Dungeons & Dragons Livro do Jogador

Dungeons & Dragons Livro do Jogador Rob Heinsoo...

Resenhas - Dungeons & Dragons Livro do Jogador

Diego Mezencio 19/08/2016

O ponto de partida para iniciantes
Resenha ligeira: Dungeons & Dragons 4.0 – Livro do Jogador

A quarta edição de Dungeons & Dragons causou um alvoroço no Brasil depois de seu lançamento. Parte dos veteranos repudia esta edição assim como fãs velhos de Star Wars repudiam a trilogia que conta a origem de Darth Vader. Entretanto, os novos mestres e jogadores adoram essa edição. Bem, confesso que minha primeira jogatina de RPG foi pela quarta edição, depois fui transitando para outras e hoje estou com o Next em mãos e preparando uma futura jogatina – haverá uma resenha de D&D Next no futuro. Mas o 4.0 não é ruim, na verdade, é uma boa introdução aos iniciantes.
D&D 4.0 tem o sistema bem mais simplificado, eu não precisei jogar com o livro aberto para verificar as regras a todo instante – um ponto bastante positivo, pois dá dinamicidade a jogatina. É uma boa edição para você começar a narrar, como é muito simplista, não tem muito com o que se preocupar. As batalhas são o foco desta edição, devo concordar com a crítica que diz que a quarta edição mais parece MMORPG do que RPG; não importa que classe você seja, terá uma grade poderes a cada nível, o que não é algo degenerativo, só achega-se ao que vemos nos jogos online de computador. Porém, o que me deixou com certo desconforto, quando narrador, foi a descrição do combate; a descrição dos poderes já está estabelecida no livro e isso me tirou um pouco do gostinho de fazer algo diferente. Além de o combate ser muito sistemático – a vantagem das antigas versões era que tudo fluía orgânico, apesar de às vezes passarmos horas vendo as regras. Pra deixar a jogatina mais divertida e menos enjoativa – sim, as vezes o combate fica bastante maçante nessa edição – eu aplicava a interpretação, o role play, e fazia todas as macaquices possíveis.
Se você quer começar a jogar RPG, eu recomendo o 4.0. É como começar no modo Easy, depois vai evoluindo para outras edições ou outros sistemas. Vai lá, jogue e se divirta!

Eduardo 01/01/2013

Resenha do livro do jogador.
Ótimo livro. Gostei muito, regras bem organizadas e explicadas, fácil de entender e de encontrar as regras na hora de jogar.Gostei muito do sistema, é muito legal.Embora ajam muitas criticas a esta edição acho que ela comprei muito bem com o seu objetivo inicial, introduzir novos jogadores e, pelo que pesquisei, muitas das criticas feitas a esta edição não são verdadeiras, baseada no pesamento negativo de jogadores da edição antiga que não gostaram da ideia de uma nova edição. Só não dou 5 estrelas pelo fato de que a parte dos cálculos ( dano, atributos, bonus e etc.) são um pouco complicados no inicio,mas com o tempos se pega do jeito.Mas é um ótimo livro e um ótimo sistema. Recomendo a todos os novos jogadores de RPG.