Ciência e Pseudociência

Ciência e Pseudociência Ronaldo Pilati

Resenhas -

Laís 28/09/2021

Ciência x pseudociência
Livro essencial pra quem quer entender melhor as diferenças entre ciência, pseudociência e ciência picareta. O autor articula muito bem os capítulos e explora o motivo pelo qual nós, seres humanos, preferimos as crenças infalíveis. É uma obra necessária pra pessoas interessadas em aprender sobre o conhecimento científico. Recomendo muito!
Canuto 06/10/2021minha estante
Tô lendo ele . Tô gostando

Laís 03/11/2021minha estante
É muito bom!!!

Tati.Tatiana 02/11/2020

Boa leitura
"Por mais racional e lógico que possa ser, o conhecimento infalseável não pode ser considerado científico."
Boa leitura que nos faz compreender porque acreditamos naquilo que queremos acreditar. E de forma clara explica a diferença entre métodos científico e pseudociência.

Ingrid 25/02/2024

A busca por estar cada vez menos errados ?
?O principal motor da nossa jornada para a compreensão da realidade é o reconhecimento de que podemos estar errados.?

Para além de um alerta para os perigos da pseudociência e seus derivados, uma lição sobre ceticismo e humildade.

Leitura obrigatória, excelente trabalho e cuidado na comunicação.

William 17/01/2021

Um livro que ensina que a virtude da humanidade é a dúvida.
Por que existem tanta gente acreditando em astrologia, homeopatia ou ufologia? Ou pior, negando as vacinas. O livro ajuda a entender os motivos das pessoas acreditarem apenas naquilo em que querem acreditar. A leitura é muito interessante, com bastante referências e ajuda a compreender a distinção entre ciência, protociência, ciência picareta e pseudociência.
Lendo o livro me ajudou em compreender, através de várias argumentações, o motivo de muitas pessoas a defenderem o uso da cloroquina para tratar a covid 19. No início, quando os cientistas estavam fazendo estudos para provar ou não a sua eficaz, muitos começaram a usá-la como tratamento antes de finalizar os estudos, aí temos a ciência picareta, pois os dados não estão comprovados, mesmo assim é difundido o seu uso por um grupo de pessoas. Depois veio a comprovação da ineficaz, mesmo assim o mesmo grupo que a defendia, começou usar outros argumentos a favor, virando uma pseudociência. Infelizmente muitos morreram acreditando na eficácia dela.
Temos várias referências de Carl Sagan que no meu entender considerei muito construtivo. Sagan era um apaixonado e defensor da ciência e lembro uma vez assistindo um episódio da série Cosmos, lá nos anos oitenta, onde ele pegou vários jornais numa banca e leu as previsões do seu signo na seção do horóscopo. Cada jornal deu uma previsão diferente, mostrando que o horóscopo não passava de uma pseudociência.
O autor comenta também como a pseudociência está muito presente nas instituições superiores infelizmente. Ele comenta como a ciência pode ser tornar uma pseudociência ou protociência no mundo acadêmico devido a vários motivos, dentre deles, a vaidade.
Usei também muito a internet para pesquisar várias palavras que foram aparecendo ao longo do texto e sugiro o mesmo para quem for ler. As referências contêm muita informação interessante que merece uma atenção especial.
Foi muito informação que absorvi do texto, porém o que me marcou muito que a ciência não tenta buscar a perfeição, contudo busca responder as perguntas que a humanidade faz. E são as perguntas que movem a ciência. E quando a ciência é usada para o lado sombrio? Parafraseando as palavras de Carl Sagan, a astronomia nos ajuda a formar caráter e ensina humildade e a Terra vista de longe, ela reforça a responsabilidade de nos relacionarmos mais bondosamente uns com os outros e de preservamos e amarmos o pequeno ponto azul, o único lar que conhecemos.

Felipe.Camargo 05/09/2021

111°Livro do ano: Ciência e pseudociência, Ronaldo Pilatti

Uma das coisas que descobrimos no mundo contemporâneo é que o projeto iluminista uma sociedade cada vez mais racional e científica tem demonstrado uma gigantesca erosão. A pós-modernidade e o negacionismo demonstram que por mais que possamos desenvolver mirabolantes teorias, ser humano ainda possui uma mente tomada por automatismos e preconceitos.

O livro do professor da UNB nos faz refletir um pouquinho sobre tais temas e também resgata uma literatura bem interessante para demonstrar os vieses cognitivos que estão presentes na rejeição a ciência e na adoção das mais mirabolantes teorias pseudocientíficas.

