Asterix: O Gaulês

Asterix: O Gaulês Albert Uderzo
René Goscinny

Resenhas - Asterix: O Gaulês

Buell 02/07/2023

O número 1 a gente nunca esquece!
Nessa primeira história vemos de tudo um pouco do mundo dos Gauleses. Quem espera muita explicação sobre os personagens, esqueça. Segue como mais uma aventura de cotidiano, e com atenção de destaque até para o Druida. Obelix também não aparece muito, mas é um inicio de muitas aventuras legais que estão por vir!

@vaisetratarleitora 21/02/2023

Maravilhoso
Após ter finalizado a saga de Tintim, começo agora mais um projeto de leitura, dessa vez com Asterix.

Publicado inicialmente de forma seriada na revista franco-belga Pilote (sim, franco-belga, como Tintim), posteriormente conseguiu ser publicado de forma independente.

Esse primeiro volume foi publicado na revista Pilote a partir de outubro de 1959 e lançado em forma de álbum em 1961.

Asterix é produzido com texto de René Goscinny e desenhos de Albert Uderzo até 1979, quando então passa a ter roteiro e desenhos por Albert Uderzo, devido ao falecimento de René em 1977. Em 2013 Albert Uderzo passa a série para as mãos de Didier Conrad e Jean-Yves Ferri. Albert faleceu em 2020.

A ideia de René e Albert era criar uma história que unisse os quadrinhos com aulas de história, e podemos dizer que funcionou, meu professor da faculdade da disciplina de História do Design disse que o embasamento histórico dos álbuns são muito bons (e olha que ele era bem crítico quanto a isso em diversas séries, filmes e animações).

(Informações retiradas do site Plano Crítico)

Falando por mim, desde que conheci Asterix e Obelix, sempre adorei as histórias, então ter a oportunidade de ler a saga completa agora, sem dúvida é muito legal.

Nesse primeiro álbum, conhecemos um pouco sobre o universo em que essa série vai se passar e também conhecemos Asterix que é o personagem principal. Obelix não aparece muito, pelo menos, não em nada relevante, mas também conhecemos um pouco sobre ele.

Os romanos sempre são a melhor parte, super atrapalhados e engraçados, dei boas risadas com eles.

Diferente dos álbuns de Tintim, onde a sensação era que as histórias eram longas (inicialmente eram, com 100 páginas e depois reduzidas para 64), ás vezes longas até demais, com Asterix, a sensação que ficou foi de quero mais. Minha vontade era abrir o próximo álbum e continuar lendo. As 44 páginas de história não são cansativas, e o desenvolvimento é super dinâmico, de uma forma que te faz querer continuar lendo e saber mais.

Eu estava pé atrás depois da experiência com Tintim, onde eu tinha terminado com a sensação de que as minhas lembranças dele, eram melhores do que a história de fato era. Mas aqui a realidade bateu com as minhas lembranças e foi uma ótima leitura. Atendeu as minhas expectativas, pelo menos até agora.

Super recomendo a leitura e já estou ansiosa pra ler o próximo.

Guilherme.Eisfeld 07/12/2022

Asterix
Primeira história da luta dos gauleses contra o domínio da legião romana pela Europa, quando Asterix, Obelix e outros são apresentados. Curta, mas bem humorada, com bons elementos históricos de um povo que resiste.

João 30/07/2022

Clássico
O que dizer sobre esse clássico da história em quadrinhos? Asterix foi simplesmente revolucionário, com a ideia genial de se basear na história do período de Júlio Cesar, essa HQ junta fatos históricos (império romano e resistência gaulesa) e fantasia (baseada na cultura celta) de uma forma descontraída e engraçada.

Quem ainda não leu, não perca seu tempo e vá conhecer essa magnífica obra de Albert Uderzo e René Goscinny.

Talvez eu seja um pouco suspeito para falar, já que amo história e esse tipo de quadrinho, além de ele ter feito parte da minha infância, mas garanto que vale a pena!

Maria 29/06/2022

=D
Eu adoro histórias nesse estilo, e adoro HQs... lembrando a infância.
Para todas as idades e super cativante — leiam

Matheus 31/12/2020

Pra fechar os 24 livros do desafio.

Sou fã demais do Asterix, adoro as tiradas, as referências, os esteriótipos, os absurdos, o nonsense...
Nesse primeiro volume ainda não aparecem algumas coisas que ficariam marcantes no restante da série, mas nem por isso ele deixa a desejar.

Enfim, muito bom!

Sidnei 20/12/2020

Simplesmente demais!!!
Amo demais as historias de Asterix, essa aldeia de Gauleses é fantástica!!! Lembra muito minha infância!!!

Kaic.Laine 22/08/2018

O Gaulês
O centurião romano Caius Bonus, após descobrir sobre a poção mágica sequestra Panoramix para descobrir como fazê-la

Fimbrethil Call 05/10/2009

Ótimo!
ótimo esse álbum, o primeiro da dupla dinâmica, onde somos apresentados aos habitantes da aldeia:)

Inlectus 19/04/2009

Divertido.
Que mais posso dizer? Muito engraçado.