Vinte mil léguas submarinas

Vinte mil léguas submarinas Júlio Verne

Resenhas - Vinte mil léguas submarinas

Gustavo 12/01/2024

O livro conta a história do Náutilo, um grande submarino tratado como monstro, dotado de equipamentos super sofisticados de eletricidade, que navega em velocidade e profundidades inimagináveis para a época. Por seu aspecto monstruoso e ameaças a diversos barcos, diversos navegantes se propõe a tentar assassiná-lo, pensando tratar-se de um grande animal ainda desconhecido. Numa dessas tentativas, Pierre Aronnax, naturalista francês, seu criado Conselho e o baleeiro Ned Land são lançados ao mar e resgatados, a contragosto, pelo capitão Nemo, que comanda o Náutilo. Durante a viagem como prisioneiros, os três são levados pelo capitão a conhecerem as maravilhas do mundo submarino, de florestas submersas às ruínas de Atlântida.
Se por um lado as descrições do fundo do mar e de seus seres vivos e dos usos da eletricidade permitem incríveis vislumbres da ciência da época (levando em consideração que A Origem das Espécies fora publicada dez anos antes deste livro, que a teoria da deriva continental ainda era muito incipiente e que a eletricidade era algo relativamente recente), elas também tornam a leitura um tanto arrastada em vários dos capítulos. Esse é, ao mesmo tempo, um ponto forte e fraco da narrativa de Julio Verne.
A conclusão da história também me desapontou um pouco. O capitão Nemo ("ninguém" em latim) é tratado ao mesmo tempo como misantropo - e Verne nos dá apenas pequenos indícios sobre a origem do seu ódio pela humanidade, dando a entender que o capitão perdera sua mulher e filhos em uma guerra - e filantropo - no capítulo em que ele dá ouro a um mergulhador na costa da Grécia. Compreendo a necessidade de deixar em aberto a história, de difícil conclusão por ser muito grandiosa, mas gostaria de ter tido um pouco mais de certezas sobre a índole do personagem misterioso: a língua dos tripulantes fora criada por ele? O ouro recuperado de naufrágios era deixado sempre naquela ilha grega, ou ele financiava pessoas em diversas partes do mundo?
E em apenas mais um ponto fraco, a revisão da tradução desta edição deixa um pouco a desejar. Há diversos erros de digitação em palavras e em pontuações, e não gostei da decisão de traduzir os nomes dos locais visitados, pois existe uma certa convenção de que nomes de lugares não se traduzem.

Marlonbsan 19/08/2022

Vinte Mil Léguas Submarinas
Uma série de acontecimentos em alto mar alarmam os portos ao redor do mundo. Relatos de um monstro imenso se espalham e o professor Aronnax, seu criado, Conselho e o arpoador Ned Land vão em busca de respostas.

O livro é narrado em terceira pessoa, tem uma linguagem mais técnica, já que há muitas explicações sobre temas específicos abordados, o que torna a leitura mais densa.

O início do livro é bastante interessante por conta do mistério sobre o que estava no mar. Ou seja, havia um objetivo definido, apesar da escrita mais descritiva, a leitura fluía bem. Porém, após descobrirem o que de fato estava lá, o interesse pela leitura decaiu.

Em toda a narrativa, encontra-se um ar de livro didático, que busca ensinar algo, explicar em detalhes sobre peixes, suas classes, além de outros aspectos da física, pressão do mar e funcionamento de submarinos. Isso é feito com alguns monólogos e por meio de muitos números, coordenadas e explicações coerentes sobre o tema e conforme os conhecimentos da época, mas que deixam a leitura enfadonha.

Há também muitas descrições de lugares em que passam e aspectos geográficos bem minuciosos, o que é interessante, principalmente pela época em que foi escrito. O que pesa é que, depois de um determinado ponto, não há mais um objetivo para tudo aquilo que está sendo apresentado. E por mais que conhecer o caminho seja fundamental, não há um dinamismo que prenda tanto a atenção ao que acontece.

No geral, é um livro interessante, visionário e com vários elementos científicos, mas que não cativa tanto.
DedaMagic3 24/08/2022minha estante
Cativa se a pessoa gostar de conhecer novos peixes, seres, ambientes, imaginar o que é ficção e o que é real na descrição, comigo virou tipo uma investigação, eu lia e depois pesquisava tudo que li pra descobrir ? foi o primeiro livro que li dele pq eu tava louca pra conhecer coisas de mar, oceano e tals aí me cativei e fui ler outros livros do autor, mas é um livro cansativo, não pra negar, acho que o público que consome esse autor com frequência é um público beeem específico mesmo...

