Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

Evellyn.Ramos 17/05/2024

Fundamental
Li sem muita expectativa depois de ter escutado diversas criticas ao livro e realmente entendo o porque ele pode ser tão odiado, mas acima de tudo, acho que é um livro essencial para o entendimento dos personagens e do universo.

Nesse livro a gente entende melhor como funciona a mente do Chaol e passa a ter mais empatia por ele depois de tudo que ele passou. Confesso que ele nunca fez muita diferença pra mim e senti que ele foi mais apagado nos últimos livros, mas nessa história ele é bem desenvolvido e explorado.

O começo foi muito arrastado e tedioso, nada acontecia e ao mesmo tempo o que acontecia não despertava meu interesse em continuar lendo. Admito que procrastinei bastante para terminar o livro, devido a enrolação da maior parte do livro. Quando passou dos 80% o livro começou a ficar legal e interessante e isso acabou muito rápido. Esses fatores foram o que fizeram eu não dar uma nota melhor para este volume.

Independente de qualquer coisa, acho que Torre do Alvorecer é sim uma leitura obrigatória.

YasminTorres 17/05/2024

Me surpreeendeu.
Confesso que pelas resenhas, não achei que fosse gostar tanto desse livro! Eu comecei gostando, o início me prendeu por ser um novo mundo, com foco em outros personagens e culturas, mas o meio começou a ficar muito chato e eu lia pra acabar logo, mas conforme foi desenrolando, comecei a me apegar aos personagens e casais e me apaixonei pela história e pelo lugar onde se passa. O final foi maravilhoso, me surpreendi com alguns personagens que não gostava e adorei isso. Pronta pra começar o último livro, mas não sei se tô pronta pra me despedir da saga e de tantos personagens maravilhosos ???

Eduarda 16/05/2024

????
Comecei o livro obrigada, e terminei amando cada coisinha, ver o processo de cada personagem me aqueceu o coração, eu também me senti curada. Simplesmente necessário.

Camila1856 16/05/2024

Ainda tentando entender o por que de tantas pessoas odiarem ou pularem este livro. Chaol é um dos personagens que mais se aproxima do nosso mundo real, quantas vezes não tomamos decisões achando que estamos fazendo o melhor ? Quantos de nós não somos imaturos ? Acho que este livro se trata de crescimento e amadurecimento, e quando deixamos de olhar de uma forma julgadora, acabamos entendendo isso.

Stefani 15/05/2024

Yrene sempre será lembrada
A cada novo livro da Sarah J. que eu releio me surpreendo mais pela habilidade com que ela tece suas histórias. Cada volume de Trono de Vidro é um mosaico de acontecimentos, cenários, personagens e surpresas, onde as peças se encaixam lentamente no grande quebra-cabeças (que possivelmente você só vai compreender totalmente se ler mais que uma vez, digo por experiência própria). Sarah J nunca se perde ou enrola, e numa série longa como essa, com volumes robustos, posso afirmar que cada palavra vale a pena. No final, esses livros enormes parecem pequenos diante da riqueza de suas histórias.
"Torre do Alvorecer" é uma obra vasta e detalhada, repleta de novos personagens que nos cativam e enriquecem ainda mais esta saga que já amo. Tanta coisa acontece neste livro que é difícil expressar em palavras o quanto ele é maravilhoso. O foco principal é a redenção de Chaol. Em meio a reis e rainhas com poderes além da imaginação, ele se destaca como um homem humano, leal e disposto a fazer de tudo pelo que acredita, lutando contra a escuridão valg e protegendo aqueles que ama.
Quando li o nome de Yrene, demorei alguns capítulos para me lembrar de sua importância anterior. Ela apareceu pela primeira vez em "A Lâmina da Assassina", aos 18 anos, sozinha e sem perspectivas, trabalhando em um bar. A frase de Aelin, ?Para onde precisar ir ? e mais um pouco. O mundo precisa de mais curandeiros,? foi profética. Este livro revela o poder dessas curandeiras, especialmente Yrene, e aprofunda nosso conhecimento sobre os Valgs, as chaves de Wyrd, e o principal inimigo deles, cuja revelação foi absolutamente chocante!
Sobre essa revelação, preciso mencionar Nesryn e Sartaq. Sempre me interessei por Nesryn e em "Torre do Alvorecer" tive a chance de conhecê-la melhor. Sartaq, príncipe e guerreiro, leva Nesryn em uma jornada ao sul, onde conhecemos sua outra família, uma tribo com os rûk, aves gigantes que são montadas pelas legiões comandadas por Sartaq. Kadara, o rûk de Sartaq, é uma das criações mais incríveis de Sarah. Nesryn descobre uma realidade rica em cultura e inclusão, cheia de guerreiros e guerreiras que seriam uma grande ajuda na guerra. É nessa viagem que descobrimos o verdadeiro inimigo e um pouco mais sobre quem enfrentarão na guerra final.

