Torre do Alvorecer

Torre do Alvorecer Sarah J. Maas

Resenhas - Torre do Alvorecer

Isabella 29/04/2024

Um sentimento conflitante sobre torre do alvorecer
Não sei como começar essa resenha, não era minha intenção ler esse livro, pois me venderam como um livro que não era essencial pra história, ouvir isso e juntar que é um livro grande (que poderia ser BEM menor, mas depois falo disso) desmotivou demais.

Tem também o ponto de, como acaba império de tempestade, você não tá nem aí com a jornada do chaol e muito menos tá afim de se importar com um reino que nunca ouvirmos falar e com uma realeza chatissima (pelo menos foi assim que eu me senti).

O começo foi difícil, não conseguia e nem queria me envolver com essa trama, fiquei pensando no que os outros estavam passando enquanto o reino do Khagan estava pouco se lascando.

Admito que só continuei por que gostei muito da Yrene, ela carregou esse livro nas costas viu..
Não vou ser hipocrita e falar que não gosto de Chaol, até porque amei ele no começo da saga, torci por ele e por Cealena, mas depois ele foi virando esse personagem insuportável, e esse livro foi basicamente uma redenção, acredito eu, claro que não voltou a ser um querido, mas entendo bem mais seus sentimentos.

Vamos para Nesryn, acho que sou uma das poucas pessoas que leram TOG que não gosta dela, minto, não é nem desgostar, é que eu não me importo o suficiente pra sentir algo por essa personagem, então o enredo ela com o príncipe Sartaq foi só meio água com açúcar pra mim.

O plot do livro é legal, além da jornada da cura do chaol temos também a intriga que está acontecendo com a corte depois de uma morte real e tal, o final foi bem mais interessante de ler pois são muitos os acontecimentos.

O que posso dizer é que, sim é um livro necessário, mas é um livro bem menos emocionante pra quem saiu de império de tempestade e quer muita ação, guerra, resoluções e tudo mais, porém é bom.

Letícia 29/04/2024

Esse livro me surpreendeu positivamente. Sempre vejo as pessoas falarem mal dele então tinha expectativas baixíssimas hahaha só tinha curiosidade de rever a Yrene que tinha gostado desde Lâmina da Assassina.

Como a maioria dos livros dessa série, Torre do Alvorecer é um pouco lento no começo mas é bom para a imersão nesse novo lado de Trono de Vidro. Conhecer o continente sul foi bem interessante e acrescentou muito mais profundidade no universo. Na minha opinião, a política e fantasia foram até melhor construídas que em Erilea.

O Chaol me irritou em vários momentos mas também me fez perceber e refletir coisas sobre eu mesma que foi importante no momento que estava passando durante a leitura. Adorei acompanhar seu processo de cura e evolução.

Já adorava a Yrene e esse livro fez adorar ainda mais. Toda a evolução que ela teve nesses dois anos desde Lâmina foi incrível. A relação que ela manteve com a Aelin, mesmo que de forma unilateral, foi muito admirável. Também adorei conhecer as outras curandeiras e a Torre.

A Nesryn foi uma personagem que eu não esperava nada e nesse livro se mostrou bem diferente do que eu pensava sobre ela. Parece que ao encontrar seu povo e lugar de ascendência, fez ela se revelar de uma forma maravilhosa. Os capítulos dela com os rukhin foram uma das minhas partes favoritas do livro.

Todas as descobertas desse livro deram um nova guinada que me deixaram muito curiosa e ansiosa para Reino de Cinzas. Inclusive. o khaganato e o continente sul dariam uma série própria que eu teria muito interesse em ler, caso a Sarah se aventurasse em fazer.

Niquila 29/04/2024

Achei meio sem sal, demorei muito p ler porque ele não me prendeu como os outros livros, tem algumas informações bem importante p saga

Jubs 29/04/2024

Minha Sulde ainda aponta pro Norte.
Estou chorando? Sim. Simplesmente embasbacada como é tão perfeita essa maldita saga. Acho que desenvolvi uma dependência de todos eles, porque mal suporto a ideia de não ter eles na minha rotina.

