Prisioneiros da geografia

Prisioneiros da geografia Tim Marshall

Resenhas - Prisioneiros Da Geografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Helo 07/04/2024

Uma ótima introdução a vários conflitos geopolíticos, com uma escrita clara e fluida. A única coisa que não gostei tanto foi que, por vezes, a opinião política do autor tomava conta do texto.

Jansen 16/03/2024

Muito bom. Uma análise utilizando informações geográficas, políticas e tecnológicos sobre os poderes de nações e seus relacionamentos frente às suas pretensões. Aplicação dos conceitos da Geopolítica e do poder conferido a uma nação ou região por sua economia, clima, infraestrutura e condições geográficas, além dos seus agrupamentos políticos como por exemplo pertencer ou não ao MERCOSUL, NATO, UE, UNA SUL etc. O último capítulo tratou de uma região enorme e que estava acanhada no Norte do Mundo, o Ártico. Hoje esta região está sendo disputada pelas maiores nações e muita coisa ainda vai acontecer por lá. Possui muitas riquezas naturais, e tem aspectos ligados às localizações que conferem poder a quem domina esta característica, como por exemplo o Estreito de Behring que liga os oceanos Pacífico e Ártico, entre a Rússia e os EUA.

Rafael F F 28/02/2024

Como a geografia é capaz de limitar um país
Incrivel entender em profundidade como a geografia limita os países e está diretamente relacionada a forma como eles se desenvolvem.

O livro, em uma liguagem simples e fácil aborda detalhadamente ao longo de 10 capítulos, as principais sob o ponto de vista histórico e geográfico as principais regiões e nações do globo terrestre, indo da América ao Japão, passando inclusive pelo Ártico.

Após a leitura, você certamente irá entender porque o oriente médio hoje é praticamente um barril de pólvora, porque a Russia possui tanta ambição em dominar a Ucrânia, entre outras tantas guerras que ocorreram.

Douglas Brilhante 22/02/2024

“Prisioneiros da Geografia – 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global” é excelente. Eu só mudaria o nome livro para: “Geografia/geopolítica para Apressados”, pois é exatamente o que ele é.

O livro faz um pot-pourri/big resumão da geopolítica atual e sua evolução histórica a partir dos mapas e da geografia. Como surgiu? Como se expandiu? Para onde pode ir? Quais as limitações, interesses, conflitos, riquezas e projeções para esse país? O livro explica tudo isso a partir dos mapas. Os capítulos são divididos por regiões ou países, de acordo com a importância no cenário mundial atual. Fala sobre a Rússia, China, Estados Unidos, Europa Ocidental, Oriente Médio, Índia, Paquistão, Coreia, Japão e mais resumidamente e de forma condensada sobre a África, América Latina e Ártico.

Se você, assim como eu, passa mais tempo pensando na Lua do que no que está acontecendo na Caxemira, essa é uma excelente forma de se atualizar (embora os conflitos mais recentes de Israel/Palestina e Ucrânia/Rússia não sejam exatamente pormenorizados, as origens e porquês desses conflitos são).

O mais legal são as conclusões óbvias que o autor te faz ter a partir dos mapas e do terreno de cada região.

Muuito legal.

Nota 9.0/10.0.

Maria.Eugenia 20/02/2024

Precioso
Este livro é precioso para entender como a geografia é determinante nas relações políticas internacionais.

Lucas.Marra 17/02/2024

Excelente leitura
Vou dividir essa resenha em duas partes , a primeira do que eu mais gostei e a segunda no que poderia ser diferente:
O livro é excelente em ambientar o leitor nos grandes conflitos da humanidade. Historicamente essas situações são causadas pela geografia de onde os países estão sitiados. Vários problemas, geograficamente, podem ser superados com a tecnologia de hoje, mas a maioria é explicado pela geografia e pela história. Outro ponto positivo são os capítulos bem divididos e de leitura leve.

Como problema, vejo esse livro como uma visão americana, então em vários momentos as análises eram baseadas no que os EUA achavam. Além disso , senti falta de mapas durante os capítulos e não só no início. E finalizando com uma visão tendenciosa, achei o capítulo sobre América Latina (e principalmente falando de Brasil) muito fraco e sem profundidade.

