Valsa Brasileira

Resenhas - Valsa Brasileira

1 | 2 | 3 | 4

SLMM 12/10/2019

Excelente
A autora trata da economia brasileira no período da primeira eleição de Lula até Michel Temer, de maneira sucinta, objetiva, e didática. Adorei o livro. Aos poucos conforme a obra avança a posição da autora perante os fatos econômicos vai tomando forma, e ao se aproximar do final da obra, aos poucos sua posição política também fica clara, mas ela é muito cuidadosa neste aspecto, preservando a objetividade na análise e, se ser imparcial é impossível, pelo menos ela consegue se manter o mais distante possível de um posicionamento político que comprometa a obra.

Incrível que a obra, escrita ano passado, antes do atual presidente assumir, já apresenta diagnósticos do que está acontecendo agora!

Luana.Rayalla 31/12/2019

Bom porém...
O livro é muito bom para analisar o governo do PT, contudo quando ela fala na importância de investimento público tem umas coisas que ela não explicou bem ou deixei passar algo. Logo fiquei com uma pulga atrás da orelha.

Marcelo 04/01/2020

Esclarecedor
Excelente obra !
Uma obra fantástica! Tive alguma dificuldade por se tratar da área econômica ... mas da para acompanhar ...
Em linhas gerais a autora aponta que a falha no Brasil se deu justamente por atender os receituários de menos estado, menos investimentos , desonerações de impostos dos mais ricos.. etc.. e défende justamente , como saída, mais investimentos públicos, reforma fiscal- tributária... entre outros

Arthur Pacheco 08/02/2020

A doutora em economia Laura Carvalho, em seu primeiro livro, nos trás um panorama da economia brasileira por uma visão consistente e de acordo com o viés político da mesma.

Possuo dois pontos a sobre a obra.

Primeiro, o livro aborda uma premissa histórica extremamente interessante. acompanha visões da autora e citações pertinentes muito bem vinda de economistas, sociólogos e etc. Um ponto muito positivo. Para os mais desentendimentos, um prato cheio, com certeza recomendaria para familiares e amigos que tem vontade de conhecer o nosso cenário político e econômico.

Segundo, a autora não deixa de ser critica em seus pontos, trazendo assim, seu posicionamento explícito sobre os temas em que aborda. Particularmente, não concordo com grande maioria dos pontos que foram abordados. Mas, respeito a opinião da autora. Todos devemos ter a nossa própria crítica sobre o que vivemos, sendo ela afirmativa a o nosso posicionamento ou não. Não julgo, porém não concordo.

Gostaria de ter aproveitado melhor a obra de Laura. Não desconsidero sua necessidade. Só que para mim, não rolou. Sempre tento ao máximo procurar sobre os assuntos de política e economia, afirmo que não sei de tudo e jamais saberei, mas mesmo assim, com o posicionamento que possuo agora, não me convenceu.

Recomendo pelo panorama histórico. Esse sim tenho questão de estar dando para todo mundo.

Thiago Amorim 16/06/2020

Essencial
Livro mais que importante para entendermos o cenário econômico atual. Super indico a todos.

Genyle 25/03/2020

Valsa Brasileira
« Os economistas só mantêm alguma credibilidade porque existem os meteorologistas, reza a piada, mas avanços recentes da meteorologia vêm nos colocando cada vez mais em maus lençóis. »

« Uma solução parece ser a construção de candidaturas que dialoguem com as demandas concretas dos que ainda sofrem, em todo o mundo, as consequências da crise econômica e das desigualdades crescentes. Abrir a política institucional para a participação mais efetiva da sociedade é o primeiro passo. »

Romulo.Gomes 28/03/2020

Laura Carvalho estreia seu primeiro livro com um passo muito bem dado. A obra é um grande compilado do grande turbilhão que foi e está cedo o cenário econômico brasileiro neste século XXI, apresentando caminhos e solução numa perspectiva de economia inclusiva - tudo isso apresentado numa linguagem clara e acessível a todos.

De Lula a Temer, passando pelo interlúdio de Dilma, a professora mostra que a economia até entrou no século muito bem, por meio de acertadas políticas de expansão de investimento, mas perdeu o o eixo no final da década de 10 com a instabilidade política e as más leituras do que seria necessário fazer para enfrentar a recessão - através da desestruturante "Agenda Fiesp" e posteriormente com a contração dos investimentos públicos, o que Laura intitula de "panaceia fiscal".

