Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

Matheus.Ferreira 07/07/2017

" - Onde acharei essa resolução?
- Aqui - disse Félix pondo-lhe o dedo na testa.
- Oh! Não! - suspirou Meneses. - A cabeça nada tem com isso; todo o mal está no coração.
- Recorre à cirurgia: corta o mal pela raiz.
- Como?
- Suprime o coração."

Acredito que o diálogo é emblemático ao mostrar a forma como o personagem principal, doutor Félix, enxerga o amor. No entanto, no decorrer da trama, o próprio irá ter experiências amorosas com a angélica viúva, Lívia, que o fará acreditar no amor novamente:

"Fizeste brotar dentre as ruínas uma flor solidária, mas bela; única neste árido terreno do meu coração."

Foi a primeira obra de Machado de Assis de sua fase romântica que li. Em Ressureição, já é possível entrever algumas características que acompanhariam o escritor por toda sua vida. Não foi o melhor romance que li, mas também não foi o pior. Gostei da desenvoltura da trama, mas o final não me agradou, muito embora tenha sido inesperado.

Damien Willis 13/04/2017

Não foi a melhor experiência que tive ao ler Machado de Assis, mas gostei principalmente da lição sobre a malignidade do ciúmes e do desfecho que, acredito, não é muito comum para o gênero.

Também o protagonista Félix, homem complicado e ciumento, lembrou-me de criações de Fyodor Dostoyevsky.

Negres 04/02/2017

Ressureição e sua Contemporaneidade
Este é o primeiro romance de Machado, considerado um dos romances de primeira fase, Ressureição nos faz refletir o quanto sentimentos, virtudes e defeitos humanos são imutáveis ao tempo.
Ressureição é de 1872, mas observamos na obra que, apesar de haver um conservadorismo natural da época no que tange relacionamentos amorosos, vimos que o ciúmes pode ser doentio, conspiratório e insano da mesma forma que acontece nos dias atuais.
Uma deliciosa e suave leitura que me fez compreender o motivo de Machado de Assis ser tão estudado e respeitado em vários Países.
Ricardo Maia 04/02/2017

z..... 26/10/2016

Edição Martin Claret (2005)
Em seu primeiro romance, onde rotineiramente há busca de uma identidade e menos rebuscamentos, o Machado de Assis mostra seu diferencial.

A história evolui de maneira densa, revelando a essência das personagens em virtudes, defeitos, dramas, desejos. Vemos poucos desdobramentos, mas geram expectativas cativantes, como nos capítulos finais.

É obra considerada da fase romântica, porém, não são os devaneios amorosos que fazem a cabeça do autor, destacando-se a razão, numa história que pode ser frustrante e provocativa a reflexão. No caso, com a impulsividade, a desconfiança e o apego a conceitos e orgulho próprio dando o desfecho.

Em linhas gerais, quatro jovens: Félix (um médico um tanto convencido e pedante, supondo vasta visão de mundo e da alma humana), Lívia (jovem viúva, extremamente racional e receosa em experimentações por conta da rigidez dos juízos que preestabeleceu), Meneses (pretenso amigo de Félix, sem medos ao que acredita e valoriza) e Raquel (romântica, e ponderada, aberta à aprendizagens e experimentações). Podemos dizer que os dois últimos são românticos e seguros de seus sentimentos, enquanto o casal protagonista luta contra seus temores e concepções para a vivência de uma história amorosa.
z..... 27/10/2016minha estante
Algo que esqueci de acrescentar foi a referência ao título e sobre isso cheguei a duas conclusões.
A primeira, como é de pensamento comum, indica a perspectiva de vida transformada pela experimentação do amor. Algo inovador para o casal Félix e Lívia, até então convictos em conceitos orgulhosos.
A segunda, que tem um olhar negativo, refere-se ao ressurgimento de uma mentalidade fraca, medrosa e duvidosa que se posiciona frente ao sentimento.

Wagner 21/05/2016

REINADO DE VIRTUDES

(...) vivemos em completa abstinência, e chegou o reinado da virtude. Olhe, eu sinto a nostalgia da imoralidade.

in: ASSIS, Machado de. Ressureição. Globbo, 1997.cap I.

Luana Alves 15/08/2015

Simplesmente perfeito.
Primeiro romance de Machado de Assis já escrito com maestria, foi publicado em 1872. A história se passa no Rio de Janeiro, palco predileto do autor, e tem como protagonistas o Dr. Felix e Lívia, o primeiro é um médico solteirão da meia idade inconstante e de coração pusilânime, seus relacionamentos não duram mais que um semestre. A outra uma viúva austera e imaginativa, representava vinte e quatro anos, como diz o autor era “extremamente formosa” tinha uma forma de amar resignada e fiel. Esses jovens diversos são apresentados por Viana irmão de Lívia e amigo de Felix,representa no livro os parasitas sociais que buscam por boa comida e boa prosa personagem muito simpático .

