Poeira Lunar

Poeira Lunar Arthur C. Clarke

Resenhas - Poeira Lunar

Gustavo Kamenach 24/04/2022

Muita poeira e tensão
A cada livro do Arthur C Clarke eu me torno mais fã da sua forma singular de escrever. Ele falava de assuntos técnicos com um jeito por vezes poético e tornando assuntos possivelmente maçantes interessantes. É a terceira obra dele que leio e olha que ainda não li a sua tão consagrada obra-prima 2001, então expectativas lá no espaço (com o perdão do péssimo trocadilho rs)

Em Poeira Lunar não foi diferente, a história prende bastante em meio a explicações científicas, dados astrofísicos e muita lei de Murphy na vida do pessoal da Selene! Há momentos incríveis com muita tensão, o clímax me deixou literalmente sem fôlego assim como Pat Harris e seus passageiros. Assim como o próprio autor falou na introdução, torço para uma adaptação cinematográfica, na verdade essa história pede muito um filme, parece que foi feita com esse intuito de tão fluida e bem narrada que é.
Que venha o próximo Clarke!

LivroAleatorio 29/08/2023

Sobrevivência, claustrofobia, corrida contra o relógio
Resenha: Poeira Lunar

Poeira Lunar se passa num tipo de nave cruzeiro turística, que atravessa um mar de poeira lunar, o Mar da Sede, e que naufraga, afundando e ficando preso debaixo dela sem deixar rastros visíveis.
A partir daí nós vamos ser leitores expectadores torcendo para que eles consigam sobreviver. Nós acompanhamos 3 núcleos: A tripulação da Selene; os cientistas e equipe de resgate; os jornalistas e mídia. Esse é um daqueles casos de sobrevivência que vão testar a índole das pessoas.
Se eu tivesse que resumir em poucas palavras, diria que é um livro claustrofóbico, agoniante e impossível de largar até que você consiga ver o desfecho da história, como uma boa ficção científica deve ser.

Quotes:
"Em algumas vezes, tinha imaginado se o verdadeiro motivo pelo qual os homens buscavam o perigo era que, somente em tais ocasiões, eles conseguiam encontrar o companheirismo e a solidariedade que inconscientemente almejavam."

"? Agora eu consigo escrever equações diferenciais do movimento orbital da Lua, mas não consigo ser mais brilhante do que meu avô. Se nós fôssemos trocados de época, ele podia ser um físico melhor do que eu. Nossas oportunidades foram diferentes, só isso. O vô nunca teve a oportunidade de aprender a contar, e eu nunca pude criar uma família no deserto, o que era uma função de alta habilidade e de tempo integral."
Gleidson 29/08/2023minha estante
Ótima resenha! Gosto muito desse autor e ainda não li este livro. Vou buscá-lo. Obrigado.

LivroAleatorio 29/08/2023minha estante
Obrigada! Também gosto dos livros do Arthur ?

Lari 19/05/2021

Ficção científica atemporal.
Gostei tanto desse livro que não sei como vou me expressar direito, então serei bem sucinta: Arthur C. Clarke tem um jeito de lidar com as palavras que te prende a cada página e, quando você percebe, já está em um final bem fechado e sem pontas soltas.

O autor soube lidar com as nuances de personalidade dos personagens e as relações que construíram entre si como um maestro, organizando fatos e eventos fictícios de forma encantadora.

Cheio de discussões atuais e reflexões, combinadas com uma perfeita dinâmica entre os vários eixos da história (até convergirem), "Poeira Lunar" é um prato cheio para quem se interessa tanto por exatas como física e química quanto pelos de humanas como história.

Thayna Cursino 09/04/2023

Poeira lunar
Achei a premissa do livro muito interessante e me conectei muito à historia, parecia que eu estava dentro da Selene junto aos passageiros, a sensação de claustrofobia que eu senti lendo essa história foi surreal. Não foi um livro com uma escrita difícil, mas foi denso de ler. Achei que o final seria diferente, o que na minha opinião seria bem mais interessante. Poeira lunar se tornou meu livro favorito de ficção-científica, mas vale a leitura.

Camila Borges 24/04/2021

Uma aventura leve
É um livro que curti ler, apesar de ser bem diferente da experiência de "O Fim da Infância" por exemplo. Tem mais cara de aventura no espaço, é mais leve. O ponto alto com certeza é a ambientação, um cenário onde a Lua foi "colonizada" e serve quase como um parque para turistas da terra. Apesar de gostar, fiquei querendo que acabasse logo em alguns momentos.

