Discipulado

Discipulado Dietrich Bonhoeffer

Resenhas - Discipulado

pico 19/01/2023

Discipulado
Não há outra palavra que expresse melhor o que senti ao ler esse livro do que: extasiada.
O livro é considerado um clássico da literatura cristã, e não é pra menos. Os desdobramentos sobre o discipulado de Jesus Cristo que Bonhoeffer traz são atuais e necessários em qualquer tempo ou ocasião que você o leia.
A linguagem é coesa e direta, não fica nada subentendido ou aberto pra interpretação, o autor é claro na sua interpretação e no que deseja transmitir ao leitor.
Sem dúvidas, entrou para a lista dos livros que mais me marcaram na caminhada cristã.

Catia Mauricio 23/06/2020

Ótimo
Esse livro fiz uso de audiobook.
Então a leitura não fluiu muito...

É um livro muito bom com várias passagens marcantes, mais recomendo a leitura normal - rsrs - em vez de áudio.

Mayhara 20/01/2022

quase 5 estrelas apesar da peleja (bem apropriado o título rs)
Quando olhei pro título (confesso não conhecia o autor) achei que se tratava da temática do discipulado mais voltada à prática com pequenos grupos, novos convertidos e coisas do tipo. Ah bobinha, é bem mais que tudo isso!
Mesmo sendo escrito no século 20, Discipulado traz algumas questões relevantes para os cristãos de qualquer época.
Concordo com muita gente que diz que é um livro que não é pra ser lido com sede e fome de leitor voraz, mas como quem bebe devagar e mastiga os pedaços aproveitando cada garfada. Achei a linguagem não um pouco filosófica, mas como posso dizer, daquelas que você fica um tempinho "quê? onde ?", com uns nós na cabeça (eis minha peleja). Mas calma, não é difícil nem tem palavras difíceis. Não é nada disso. Talvez a diagramação principalmente dos primeiros capítulos não ser tão legal a respeito das divisões. Mas isso não é empecilho pra abandonar um livro desse, não, não. Isso é mais um motivo pra revisitar esse livro e absorver ainda mais seu conteúdo. Especialmente a parte que o autor aborda o sermão do monte, se voltando mais pro discipulado individual digamos assim, para as virtudes do cidadão do reino *-*
E ele ainda traz a questão do discipulado para a igreja como um todo.
Recomendo!

Citação: "A graça como premissa inicial é graça da mais barata; a graça como resultado é graça preciosa. É assustador reconhecer quanto uma verdade evangélica depende de como ela é expressa e empregada no dia a dia. É a mesma mensagem da justificação somente pela graça; porém, o uso inadequado dessa mensagem leva à completa destruição de sua essência." p.27
Danielle.Pires 01/05/2022minha estante
Comecei ler ontem, e você descreveu a minha peleja, eu estava até com vontade de abandonar, mas depois de ler seu resenha vou continuar.

Mayhara 02/05/2022minha estante
Continue mesmo Danielle, acredito que é mais pela escrita dele, o jeito de argumentar e parágrafos longos também.

Mayhara 02/05/2022minha estante
Parágrafos longos contribuem, mas vá na fé que mais na frente a temática melhora ?

Iuri 15/11/2020

Libertador
O livro é dividido em duas partes: Na primeira o autor expõe com grande simplicidade porém profundidade o sermão do monte (Mateus 5 a 7), logo depois na segunda parte ele faz um paralelismo entre os ensinamentos de Cristo no discipulado e a vida da igreja contemporânea, aplicando sentenças confrontativas. Livro incrível de um aprendizado incomum e considero leitura obrigatória para todos os cristãos que querem viver o discipulado com Cristo!

Iara18 03/08/2021

Tão atual
Esse livro foi escrito 1937, mas parece que foi escrito hoje em dia. Vemos isso desde o primeiro capítulo na divisão entre graça barata X graça preciosa - não vou entrar em detalhes - estando a segundo totalmente ligada ao discipulado. Aqueles que foram chamados por Deus e salvos por Deus são chamados, também, ao discipulado e tudo isso se dá por meio da graça preciosa, por meio de Jesus. Ser discípulo de Jesus se resume em ser parecido com ele e não é algo que você possa se oferecer, precisa ser chamado.
Eu recomendo muito esse livro pra você ler no devocional, existe um capítulo que ele vai dedicar só para fazer uma exposição de versículos encontrados no sermão da montanha. Esse livro é pra ler, refletir, e meditar e perceber que a história está sempre se repetindo e constantemente precisamos ser lembrados do que importa, da verdade (Jesus e sua palavra) sem interpretações manipuladas ao Bel prazer.

Felipe.Teixeira 23/06/2020

Porquanto, para mim, o viver é Cristo
O desenvolvimento da ideia de uma ?graça barata? é pertinente na igreja atual. Bonhoeffer faz um trabalho incrível nesse livro nos alertando sobre o verdadeiro discipulado. O discípulo vê apenas aquele a quem segue.

Tha 07/07/2021

Uma das melhores experiências da vida
Bonhoeffer passa por diversos assuntos da caminhada cristã, coisas que precisam ser entendidas e esclarecidas para o cristão e esse livro se torna essencial para leitura.

