Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

JanaAna90 08/08/2021

Boa parte do livro, achei enfadonha e desnecessária, pois voltou-se a descrever cada passo dos personagens e com descrições longas e chatas, mas, sempre tem um mas, como o livro anterior terminou com uma notícia surpreendente a pessoa acaba por ler na vontade de saber o que de fato acontece e que rumo vai tomar a estória.
E nesse livro começamos também a entender a origem de tudo, as motivações e o início do mal e da maldade. Encontramos a esperança como arma para a maldade, a cura do mal por meio dessa mesma esperança. Me vi refletindo sobre as minhas sombras e, que está lá, dentro de mim, assim como a luz, que sou eu quem escolho o que alimento todos os dias.
Acaba que, diante da leitura e desses achados, valeu a pena ter continuado.
Gostei das reflexões, através do crescimento de Chaol, que desde o começo não gostei do personagem, confesso, mas que foi aprendendo a duras penas a se refazer, a quebrar preconceitos, a ver seus erros de julgamentos e pré julgamentos, ter a humildade de voltar atrás foi bem bacana, afinal não estamos isentos de falhas.
Já finalizando a série, o saldo até aqui foi positivo e recomendo a leitura, afinal ler e abstrair o melhor do livro é maravilhoso.
TacinhaDeVinho 13/10/2021minha estante
quando fica interessante?

JanaAna90 13/10/2021minha estante
Já no final (rsrs), mas te digo que amei a saga e no final vale a pena. Não desista.

TacinhaDeVinho 14/10/2021minha estante
vou insistir até o final então, gosto bastante na série e não queria abandonar um livro ?

Mariane30 07/04/2021

e pensar que eu nao queria ler esse livro e pular direto pra reino de cinzas.. realmente impressionante

Mariane30 12/04/2021minha estante
não tenho certeza se consigo, mas gostaria de saber mais detalhes

vou te chamar amiga

Duda 09/04/2021

Confesso q demorei pra pegar o ritmo da leitura, acho q só no cap 10 q peguei o pique da história.

Comecei a leitura bem desmotivada pq não aguentava mais o Chaol nos outros livros, li mais pq é ?necessário? pra história e olha só, terminei o livro cadelinha dle e de outros personagens
??

Em torre a gnt conhece mais a história Chaol e ver tds os traumas dle, desde a infância até a vida adulta e tb conhecemos mais de Nesryn e da família dla, sem contar dos novos personagens q aparece.

Indico ler lâmina assassina antes de torre ! Aparece alguns personagens de lâmina em torre ent se vc não ler vai ficar ??????????

Duda 12/04/2021minha estante
Bgd amg, mas infelizmente eu já terminei tog?
Desejo um bom psicológico para vcs e se hidratem bem mt

Literalmente Ju 12/04/2021minha estante
HAHAHAHAHA vou beber bastante água que a desidratação vem

Rodrigo Silvestre 30/06/2020

Só Sarah J Mass pra me fazer ler mais de 600 páginas de Irene's Anatomy só por um plot Twist no final.
(Mas parabéns pelo plot twist pq QUE PLOT TWIST FOI ESSE????)
Dafine.Warner 04/10/2020minha estante
Eu to rachando de ?irene?s anatomy ?KKKKKKKK

Rodrigo Silvestre 05/10/2020minha estante
Sessões de fisioterapia e gente se pegando... Mais greys Anatomy impossível kkkkkkk

Dafine.Warner 05/10/2020minha estante
Verdade KKK

gabi.mg 08/04/2021

Honestamente, vou ser bem sincera em relação ao que EU senti lendo o livro!
No início eu real tive uma grande ressaca, eu não conseguia de maneira nenhuma ler o livro, talvez por não me prender logo no início como os outros livros fizeram! Mas depois eu deixei a birra de lado, que eu também tinha em grande parte do Chaol e fui firme, porque eu gostava muito da história da Yrene, que a gente já tinha conhecido em ?A Lâmina da Assassina?, e também porque eu já estava muito ansiosa para começar o último livro.
Mas sendo sincera, depois que a gente passa de uns 20% do livro a leitura começa a fluir muito bem, a gente começa a compreender muito mais o Chaol, e eu percebi principalmente como julguei errado ele no início de todos os livros!
Falando sério, não deixem esse livro para trás, leiam, porque a história complementa demais! A gente entende os sentimentos de outros personagens e de personagens que eram considerados ?secundários?. Eu particularmente amei, e sei que me arrependeria amargamente caso tivesse pulado por uma simples birra que eu TINHA do Chaol!
É somente isso! E leiam, e muito obrigada a Sarah J Maas por nos proporcionar mais um livros maravilhoso da saga!

gabi.mg 11/04/2021minha estante
ooi, quero siim!!!

oiee vou te chamar

bia 10/09/2021

Tive vontade de pular esse livro, já que seria voltado no Chaol e eu não estava com um pingo de consideração por ele. Estava um pé no saco e chato.

