A vida das plantas

A vida das plantas Emanuele Coccia

Resenhas - A vida das plantas

latinrenaissence 23/08/2023

Mini titans
Esse livro é meio fumado as vezes, mas eu achei ele mto legalzinho e tem umas opiniões boas. As vezes ele exagera um pouco, não me incomoda então eu gostei.

Andre 11/06/2023

Sobre o sopro e a atmosfera
Fazia anos que não lia um livro de filosofia, além de não ter tido a experiência da leitura de um livro que busca o debate sobre a filosofia da natureza ou filosofia natural. Como Biólogo, tenho algumas críticas à condução de temas e a determinadas afirmações, mas o fato de me fazer pensar em uma cosmologia das ciências biológicas tendo como base as plantas despertou muito a minha curiosidade sobre o tema e me fez ter vários comichões cerebrais, em especial quando, em seu prólogo, Emanuele Coccia fala sobre interdisciplinaridade.

Ficou curioso? Está aberto a uma visão de mundo diferente? Leia A vida das plantas.

driesvansteen 12/02/2023

Plantas são anfíbios
Inaugurou mais um capítulo do meu amor por raízes. Nunca tinha visto elas assim, metafísicas. Anotei cada coisa.. O sexo pra mim agora também é outro. O sexo y as flores.

obs.: A 5ª estrela que faltou foi culpa minha. Eu é que não sou bom leitor de filosofia, então com certeza deixei de captar alguns dos brilhos do livro. Mas sei que é um céu estrelado.

Caio194 20/07/2022

Meu primeiro contato com Emanuele Coccia e com toda a ~~filosofia especulativa~~ em torno do reino Plantae foi na Zona de Contágio. Desde então, tenho buscado lê-lo diretamente, mas só consegui agora. É um pequeno livro, publicado no Brasil pela Cultura e Barbárie, de alta densidade filosófica. Coccia usa a vida das plantas como forma de reinventar a metafísica, não mais a partir da experiência propriamente humana do mundo, mas da experiência vegetal. Uma baita provocação a toda uma metafísica que funda o mundo sobre a experiência cognoscente humana, mas também em relação à virada "animal". Um pensamento que é sopro e raiz, um pensamento atmosférico.

Gabriela 20/07/2022

Uma experiência ontológica
Esse livro chegou até mim por uma necessidade acadêmica, mas, conforme fui avançando na leitura, se tornou muito mais do que isso.
A maneira como Coccia relaciona as plantas com o mundo em que nós vivemos, atribuindo a elas a responsabilidade do surgimento da atmosfera, demonstrando que a mistura e as trocas com o mundo transformam nossa experiência nesse planeta? tudo me fez refletir a respeito da existência em uma escala ao mesmo tempo microscópica e cósmica.
Destaco, especialmente, os capítulos em que ele nos apresenta a teoria da raiz. Se antes eu já era fascinada por raízes, agora sou ainda mais! ?As raízes são as formas mais enigmáticas do mundo vegetal?, disse Coccia, e eu concordo plenamente.
Uma leitura que vale a pena, independente de qual seja sua área de estudo e conhecimento. Afinal, como bem pontua Coccia no epílogo, não há necessidade de separar os conhecimentos em caixinhas: podemos interligar tudo, assim como as plantas fazem com o mundo.

Jéssica 09/01/2021

Incrível
De uma sensibilidade imensa; capaz de conversar com minha alma! Apaixonada.

Pablo 27/12/2020

É uma fartura poética! Me rendeu um ano de refeição.

Coccia dá uma senhora contribuição aos pensadores pudorados, constrangidos por séculos de ensimesmamento do humano em seus botões, a recobrarem o fôlego (o sopro) e voltarem, os que quiserem, a falar de si (e doutros) como natureza, irmandade, mistura total.

Garuda 26/10/2018

Como dito antes
, um crânio e tanto! A vitalidade, a força da exploração aqui executada permanece inigualada no pensamento atual. A razão é uma flor, o que quer dizer sexo, o que significa mistura. Eis um gênio!