Ressurreição

Ressurreição Machado de Assis...

Resenhas - Ressurreição

André Hausmann 19/10/2021

Continuando minha proposta de (re)ler alguns autores na ordem da publicação de seus livros, aqui estou para falar sobre o primeiro romance do Bruxo do Cosme Velho.
Numa trama curta, aqui já podemos ver os primeiros traços que seriam aprofundados em seus próximos trabalhos. Temos um narrador desconhecido que acompanha os protagonistas, analisando, julgando, fazendo comentários sobre suas atitudes e emoções, mas com aquele perfil psicológico no estilo machadiano.
O título do romance fala da ressurreição do amor no coração do personagem principal, Félix, um solteirão namorador, inseguro e desconfiado. Sua amada Lívia, já começa mostrar as características das subseqüentes mulheres criadas por Machado. Logo no inicio da história, no primeiro parágrafo já temos uma idéia do enredo desse drama romântico, cheio de ciúmes e arrependimentos. Onde um promissor e esplêndido dia de sol pode ser “também um passo para a morte”.
Além dessa história curtinha e agradável, essa versão vem acompanhada por um prefácio escrito pelo próprio autor, que por si só vale sua leitura, onde nos apresenta o que veremos no texto principal, bem como seus métodos de trabalho e suas considerações sobre sua própria obra. Uma verdadeira aula.

akasaori 12/05/2022

Estou lendo as obras na ordem de publicação pra um projeto da Isa Vichi, mas como tinha audiobook de A mão e a luva acabei terminando ele antes e isso atrapalhou um pouquinho a experiência, não por ter uma grande diferença na escrita, mas sim porque as premissas são muito semelhantes, só que aqui vemos um monte de homem chato :) eu adoro as mulheres de Machado e senti falta do afronte delas aqui porque sim Félix, você é um CHATO.

Luana Alves 15/08/2015

Simplesmente perfeito.
Primeiro romance de Machado de Assis já escrito com maestria, foi publicado em 1872. A história se passa no Rio de Janeiro, palco predileto do autor, e tem como protagonistas o Dr. Felix e Lívia, o primeiro é um médico solteirão da meia idade inconstante e de coração pusilânime, seus relacionamentos não duram mais que um semestre. A outra uma viúva austera e imaginativa, representava vinte e quatro anos, como diz o autor era “extremamente formosa” tinha uma forma de amar resignada e fiel. Esses jovens diversos são apresentados por Viana irmão de Lívia e amigo de Felix,representa no livro os parasitas sociais que buscam por boa comida e boa prosa personagem muito simpático .

Como poderíamos esperar de um romance com personagens machadianos, com sentimentos profundos e conflitos internos, o relacionamento é conturbado e cheio de altos e baixos, a obra gira em torno do ciúmes do médico sentimento que trouxe grande sofrimento á viúva, em certas partes confesso que achei o amor de Felix tirano com desconfianças descabidas . Entre tanta inconstância um fato se sobressaltava o amor entre os dois, e para tanto marcaram o casamento em segredo, e em uma época de bonança pensamos “enfim serão felizes”, porém nas vésperas do casamento Felix recebe uma carta misteriosa que muda o rumo da história.

Com um final surpreendente, ressurreição é um livro que expõem conflitos sociais e as perspicácias do amor, com personagens secundários apaixonantes como Menezes e Raquel e alguns não tão assim como Batista. O livro é valioso em detalhes, o autor descreve a alma das personagens e por vezes não consegui condena-las. Machado nos mostra que muitas vezes a saudade de um grande amor é melhor que um relacionamento frustrado. Enfim vale a pena folhear estas páginas que contam com ironia e dois dedos de senso de humor característicos do autor.

Beijocas, da Luh.

site: https://livrosevitrolas.wordpress.com/

Rebeca Dccv 17/10/2020

O ciúme
Muitos livros antigos possuem uma escrita tão gostado de se ler, até muitas vezes poética. O mesmo ocorre com a Ressurreição. Machado de Assis te leva brandamente através desta história marcada por amor, desconfiança e principalmente ciúmes. Quem lêr este livro não se arrependerá

Diego980 28/11/2023

Primeiro romance do Machado
Muito bom o livro, desenvolve bem a história e os personagens, sem exageros desnecessários de descrições inúteis. Aquele drama de amor que só Machado sabe escrever como ninguém

Fey 01/01/2024

Ressurreição
Sem palavras pra descrever o quão bom foi esse livro. É uma escrita que grita Machado de Assis, não tem como confundir. É um livro que deveria ser mais conhecido, não só por causa da história, mas também pela lição que aprendemos com a Lívia. Um livro que todos deveriam ler.

Leticia Garozi 23/03/2020

O enredo criado por Machado é extremamente simples e pouco criativo, no entanto o prazer de ler o livro está na forma em que ele estrutura as frases, no seu pessimismo e sarcasmo inconfundíveis e na análise profunda que faz da personalidade dos personagens, sempre mostrando o dualismo de caráter

Carrara 30/04/2020

Romance super açucarado, com passagens engraçadas de tão românticas. O final é fantástico.

dan 03/08/2021

Achei legal, li com expectativas pq falam muito bem dele(do Machado) mas eu fiquei?? Mas legal parabens

Gianny 27/08/2020

Não gostei muito da história, porém achei bem agradável a leveza com o qual foi escrito, acredito que essa leveza seja uma marca do próprio Machado.

