Caminho de Perfeição

Caminho de Perfeição Santa Teresa de Jesus

Resenhas - Caminho de Perfeição

David 28/04/2024

Muito bom!!!! Inspiremo-nos no exemplo de Santa Teresa D?Ávila!! Nunca deixar a oração e andar com cautela, mas com grande confiança em Deus, sem querer ofender tão grande Majestade por nada neste mundo! Talvez o único ponto dificultoso deste livro, seja o estilo da escrita de Santa Teresa, que, por ser um pouco arcaico e não muito organizado, pode ser um obstáculo aos jovens leitores.

clarabonifacio 09/04/2024

Caminho de perfeição, santidade, busca diária ao Céu!
Jesus, tão bondoso, nos deu a honra de ter em Terra um ser tão especial como St. Teresa D?ávila! Livro maravilhoso, demorei um tempo pra ler, mas é necessário tempo e cuidado pra ler uma obra tão única. Caminho de perfeição é caminho ao Céu, é busca no pequeno, humildade como grande virtude e olhos fixos no Senhor! Leitura muito especial ??

Arthur 17/01/2024

Ótimo para quem busca sair da mediocridade e, algum dia, alcançar a perfeição. Trata de assuntos diversos como a pobreza, humildade, oração vocal e mental, desapego, oração do Pai-Nosso, etc. Grande parte é baseada em experiências da própria Santa, que conseguiu em vida, com a graça de Deus, alcançar as mais altas moradas. Agora só resta por essas dicas em prática.

Joana D'Arc 10/01/2024

Leitura essencial
Ouvir Santa Tereza é um refrigério, ao mesmo tempo que nos impulsiona a viver tudo que Deus quer e de fato buscar progredir no caminho de perfeição.

Com sua escrita leve e simples Santa Tereza nos exorta, ensina e conforta com suas palavras ao que se refere a amizade com o Senhor refletindo diversos temas da vida comum (tempo, amizades, trabalho...) e como esses se relacionavam com a vida espiritual. Mesmo tendo como público alvo monjas os conselhos e ensinamentos da Santa são riquissimos para reflexao e aprendizado dos leigos que, assim como todo cristão, são chamados a perfeição

Esta edição da Paulus divide os capítulos conforme o tema que será tratado, o que acho muitos bom para organização da leitura. Além disso, ao final tem o índice temático.

Lathos 04/01/2024

Caminho da Oração
A obra é um ótimo recurso na busca do aperfeiçoamento na oração.

Na primeira parte da obra, Santa Teresa explica como há diferentes tipos de oração, a vocal e a mental, que nem todos conseguem ter oração mental mas que ainda sim conseguem grande proveito de uma vida de oração, também explica como a contemplação é uma graça fornecida por Deus e que não está em nossas mãos alcança-la se está não for a vontade de Deus. Também explica que o exercício da humildade, desapego e caridade são as maneiras mais segura de evoluir na vida espiritual.

Na segunda parte da obra, Santa Teresa destrincha a oração do Pai-Nosso e para cada sentença da oração traz uma meditação sobre a mensagem que Jesus quis nos passar pela oração, além de orientar na interpretação da oração mental e contemplação.

É uma ótima obra, e se beneficia muito de releituras pela densidade de conteúdo, que pode passar batido caso leia rapidamente ou sem muita atenção.

Geane.Gouvea 18/12/2023

Desde que me dispus a ler, tornou-se minha obra predileta de cabeceira. E toda vez que fazia uma pausa e retornava, as palavras seguiam falando comigo.

Ela foi proclamada doutora da Igreja em reconhecimento à sua profunda sabedoria espiritual e à importância de seus escritos. Uma das poucas mulheres a receber esse título honorífico, que é concedido a santos e santas, cujas contribuições teológicas são consideradas excepcionais.

E nesse segundo livro que concluo dessa grande mestra, padroeira dos professores, noto quanto saber e humildade, e tempo na companhia dela e de seus escritos, não se perde, se ganha.

"Caminho de Perfeição", foi composto por Teresa de Jesus, monja da ordem de Nossa Senhora do Carmo, e é destino às monjas descalças de Nossa do Carmo. Trata-se de conselhos tão valiosos, que fazendo minha experiência de leitura, toda vez que ela diz "minha filha", eu já tomo como se falasse pra mim, e não tem preço, se permitir ser educada por uma santa.

?? Tenciono apontar aqui alguns remédios para certas tentações miúdas, sugeridas pelo demônio, das quais talvez, não façamos caso, justamente por serem tão pequenas, e direi ainda outras coisas, conforme o Senhor me der a entendê-las e eu for lembrando. (...) Ponha o Senhor sua mão em tudo, para que saia conforme a sua santa vontade, pois são sempre estes os meus desejos, embora sejam as obras tão imperfeitas como eu mesma sou. - Santa Teresa D'Ávila

Fui tomar conhecimento da "comunhão espiritual", nos tempos de pandemia, em 2020, tão difíceis tudo online, a alma privada da eucaristia, e essa santa aqui durante o século XVI, mais especificamente entre os anos de 1562 e 1564, já tratava sobre esse assunto.

