Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

Jp 04/06/2020

Dramático
Um dos primeiros contos de Machado que eu li. Um enredo simples, porém bem trabalhado que te prende até o final. Te deixa bastante envolvido na história e com os seus personagens, em seus dramas e dilemas. Muito bom!

Moacir 29/05/2020

Desconfiança
Félix é completa desconfiança. Seu casamento será sempre com a dúvida.

Carrara 30/04/2020

Romance super açucarado, com passagens engraçadas de tão românticas. O final é fantástico.

Dani 05/04/2020

Demorei pra engrenar... Mas o romance é ok
Demorei bastante pra ser fisgada pelo enredo. Até a metade eu tive dificuldade de dar ritmo à leitura.

Após a metade o romance até se tornou interessante e honestamente gostei do desfecho.

Há alguns trechos de valor decorrentes da maravilhosa escrita do renomado autor que dispensa comentários.

Lipe 29/03/2020

Romântico, Mas Antes de Tudo Machadiano
Escrito em 1872 - Segunda Edição em 1905 - esta obra mostra o quanto nossas dúvidas podem ser traiçoeiras e nos fazer perder o bem por medo de tentar. Em tom romântico, mas sem se deixar enquadrar pelos ditames do movimento romântico, Machado de Assis nos contempla com uma excelente obra literária ao nos apresentar as dificuldades pessoais que atravessam o amor da jovem Lívia e do impulsivo e indeciso Félix, que não acredita no amor nem desejava se casar. De flerte com o Realismo, Machado de Assis cria personagens múltiplas, de profundidade psicológica e feitas de incoerências.

Leticia Garozi 23/03/2020

O enredo criado por Machado é extremamente simples e pouco criativo, no entanto o prazer de ler o livro está na forma em que ele estrutura as frases, no seu pessimismo e sarcasmo inconfundíveis e na análise profunda que faz da personalidade dos personagens, sempre mostrando o dualismo de caráter

Gigio 16/03/2020

Ressureição
Esse primeiro romance de Machado de Assis tem um estilo diferente os outros que li. Me pareceu uma narrativa menos rica, mas mesmo assim muito boa.
Felix inicia um romance com Lívia, mas seu ciúme exacerbado vai aos poucos minando esse amor.

Thatiana 02/03/2020

Interessante para um início
Esse foi meu primeiro livro lido do autor e gostei. Achei que por vezes foi um pouco arrastado.
Gostei bastante da Lívia e tive raiva do protagonista.
Valeu a experiência.

Leonel Cupertino 01/03/2020

Conciso, mas belo
Uma vez que trata-se do primeiro romance escrito pelo genial Machado de Assis, podemos compreendê-lo como uma espécie de introdução ao seu estilo literário - embora já à época do seu lançamento o nosso querido autor fluminense já estivesse mais que adaptado aos contos, poesias e peças teatrais.

É um romance relativamente conciso, com poucos personagens, mas que nem por isso deixa de ser brilhante. Sua escrita é de um português impecável, cuja fonte nos dá gosto de beber.

A trama é folhetinesca - como tem que ser, realmente, contudo os nossos protagonistas são figuras de personalidade forte, o que torna a descrição romântica algo ainda mais complexo.

Se há a idealização do amor romântico, há também ao longo do romance um duro choque de realidade, que suaviza os traços dos personagens. O Dr. Félix, aliás, não é nenhum exemplo de herói, e tampouco a viúva Lívia se apresenta como uma dama sem defeitos.

Os demais personagens coadjuvantes, com exceção de Raquel, embora interfiram na trama, têm passagens relâmpago. Ao final do romance fico me perguntando o motivo pelo qual o nosso autor não deu a ele mais e mais reviravoltas - um longo desenrolar da história era perfeitamente possível. Talvez Machado tenha se sentido temeroso com as críticas e quis nos brindar com algo "água com açúcar". Não há muita ousadia, embora já seja possível percebermos a interação do narrador com o leitor. Trata-se de um recurso perigoso, mas que Machado sabe utilizar como ninguém.

Recomendo a leitura.

Dai_tck 25/02/2020

Meu coração dói...
Não poderia ter um final diferente, o livro me envolveu de tal forma que entendo totalmente o pensamento do autor em finalizar a obra desta forma.
Um romance conturbado e cativante.
Simplesmente me destruiu a história, mas amei completamente cada palavra deste livro.

Steph.Mostav 05/02/2020

Uma grande estreia
O Machado de 'Ressurreição' não tem a maturidade e a experiência que vemos na segunda fase da produção dele, mas a genialidade e o prenúncio da análise psicológica profunda já se encontram aqui. Apesar de se enquadrar na dita fase romântica do autor, o livro não deixa de ser pessimista e levar às últimas consequências os comportamentos nocivos de Félix, o protagonista, que de início era descrente do amor, mas que se tornou mais desconfiado e enciumado conforme se afeiçoou à Lívia. Nesse sentido, é como um esboço de alguns dos temas abordados em Dom Casmurro. Além disso, Félix parece um personagem deslocado entre os seus: enquanto os outros se encaixam em papéis típicos do romantismo, ele mais parece um protagonista insensível, misantropo e sarcástico do realismo.

rebeccavs 21/11/2019

Regular
Ressurreição não é um livro instigante, que dá vontade de ler e se envolver com a narrativa. Achei um tanto mórbida a relação de Lívia com Félix e sem nenhum suspense ou algo que gerasse curiosidade para mim.

Para um primeiro romance, foi um bom livro. Infelizmente, a leitura foi cansativa e chata. A história é ótima, pensando depois de ler, mas a narrativa e o "mistério" deixaram a desejar um pouco.

EXPLOD 02/03/2019

Uma surpresa inesperada
Surpreendeu-me muito, mesmo sendo o primeiro romance dele: e, na verdade, muito mais do que Helena, por exemplo (que foi o seu terceiro). E mesmo sendo o seu primeiro romance, Machado já apresenta aqui um pouco do seu realismo, muito embora caia no piegas muitas vezes (o que é frustrante)! Até agora, é o romance mais "palatável" que li dele. Mas para mim não chega a 5 estrelas.