Paulascrap 26/04/2022

Para ler em um dia !..

"Não sei o que deva pensar desse livro; ignoro sobretudo o que pensará dele o leitor. A benevolência com que foi recebido um volume de contos e novelas, que há dois anos publiquei, me animou a escrevê-lo. É um ensaio. Vai despretensiosamente às mãos da crítica e do público, que o tratarão com a justiça que merece".

📌 E assim , iniciamos a leitura por ordem cronológica dos romances do autor organizado por @isavich , publicado em 1872, ainda no período romântico, iremos conhecer a história de Félix e Lívia, e confesso me surpreendi de forma positiva com a obra, leve e fluída, uma excelente opção para quem quer conhecer Machado.

📌Félix, um médico e rico herdeiro que não acredita ser capaz de amar tinha um período máximo para permanecer com uma mulher: 6 meses.
"Os meus amores são todos semestrais ; duram mais que as rosas, duram estações. Para o meu coração um ano é a eternidade. Não há ternura que vá além de seis meses; ao cabo, desse tempo, o amor prepara as malas e deixa o coração como um viajante um hotel; entra depois o aborrecimento _ mau hóspede".

📌Até que viúva Lívia entra em sua vida, no mesmo período em que acaba de dispensar Cecília, seu affair atual. Mas o excesso de ciúmes e obsessão por sua amada ( um protótipo de Bentinho, talvez?) irá desgastar a relação entre os dois, principalmente por ser uma namoro oculto e Lívia ser um partido novo cobiçado na cidade. E nesse ritmo segue o enredo até o desfecho do casal, um pouco inesperado, sem muitas novidades e reviravoltas, mas permite ao leitor amar e odiar seus personagem, com suas atitudes e omissões, ainda que em poucas páginas.

#MachadodeAssis #ressurreição #machadoesselindo #félixelívia

Soliguetti 13/01/2018

A caminho da maestria
Neste primeiro romance de Machado de Assis, o autor já dá sinais claros que de está vindo para se tornar um mestre, talvez o mais importante escritor da literatura brasileira. Um romance ousado que não permite finais fáceis e óbvios, como era comum na época. Se essa obra contém pequenas falhas de estrutura, as mesmas são compensadas pela ousadia de Machado, que aqui introduz as características que viriam a torná-lo um célebre escritor.

Ressurreição trata do ciúme intenso sentido pelo Dr. Félix. Boêmio assumido, Félix acaba não resistindo aos encantos da viúva Lívia, por quem se apaixona perdidamente. Incapaz de confiar na amada, e talvez com receio de dar um passo sério em sua vida assumindo um relacionamento duradouro, sua mente esmiúça os mais pequenos acontecimentos procurando em qualquer lugar uma prova de que a viúva o estaria traindo.

É impossível não comparar a temática com Dom Casmurro, em que Bentinho sofre do mesmo ciúme mortal por Capitu. A diferença aqui é que o narrador não é o protagonista, então os fatos são muito mais confiáveis. Aqui percebemos sem contestação que Félix tem ciúmes sem motivo algum, criando ilusões para que sua própria felicidade seja sabotada. Talvez aqui, se pudermos estabelecer um paralelo direto com Dom Casmurro, haja mais uma evidência de que Capitu não foi infiel.

A narrativa encantadora de Machado de Assis já dá as primeiras mostras em Ressurreição. Neste primeiro romance, o narrador ainda não está tão afiado, mas já se usa de um delicioso sarcasmo, bem como divagações envolvendo o leitor. Assim, em menor grau, Ressurreição já traz o narrador pessimista e irônico, que se usa de uma linguagem riquíssima e deliciosa de se acompanhar.

Machado de Assis é um raro caso de escritor em que, já no romance de estreia, cria uma obra magnífica e passível de análise e estudo, embora apenas a chamada segunda fase do autor receba mais atenção. Ressurreição, dessa forma, não desaponta como pontapé inicial para os romances daquele que se firmaria como um verdadeiro mestre da literatura.

laracarlota 27/09/2021

viva o matriarcado e por menos felix?s no mundo amém?

apesar de focar mais nos términos do que na construção do relacionamento, foi o livro mais legal q eu li do machado

gabtxra 15/09/2021

Sendo sincera, tive dificuldade para ler o livro pois pouco me cativou, a forma de escrita é linda, mas a narrativa foi bastante enfadonha. O livro conta a história de Félix, um homem orgulhoso e que acredita somente nas vozes de sua cabeça (cabecinha bastante sequelada!!!) e de Lívia, uma viúva que é o oposto de tudo que Félix é. Infelizmente os dois se apaixonam e depois de 50 páginas de idas e vindas devido a neurose do homem, as coisas ficam interessantes e o livro tem um final diferente... Enfim, o ponto alto do livro é a escrita que encanta mas a história é bastante crua.