Prisioneiros da geografia

Prisioneiros da geografia Tim Marshall

Resenhas - Prisioneiros Da Geografia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luise 10/01/2019

Melhor livro para iniciar na política global
Este foi um dos melhores livros que já li sobre conhecimentos gerais. Ele é profundo na dose certa e de forma acessível para que qualquer pessoa entenda melhor sobre o cenário internacional, os contextos de guerra e como muitas coisas podem ser explicadas pela posição dos países ou pela sucessão de acontecimentos, naturais ou humanos. Recomendo muito!

19/07/2022

Achei bem bom, funciona muito bem pra quem quer ter uma noção mesmo que mais básica da geopolítica atual e o porquê das coisas terem sido da forma que foram.

Douglas Brilhante 22/02/2024

“Prisioneiros da Geografia – 10 mapas que explicam tudo o que você precisa saber sobre política global” é excelente. Eu só mudaria o nome livro para: “Geografia/geopolítica para Apressados”, pois é exatamente o que ele é.

O livro faz um pot-pourri/big resumão da geopolítica atual e sua evolução histórica a partir dos mapas e da geografia. Como surgiu? Como se expandiu? Para onde pode ir? Quais as limitações, interesses, conflitos, riquezas e projeções para esse país? O livro explica tudo isso a partir dos mapas. Os capítulos são divididos por regiões ou países, de acordo com a importância no cenário mundial atual. Fala sobre a Rússia, China, Estados Unidos, Europa Ocidental, Oriente Médio, Índia, Paquistão, Coreia, Japão e mais resumidamente e de forma condensada sobre a África, América Latina e Ártico.

Se você, assim como eu, passa mais tempo pensando na Lua do que no que está acontecendo na Caxemira, essa é uma excelente forma de se atualizar (embora os conflitos mais recentes de Israel/Palestina e Ucrânia/Rússia não sejam exatamente pormenorizados, as origens e porquês desses conflitos são).

O mais legal são as conclusões óbvias que o autor te faz ter a partir dos mapas e do terreno de cada região.

Muuito legal.

Nota 9.0/10.0.

Ratinha de Biblioteca 10/02/2020

Fantástico!
Prisioneiros da Geografia aborda a importância de fatores geológicos, formação dos países e outras questões nos conflitos que temos no mundo atual. Aborda ocidente e oriente em dez mapas que nos farão ver o mundo por outra perspectiva.

Marco.Baptistini 27/01/2022

Melhor livro de geopolítica
Melhor livro de geopolítica que já li. Livro de leitura fácil, sem termos muito técnicos, dá um panorama da geopolítica atual de forma muito ampla.

O principal ponto do livro é que os países e regiões têm prisões geográficas, e que suas decisões sobre políticas e desenvolvimento têm como base esses aspectos físicos, como rios, montanhas, planícies, etc.

Pouca ênfase na América Latina, mas autor dá muitos insights interessantes sobre a Rússia, os conflitos no Oriente Médio e tensões regionais como Coreia e Japão, Índia e Paquistão e os interesses no Artico, algo que foi novidade para mim.

Juliana.Costa 13/03/2020

Um ótimo livro para quem quer ter um conhecimento geral de geopolítica. Me senti tendo uma aula dessa matéria de Relações Internacionais.

Antonino 05/07/2020

Para entender o mundo a sua volta
O livro é rápido e preciso em suas exposições e análises, sempre com base na geografia.

Aqui vc entende os conflitos do passado e os possíveis do futuro.

Valeu a muito a pena!

GuidoBR 20/07/2020

Excelente livro sobre geopolitica, com uma rápida introdução à 10 áreas globais e seus conflitos em potencial.

Aprendi sobre países que não conhecia, olhei para regiões onde não olhava antes, vi como conflitos atuais tem raizes históricas e geográficas, e como a geografia influencia na economia e na geopolitica das nações.

Só não é profundo em nenhum dos temas que trata, dedicando cerca de 25 páginas a cada região. Não dá pra aprofundar e explicar a guerra na Síria em tão curto espaço, por exemplo.

Thiago 07/03/2021

Uma análise deliciosa de acompanhar. Conhecer a geografia é perceber a forma como o desenvolvimento humano deve sempre estar voltado à percepção de que somos formados por ela mesma.

Matheus.Sanchez 13/11/2020

A geografia delimita as nações
'Prisioneiros' é uma ótima leitura para quem quer começar a entender melhor a importância da geografia para a política global. A Rússia seria uma potência ainda maior se tivesse acesso direto a águas mornas. A leitura nos faz refletir que apesar das tecnologias cada vez mais avançadas não devemos descartar a Geografia no desenvolvimento de uma nação. Leitura importante para quem pretende entender melhor alguns conflitos pelo mundo e suas motivações.

Marina 12/12/2022

Prisioneiros da Geografia
Livro imprescindível para compor qualquer tipo de biblioteca, leitura extremamente válida e de linguagem acessível para todo tipo de pessoa. Prisioneiros da Geografia não só apresenta os fatores econômicos, sociais, históricos de dez regiões, mas além disso, traz inúmeros fatores pautados pela Geografia, com intuito de explicar a extensão territorial, geopolítica, acidentes geográficos etc. O livro é explicado através de 10 mapas, e o autor apresenta diversos aspectos dessas dez regiões. Essa leitura satisfaz a busca do conhecimento, pois é uma publicação muito bem argumentada.

nat 12/07/2021

pretendo reler
olha, vou ser sincera, só li rússia, china, EUA e américa latina. no momento, são as partes que me interessam, porém, quero reler conforme eu desenvolver mais a minha mente :)

Vitu.. 21/01/2022

Ótimo livro. Bem desenvolvido e fácil para qualquer pessoa, exemplifica de forma dinámica as questões passadas e atuais. Recomendo!

Felipe770 15/01/2021

Incrível. De não largar. Tim Marshall escreve fácil, num vôo panorâmico sobre a geografia das principais regiões do mundo, e como ela conversa com a política atual. De quebra, um pouquinho de história.

1 | 2 | 3 | 4 | 5