Marcos606 10/12/2023
Essa foi a primeira obra de ficção americana a expor a hipocrisia, a frustração e a inibição por trás da fachada de gentileza típica de uma cidade pequena. Os primeiros realistas, como Hamlin Garland, mostraram a dureza e a monotonia brutalizante de uma pequena fazenda. Naturalistas como Theodore Dreiser e Frank Norris mostraram a feiura de cidades como Chicago, Nova York e São Francisco. Mas, em geral, os americanos ainda tinham uma concepção bastante romântica do encanto, do calor e da inocência da vida nas cidades pequenas. Anderson, no entanto, mostrou o povo de Winesburg (cidade fictícia criada pelo autor), Ohio, população de 1.800 habitantes, como angustiantemente solitário, alienado um do outro e incapaz de comunicar sua necessidade de amor e compreensão. Desejando escapar dos costumes e convenções inibidores, os seus aldeões são aprisionados pelas exigências da sociedade e pela sua própria incapacidade de distinguir entre aparência e realidade.
Os aldeões típicos, portanto, tornaram-se o que Anderson chamava de grotescos e ele pretendia chamar seu livro de O Livro do Grotesco. Na introdução do livro, ele define grotesco como uma pessoa que assume uma verdade para si, chama-a de sua verdade e tenta viver de acordo com ela, embora ela se torne, portanto, uma falsidade. O que Anderson quer dizer fica mais claro à medida que conhecemos seus grotescos em Winesburg, pois cada personagem é de alguma forma deformado, às vezes fisicamente, mas sempre psicologicamente - uma caricatura do que ele poderia ter sido.
Winesburg, Ohio é uma coletânea de contos situada em uma cidade fictícia criada pelo autor, começa com uma espécie de prólogo, no qual um velho escritor imagina todas as pessoas que conheceu como "grotescas", distorcidas em sua busca por várias verdades. Segue-se uma série de histórias, cada uma relacionada a um único residente de Winesburg. O primeiro, intitulado "Mãos", descreve Wing Biddlebaum, um recluso com mãos notáveis que não consegue controlar, que fugiu de falsas acusações de molestar um menino em outra cidade. O segundo, "Paper Pills", é sobre o Doutor Reefy, um médico idoso que se casa com uma de suas jovens pacientes, apenas para vê-la morrer seis meses depois. No terceiro, “Mãe”, conhecemos Elizabeth Willard, a mãe do personagem central do livro, George Willard, que é um jovem repórter de um jornal local. Elizabeth é uma mulher doente, presa em um casamento infeliz, e ela se imagina envolvida em uma luta com o marido por influência sobre George.
Na história seguinte, "O Filósofo", o excêntrico Doutor Parcival imagina que uma multidão de linchadores está atrás dele e conta a George Willard o segredo da vida: "Todos no mundo são Cristo e estão todos crucificados". Em "Nobody Knows", George sai para o campo e dorme com uma garota chamada Louise Trunnion, apenas para se sentir culpado por isso depois. As próximas quatro histórias, todas agrupadas sob o título “Piedade”, retratam Jesse Bentley, um rico fazendeiro que se imagina uma figura bíblica escolhida por Deus. Sua filha, Louise Bentley, não recebe nenhum amor dele e se depara com um casamento sem amor. Seu filho, David Hardy, é enviado para morar com o avô na fazenda do velho, e Jesse leva o menino para a floresta em busca de uma mensagem de Deus. Ele não encontra nenhuma mensagem, porém, e só consegue traumatizar tanto o menino que David foge de Winesburg para sempre.