Guilherme.Saraiva 18/08/2021

Livro necessário para todo cristão.
"Ele se tornou igual aos seres humanos para que os seres humanos se tornassem iguais a ele."

Indico a leitura
Noemy 05/09/2021minha estante
Preciso de ler uns bons livros cristão ???

Me chamam de João 18/07/2020

Li verdades, mas não foi fácil
O livro tem riquezas que são fundamentais para todo aquele que deseja seguir a Cristo. Entretanto, achei a leitura muito cansativa e acabei lendo mais devagar e em alguns momentos pensei e não continuar a leitura.

Ao mesmo tempo, o livro confronta bastante sobre o quê é ser realmente discípulo de Cristo.

Valeu a pena concluir a leitura.

Juliana3274 27/01/2023

Profundo
Discipulado, escrito por um luterano, trata sobre todas as áreas da vida cristã e da Igreja. É uma leitura complexa e profunda, proporciona muitas reflexões importantes e estimula o autoexame. Acho que ler só uma vez não é suficiente pra absorver tudo, com certeza vou ler novamente. E o autor é um pouco prolixo, isso dificulta um pouco a leitura mas vale muito a pena.

Gabriel.Silva 01/05/2017

"O que é o cristianismo,ou ainda,quem é de fato Cristo para nós hoje ? "
Um livro religioso,antes de tudo aborda muitos temas,por isso levei mais tempo para ler esse livro.A narrativa do livro não é complexa,mas também não é fácil,é preciso até reler algumas partes do livro. Essa é uma leitura que exige mais esforço. Os assuntos abordados no livro é o Discipulado (discípulos de Jesus) , a Graça entre outros. Este é um livro forte,confrontante. Por isso precisa ter uma mente aberta. De fato esta leitura entrou como uma das minhas favoritas,é difícil um livro religioso entrar como um dos meus livros favoritos,mas esse teve seu merecimento. Super Recomendo a leitura de 'Discipulado' para todos !

Esse livro não poderia ser diferente e por isso marquei várias citações marcantes,coloquei muitos Post-its.

Citações que me marcaram:
"A graça barata é a inimiga mortal de nossa Igreja.Hoje,nossa luta é pela graça preciosa."

"A graça barata é como resto de estoque,perdão barateado [...] A graça barata,em vez de justificar o pecador,justifica o pecado.Desse modo,resolve tudo sozinha,nada precisa mudar e tudo pode permanecer como antes."

"A graça preciosa chama ao discipulado;é graça porque chama ao discipulado de Jesus Cristo;é preciosa por custar a vida ao ser humano;é graça pois só assim dá vida ao ser humano;é preciosa porque condena o pecado; é graça porque justifica, perdoa o pecador. É preciosa sobretudo porque foi preciosa para Deus, porque lhe custou a vida de seu Filho - Porque fostes comprados por preço - e portanto não pode ser barato para nós o que custou caro para Deus."

Marquei mais citações que essas,mas para saber das outras, é preciso ler esse maravilhoso livro 'Discipulado' de Dietrich Bonhoeffer.

Marcos 17/11/2022

Necessário!
Leitura mais que recomendada a todos os que procuram se parecer mais com Cristo. A cada capítulo o que você sabe se torna mais profundo e o que você não percebia se revela tal qual uma luz no escuro. O Bonhoeffer aumenta a complexidade do texto sem o tornar inacessível. Passar por esse livro e não se sentir motivado a mergulhar no discipulado, é um sinal de que você precisa o ler novamente.

Dbeca120 30/04/2021

"O discípulo vê apenas a Quem ele segue."
Nesse livro Bonhoeffer vai destrinchando o belo caminho do discipulado. Devo admitir que, por conta do cenário atual do mundo "evangélico", eu quase havia me esquecido de como a caminhada do cristão continua sendo linda e preciosa. O caminho que Cristo nos chama é estreito, é verdade, mas também é absurdamente belo. Sinto que o autor me lembrou do que é beleza de verdade e de que ser "bem-aventurado" não tem nada haver com o que o mundo chama de felicidade. Irmãos, o Discipulado vale a pena, não só porque encontraremos Cristo no final da caminhada, mas porque Ele também está presente durante todo o trajeto! O "Cristo encarnado, crucificado e ressurreto" nos conduzirá na trajetória de nos tornamos como Ele, e por conta da encarnação é possível! Nas palavras de Dietrich Bonhoeffer: "Só podemos ser como Ele porque Ele foi como nós."

Edson Neto 17/12/2021

Desafiador
Este clássico é de leitura obrigatória para todos aqueles que almejam ser discípulos verdadeiros de Cristo.

Cirlei oliveira 04/03/2020

Lindo
Por meio deste livro, percebe-se que o autor era um seguido de Cristo. Não tendo assim meio termo, como a nna bíblia menciona o nosso falar deve ser sim sim não não.
Pode possuir bens e riquezas, não podendo ser o centro/dono do coração. Pois o único que deve habitar em nossos corações é Deus.
A igreja. Devemos ter uma verdadeira comunhão comunhão com Deus.