A professora mostra que, no período de Lula, o boom das commodities até ajudaram a propulsionar o cenário econômico, mas atribui aos cirúrgicos investimentos públicos em pedras fundamentais - como os programas de assistência social, obras públicas e estruturação da educação, a receita que fez o país se desenvolver e navegar por um cenário econômico estável e próspero. Esse primeiro período foi denominado pela autora de 'Milagrinho brasileiro'. Aí, o passo à frente.

Aponta ainda que, em seguida, um passo lado foi dado. Se os efeitos da crise mundial de 2008 ainda não haviam atingido o governo Lula, impactaram de forma ríspida o Governo Dilma Roussef. Pressões políticas para lá e para cá, oriundas das elites financeiras do país, forçaram a presidenta mudar o rumo: em vez de investimentos públicos, era hora de deixar o mercado tomar à proa da economia. E assim fez: pressionada, implantou a chamada Agenda Fiesp - mais uma denominação emplacada por Laura -, aplicando enormes desonerações fiscais às empresas. O resultado foi devastador, levando ao país a uma das maiores crises de sua história - não bastasse isso, as manifestações de junho de 2013 colocaram ainda mais sal no agrião da combalida democracia brasileira.

Na leitura da professora, o resultado disso só podia ser um para passo atrás. Sucedeu-se a reeleição de Dilma num cenário total de polarização política, que logo em seguida ocasionou mais instabilidade política e findou no impeachment de Roussef. Temer ascendeu ao poder e logo trouxe sua ponte para o futuro. Laura faz incontáveis apontamentos de como a dita panaceia fiscal agravou ainda mais a economia brasileira em seu momento de recessão.

Por fim, Laura traça um panorama do que seria uma agenda viável para o Brasil pensar em um crescimento sustentável e eliminador de desigualdades, debulhando soluções a partir da teoria heterodoxa econômica - como a necessária reforma tributária progressiva - e destacando características do Estado brasileiro que devem ser eliminadas caso esse país queira pensar em si como uma democracia efetiva - eliminando a ultrajante concentração de renda, por exemplo.
O que fica mais evidente nas lições da professora é que os interesses mesquinhos da elite brasileira distorcem às reais demandas estruturais do país, e que a solução para tanto é investir cada vez mais numa literatura econômica que se almeje efetiva e contribua para a transformação desta nação numa democracia verdadeiramente representativa das necessidades da grande parcela populacional mais vulnerável. Nessa Valsa de Laura vamos todos, porque de certo ela não pretende excluir nenhuma parte da sociedade.

Nota 9/10.

Andre.28 17/04/2020

Os Bastidores da Política Econômica Brasileira (Resenha Osmose Literária)
Como a resenha ficou grande decidi colocar ela no meu blog (link abaixo)

Estevão 21/04/2020

Abordagem completa
Excelente abordagem da política econômica brasileira, e sobre um dos períodos mais complexos da nossa história. As explicações são claras e bastante precisas, baseadas em fontes e estudos. Além disso, a autora expõe problemas e sugere soluções, muito importante para formação de opinião do leitor.

Carolina 06/05/2020

Brasil do século XXI
Um livro fundamental para quem deseja entender a economia brasileira a partir dos anos 2000.

laiscguima 09/05/2020

Necessário
Leitura necessária para entender a economia brasileira a partir dos anos 2000. Crítico e lúcido, esse livro não deixa nada a desejar.

Bretas.Arthur 14/05/2020

Necessário
Laura Carvalho faz uma análise completa das políticas econômicas e debates que atravessaram o Brasil nós últimos 20 anos (até 2018). Com uma linguagem acessível explica as principais causas dos indicadores econômicos e fenômenos sociais que temos observado no período com um perfil progressista, destoando dos discursos geralmente destacados pela mídia e editorial brasileiros.

Lanna Victoria 02/06/2020

Um livro interessante
Antes de tudo, é importante frisar que o livro tem claramente uma visão Keynesiana da economia. Pronto, entendido isso, posso elogiar a análise didática e cheia de referências e fundamentos da economista Laura Carvalho. Apesar de discordar de suas propostas e de alguns vieses que ela toma, o livro foi muito produtivo para mim. Primeiro, me possibilitou ter uma visão multilateral da economia brasileira, segundo, pela riqueza de dados unidos durante a análise, e finalmente, pela revisão desse período histórico.

1 | 2 | 3 | 4