Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas Dale Carnegie

Resenhas - Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas

Camila.Guntzel 01/04/2024

Necessário, relevante, atemporal
De início, mesmo com muitas indicações deste livro, não queria lê-lo por achar o título bastante apelativo. Iniciei a leitura com os dois pés atrás e fui cativada nos primeiros princípios. O livro traz consigo características inatas do ser humano que por vezes ignoramos e deixamos de utilizá-las tanto para benefício da comunicação nas relações, mas também satisfação pessoal de quem recebe este tipo de tratativa.

Incrível, clássico e certamente a partir de agora, minha leitura eterna de cabeceira, para ser retomado sempre!

raphael_ras 30/03/2024

Sorte de quem ler esse livro
Terminei a leitura do livro hoje e posso dizer que foi um dos melhores livros que já li.
É um livro escrito há um século atrás e ainda assim é muito atual.
Como fazer amigos e influenciar pessoas é um manual com histórias reais de como crescer sua rede de amigos, sua empresa e seu potencial humano.
Juju e Jojo 30/03/2024minha estante
????????

Marcelo1339 29/03/2024

Reflexões e Nuances em "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas"
"Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" de Dale Carnegie, publicado em 1936, transcende o tempo como um guia prático para navegar no complexo mundo das relações interpessoais. Mais do que um manual de técnicas, o livro convida a uma jornada de autoconhecimento e aperfeiçoamento das habilidades sociais, essenciais para o sucesso em diversas áreas da vida. Quando falamos de liderança, é fundamental que um líder tenha habilidades desenvolvidas de sua principal ferramenta de trabalho: A comunicação. Liderar é comunicar, criar e orientar sentido e conquistar as pessoas e a obra de Carnegie desafia o tempo se mantendo atual, mesmo quase 100 anos após sua primeira publicação.

Desvendando os Pilares da Comunicação Eficaz

Carnegie destaca a importância da escuta ativa como base para a comunicação eficaz. Essa habilidade, em contraste com a mera audição passiva, exige atenção genuína ao outro, demonstração de interesse e empatia. É através da escuta ativa que se constrói a confiança e o respeito mútuo, pilares de relacionamentos sólidos e duradouros. As pessoas têm necessidade de poder, necessidade de sentir-se importante e ouvir de forma interessada, ativa, é um dos caminhos para gerar essa percepção de valorização, além de abastecer um banco de dados que será fundamental para a manutenção desta relação e até mesmo no estabelecimento de novas conexões associadas.

O autor também enfatiza a importância da linguagem positiva. Palavras carregam o poder de construir ou destruir pontes entre as pessoas. Optar por uma linguagem encorajadora, elogiosa e focada nas qualidades do outro contribui para um ambiente positivo e receptivo. Vale ressaltar que existe uma linha tênue entre a simpatia e a manipulação. Usar uma linguagem positiva é, de fato, algo que alavanca os relacionamentos e gera um movimento positivo, porém, evitar as críticas e os conflitos respeitosos e sadios pode prejudicar o desenvolvimento e impactar o desempenho do liderado, principalmente quando saímos das relações meramente comerciais entre compradores e fornecedores e entramos nas relações diárias entre líderes e liderados. É fundamental ter uma linguagem positiva, mas é impossível se eximir da responsabilidade de líder de gerar evolução no liderado. Dar retorno transparente, individual e constante gera não só a evolução, traz à reboque respeito e admiração.

A Força Transformadora da Empatia

Carnegie reconhece a empatia como a chave para compreender e conectar-se com o outro. Ao colocar-se no lugar do outro, é possível enxergar o mundo sob sua perspectiva, reconhecendo suas necessidades, sentimentos e motivações. Essa habilidade, essencial para a resolução de conflitos e a construção de relacionamentos harmoniosos, torna-se ainda mais crucial em um mundo cada vez mais individualista, distante e frio. Hoje é normal observar que as pessoas não assistam vídeos maiores que 5 minutos no “youtube”. Tudo é muito personalizado, individualizado, as famílias possuem cada vez menos filhos, compartilhar passou a ser algo cada vez mais raro. Com o advento da pandemia do COVID 19 popularizaram-se as reuniões virtuais e o afastamento das pessoas, cada um vive em seu mundo e os contatos exteriores, a visão do outro, é cada vez mais distante da minha realidade. Criar conexão e ser de fato empático neste novo tempo talvez seja um dos maiores desafios da próxima geração de lideranças.

