Ciência e Pseudociência Ronaldo Pilati

Resenhas -

Leticia.Harume 01/04/2024

INDISPENSÁVEL
Considero esse livro simplesmente indispensável! Não só pra psicólogos, mas sim pra todos!
Já sabia que era importante saber diferenciar ciência e pseudociência, mas esse livro se superou nesse sentido.
ele discorre com excelência TODOS os motivos os do porquês, tudo!
ele aborda temas que são pseudociência que até eu, uma pessoa que achava que saberia reconhecer, cai nas mãos traiçoeiras da pseudociência.
é uma leitura, não difícil, mas as vezes cansativa.
no final parece q ele começa a falar tudo de novo a mesma coisa (o que eu sei que não) mas pra nos leigos começa a ficar desgastante.
Porém isso tudo não tira o mérito do livro.

Ingrid 25/02/2024

A busca por estar cada vez menos errados ?
?O principal motor da nossa jornada para a compreensão da realidade é o reconhecimento de que podemos estar errados.?

Para além de um alerta para os perigos da pseudociência e seus derivados, uma lição sobre ceticismo e humildade.

Leitura obrigatória, excelente trabalho e cuidado na comunicação.

Tatiana427 02/07/2023

Ciência e Pseudociência
Voltando aos hábitos da leitura , e percebendo o quanto é difícil para nossa população separar as crenças infalíveis e absurdas em relação a vacinas, homeopatia, astrologia, religião, dentre outros... daquilo que realmente tem importância, e sim já acreditei em muita baboseiras e de uns dois anos pra cá, tais comportamentos estão sendo modificados. Foi muito gratificante poder ouvir Ronaldo Pilati no congresso de psicólogia baseada em evidência. Super recomendo a ler e depois refletir fora do padrão da pseudociência.

Enaiady 28/04/2023

Vale a leitura!
Bom livro para começar a entender sobre ciência e pseudociência. Livro claro, com excelentes referências e bom conteúdo. Tirei 1 estrela por achar que em alguns momentos o autor diz a mesma coisa com outras palavras, se tornando repetitivo.

Andressa.Rocha 14/04/2023

Excelente livro
Leitura fluida, explicações fundamentadas, exposições de coisas que acreditamos ser ciência e somos diariamente enganados como homeopatia e astrologia. Recomendo!

Adrian.Daniel 12/04/2023

Charlatanismo e crenças
O livro fala a respeito de criticidade, ciência em si e a origem baseada na dúvida, é um verdadeiro tapa na cara para a verdade absoluta e constata sobre como lidar com as imposições de verdade, crença e pseudo-verdades

Iury 04/04/2023

Ronaldo Pilati demonstra a relevância da valorização do método científico como um olhar a ser adotado em diversos aspectos da vida a fim de preparar as condições adequadas para novos conhecimentos sobre a realidade.
O suposto conforto em acreditar em verdades absolutas revela o risco de tentar mascarar o entorno para o que queremos acreditar e desconsiderar os fatos que se impõe.

mandaah03 27/03/2023

Extremamente necessário essa leitura.
Uma linguagem simples e que nos faz entender porque procuramos tantas soluções em pseudociencia.

Nathaly1 18/07/2022

Leiam !!
Livro extremamente importante.
Quantos de nós já não fomos persuadidos a crer em pseudociências?

07/02/2022

O que é (e o que não é) ciência?
Com conceitos básicos da ciência, seguidos de exemplos reais e muito didáticos, esse livro aborda a questão por trás de acreditarmos naquilo que queremos acreditar, ao invés de nos atentarmos aos fatos. É explicado de forma muito clara o aparato cognitivo responsável por esse julgamento rápido e simplificado dos acontecimentos.
De forma geral, o autor nos esclarece que nossa cognição, da forma que evoluiu, não é facilmente adaptável ao pensamento crítico e analítico, característico do saber científico. O ceticismo é algo que deve ser treinado, e talvez com certo esforço; mas, claro, um ceticismo equilibrado!
Enfim, não vou me alongar na fala sobre esse livro, até porque não quero dar spoilers. Fica aqui a minha recomendação para os jovens estudantes da ciência!

site: https://www.instagram.com/sabrina.marques.psicologia/

Pâm 06/02/2022

Os perigos de acreditar em algo que não é falível
Os termos ciência, paraciência, ciência "picareta", pseudociência e protociência podem ser um pouco complexos de início para quem não costuma pensar acerca das bases e da veracidade dos ditos conhecimentos que nos cercam. Neste pequeno livro, Ronaldo Pilati faz um ótimo trabalho ao sintetizar todos os termos acima; dando exemplos esclarecedores de cada um e mostrando a importância de se saber o que é, de fato, conhecimento.
Em Ciência e Pseudociência, Pilati desenvolve o conceito de Escaninhos Mentais e indica como somos bombardeados diariamente com informações que são na verdade propagandas com interesses escusos, além dos perigos de acreditar em algo que não pode ser provado como mentira; curioso, não?
Eu diria que esse foi meu primeiro livro da faculdade, mas esse não seria um argumento válido para garantir a qualidade do livro. Como diria o próprio autor: é importante dominar os conceitos que definen os tipos de conhecimento e saber aplicá-los em nossas vidas. Então leia e descubra por si mesmo :)

Kali 01/02/2022

Ciência e Pseudociência
Um divisor de águas na minha vida enquanto estudante. Ensinamento plausível até onde podemos dizer que uma prática é científica, assim como adotar um senso crítico.

?Eu posso conviver com a dúvida e a incerteza, posso não saber. Acho que é muito mais interessante viver sem saber do que ter respostas que podem estar erradas.? Richard Feynman citado por Pilati.

Carina143 14/01/2022

Um livro MUITO necessário.
Confesso que comecei o livro com um fluxo de leitura um pouco devagar, mas a medida que a leitura foi evoluindo, eu comecei a devora-lo. Apesar de em alguns momentos as explicações do autor serem técnicas e utilizar de um vocabulário mais rebuscado (o que eu acho lindo mas nem sempre um ponto positivo quando se trata de tentar atingir a maior quantidade de pessoas possíveis), o livro explica com clareza as diferenças entre ciência, pseudociências e até mesmo religião (o que achei muito importante, diga-se de passagem), e como podemos identificar o que é o que para que não sejamos vítimas ou caiamos em crenças sem fundamento ou que podem ser prejudiciais.
Eu daria uma cópia deste livro pra casa pessoa que cruzasse meu caminho, se isso fosse possível.

Lara 03/01/2022

Livro incrível para aprender conceitos básicos sobre a ciência, sobre como diferenciar pseudociências principalmente dentro da psicologia. Foi um divisor de águas na minha trajetória como estudante! ?

Bruna.Lourenco 26/12/2021

Combater as pseudocuências é necessário
"Você, ser racional, já se pegou acreditando em superstições ou qualquer coisa sem nenhuma evidência científica? Pois é, isso é muito mais comum do que se imagina, pois somos máquinas de crenças, que, antes de analisar criticamente, acreditamos ou desacreditamos de forma automática e só mais tarde procuramos raciocinar sobre a questão. E como combater essa tendência e não passar vexame espalhando fake news por aí? A resposta está neste livro do psicólogo e pesquisador Ronaldo Pilati: adquirir uma postura científica de compreensão do mundo. Nestes tempos de excesso de informações, muitas delas falsas, esta obra serve como um guia para se aprender como avaliar criticamente aquilo que se lê e que se ouve por aí sob o nome de ?científico?. Esta obra fará você rever suas crenças. E sua vida."