Jhovana 28/04/2024

Chaol é o meu personagem favorito da saga, então estava bem animada pra essa leitura
O início é um pouco arrastado, mas simplesmente por que está apresentando o novo continente e novos personagens. Difícil não ficar ainda mais curiosa sobre o continente sul.

Este livro é cheio de descobertas, e em alguns momentos precisei voltar e ler de novo pra conseguir absorver todas as novas informações que serão essenciais lá na frente.

Chaol segue sendo meu favorito e na minha opinião o mais complexo da saga. Não o personagem escrito para te fazer amar ou odiar, não o personagem perfeito, sem defeitos. Ele é o mais próximo possível do real, real demais pra uma ficção. Ele é humano, errado e certo, cheio de defeitos e qualidades...
Mal posso esperar pra ver como a história vai se desenrolar em apenas mais um livro.

LidiaLe 28/04/2024

Chaol = Chato
Incrível como o Chaol é insuportável mesmo quando a perspectiva dele deveria induzir o leitor a perdoar ele kkkkkkk o cara não evolui de jeito nenhum
Yrene, Nesryn e Sartaq salvaram esse livro, sempre os maiorais.
Apesar da leitura ter sido sofrida no comecinho (tanto que demorei meses pra voltar a ler), tem várias partes bonitas e os personagens que aparecem junto com as informações que descobrimos >>>> vale a pena ler!

jurdangf 28/04/2024

O que Aelin prometeu a você?
Hasar sorriu consigo mesma.
? Um mundo melhor.
vamos la, melhorar o mundo!

Anna 28/04/2024

Me surpreendeu
Depois te tantos livros não indo com a cara do Chaol, esse livro me surpreendeu muito. Foi bom rever alguns pontos e foi gostoso de ver os pontos serem ligados no decorrer da história. Muito bom!

Bruna3810 26/04/2024

Maldade um livro desse no meio da pauleira que tá, foi custoso terminar viu! só a parte rinal é realmente relevante pra saga

kaline 24/04/2024

O restinho de fiapo de pano que tinha sobrado pra passar pro Chaol terminou de ir com Deus nesse livro.. chato, chato e chato.. cada vez que abria a boca minha vontade era de mandar ele calar. Enquanto isso, a Yrene usou todo o estoque de pano dela da vida pra passar pra ele. Mancada atrás de mancada.
Que bom que li intercalando com Império de tempestades, ou teria sido difícil engolir.

Isa Meireles 24/04/2024

Esse foi difícil de terminar!
Só consegui pela Nesryn e pelo Sartaq e por ler intercalando com Império de Tempestades, mas valeu a leitura pelas descobertas pra o próximo livro e pela introdução de novos personagens.

hanacampos 24/04/2024

Torre do Alvorecer.
Honestamente, minhas expectativas para esse livro eram nulas. Eu detesto o Chaol desde o começo da história, eu achava - e ainda acho, ele um personagem sem carisma, ingrato, infantil? Se fosse por ele, eu não recomendaria a leitura.
Para mim, os personagens secundários roubaram o protagonismo do livro. Eu gostei da forma como o khagnato foi desenvolvido, e principalmente da Nesryn e Sartaq - com certeza o dos melhor casal desse livro. Embora eu adore a Yrene, eu honestamente não consigo entender o que diabos ela viu no Chaol.
Não é um livro ruim, longe disso? mas eu também acredito que não faça muita diferença se você pular de Império das Tempestades diretamente para Reino de Cinzas. Eu escolhi por ler esses dois livros intercalados, com a ordem de leituras de capítulos conforme achei na internet e foi a melhor coisa que eu fiz. Se eu tivesse lido TOG6 para depois ler TOG7 para enfim poder terminar a série? não teria conseguido ler.

Para as amantes do Chaol, com certeza vão amar o livro. Para as haters? eu diria, tenha paciência. Ele é ruim, mas não tanto.