Asterix entre os Helvéticos

René Goscinny

Resenhas - Asterix entre os Helvéticos

@vaisetratarleitora 24/08/2023

Morno
Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos álbuns de Asterix, chegamos ao seu 16º álbum, publicado originalmente na revista Pilote e depois em formato de álbum em 1970.

Começo novamente deixando a minha ressalva de que o leitor curtiria muito mais as histórias se houvessem notas de rodapé explicando o contexto das piadas e nesse livro isso é mais verdade ainda. Goscinny colocou muitas referências da região (Suíça) e se você não conhece muito sobre isso, fica sendo só uma coisa aleatória no meio da história.

Segundo a resenha do site Plano Crítico (feita por Ritter Fan) o primeiro ministro francês da época pediu aos autores que fizessem uma história onde Asterix e Obelix fossem para a Suíça (ou Helvécia) e assim surgiu essa história.

Não acho que eles acertaram a mão nessa incumbência. A história é correta, bem feita, como sempre, porém achei linear, não tem nada de muito empolgante, ela começa em um ritmo e vai até o fim assim, o que acaba sendo um pouco chato. A história não é ruim, mas acho que poderia ser bem melhor.

De modo geral, vale a pena a leitura, mas não é o álbum que eu escolheria pra ler primeiro.

Letícia 23/02/2023

Gostei muito!
Esse foi o primeiro gibi do Asterix que eu li e já estou ansiosa para ler os outros. Fala um pouco sobre história, é MUITO divertido.

Maria290 14/04/2022

Cinco bastonadas...
Eu gostei demais dessa história, muito divertida e cheia de referências legais que comparam o mundo antigo com o atual (sempre curto muito isso nas histórias do Asterix). Enfim, muito bom!

Fimbrethil Call 14/10/2009

Ótimo
Muito engraçado, mostra o contraste entre a mania de limpeza dos suíços e a mania de sujeira dos romanos, a obsessão dos suíços com a hora certa ahahhahahahahaha e até uma sessão da ONU da época AHAHHAHAHAHAHAHA
Realmente imperdível.