Pedro 12/08/2021

Romance Lunar
Meu primeiro livro do C. Clark, e meu primeiro romance que se passa na lua, gostei bastante da ambientação.

Renner 21/05/2021

O fim de um ciclo
Depois de emendar 3 livros de C Clarke em sequência, me agrada muito nível de tecnicidade das obras deste autor.. engraçado e fascinante como um simples assunto, um simples acontecimento pode se tornar um livro de 300 páginas.. é admiravel o quanto o autor define tecnicamente os problemas, com uma destreza e acurácia invejaveis, o que aumenta o gosto pela leitura. Simplesmente Fantástico!

wendelwonka 05/09/2020

Livro roteiro de hollywood
Segundo livro do Clarke q leio e, definitivamente ele é um excelente escritor. Provável q não seja sua melhor obra, mas se vc curte um thriller espacial digno de filme do Spielberg, vai adorar o livro! Recomendo ;)

Rodrigo 15/08/2022

Primeira decepção
Eu amo os livros do Clarke,antes desse tinha lido os três medalhões: Encontro com Rama,2001 e meu favorito O fim da infância além de duas coletâneas de contos e tinha gostado de todos,mas esse infelizmente não rolou,a premissa é interessante mas as personagens são rasas,mal construídas,não é filosófico nem dinâmico,o fio de trama parece ser só uma desculpa pro autor dissecar suas teorias sobre a superfície lunar e destilar seus conhecimentos sobre física,engenharia,como funcionam espaçonaves,instrumentos e ferramentas.
Como não comprei a história e mal liguei os nomes as personagens logo nao me importava o que aconteceria,até onde posso pensar podia explodir uma bomba atômica e matar todos no meio do livro que pra mim não faria diferença nenhuma. Uma pena mas ainda darei uma chance pra outros títulos dele.
Isis.Borges 16/08/2022minha estante
O fim da infância é um dos meus livros favoritos da vida! Engraçado como um autor pode ser 5/5 favoritado e em outros momentos ser decepcionante...

Rodrigo 16/08/2022minha estante
O fim da Infância é um dos meus favoritos da vida também Isis,foi o primeiro que li dele e junto com O fim da Eternidade(também no meu pódio) do Asimov minha primeira incursão no gênero Sci-Fi

gleysonWHO 22/04/2021

Três Selenes e meia para esse livro.
Poeira Lunar é uma leitura bem prazerosa, que não me fez cair de amores por Arthur C. Clarke, é verdade, mas me deixou bastante engajado para continuar a leitura de seus outros livros

Cristine.Tecchio 29/06/2022

Uma boa leitura, com problemas e soluções plausíveis. Achei os personagens pouco explorados, gostaria de ter conhecido mais da história de cada um. Talvez fosse interessante fazer paralelos com o passado para que pudéssemos ter empatia com os personagens.

Pedro.Braga 14/09/2021

Uma leitura surpreendente e agradável
A leitura realmente começa um pouco morna, apresentando um pouco mais sobre os protagonistas da história. Os passageiros eram apresentandos a medida que possuiam um papel importante na resolução de cada obstáculo que surgiam. Você é levado a uma alternância de emoções, uma hora acreditando no sucesso da missão e outra achando que vai acontecer uma tragédia de proporções gigantescas. E ainda é surpreendido nos capítulos finais por um alívio cômico onde menos se espera. Uma leitura muito boa e agradável, que foge um pouco do padrão desse tema de viagens estrelares.

Leonardo_css 09/04/2021

É bom, mas poderia ser melhor
Ler esse livro foi como assistir um documentário, simples assim. Um desastre em território lunar e o maior inimigo é uma poeira misteriosa.

Temos duas perspectivas, de um lado os que estão dentro do barco que foi soterrado e do outro os que tentam socorre-lo.

Acho que a história poderia ter adicionado uns toques de suspense e terror, algo como "Estamos perdidos na lua, algo está nos observando".

Enfim, é um livro legal, mas poderia ter sido melhor explorado.
Lays.Maria 08/07/2021minha estante
Aquele parte em que Radley fala sobre estar sendo perseguido por ETs, pensei que fosse levar a narrativa para um novo patamar, mas foi só um fato isolado sem sentido.

Kamila 20/02/2020

Leitura um pouco arrastada, apesar de ter gostado do livro não consegui me apegar na história. Espero que os outros livros do escritor me prendam mais.