Asterix e os Godos

René Goscinny

Resenhas - Asterix e os Godos

@vaisetratarleitora 17/03/2023

Ótima continuação
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos álbuns de Asterix, chegamos ao seu 3º álbum, publicado originalmente na revista Pilote, entre 1961 e 1962, e depois publicado em formato de álbum em 1963.

Mesmo com meu não tão grande conhecimento do período histórico do Império Romano, achei a história muito divertida, e consegui captar algumas referências como as fontes góticas, as tribos dos Godos invadindo o Império Romano e etc, mas ao ler a resenha do site Plano Crítico sobre esse álbum, pude ter uma noção bem maior das curiosidades e easter eggs que Uderzo colocou nos desenhos e Goscinny no texto, e deixou a história muito mais divertida e interessante. Acho que seria muito legal, se em edições futuras desses álbuns, essas curiosidades fossem apontadas, porque são muito legais e dão uma dimensão muito maior pra história e pra genialidade dos autores.

Mas falando da história em si, acho que é a que mais zoa os romanos até agora (sim, sei que é só o 3º álbum, mas mesmo assim), e foi muito engraçado. A história é super dinâmica e a forma como o druida conseguiu virar o jogo foi bem legal (além de ser uma crítica histórica, pois os povos "bárbaros" só não conseguiram derrotar o Império Romano antes (na realidade o Império caiu mais por incompetência da liderança do que pelos ataques dos "bárbaros") pois eles preferiam morrer a se aliar uns aos outros contra os romanos).

Enfim, é uma história divertida, que super vale a pena a leitura. Recomendo.

Dori.JR 23/02/2020

Muito divertido
Eu ri o tempo todo com essa revista, sério, se você quer rir e só ler essa revista o enredo é hilariante e as ilustrações também.

Dori.JR 23/02/2020

Muito divertido

sonia 27/01/2012

contra a tirania
para todos os que amam a liberdade, mais do que uma luta entre gauleses e romanos, esta é uma sátira da inteligência e o amor à liberdade contra a força bruta e a burocracia, com o humor que só um francês tem...

Fimbrethil Call 14/10/2009

nesse álbum o druida é sequestrado pelos godos, e A&O têm que ir salvá-lo. O engraçado é que os godos falavam uma língua estrangeira e a gente sabe disso porque o formato das letras é diferente hahahhahahahha