?? Quando, assistindo a Missa, não comungardes, filhas, podeis, com grandíssimo proveito, comungar espiritualmente, recolhendo-vos em seguida dentro de vós mesmas. Deste modo imprime-se profundamente na alma o amor de Deus, pois quando nos dispomos a receber, jamais deixa de nos favorecer com seus dons, de muitas maneiras que nem entendemos. - Santa Teresa D'Ávila

Jailine 12/09/2023

Sede perfeitos como Vosso Pai
Santa Teresa escreve esse livro para suas companheiras de convento, suas dirigidas espirituais, sobre como é possível atingir o caminho da perfeição = santidade. Apesar de escrito para as monjas carmelitas, os princípios podem ser aplicados a todos nós, em nosso cotidiano. Recomendo ler O Livro da Vida, também de Santa Teresa para compreender melhor sua forma de escrita.

Carolina 22/04/2023

Para ler, reler e ser favorito na vida
Este é um livro para ficar na cabeceira e ser consultado, relido, meditado... São muitas as questões tão importantes quanto nobres que ele desenvolve e em muito pode ajudar a qualquer cristão no aprimoramento de sua fé, ou quando precisa de alguma orientação na sua vida.
Fabio 24/04/2023minha estante
Estou devendo a leitura deste livros , que dizem ser um manual de santidade!

Suelen 29/12/2022

Esse livro foi originalmente escrito para as monjas do Carmelo, onde Santa Teresa era priora, é um manual de como ingressar na vida de oração.
“Habituar-se à solidão é grande coisa para a oração”

Felipe 27/11/2022

Caminhemos na perfeição
É até difícil escolher palavras para resenhar um livro de alguém tão gigantesca, quanto a Mestra da Oração. Porém, me esforçarei para transmitir um pouco do imenso sentimento que ela despertou em mim com essa leitura.

Santa e Doutora da Igreja, Santa Teresa é muito estudada dentro e fora da doutrina católica. Realmente deveria, visto ser ela um marco para a teologia cristã católica.

Primeira, transborda de suas palavras um amor infinito por Cristo e pela Igreja, o que fica sempre claro pelo seu desejo de ser útil e fiel.

Além da mais profunda humildade, daquela que se considerando um nada perante as autoridades, era de uma estatura incomensurável.

O livro realmente se configura como um itinerário que tem como objetivo único nos levar a perfeição da salvação, o que torna o título completamente apropriado.

Podemos encontrar nessa obra com profundidade temas como: humildade, oração, distinção entre oração vocal e mental, tipos de oração. Além de uma análise aprofundada da oração do Pai Nosso.

Santa Teresa e, principalmente, Caminho de Perfeição precisam ser leitura obrigatórias para quem quer trilhar um caminho de maior profundidade e oração para aqueles que almejam o céu.

O livro em si tem uma leitura fluida e simples, conseguimos percebê-lo exatamente com ela o pretendia, como um diálogo, uma conversa entre amigos, com infinitos ensinamentos.

Precisamos mesmo dessa leitura para nos ajudar a nos perceber melhor dentro do caminho da oração e aprender de uma mestra como tomar o rumo certo! Leiam!!

Marília 15/11/2022

Este livro é um ótimo guia pra quem quer se aprofundar nas orações vocais principalmente o pai-nosso.

Barbara Louize 28/09/2022

Um grande livro, que nos proporciona grande crescimento e auxilia nosso caminho de oração. É um livro e tanto.

Fran 23/09/2022

Está é a segunda vez que tento o ler, porém consegui finalizar desta vez.

Livro muito bom!!
Muitos ensinamentos!!

Sabrina 06/09/2022

Vinde a nós, Pai Nosso
Primeiro livro que leio de Santa Teresa D'Ávila e fiquei muito encantada! Diversos conselhos muito fortes para se permanecer com Deus.

Eu achava que o livro seria o título ao pé da letra, mas na verdade são cartas escritas as irmãs de seu convento, com conselhos para se alcançar a glória dos céus.
A maneira como ela discorre a oração do Pai Nosso ao longo dos capítulos nos instruindo como essa oração é poderosa e os ensinamentos dela, é muito profundo.

As citações ao seu Livro da Vida me deixaram ainda mais curiosa para lê-lo. Pois ela mesma diz que esse livro foi escrito apenas por insistência de seu confessor, que acreditava que ela tinha muito a ensinar as irmãs, pois ela mesma, humilde como era, não se achava digna de tanto, e no Livro da Vida ela se aprofunda mais nos conselhos.

Exemplo de humildade, Santa Teresa D'Ávila, rogai por nós! ??

Lucas Felix 13/04/2022

Neste escrito, Santa Teresa fala as suas irmãs e as instrui no melhor modo de viver a vida em comunidade e em busca da santidade.