Como poderíamos esperar de um romance com personagens machadianos, com sentimentos profundos e conflitos internos, o relacionamento é conturbado e cheio de altos e baixos, a obra gira em torno do ciúmes do médico sentimento que trouxe grande sofrimento á viúva, em certas partes confesso que achei o amor de Felix tirano com desconfianças descabidas . Entre tanta inconstância um fato se sobressaltava o amor entre os dois, e para tanto marcaram o casamento em segredo, e em uma época de bonança pensamos “enfim serão felizes”, porém nas vésperas do casamento Felix recebe uma carta misteriosa que muda o rumo da história.

Com um final surpreendente, ressurreição é um livro que expõem conflitos sociais e as perspicácias do amor, com personagens secundários apaixonantes como Menezes e Raquel e alguns não tão assim como Batista. O livro é valioso em detalhes, o autor descreve a alma das personagens e por vezes não consegui condena-las. Machado nos mostra que muitas vezes a saudade de um grande amor é melhor que um relacionamento frustrado. Enfim vale a pena folhear estas páginas que contam com ironia e dois dedos de senso de humor característicos do autor.

Beijocas, da Luh.

site: https://livrosevitrolas.wordpress.com/

Moises Celestino 04/08/2015

"Quando as Palavras Machucam o Próximo..."
Foi o primeiro livro que li da 1º fase machadiana. Como esquecer da história do orgulhoso e canastrão Félix e da delicada e sofredora viúva Lívia? Aprendi com este livro que o amor mais do que tudo, é como uma flôr muito, mas muito delicada, pois se não tiver um mínimo de cuidado, a flôr murchará e morrerá para sempre...

Viviane 22/06/2015

Ressurreição
Félix é um solteirão que vive de pequenas aventuras românticas. Conhece Lívia ,por quem se apaixona. Lívia foge do estereótipo de mocinha ingênua.: uma viúva jovem e com um filho. Os dois se apaixonam (Félix e Lívia), mas o relacionamento passa por idas e vindas por conta do ciúme doentio desse homem.

igor 24/03/2015

ressurreição
Foi meu primeiro contato com uma obra do Machado de Assis e mesmo sem conhecimento, acabei escolhendo sua primeira obra de romance. achei extremamente envolvente devido a todo cenário que é criado, apesar de uma linguagem bastante complexa e cheia de adornos ao meu ver não é de tão difícil entendimento pois por mais complexa que sejam as palavras utilizadas elas por si propiás criam um entendimento superficial. adorei a leitura e a recomendo a todos que gostam do estilo.

Dani Moraes 21/08/2014

Muito bom!!
Esse é um livro pertencente a primeira fase de Machado, considerada como romântica, mas eu não sei se chamaria esse livro de puramente romântico, uma vez que, eu não imagino José de Alencar escrevendo isso aqui, embora o livro ainda não apresente toda aquela complexidade de romance psicológico que caracteriza Machado dá para perceber que Machado já esta experimentando e conseguimos distinguir o DNA Machado na obra.

Se quiser ler a resenha completa visite o blog!!

site: http://asverdadesqueopinoquioconta.blogspot.com.br/2014/08/ressurreicao-machado-de-assis.html

Fábio da Silva 14/07/2014

Ressurreição
Eu recomendo essa obra de Machado, cuja sinopse segue abaixo:
Machado de Assis é considerado, pela maioria dos críticos, o maior escritor brasileiro. Seu nome está à altura dos maiores autores da literatura universal. Ressurreição (1872), seu primeiro romance, é um ensaio e pertence à primeira fase de sua vida literária. Narra a história de Félix, emocionalmente instável e sacudido a todo momento por impulsões de ciúme na conquista da bela viúva Lívia. Sua idéia de escrever o livro foi por em ação um pensamento de Shakespeare. São suas próprias palavras: "Não quis fazer romance de costumes, tentei o esboço de uma situação e o contraste de dois caracteres, com esses simples elementos busquei o interesse do livro." Vale a pena conferir.

site: http://blogdofabiodasilva.blogspot.com.br/2011/09/ressurreicao.html
Fábio da Silva 14/07/2014minha estante
Boa obra de Machado. Vale à pena conferir.

Duda 29/04/2014

romantico
Procurando ler o Machado, baixei esse livro, no site em que tem todas as obras do Assis.Ressurreição,pelo que indica é um dos seus primeiros livros. A historia ocorre no Rio de Janeiro em tempos de escravidão em meados de 1800, onde o casamento era uma prioridade. Felix,o protagonista,um médico que não consegue manter relações amorosas prolongadas, se apaixona pela linda viúva Lívia, irmã de um amigo seu. Lívia também se apaixona pelo médico e ambos aceitam viver um romance as escondidas, pela falta de certeza do doutor. Acontece que, Felix por ser um homem inseguro e solteirão não conseguia acreditar na fidelidade e amor da viúva, o que a fazia sofrer. O que torna o romance bem meloso.

Jader 03/12/2013

Ressurreição
Gosto do estilo do Machado de Assis, pois parece que ele está sentado à mesa conversando com o leitor, com um bate papo num chá da tarde. Ele surpreende o leitor, principalmente por fugir um pouco dos finais felizes tão esperados em livros desta época. Embora goste de finais mais felizes como "a moreninha" de Joaquim Manoel de Macedo, mas creio que o final deste foi justo, afinal, como é complexado e asno esse Dr. Félix.