A Jornada da Liberdade

A Jornada da Liberdade Fagner Borges

Resenhas - A Jornada da Liberdade

Israel.Mello 09/06/2023

Para os iniciantes na literatura sobre Liberdade Financeira
"A Jornada da Liberdade" por Fagner Borges é um livro que me chamou a atenção desde o início. Embora seja comum dizer "não julgue o livro pela capa", neste caso, eu fiz exatamente isso. Mas, ao contrário do significado tradicional da frase, o meu julgamento foi positivo. O título em letras grandes e caixa alta, "A JORNADA DA LIBERDADE", desperta interesse imediato. A liberdade é um valor desejado por todos, e um livro que promete mostrar o caminho para alcançá-la certamente merece atenção. Além disso, a capa em verde limão é chamativa e bem pensada. Achei o projeto gráfico do livro muito bacana!

Agora, deixando de lado a capa e a apresentação, vamos ao conteúdo. O primeiro ponto a esclarecer é que a liberdade a qual o título se refere é a "liberdade financeira". Ao longo das 208 páginas, o autor se propõe a apresentar algumas competências, habilidades e conceitos importantes que podem auxiliar o leitor a conquistar essa tal liberdade.

O conteúdo se desenvolve a partir de 4 fundamentos, que são: competência pessoal, competência interpessoal, competência financeira e competência produtiva. Os dois primeiros estão mais relacionados a soft skills, ou seja, habilidades comportamentais como mindset positivo, proatividade, resiliência, influência, empatia e liderança. Já os dois últimos estão diretamente ligados a habilidades técnicas como a compreensão de como o dinheiro funciona e como fazê-lo trabalhar para você, e como ser mais produtivo e usar o seu tempo de forma inteligente para alcançar os melhores resultados possíveis.

Um ponto positivo é que o livro tem uma abordagem muito prática e, em diversos momentos, estimula o leitor a refletir e praticar alguns exercícios que o ajudam a entender sua posição e o que precisam fazer para evoluir na jornada da liberdade. De negativo, eu diria que, embora traga alguns insights úteis e apresente conceitos importantes, o conteúdo é raso. Acho que é ideal para quem está iniciando na literatura sobre os temas abordados, e talvez seja essa a sua proposta, mas existem obras que entregam um nível de profundidade maior. Um exemplo é a obra "Pai Rico, Pai Pobre" citada diversas vezes ao longo do texto, uma referência na literatura de finanças pessoais e investimentos.

Bruno Oliveira 08/08/2020

Liberdade
Hoje, lemos um livro importante.
Jornada da Liberdade, publicado em 2018 pela @editoragente é um daqueles livros que já pelo prefácio, você ja considera que valeu à pena adquirir.

O Prefácio de @christiantriad é de certa forma cativante e nos motiva à mergulhar neste universo do Movimento Freesider
#movimentofreesider

O Livro de Fagner Borges @vidadefreesider : "A Jornada Da Liberdade -
as 4 competencias para se tornar o lider da própria vida e parar de sofrer pela falta de tempo e dinheiro" nos mostra que Fagner Borges é um estudioso de nosso tempo, no livro é possivel perceber a influencia de um apanhado de escritores que tinham o foco no modelo de carreira empresarial em um mundo corporativo, bem comum nos anos 90 e 2000, no entanto, Fagner Borges, tambem é fortemente inspirado nos estudiosos da era da informação bem perceptivel nos livros a a partir de 2010 e percebemos que Fagner Borges pode ser considerado um desses novos escritores. A mesclagem dessas duas formas de sucesso empresarial com foco na liberdade, pode ser considerado sim, um movimento e Fagner Borges é bem feliz em nominar esse momento de Movimento Freesider.

Acredito que eu esteja me incluindo nesse movimento, porem, com algumas ressalvas, pois, pondero que só é possivel um Freesider ser livre em uma sociedade ( cidade) freesider infelizmente Manaus ainda engatinha por uma questao cultural. O meu trabalho parecer ser bem mais amplo. Mas, vamos tentar. Questao de tempo??

#lendonaquarentena
#LendoComCriança
#LendoParaHadassa
#LeituraDiaria
#LeituraNaQuarentena
#freesider

Insta @lorena_trilha11 13/05/2020

Open my mind
Me clareou bastante sobre caminhos profissionais, o que é mais compatível comigo e com meu bem estar, leitura simples e com exercícios de autoconhecimento, recomendo

Ranniery 02/05/2019

Leitura Prazerosa
Excelente livro, o autor trás suas abordagens de forma clara e objetiva, competências que, se aplicadas, podem de fato mudar o rumo das vidas de seus leitores, tudo isso acompanhado de uma leitura prazerosa