma daquelas personagens femininas forte e resiliente.

Sua relativa limitação física e toda a triste história de seu nascimento e infância, não a impedem de nada, tão pouco a tornam uma pessoa rancorosa ou invejosa.

Fiquei impressionada com o autocontrole e a fé que ela mantinha nas duras adversidades que enfrentou. Uma vida difícil, a resignada Petra encarou muita coisa, especialmente em uma época que a mulher não tinha protagonismo algum na Espanha.

Fiquei pensando em sua fé, de como o catolicismo fervoroso dela acabou sendo um refúgio seguro, mas não somente isso, a também ausência de ideologia política mesmo estando tão próxima do poder na Espanha, acredito que foram os ingredientes para que pudesse viver a vida como viveu.

Essa HQ é linda, emocionante e me fez pensar muito no quanto o mundo evoluiu e também "estacionou", em vários pontos.

Vicente 18/04/2022

Belíssima graphic novel
Antonio Altarriba já havia contado a história do pai desde a infância até a velhice em A arte de voar. Mas segundo o autor ele precisava honrar a história da mãe, que havia sido uma mera coadjuvante no trabalho anterior. E o resultado foi Asa Quebrada, um livro bem superior. Pietra tem uma trajetória de vida incrível. Logo ao nascer ela perde a mãe, e é quase vítima da louca fúria de seu pai. Que não admite perder o amor de sua vida. Ela é salva pela irmã mais velha mas acaba com um braço quebrado, daí o título. Asa quebrada é uma graphic novel surpreendente, emocionante e muito bem escrita.

Cilmara Lopes 08/08/2019

Não consigo discorrer todos os detalhes que fizeram eu amar essa grafic novel
Depois de escrever sobre o pai em "A Arte de Voar", Antonio se sentiu um tanto culpado por não ter falado o suficiente sobre sua mãe, deixando-a praticamente nas sombras do pai.
E isso foi tão natural que é possível associar esse sentimento com a própria jornada de Petra, sua mãe. ?Quando nasci, minha mãe morreu no parto. E meu pai, que estava muito apaixonado por ela, quis me matar.? Assim inicia a história de Petra, que foi batizada com esse nome por remeter a pedra que seu pai usou na tentativa de matá-la.
E nesse momento uma parte do seu braço esquerdo fraturou e o socorro foi tardio, por toda a vida ficou com o braço assim.
Mas isso não impediu de ser uma criança, moça e mulher extremamente trabalhadora, sempre se dedicando a algo, seja o cuidado com a casa, costura ou como empregada doméstica.
Por ironia da vida, dos quatro filhos de Dámian , apenas Petra fica para cuidar dele. E fez de forma bem abnegada até o fim da vida do pai.
Uma mulher muito religiosa, sempre se manteve um altar de adoração em sua casa.
E nesse altar, por presente de amigas ganhou o Santo Antônio, mesmo se recusando a realmente procurar um marido, acaba conhecendo Antonio.
Por mais diferentes que pareçam, Petra e Antonio tinham muito mais em comum do que pensavam, principalmente com relação à vida difícil na Espanha totalitária. A real diferença que vi entre eles, foi que ao contrário de Antonio, Petra não contava seus infortúnios facilmente, muito pelo contrário, sempre manteve um certo sigilo, e isso era bem comum devido ao anonimato da presença feminina na sociedade do séc.20. Aspecto que é muito bem desenvolvido na história, conforme vamos conhecendo pequenos momentos da vida de várias outras mulheres.
Foi uma leitura bem prazerosa, é bem mais dinâmica que a "Arte de voar" até por conter bem menos relatos políticos.
Vale a leitura, completa todo o conhecimento sobre os pais do autor, é importante retirarmos a mãe dele dessa "sombra" do pai! Ela merece tal atenção, foi uma vida bem complicada, mas sempre foi persistente e otimista com relação a sua realidade, não fugia dos desafios.

Elo 28/08/2019

Emocionante
Um lindo retrato sobre a mãe do autor, que passa a vida inteira ajudando a todos que precisavam e nunca recebia muito em troca. Ao fim, recebeu essa linda obra, justa e merecidamente.

Ju Duarte 06/12/2020

A história de uma mulher ao longo do século XX que poderia ser a história de tantas outras. Silêncio, aceitação, oração e dedicação. Sempre disposta a ajudar a todos, acaba se esquecendo de si...

Manfred 04/09/2023

O Outro lado da história
Em A arte de voar, Antônio Altarriba contou a história de seu pai que lutou e se fodeu muito na guerra civil espanhola. Foi um dos melhores quadrinhos que já li na vida. Agora, em Asa Quebrada, ele conta a história da mãe, católica, apolítica e sofredora. E é uma obra prima.

Essas duas histórias mereciam muito virar filme ou série, é todo um legado de dor e luta pela sobrevivência, não só física mas também psíquica, dentro de um regime de puro terror onde a paz (ilusória) só poderia existir pra quem em seu íntimo negasse a si próprio.