O Equilíbrio entre Otimismo e Realismo

O autor acredita na bondade inerente do ser humano e no poder do reconhecimento e da valorização para despertar o melhor em cada indivíduo. Essa visão, embora inspiradora, pode ser considerada idealista por alguns, especialmente diante das realidades complexas e desafiadoras do mundo contemporâneo.

É importante reconhecer que, embora a busca pelo lado positivo das pessoas seja louvável, a visão de Carnegie não ignora as falhas e sombras da natureza humana. O livro oferece ferramentas para lidar com diferentes tipos de pessoas e situações, sempre buscando o equilíbrio entre o otimismo e o realismo. Não é possível alienar-se e resumir a complexidade humana em uma bondade infinita. Faz-se necessária uma critica profunda dos relacionamento, e na priorização destes, a fim de evitar-se o sofrimento de viver em um mundo idealizado, mas é fundamental contrapor essa visão para não excluir. O líder é aquele que extrai o que há de melhor de cada um, fazendo a moderação moral do meio comum para o alcance dos objetivos estabelecidos, mas é necessário lembrar que o líder não é um mago, alguém que transformará todos que encontrar pelo caminho. A arte de liderar é o constante balanço entre buscar e deixar no momento adequado.

O Poder e a Responsabilidade da Sugestão

Carnegie apresenta o conceito de sugestão como uma ferramenta para influenciar o comportamento dos outros. Através da comunicação persuasiva e da plantação de ideias positivas na mente das pessoas, é possível guiá-las de forma sutil e eficaz.

No entanto, é crucial reconhecer a responsabilidade ética que acompanha essa técnica. A manipulação, disfarçada de sugestão, pode ser prejudicial e comprometer a confiança e a autenticidade nas relações. Saber identificar e respeitar os valores morais individuais nos auxiliará a manter erguidas pontes criadas. Entender o outro e criar sentido entre as crenças deste e o que precisa ser executado sem negociar valores não pode sair de nossas mentes. É fundamental utilizar essa ferramenta com discernimento e respeito à autonomia do outro.

Ampliando a Perspectiva: Diálogos com Outros Autores

Para aprofundar a análise de "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas", é enriquecedor dialogar com outros autores que se debruçaram sobre as relações interpessoais.

1. Erich Fromm e o Amor como Alicerce das Relações

Em seu livro "A Arte de Amar", Erich Fromm propõe uma visão do amor que vai além do romantismo, definindo-o como uma habilidade que se aprende e se desenvolve. Fromm distingue cinco tipos de amor: fraternal, materno, erótico, de si mesmo e a Deus.

Ao analisar a obra de Carnegie à luz da perspectiva de Fromm, é possível observar que o autor americano se concentra principalmente no amor fraternal, que se manifesta na amizade e no companheirismo. No entanto, a visão de Fromm nos convida a considerar a importância dos outros tipos de amor na construção de relações interpessoais saudáveis e completas. Essas visões complementares são fundamentais no que tange a construção de relações densas, genuínas e duradouras. Provoco o leitor a pensar em qual tipo de líder ele procura ser e também refletir em qual o limite de envolvimento que deve ser buscado.

2. Robert B. Cialdini e os Princípios da Persuasão

Em seu livro "As Armas da Persuasão", Robert B. Cialdini explora seis princípios psicológicos que influenciam o comportamento humano e podem ser utilizados para persuadir de forma ética e eficaz.

Ao comparar as técnicas de Carnegie com os princípios de Cialdini, encontramos pontos em comum, como a importância da reciprocidade, da prova social e da apreciação. No entanto, Cialdini oferece uma análise mais profunda dos mecanismos da persuasão, fornecendo ferramentas para identificar e evitar táticas manipuladoras. Em minha visão, a obra de Cialdini é um complemento necessário à visão de Carnegie, principalmente quando estamos falando de relações de longo prazo, que ultrapassarão as protocolares reuniões comerciais e encontros esporádicos. É no convívio diário que o Lider faz a diferença, e nesta mesma rotina diária ele, assim como avalia, é avaliado, medido e admirado ou não.