Fladduarte 12/05/2024

Chaol nunca duvidei ??
A guerra se aproxima e é hora de se preparar. Chaol e Nesryn precisam buscar ajuda para o exército de Aelin e para a cura de Chaol, que agora usa uma cadeira de rodas. Nessa busca, eles encontram a família real de Antica, que pode se tornar uma forte aliada, além das curandeiras da torre, onde Yrene é encarregada de cuidar do ex-capitão. O relacionamento entre esses dois se revela mais complexo do que aparenta, e ambos, sendo teimosos, precisam aprender a conviver para alcançar a cura para as pernas de Chaol e para as almas de ambos.

Sempre tive um carinho especial pelo nosso capitão da guarda, e ele não me decepcionou. Chaol enfrentou traumas que feriram seu corpo, seu coração e sua alma, e precisou abrir-se para se curar, demonstrando uma grande coragem ao se tornar vulnerável. A conexão entre ele e Yrene foi maravilhosa, com uma química muito bem construída, e adorei o desenvolvimento dos dois. Yrene é forte e destemida, mas tão teimosa quanto ele, o que complica o processo, mas também proporciona ótimos momentos.

Também amei acompanhar a história de Nesryn e do príncipe Sartaq, e me peguei chorando por esses dois, que merecem mais momentos juntos. Ter a visão desses acontecimentos e fazer certas descobertas, sabendo o que está ocorrendo ao mesmo tempo com o restante da corte, nos traz momentos de compreensão e conexão entre os eventos que tornam a leitura ainda mais prazerosa.

Resumindo, amei ?Torre do Alvorecer? e não estou pronta para me despedir desta série com o último livro.

Tayla_ 12/05/2024

Surpresa
Não esperava gostar de torre, foi uma excelente surpresa, me vi envolvida e apaixona pelos personagens, SJM dispensa comentários.

literalize_se 11/05/2024

BOM
De todos os livros da saga que eu li, esse foi o mais lento. Não sei se é a própria história que fez ser assim ou o fato de eu ter saído de um livro tão intenso como tog 5.
Não foi fácil e as vezes tive vontade de parar, mas me mantive firme e aos poucos fui lendo.
Gostei muito de conhecer novos personagens, o khaganato e os Ruk?s.
Por mais que tenha sido uma leitura demorada, a história é essencial para o último livro e sem ela vários pontos ficariam soltos.
Foram muitas descobertas (CHOCANTES) e que fizeram muito mais sentido para certos acontecimentos.
Ansiosa para o próximo.

Joy Alvim 11/05/2024

Chaol é chato mesmo haha
O livro até que começa razoavelmente bem, mas depois se torna uma leitura bem lenta e o Chaol e a Yrene são bem monótonos.
Como um personagem que começou a saga até que interessante se tornou tão chato assim? É muito mimimi de honra pra lá e pra cá! Outra coisa, repete a mesma história do primeiro livro com ele disputando a menina com um príncipe, o mesmo drama de "ain, pq vc me escolheria se tem um príncipe?", "ain, eu não sou nada perto dele"... e o par romântico, de novo, escolhe ele hahaha

Enfim, achei bem interessante a parte dos rhuk e, sobre a Maeve, fiquei sem palavras! Quase valeu a pena ler +600 páginas sem fluidez por essa revelação.

Ansiosa pelo último livro!
Aaaaaaaaaaaah :D

Fernandahs 09/05/2024minha estante
Queria dizer que escrever resenhas gigantes é uma red flag minha, mas tô nem aí, eu amo

SPOILER:

Quase morri com a quase morte do Chaol, mas a cena que veio depois foi linda e emocionante, ele e Yrene são literalmente um só agora, lindo demais cara ???

YasminR 09/05/2024

Torre do Alvorecer
No começo do livro era uma leitura bem arrastada, forçada. A ideia de ler pela perspectiva de Chaol e Nesryn não tinha me agradado muito, considerando como o livro anterior acabou.
Até que começou o suspense. A história do outro lado, enquanto tudo acontecia com Aelin e os outros. Até que começou a cura de Chaol. O amadurecimento e desenvolvimento de todos.
Estou impressionada e um tanto emocionada com o quanto ele amadureceu. Feliz por ter achado alguém. Por Nesryn ter achado alguém. Pelo Kaghan ter ajudado nessa guerra.
Estou feliz e pronta para o choro que me aguarda, pois esse final, esse último capítulo... É muito triste. É fora da imaginação o que farão com Aelin.
Ao todo, esse livro foi sensacional. ?