Lullypoppys 22/03/2022

sempre amei os livros do Júlio Verne, mas confesso que comprei esse pela capa, achei que seria uma leitura divertida e fluida, mas foi muito cansativa, achei que foram usados termos científicos demais e em momentos desnecessários.

Elly2 09/03/2022

Um livro interessante
No início a leitura é meio arrastada, e é meio complicaidinho as vezes porque o livro se atém a muitos dados, de léguas, milhas, e classificações complicadas, mas ao decorrer principalmente do meio para o fim começa a ter mais aventuras e explorações o que começa a dar mais emoções, principalmente no fim vc fica com muita vontade de saber oq acontece logo, foi um bom livro porém esperava um pouco mais.

Zeantonio 09/04/2021

Um ótimo livro que mostra como Julio Verne era um homem visionário e estava a frente do seu tempo

André Luís 14/01/2021

Leitura muito boa mas existem momentos em que fiquei parado e sem foco na história.

Tarciane.Mayrink 12/02/2022minha estante
Olá, tudo bem? Te perguntar uma coisa. É normal ter que ler esse livro da capa de trás para a frente, como se fosse um mangá? Ou o meu veio com o miolo de cabeça pra baixo? ? Obrigada

cecilia_brito 12/02/2022minha estante
eu acho que o seu veio errado mesmo, não precisei ler de trás para frente não, rs

Tarciane.Mayrink 12/02/2022minha estante
Vixe. Até o meu box veio do lado errado na parte que tira os livros, aí achei que era proposital por causa do livro. ??. Obrigada

Torby Frosty 27/10/2020

O Náutilo é um mundo à parte
Mergulhar no universo fantastico criado por Verne é tão surpreendente quanto explorar o fundo dos oceanos e não menos maravilhoso quanto desvendar o fabuloso Náutilo.
Uma das coisas mais interessantes da leitura, é como o prof Anoraxx descreve e fica encantado com a tecnologia futurista do Náutilo, coisas q hj em dia são parte do nosso cotidiano, como a eletricidade que percorre e faz os diversos mecânismos do Náutilo funcionarem, tbm como o Capitao Nemo controla sua lancha externa, q serve para explorar o mar, e a faz retornar ao Náutilus, enviando um "telegrama" instantaneo kk.
O fascinio do livro esta justamente no desconhecido, em conhecer algo, q nao importa a epoca seja 1866 ou 2020, o ser humano conhece extremamente pouco. 20 mil leguas submarinas conduz a um passeio por florestas submarinas, pelas paisagens contidas e nunca antes conhecidas nas profundezas dos oceanos, algo q somento o livro poderia nos apresentar, tornando uma leitura espetacular.
O livro tbm tras mts informaçoes tecnicas e curiosas, sobre tudo relacionado as aguas q o Nautilu navega, agua, animais, a flora marinha, pressao, som, os oceânos e mts outras. Em algumas partes essas informaçoes tecnicas podem ser um pouco massantes, mas msm assim nao desvaloriza o conjunto dessa obra espetacular.

Clara_Galaxia_ 08/09/2020

Interessante, porém lento
A estória é ótima, mas a experiência de ler esse livro não é muito boa, eu não leria novamente

Anna 21/05/2020

Não é o meu favorito do autor, maaas...
Mais uma vez eu me encantei com a habilidade de Verne com as palavras! Para mim , foi uma leitura cheia de altos e baixos. O autor mergulhou de cabeça na parte científica da vida marinha, o que acabou sendo um grande desafio para mim. Contudo a maneira como ele constrói e nos apresenta seus personagens é impecável, então no fim das contas foi sim uma boa leitura.

Juliana737 24/02/2020

Clássico é clássico, né!?
Li o livro participando do projeto de leitura conjunta do Canal da Duda Menezes e apesar da minha imensa curiosidade sobre o livro, que é famoso, a descrição detalhadíssima que Júlio Verne faz de cada espécie me deixou divagando em alguns trechos.
Entretanto, apesar disso, gostei da leitura e das experiências que o enredo narrou.
Apenas fiquei desejando um novo volume, para me aprofundar na história do Capitão Nemo.