Asterix nos Jogos Olímpicos

Asterix nos Jogos Olímpicos Albert Uderzo
René Goscinny

Resenhas - Asterix nos Jogos Olímpicos

@vaisetratarleitora 16/06/2023

Dando continuidade ao meu projeto pessoal de leitura dos álbuns de Asterix, chegamos ao seu 12º álbum, publicado inicialmente na revista Pilote em 1968 e no formato de álbum em 1968.

Essa história foi bem divertida, apesar de eu sempre achar que poderia ser melhor se houvessem notas de rodapé explicando as referências. É interessante ver a cultura grega sendo retratada, junto com os jogos olímpicos.

Vi na resenha do site Plano Crítico que os autores queriam abordar a questão do doping nos jogos olímpicos (que estavam ocorrendo no ano de lançamento da história) e acho que eles o abordaram e finalizaram muito bem, embora não sei se de forma muito justa para os romanos, coitados.

É uma história ótima pra passar o tempo e vale a pena a leitura.

Vida Literária 10/11/2016

Asterix foi criado em 1959 pelos franceses René Goscinny e Albert Uderzo. Os quadrinhos bem humorados fizeram um imenso sucesso logo em seu lançamento. O exemplar número 1 da revista Pilote, que constava na página 20 a primeira prancha das Aventuras de Asterix, o Gaulês, vendeu cerca de 300 mil exemplares no primeiro dia. O sucesso continuava tanto que em 1967 a revista Le Nouveau Candile dizia que em seis anos Asterix já tinha contaminado dois terços da França e tudo que leva o nome mágico de Asterix vendia. Resenha completa no link abaixo.

site: http://vidaliteraria.net/1-por-tutatis-estamos-nas-olimpiadas/

sonia 27/01/2012

contra a tirania
para todos os que amam a liberdade, mais do que uma luta entre gauleses e romanos, esta é uma sátira da inteligência e o amor à liberdade contra a força bruta e a burocracia, com o humor que só um francês tem...

Lucas Muzel 20/10/2009

Filme dispensável
A edição que eu li foi a adaptação do filme em forma de álbum (sendo que o próprio filme veio de um álbum!). O formato de foto-novela tirou a graça da leitura, pois não era nem filme nem a história em quadrinhos.
Espero que o álbum original seja melhor.

Fimbrethil Call 05/10/2009

Muito bom!
Muito boa a homenagem que Goscinny e Uderzo prestam aos jogos olímpicos, muito engraçado ver os outros participantes, povos de toda a antiguidade. Imperdível!