Ana Júlia Coelho 28/01/2024

Vocês já pararam pra pensar em como os países são limitados por conta de suas localizações e seus climas? Parece algo óbvio, mas só parei pra refletir sobre, ao pegar esse livro.

O autor trouxe 10 capítulos abordando diferentes regiões ou países e explicou o máximo possível sobre cada um deles. Eu, que sou extremamente leiga em assuntos ligados à política, consegui compreender melhor sobre porque o mundo que conhecemos é desse jeito. Uma coisa ou outra eu já compreendia, já que os conflitos atuais fazem com que seja necessária a apresentação de contextos históricos nos jornais, mas gostei do jeito que o autor trouxe esses aspectos ao longo do tempo.

Além dos conflitos entre países que compartilham fronteiras, o autor foi além: trouxe ao leitor a dificuldade – ou facilidade – do desenvolvimento de algumas regiões. Algumas coisas óbvias que, novamente, só fui perceber ao abrir o livro, me deixaram chocada ao perceber como o clima, a vegetação, o ambiente onde o país está localizado influenciam diretamente em como ele vai se desenvolver. Um exemplo que fiquei ‘uau’ foi o do Egito: por ter um clima totalmente inadequado para o surgimento de árvores, ele nunca foi capaz de se lançar como uma grande potência marítima.

Também é legal conhecer a origem de algumas disputas de territórios e como as grandes potências realmente mandam e desmandam no mundo. O continente africano e o Oriente Médio foram basicamente divididos com base em caprichos europeus, sem levar em conta a cultura e a geografia dos locais que seriam divididos. Isso gerou conflitos ao longo de décadas, porque um bonito sentado na Europa decidiu que, daquele dia em diante, tal e tal grupos étnicos teriam que conviver em paz porque dividiriam a mesma terra. E aí, quando o conflito fica acalorado, vem o abençoado e diz ‘crianças, não briguem’.

Foi muito interessante acompanhar a definição do mundo ao longo dessas páginas, mesmo que os eventos narrados se encerrem em 2017. Muita coisa foi projetada até 2020, mas veio pandemia, e agora 2 guerras, e seria legal um segundo volume sobre a concretização ou não das coisas apontadas pelo autor. Em alguns momentos ficou difícil entender o que ele queria dizer, principalmente os conflitos no Oriente Médio por conta de tantos povos e tantas religiões, que eu precisava voltar e reler. Único defeito real que encontrei no livro era a falta de divisão entre os temas. Em uma hora ele tá falando do México, no parágrafo seguinte já cita o Brasil e desenrola sobre o país, ou então pula de guerra para expansão marítima e em seguida já tá falando da cultura da região, então isso acaba ficando confuso.

Para mais resenhas, me siga no instagram @livrodebolsa

Daniel1503 25/08/2023

Elucidativo e necessário
Prisioneiros da Geografia é uma obra escrita por Tim Marshall, que em 2018, fez a revisão e a atualização da edição brasileira. O autor, um jornalista e analista político experiente, oferece aos leitores uma perspectiva única sobre a influência da geografia na política global, destacando como as características físicas do mundo moldaram o curso da história e continuam a desempenhar um papel fundamental nas dinâmicas geopolíticas contemporâneas.

Como diz o subtítulo do livro - dez mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global - sua premissa central é que a geografia é um fator fundamental que muitas vezes passa despercebido, mas que desempenha um papel crucial na determinação das relações entre nações, conflitos territoriais, alianças estratégicas e interesses econômicos. Marshall explora dez regiões geográficas distintas ao redor do mundo, abordando suas particularidades e explicando como essas características moldaram a política e as interações internacionais.

O livro começa com uma introdução sobre a importância da geografia na política global, destacando como fatores como montanhas, rios, mares e desertos têm influenciado o desenvolvimento de culturas, economias e conflitos. A partir daí, cada capítulo se concentra em uma região específica, como Rússia, China, Estados Unidos, Europa Ocidental, Oriente Médio, África, Índia e Paquistão, América Latina e Ásia Oriental. Cada capítulo examina como a geografia dessas regiões afetou suas trajetórias históricas e as interações com outras nações.

Marshall também explora como questões como acesso a recursos naturais, rotas comerciais e fronteiras definem os interesses e as rivalidades entre as nações. Ele também discute como a geografia pode limitar as opções políticas de certos países, como a Rússia e seu vasto território de difícil acesso, ou como a China é beneficiada por sua posição geográfica estratégica.

