Mulheres do Brasil

Mulheres do Brasil Paulo Rezzutti

Resenhas - Mulheres do Brasil

1 | 2 | 3 | 4

Fernanda.Rettore 13/07/2023

Leitura essencial para conhecer a história do Brasil.
"Mulheres do Brasil: A História Não Contada", é um livro inspirador e informativo, que traz à tona pequenas biografias fascinantes de mulheres corajosas e determinadas que deixaram suas marcas na história do Brasil.

A obra, busca resgatar o papel feminino na formação do nosso país ao narrar acontecimentos pouco conhecidos (ou até mesmo negligenciados). O autor conta a trajetória de rainhas, líderes indígenas, intelectuais, artistas, administradoras, ativistas e muitas outras figuras que influenciaram de maneiras significativas e desempenharam funções fundamentais na construção da identidade brasileira.

Paulo Rezzutti, não se atém aos estereótipos e estigmas que costumam limitar a representação das mulheres em nossa história. Ao contrário, ele dá voz e visibilidade às realizações femininas, mostrando como enfrentaram desafios e contribuíram para o desenvolvimento da sociedade brasileira em diferentes períodos.

O autor também aborda questões como o acesso à educação, o direito ao voto, a batalha por igualdade de gênero e os avanços conquistados ao longo dos anos. Ele nos faz refletir sobre a importância de reconhecer a luta das mulheres, não apenas no passado, mas também no presente, em vista de um futuro mais justo.

"Mulheres do Brasil: A História Não Contada", além de nos presentear com "novas" figuras femininas para nos inspirar, também nos convida a questionar, a reavaliar e a valorizar o papel das mulheres na nossa sociedade.

Si_Mone 03/05/2022

Mulheres do Brasil - A história não contada.
?A mulher para existir na história tem de sofrer, tem de escandalizar ou tem de transgredir. A boa mãe, a boa esposa, a avó amorosa e terna, a tia que fazia os melhores bolos ficam restritas à história sentimental familiar por, no máximo, algumas gerações. Essas quando muito, entram em anotações de árvores genealógicas quando algum parente resolve levantar suas origens. A mulher para entrar para a história tem quer romper os limites impostos e determinados pelos homens na política, nas ciências, nas artes etc.? pág. 259

O livro fala das brasileiras que tiveram suas histórias apagadas ou a importância diminuída. Paulo Rezzutti pede licença para escrever sobre essas mulheres que de alguma forma marcaram o seu tempo, o autor também reclama da falta de registros para produzir o livro, e eu como leitora fiquei curiosa para saber mais sobre algumas biografias citadas. Também fiquei indignada com várias histórias como a da Nenê Romano que foi assassinada por Moacyr, seu ex amante e advogado, que cometeu o crime e se suicidou, claro que a sociedade da época colocou a culpa na própria Nenê. Ou Gabrielle Leuzinger Masset que foi interditada pela própria família, afinal uma mulher não pode cuidar dos seus próprios bens, isso era cargo do marido ou dos irmãos. Mulheres que sofreram para fazer suas obras como Anália Franco que foi pedir esmolas e fundou asilos para crianças, viúvas e mulheres abandonadas, mas também foi mal falada pela sociedade por ser ligada ao espiritismo e à maçonaria.
Dei cinco estrelas e recomendo a leitura, para homens e mulheres.

Amrlps 09/02/2020

Prêmio de melhor Leitura
Você sabe, é claro, que a história é muito mal contada. Mas não tem noção do tamanho do rombo que fizeram. Mesmo com este livro que muito nos esclarece, sinto que não conheço suficientemente bem as mulheres que fizeram a nossa história.

Juliana Tavares 12/10/2022

Você quer informações? Então toma!!
O livro é maravilhoso, são muitas informações, informações sobre histórias que quase não se encontram informações. Imagino o trabalho que deu para escrevê-lo!
Eu amo esse tipo de leitura, e esse livro é completo, mas por alguma razão não consegui me dedicar tanto a ele, demorei muito para terminar de ler por eu me cansar muito na leitura, talvez seja por que tenha muitos nomes que eu não conhecia, muitas palavras que eu não sabia o significado e muitas informações bem difíceis de compreender. Mas como eu disse o livro é completo, é maravilhoso!

William LGZ 04/09/2023

Uma reparação muito significativa
Um livro que busca retratar a verdade sobre as biografias de 200 mulheres que foram influentes de alguma forma ou aspecto para a História do Brasil, porém que tiveram suas vidas distorcidas e papéis ocultados por aqueles responsáveis por escrever e a ensinar para as futuras gerações.

Embora eu não tenha gostado do estilo da escrita, que é muito mais política que em outras obras do autor, o conteúdo é muito importante e foi abordado da forma mais clara e didática possível. Mesmo quando moças que pessoalmente achei pouco relevantes eram referidas, suas história contribuíram para dar um ótimo panorama da época que viviam e do que no geral outras como elas passavam.