Reflexões e Estímulos: Um Manual Fundamental, mas não Exclusivo

Esta obra de Dale Carnegie é uma leitura indispensável para quem deseja aprimorar suas habilidades interpessoais e fortalecer vínculos mais consistentes e positivos. Ela proporciona perspectivas valiosas sobre a comunicação eficaz, a relevância da empatia e o impacto da sugestão.

Contudo, é crucial reconhecer que o livro não se trata de uma solução milagrosa para o sucesso. As estratégias apresentadas por Carnegie são instrumentos que requerem discernimento e adaptação a diferentes circunstâncias e contextos.

Um Convite à Reflexão:

Acima de tudo, "Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas" convida-nos à reflexão sobre o que significa ser um comunicador eficaz, um amigo genuíno e um líder inspirador. Ao absorvermos as lições do livro e aplicá-las em nossa vida cotidiana, podemos nutrir relacionamentos mais saudáveis, alcançar sucesso pessoal e profissional, e contribuir para um mundo mais positivo e interligado. Devemos sempre lembrar que ser líder é servir, assumir compromissos e ocupar espaços e o primeiro passo para essa caminhada é uma comunicação eficaz e inspiradora.

Erick Simões 29/03/2024

O livro é excelente e duvido que algo aqui não faça sentido ou seja inválido. Estou aplicando algumas coisas já e realmente funciona. Gostei bastante e voltarei a ler, fora que vou tentar manter regularmente uma revisão das anotações e trechos destacados. Recomendo demais.

caroline.Andreia 29/03/2024

Importantíssimo para líderes
O óbvio tem que ser dito e relembrado e revisto e é isso que esse livro faz! Nos relembra de coisas simples que mudam completamente a percepção sobre nós e o impacto que causamos nas outras pessoas. Muito muito importante pra quem pretende liderar equipes e excelente para o relacionamento com clientes também

FkSiqueira 27/03/2024

Fundamental
Um livro fundamental para quem deseja aprender mais sobre pessoas. Traz muitas histórias como exemplos o que facilita bastante o entendimento.

themestrre 25/03/2024

Bem, o livro é ótimo, principalmente para quem nunca teve contato com psicologia...

Entender as pessoas é a coisa mais difícil que já trabalhei, pois varia muito de pessoa para pessoal e o livro generaliza tudo e isso não sei se aplica para todos como promete

Mara225 21/03/2024

Muito proveitoso
Demorei horrores pra ler , por que queria aproveitar cada parte.
Algumas regras , já consegui aplicar e ter sucesso. Vale a pena dedicar tempo a esse livro.

Bruno699 20/03/2024

Eu gostei bastante do livro, ele tem uma leitura meio devagar por que as vezes você vai parar pra anotar algumas coisas mas em geral o livro é muito bom, eu comecei a aplicar as regras na minha vida e deu bastante certo, tô me sentindo ate melhor.

Samantha.Karoline 20/03/2024

Não sei o que descrever sobre esse livro. Na verdade não me atraiu em nada. Parece que as dicas que ele não tem nenhuma novidade. É um livro cansativo de ler, tem muito exemplo. Não sei se recomendaria pra alguém.

Renato420 18/03/2024

Livro muito bom, faz você repensar vários pontos de como abordar certas situações cotidianas, um livro muito bom para relações interpessoais, sejam elas na família, amigos, vida profissional, e ensina muito também sobre como agir em uma posição de liderança, super indico

Eduardo.Zordenones 16/03/2024

Essencial
Esse livro mudou a forma que eu vejo as relações sociais. Um conteúdo riquíssimo e de extrema importância. Sou grato demais a ele. Nota 10

sabris 16/03/2024

São conteúdos interessantes, e entendo que na época possa ter sido revolucionário, hoje em dia já não é tanto.
Também não concordei com todos os exemplos dados para convencer sobre os princípios, no geral, achei bem chato e me obriguei a terminá-lo.

Zenaide.Mota 14/03/2024

Um livro clássico, várias pessoas me indicaram. Gostei bastante, mas traz exemplos mais "antigos" de várias situações... Ainda assim, consegue-se fazer ligações com os dias de hoje facilmente.
Recomendo!