Entretanto, o livro aborda muito bem a questão interna dele e mostra o quão culpado ele se sentia. Por tudo. E é completamente compreensível, já que o rei e o reino a quem ele foi fiel e tinha suas crenças, foram destruídos e viraram a vida dele de cabeça para baixo.

Também achei genial a forma que a autora conectou todos aqueles contos do do primeiro livro com a história agora no final. Rolfe, Ansel, os assassinos silenciosos e Yrene.

Nesryn ganha mais destaque e é interessante ver o rumo que leva. Sem contar nas coisas descobertas, inesperado e de cair o queixo.

Contudo, vou dar apenas 3,5 pois mesmo com esses pontos positivos, achei um pouco arrastado e não posso negar que senti falta de Aelin e sua corte.
Bia 11/09/2021minha estante
Pensando seriamente em pular esse livro é ver um vídeo de resumão ? tô ansiosa é pro reino de cinzas

bia 14/09/2021minha estante
Tem umas partes relevantes, mas sinceramente não perde muito se pular não

Bia 14/09/2021minha estante
To na página 150 e bem assim ??

Hellen.Fagundes 12/09/2020

Uma surpresa.
Bom quando começei torre do alvorecer não esperava nada surpreendente, e conforme a historia foi avançando foi se derenrolando uma enorme trama, envolvendo personagens já citados em outros livros da série.
Confesso q no início pensei em abandonar a historia. Mais do meio para o final ela me prendeu completamente. E hoje vim aqui indicar essa histora maravilhosa contendo personagens secundários mais fantástica q ja li.
Lanay 12/09/2020minha estante
To esperando que fique melhor mesmo

Hellen.Fagundes 12/09/2020minha estante
Fica sim mais demora

Lanay 12/09/2020minha estante
Nao vejo a hora

camsbooks 25/04/2021

o livro em si é muito bom, porém acho que se eu não tivesse lido ele junto com império de tempestades eu ia achar um saco. muita coisa que acontece nele eu acho desnecessário e só fez o livro ficar mais enrolado, mas tanto amei os novos casais que nascem nele
Carolina 25/04/2021minha estante
ai sim ? desnecessariamente longo, ainda bem que, com o final de império, eu tava louca pra ler reino e tive que ler esse calhamaço

Carolina 25/04/2021minha estante
o livro é bom mas longo demais atoa

camsbooks 25/04/2021minha estante
nossa simm, se não tivesse algumas partes sem sentido ia ficar tão melhor de ler

Dri F. @viagenscomlivros 08/02/2020

Quando li a sinopse desse livro, confesso que fiquei supresa. Um livro inteirinho da série só para contar o que estava havendo com Chaol? Será que era mesmo necessário?
A história aqui nos leva até Chaol e Nesryn em Antica, onde o capitão vai para tentar ganhar apoio para a guerra que se aproxima e principalmente para tentar se curar dos graves ferimentos que a última batalha deixou nele.
As duas coisas, inicialmente, parecem bem difíceis. O kaghan, que é como um imperador ou rei, não se mostra inclinado em participar de nenhum guerra, já que está de luto pela morte de sua filha caçula. Seus herdeiros tem opiniões diversas sobre isso, mas nenhum quer interferir nas decisões do pai.
E sobre a cura de Chaol, a curandeira designada para isso é Yrene, uma personagem que ressurge na história mas que tem mágoas e ressentimentos profundos contra tudo que possa envolver Adarlan. E, para piorar, os ferimentos do capitão são bem mais complicados do que parecem.