Por isso é um trabalho que eu indico, apesar das ressalvas, porque acredito que para todos é interessante conhecer esse lado não contado do nosso país e de, em primeiro lugar, de pessoas que foram sistematicamente esquecidas e diminuídas pelo machismo que impera desde aquela época até os dias de hoje, em menor escala mas ainda bem atuante infelizmente.

Mari 08/05/2021

A história que tentam esconder até hoje revelada de uma forma simples e carismática. No início me incomodou demais o livro ser escrito por um homem e falar especificamente sobre mulheres, mas ao lindo da leitura o autor foi me conquistando é isso não foi mais um problema tão grande (óbvio que mulheres falando sobre mulheres seria mil vezes melhor), mas o autor consegue passar por todos tempos históricos do Brasil, desde seu ?descobrimento? até os dias atuais, e o que mais me conquistou foi essa comparação entre passado e presente (e infelizmente perceber que muita coisa ainda precisa ser mudada). Enfim, livro de não-ficção riquíssimo!

Marcelo 02/02/2021

Leitura Excelente!!!
Maravilhosa leitura, nos leva a conhecer o papel das mulheres na história do Brasil. Enfrentaram desafios imensos em uma sociedade patriarcal, machista e preconceituosa. Admiração imensa por elas.

Gabrielle 01/02/2022

Mulheres do Brasil
Sou suspeita pra falar do Paulo Rezzuti.Acompanho seu canal no YouTube há um tempo e tenho aprendido muito.

Mesmo o livro sendo escrito por um homem, Paulo Rezzuti é um historiador muito bem emsabasado, que pesquisa, estuda e tem propriedade ao falar e escrever.

Minha parte favorita foi a de Tarsila do Amaral. Lembro que na terceira série minha professora de Artes contou a história dela, explicou cada um dos quadros mais famosos e ao ler sobre Tarsila parecia que eu estava ouvindo a minha professora,mesmo tendo se passado mais de 20 anos. Realmente é uma história, uma arte que não se esquece.

Porém o livro todo é rico em conhecimento. Vale muito a leitura.

Dica: está no Kindle Unlimited ?

Gabrielle 07/10/2022

Deveria ser leitura obrigatória a todos os brasileiros
O livro traz uma visão da história totalmente diferente da que é contada nos livros de história, já que, predominante, são apenas homens que são colocados como importantes para os rumos do país.
Mulheres que eu sequer sabia que tinham existido e que determinaram coisas fundamentais para o nosso país...

Só citando um exemplo, dentre vários: a questão da primeira semente de soja trazida ao Brasil. Foi uma mulher que proporcionou diretamente isso. E hoje o Brasil é dos maiores exportadores de soja no mundo.

Uma coisa triste é que, mesmo com as pesquisas impecáveis realizadas pelo autor, muitas mulheres importantes tiveram suas existências esquecidas, ou mesmo, nem registradas pela história.

Recomendo demais a leitura!

Tiago.Costa 23/11/2021

Posso disse que esse livro seria uma continuação do livro de Becca Anderson " Mulheres incríveis: heroínas e pioneiras que marcaram a história". No livro da Becca senti falta da biografia de mulheres brasileiras, onde o livro de Rezzutti tipo "complementa" com histórias de grandes mulheres de nossa terra que valem a pena de se conhecer.

Cristiane 28/05/2020

Conhecer a história de tantas mulheres importantes para o Brasil, muitas delas desconhecidas é importante. A luta dasn mulheres brasileiras sempre foi grande e ainda é.

Phen0 12/04/2023

Eu não sei por onde começar a falar do livro, porque são tantas observações que tenho que eu honestamente até me esqueço. Esse livro aborda a triste questão do feminino, de como diversas mulheres que fizeram papéis importantíssimos no Brasil foram esquecidas, enquanto que os homens, por fazerem absolutamente nada, conseguem ser mais lembrados do que mulheres que fazem até o impossível.

Eu amei esse livro, porque trouxe fatos históricos da qual eu não tinha conhecimento, e me inspirou a saber por onde começar quando quiser ler mais detalhadamente sobre uma mulher importante ou outra.

Esse livro não mostrou apenas a vida de mulheres desconhecidas, como esclareceu a história das que foram lembradas por uma visão machista: Das poucas mulheres que eu conhecia, como a Domitilla ou Marquesa dos Santos, foram mulheres que eu conhecia apenas pela visão machista e distorcida, e que graças a deus eu li esse livro, para não pensar mais desse modo ultrapassado sobre ela e outras mulheres.