Para quem gosta de autores céticos, uma boa dica!

Loloveggie 30/03/2021

Necessário
Um livro com linguagem bem clara e fluida, explana beeeeeeem o que o título escancara e acredito ser um bom livro para dar uma imersão tranquila ao que se refere ciência. Inclusive, gostei que ele sensibiliza e cita (hehehe) quanto a algumas pseudociências existentes e o melhor que me chamou a atenção foram os escaninhos mentais.
Cristian 14/04/2021minha estante
O que sempre me impressiona é quando pessoas com boa instrução acreditam em pseudagens, kkkk! Vou pôr esse livro na minha lista. Muito bom!

Loloveggie 02/05/2021minha estante
Hahaha verdade, vale a pena ler.

Wyllian Torres 20/02/2021

Resumo do pensamento científico
Para quem já leu "O mundo assombrado pelos demônios" do Carl Sagan, talvez a leitura desse livro se torne um pouco cansativa e repetitiva, porque ele fala, de maneira muito mais resumida, do que se trata o pensamento científico. Inclusive ele cita trechos do Mundo Assombrado. Além disso, parece mais um texto para cientistas em potencial e, ao contrário da proposta do Carl Sagan, a linguagem não permite uma maior abrangência de público. O que mais gostei desse livro foi bater na tecla de que a ciência é um processo de formar conhecimento que sempre reconhece sua falibilidade.

psicofreitas 04/08/2021

Aprenda a diferença entre ciência, pseudociência e protociência! Além de entender o motivo do pq o nosso cérebro se engana e qual a importância de o treinar para o ceticismo! E toda essa discussão ainda apresenta a ideia dos escaninhos mentais! Uma solução simples que explica o motivo de tantos cientistas ainda manterem crenças religiosas!

Bruno.Marconato 10/10/2020

Livro excelente!!
Ronaldo Pilati conseguiu me colocar contra a parede e me fazer questionar diversas coisas. Um livro que é capaz de mudar a nossa visão sobre o mundo (mudou a minha). Já reli ele uma vez, e com certeza vou reler mais vezes.

F. C. Gonçalves 13/09/2018

Uma excelente introdução ao conhecimento científico
Com uma leitura agradável e que consegue ilustrar com bons exemplos como o conhecimento científico impacta a sociedade e como o conhecimento sobre a produção científica e o trabalho dos cientistas é determinante para o desenvolvimento da sociedade, o livro escrito por Pilati é um bom ponto de partida para quem quer compreender como a ciência atua e como pseudociências ganham espaços mesmo na sociedade do conhecimento.

Nathaly1 18/07/2022

Leiam !!
Livro extremamente importante.
Quantos de nós já não fomos persuadidos a crer em pseudociências?

Bruna.Lourenco 26/12/2021

Combater as pseudocuências é necessário
"Você, ser racional, já se pegou acreditando em superstições ou qualquer coisa sem nenhuma evidência científica? Pois é, isso é muito mais comum do que se imagina, pois somos máquinas de crenças, que, antes de analisar criticamente, acreditamos ou desacreditamos de forma automática e só mais tarde procuramos raciocinar sobre a questão. E como combater essa tendência e não passar vexame espalhando fake news por aí? A resposta está neste livro do psicólogo e pesquisador Ronaldo Pilati: adquirir uma postura científica de compreensão do mundo. Nestes tempos de excesso de informações, muitas delas falsas, esta obra serve como um guia para se aprender como avaliar criticamente aquilo que se lê e que se ouve por aí sob o nome de ?científico?. Esta obra fará você rever suas crenças. E sua vida."

Leticia.Harume 01/04/2024

INDISPENSÁVEL
Considero esse livro simplesmente indispensável! Não só pra psicólogos, mas sim pra todos!
Já sabia que era importante saber diferenciar ciência e pseudociência, mas esse livro se superou nesse sentido.
ele discorre com excelência TODOS os motivos os do porquês, tudo!
ele aborda temas que são pseudociência que até eu, uma pessoa que achava que saberia reconhecer, cai nas mãos traiçoeiras da pseudociência.
é uma leitura, não difícil, mas as vezes cansativa.
no final parece q ele começa a falar tudo de novo a mesma coisa (o que eu sei que não) mas pra nos leigos começa a ficar desgastante.
Porém isso tudo não tira o mérito do livro.