Achei o começo do livro bem parado. Talvez acostumada com o ritmo dos outros, que trazia várias histórias paralelas com personagens diversos, me deu uma certa preguiça de só ler sobre Chaol e a lentidão das coisas que aconteciam ao seu redor. O agora mão do rei de Adarlan não tem mais a agilidade de antes devido aos ferimentos, e tudo que ele pode fazer é perguntar, investigar e tentar encontrar aliados em um reino que aparenta não ter nenhum interesse em ingressar em uma guerra tão distante.
Não temos, em nenhum momento da história, notícias sobre os outros personagens dessa série, e depois do final chocante do livro anterior, não ter notícias sobre Aelin, Dorian e Rowan foi um balde de água fria, já que a história termina em um momento crucial no livro anterior.
Achei que o livro foi um pouco arrastado. Embora traga personagens que sinalizam claramente que serão importantes no último volume, as sessões de cura, as investigações de Chaol e Nesryn em cantos diferentes, as decisões a respeito de se eles são ou não um casal... tudo me pareceu mais um prolongamento desnecessário. Sim, acontecem coisas importantes nesse livro, mas a autora poderia ter feito um livro bem menor ou até incluir isso ao longo da série sem a necessidade de um livro só para isso. Ficou cansativo e repetitivo demais, confesso que li algumas páginas só passando os olhos porque não acontecia absolutamente nada além de descrições.
O que compensou é que há revelações importantes para a história, que realmente surpreendem. Informações que são cruciais para o último livro, com certeza. E que eu estou bem ansiosa para começar. Espero que o fim da saga seja grandioso e o último seja nada menos do que arrasador! E você, já leu a série Trono de vidro? Me conta aqui o que achou!

Conheça meu Instagram literário @viajecomlivros
Lá você encontra resenhas diárias, lançamentos, livros preferidos de cada gênero, booktags divertidíssimas, sorteios, dicas de promoções e muito mais!
Nat Geb 08/02/2020minha estante
Eu confesso que não sabia desse livro!? kkkkk mas li a série toda e é incrível! O último livro é excelente!!?

Dri F. @viagenscomlivros 10/02/2020minha estante
Ele é meio paradinho mas faz muito sentido acho que quando chega ao final... explica como Chaol conseguiu reunir tanta gente hehehe. :000

Nat Geb 10/02/2020minha estante
Ah bom saber! ?

trismichel 11/04/2021

O melhor livro da série? (até o momento k)
Quando terminei Império de Tempestades, não estava muito ansiosa pra ler Torre do Alvorecer, já que achava o Chaol um personagem fraco.

Mas nossa, como esse livro foi importante pra me mostrar que, em meio a tantos personagens densos, o Chaol podia se mostrar tão complexo quanto! Torre do Alvorecer é uma leitura obrigatória na saga, não só por apresentar personagens incriveis e avançar a história, mas também por desenvolver personagens pelos quais eu não estava dando nada.

A história de superação tanto física quando psicológica do Chaol foi sensacional!! Além disso, a Nesryn se tornou muito mais que um peão e virou uma das minhas personagens favoritas! E o que falar da Yrene? Eu fiquei muito feliz de ver essa personagem voltando e ainda mais feliz de ver que ela é p-e-r-f-e-i-t-a!!!

Achei a leitura incrível com cenas de ação épicas, personagens cativantes e discussões super importantes sobre aceitação e superação.
Literalmente Ju 11/04/2021minha estante
oie amg quer participar de uma leitura conjunta de reino?

trismichel 12/04/2021minha estante
Ahh, pode ser, super topo!

vou te chamar ?

Rute 28/12/2021

Tia Sarah não decepciona nunca!
Do começo até a metade eu estava achando meio parado mas logo depois começou a ação e eu surtei!!! Eu amei o desenvolvimento de cada personagem, o amadurecimento do Chaol, o relacionamento dele com a Yrene, a cura não só dele mas DELES! Todos os outros personagens tbm! Apesar de ser apenas um conto esse livro tem muitas informações e coisas super importantes que vão contribuir muito para o outro livro
SaaMynB 28/12/2021minha estante
Aaaa eu vou cmcr ele agora, estou me recuperando do surto do 5° livro

SaaMynB 28/12/2021minha estante
Eu estou com receio de ler ele, até pq peguei um ranço do Chaol kkk mas já sei que vai ter personagens novos, essenciais para a guerra... TO ANIMADA

Rute 28/12/2021minha estante
Eu tbm estava um pouco receosa mas depois que fui lendo eu ameii