Como sabemos, Domitilla é vista como uma mulher que fez da vida da Leopoldina uma desgraça, por ter ficado com seu marido, Dom Pedro I, e apesar de eu não gostar (ou melhor, não gostava, antes de ler o livro) de Domitilla por essa visão machista, eu também odiava D Pedro I, por que via que o problema não tava apenas em Domitilla mas também em Dom Pedro. No entanto, a sociedade brasileira não mostra o lado da Domitilla, que (spoiler) pasmem, não foi cúmplice da traição por mal, mas sim porque queria sustentar seus filhos, e se aproveitou da paixão de Dom Pedro para ter dinheiro para isso. Não só isso, mas Domitilla também não aceitava os atos machistas do seu ex-marido, e participou ativamente da política, sendo uma mulher muito importante, que não pode ser reduzida à uma mera traição, que é culpa, em primeiro lugar, do homem.

Além disso, a revolta tamanha que tenho com a informação de que uma novela brasileira estimulou a rivalidade feminina com pessoas que atuavam como a Leopoldina e a Domitilla é ridícula. E pensar que tantas mulheres estavam uma do lado da Leopoldina, e outra da Domitilla... Quando a história real da coisa é muito mais que uma rivalização estúpida que uma novela dessa teve a audácia de fazer! Em 200 anos e não há nenhuma melhora na mídia, sendo que esta devia ser responsável por trazer uma revolução, e não um retrocesso nas ideias!

Mas, apesar de o livro ser ótimo no quesito de trazer conhecimento, tenho duas coisas a reclamar.

A primeira não é bem culpa do autor, é mais um problema meu, então eu não o julgo, só queria comentar. Como Paulo Rezzutti, o autor, deseja falar sobre várias mulheres, e ele não tem informações vastas de todas, acaba que o livro tem um resumo grande sobre várias mulheres, e como meu aprendizado é lento, eu acabava demorando mais pra ler, porque as informações não eram repetidas com constância, como ocorrem nos outros livros do mesmo autor.

Porém a segunda coisa é algo que deixou a leitura um pouco confusa pra mim. O autor não falou sobre as mulheres em ordem cronológica (ou seja, na data que nasceram), uma hora ele falava de uma mulher que nasceu em 1900 e outra hora falava de uma mulher que viveu 1800, e pelo menos pra mim foi meio complicado a leitura, porque uma hora meu cérebro pensava em algo mais moderno e depois eu tinha que voltar pra época do império, algumas vezes eu ficava confusa com o machismo exagerado de uma época e outra sem me atentar à data de nascimento delas, mas enfim. Acho que devia ser dividido entre mulheres do império, mulheres da primeira república e segunda república, para não ficar confuso.

Fora isso, eu amei o livro, como sempre. Super recomendo!

Hellen.Lily 03/11/2023

Sempre estivemos lá
Elas sempre estiveram em campos de batalha do exército, sempre exerceram papéis políticos mesmo que por trás dos homens. Não podíamos ser atrizes, musicistas e nem cidadãs de fato, ainda temos uma sociedade patriarcal mas cada dia estamos tomando o lugar de acordo com cada vocação.

Gosto desse livro pela clareza do óbvio. Não, não foram os homens de bom coração que nos deram nossos direitos, foram anos lutando até que um homem de poder pudesse ouvir. E óbvio, ter um benefício com aquilo!

Seis capítulos incríveis falando sobre mulheres ?boas? e ?más? e contextos históricos e culturais

A narrativa fala não só sobre as mulheres e processos de espaços mas sobre o Brasil.
Amo os muitos fatos dados aqui e amo a bibliografia!
Com toda certeza ? Mulheres do Brasil? è um dos livros preferidos da leitura desse ano.

Anna1339 14/02/2023

Perfeito!
Com certeza top 3 de melhores livros que eu já li! Não sei como eu, brasileira, existi por tanto tempo sem saber dessas histórias! Bizarro como são apagadas e esquecidas, levadas pra tão longe da gente. O trabalho de reunir e organizar a ordem cronológica foi incrível do autor e é incrível quantas coisas que a gente sempre acha que pessoas de outros países que são tão "evoluídos" mas que as mulheres brasileiras já estavam lá! Simplesmente extraordinário ? um livro que TODOS deveriam ler, tanto mulheres pra se conhecer e conhecer sua história, história de quem elas estão continuando o legado e acho que ainda mais os homens, pra se colocarem no próprio lugar, pararem de se acharem tanto :)

MaSantana 01/08/2020

Incrível
O livro conta e retrata um pouco da história e dos feitos de mulheres brasileiras muitas vezes esquecidas na história. Dividido em partes como "Mães do Brasil" ; "Transgressoras" entre outros os títulos de cada capítulo são ótimos para despertar o interesse. Senti falta de um aprofundamento em algumas histórias, mas o livro é excepcional.

1 | 2 | 3 | 4