O autor utiliza uma linguagem acessível e exemplos históricos para ilustrar suas argumentações, tornando o livro atraente tanto para leigos quanto para aqueles mais familiarizados com assuntos geopolíticos. Além disso, Prisioneiros da Geografia ressalta que, apesar do avanço tecnológico e da globalização, a geografia continua a influenciar de maneira significativa os acontecimentos mundiais.

Em resumo, Prisioneiros da Geografia é uma leitura rica e esclarecedora que oferece uma nova lente para entender os eventos políticos globais. O livro
destaca como a geografia moldou o mundo em que vivemos, influenciando a forma como as nações interagem, competem e cooperam. Ao explorar a interseção entre geografia e política, Tim Marshall fornece insights valiosos para qualquer pessoa interessada em compreender as forças subjacentes aos acontecimentos globais.

Taly 22/08/2023

Análise geopolítica global a partir da geografia
Uma visão geopolítica sensacional, usando dez mapas - Rússia, China, EUA, Europa ocidental, África, Oriente Médio, Índia e Paquistão, Japão e Coréia, América Latina e Ártico - fazendo reflexões claras em relação a geografia e a história.

Marcelo 09/08/2023

Prisioneiros da Geografia
Um livro bacana para entender os principais conflitos geopoliticos no mundo, ainda que algumas questões sejam tratadas de maneira superficial.

Marcelo H S Picoli 07/08/2023

Prisioneiros da geografia
Livro muito interessante, de fácil leitura, com um panorama geral sobre a geopolítica mundial, e como a geografia influencia nas relações entre os países.
Por vezes, um pouco desatualizado (o livro é de 2018).

Jeff_Rodrigo 29/07/2023

007 é o caral@#$!
O livro tem uma leitura fácil, sendo até agradável de ler. O difícil mesmo é aguentar a visão eurocêntrica do autor, que destila um quê de soberba e superioridade contra os povos africanos, árabes, asiáticos e latinos americanos. Mas afinal, o quê esperar de alguém que foi do MI5 e provavelmente deve ter saudade da Margaret Thatcher?

Julia.Garani 12/06/2023

Introdutório
O livro é introdutório a questões de geopolítica, mas, precisei respirar fundo diversas vezes em relação a visão do autor. Sua crença liberal - que ele tem como "verdade universal" - reflete em questões importantes como o caso da Palestina e do Ártico. Com paciência e senso crítico, vale a pena ler.

skuser02844 27/05/2023

Os prisioneiros da Geografia é um livro importante para entender a geopolítica global, mostrando como a geografia e as fronteiras naturais influenciaram a história e os conflitos entre os países. No entanto, é um livro que pode se tornar cansativo, principalmente por conta da narrativa repetitiva em alguns momentos.

O autor, Tim Marshall, busca mostrar como os conflitos internacionais são muitas vezes decorrentes de características geográficas únicas de cada país, como montanhas, rios, desertos e oceanos. Ele também destaca a importância do controle do mar, que muitas vezes é determinante nas disputas territoriais.

Um dos pontos fortes do livro é a sua abrangência, apresentando casos de conflitos em várias partes do mundo, desde a América Latina até o Oriente Médio. O livro também é bastante atual, discutindo questões da geopolítica contemporânea, como a tensão entre China e Estados Unidos.

Apesar disso, ao longo das páginas, algumas ideias são repetidas várias vezes, chegando a ser um pouco cansativo para o leitor. Além disso, as análises muitas vezes são superficiais, não aprofundando determinados assuntos. Outro ponto negativo é que o livro é um pouco eurocêntrico, privilegiando a história e a geopolítica dos países europeus.

Em resumo, Os prisioneiros da Geografia é um livro importante para quem deseja entender mais sobre geopolítica, mas é preciso estar ciente de que a leitura pode ser cansativa em alguns momentos, além de não apresentar uma análise aprofundada em todas as questões abordadas.

Tim Marshall é jornalista e escritor britânico. Autoridade em relações internacionais, com mais de 30 anos como repórter, cobriu dezenas de países e conflitos.

Leonardo1121 29/04/2023

Sobre o livro
Um livro muito educativo e inteligente, por vezes toma partido de um lado da guerra, o que tira a imparcialidade da analise, porém é muito bom

1 | 2 | 3 | 4 | 5