Sa 14/12/2020

Diferente, mas delicinha e super necessário a trama
Não entendo certas opiniões aqui que dizem que ñ gostam do Chaol. Acho ele um ods personagens mais humanos e complexos da saga. Um cara leal, corajoso e abnegado e que sempre se colocou a frente dos amigos e daqueles que ama. Cometeu erros, como todo ser humano, teve reações ruins e perfeitamente humanas. Se magoou e foi magoado e guardou os traumas pra si mesmo, se culpando por tudo. Posso dizer que rola uma identificação, pois ele parece ser perfeccionista e com uma auto-estima na lama, o que ajuda nos seus comportamentos e questões.
Esse livro tem um ritmo diferente, e meio que quebra o ritmo da saga, mostrando uma missão ao continente sul que ocorre ao mesmo tempo dos acontecimentos de império de tempestades (o que realmente pode ser frustrante), mas é uma leitura absurdamente necessária a saga. O que descobrimos é estarrecedor e com certeza trará.impacto a batalha a se desenrolar no último livro.
Vemos dois pontos, Chaol e Yrene e o processo de cura e luta contra a escuridão valg dentro do antigo capitão, e Nesryn e Sartaq nos rukhins buscando conhecimentos sobre os inimigos sombrios. No meio disso, uma corte cheia de espiões, e a escuridão de certa forma chegando a esse continente tbm.
É uma leitura interessante os momentos finais de tirar o fôlego, e um trabalho absurdo em montar uma nova cultura nessa altura do campeonato rs. Por isso curti muito! Curti os casais, curti as intrigas, e principalmente toda a mitologia criada nesse livro que se junta aos outros formando um senhor panorama.
Que ninguém morra no próximo livro pq me apeguei a todos...rsrs
LuKütter 27/12/2020minha estante
Concordo, essa implicância com o Chaol é desnecessária. O cara mais leal e honrado, salvou a vida da heroína 2 ou 3 vezes, o que ele falou da Aelin nos livros anteriores foi pura verdade, fãs da heroína não gostaram.

Sa 28/12/2020minha estante
Exatamente!

Sa 28/12/2020minha estante
O que falam dele, geralmente é perfeitamente imputável a própria Aelin ou Rowan... mas pra elas passam pano.
Terminam relacionamentos e agem igual ou pior o Chaol, mas ele é péssimo... ?

Amanda 16/05/2021

me surpreendi ?
não dava muito coisa pra esse livro. estava interessada em saber o que aconteceu com a aelin depois de império das tempestades. QUEBREI A CARA!!

que livro incrível!!! E QUE BAITA PLOTTTT ACHO QUE FOI O MAIOR ATÉ AGORA!!! Tudo o que a sarah escreve tem um propósito! Foi incrível ver a evolução do chaol ? conhecer - novamente- a yrene e descobrir a perfeição do sartaq com a nesryn ????

?-Vamos começar?
Luiza 16/05/2021minha estante
eu tbm me surpreendi muuuito com esse livro, não queria ler pq além do final de Império de Tempestades eu tava com muito abuso do Chaol, mas confesso que depois desse livro voltei a amar ele ?

Luiza 16/05/2021minha estante
agora se prepara pra reino de cinzas ?

Amanda 16/05/2021minha estante
aaaa ???

jjjjjjkkkk 28/04/2022

Que livro mediocre
Acho que foi o livro mais estupido e anti climático que ja li. depois do final do quarto livro eu fui com muita sede ao pote e a sarah destroi quase tudo que ela construiu nesse livro. fora que é extremamente mal escrito, esse livro poderia facilmente ter 100 páginas. fiquei até desanimado para ler o livro próximo de trono de vidro.
gabi.whitethorn 28/04/2022minha estante
nossa império de tempestades é perfeitooo, não desiste!!!!

luisa galathynius 28/04/2022minha estante
não para, império é perfeitoo

Adrieli.Prestes 28/04/2022minha estante
Acho que isso aconteceu pois vc leu na ordem errada...

Analu. 22/01/2021

SÓ VEM REINO DE CINZAS
Estou DESTRUIDA com a coisa mais perfeita que foi o fim desse livro, em como tudo se liga encaixando todas as peças dessa história INCRIVEL que dona Sarah fez pra gente. Já posso falar que sou fã né amigos, vou panfletar essa saga até não aguentar mais

Sobre esse mimo: livro inteirinho para o Chaol, que ao contrário de muitos eu nunca desgostei. Chaol foi o motivo de eu ter conseguido ler os primeiros livros que achei sofríveis. Mas enfim, a história basicamente é ele enfrentando seus medos, angústias e traumas. Lindo de ler!
Me senti tocada em várias partes do livro, e torci muito muito mesmo para esse casal ser feliz!
Se eu já amava o Chaol, agora sou fã de carteirinha, superação é o nome!
Vamos para o último livro com o coração na mão, o tombo vem!
Bia2309 22/01/2021minha estante
Eu adoro esse livro, sério. Está no meu top 3 da série! Chaol rei sim, claro ou com certeza?!

Analu. 22/01/2021minha estante
Foi quase uma terapia né, muito maravilhoso o capricho em cada detalhe

Bia2309 22/01/2021minha estante
Simmm, adorei acompanhar a recuperação dele, tanto física quanto emocional!