A origem do mundo

Resenhas -

valmir 25/04/2024

A origem
Sensacional !
Com muitas informações históricas, com um humor ácido, ironia.
Vai construindo um panorama ricamente ilustrados do mal que o patriarcado faz com o corpo feminino, especialmente com a " genitalia feminina ".
Estou ansioso pra ter a oportunidade de ler outros HQ desta autora!

paulaa 16/04/2024

Colocou em perspectiva muita coisa
O livro "A Origem do Mundo" começa nos trazendo muitas reflexões. Honestamente, não trouxe, de início, muitos argumentos e pensamentos novos. Mas ele aprofundou muito em suas críticas e trouxe reflexões que eu nunca tinha levado em consideração, com relação ao patriarcado, o sexo e o papel da mulher. Principalmente, porque estou lendo ele juntamente com "Pedagogias da Sexualidade", o que trouxe muitas ideias novas a tona.

Bi Bueno 04/04/2024

A Origem do Mundo
Uma história cultural da vagina ou A vulva vs. o patriarcado

Quadrinho genialmente irônico sobre como a história/os homens construíram (e continuam a tentar construir) o entendimento sobre o nosso corpo e a nossa sexualidade.

lippiemoon 03/04/2024

Uma ótima forma de educar (sim, educar) uma sociedade falocêntrica e patriarcal que ojeriza o feminino. Tem boas doses de ironia, e muito didatismo. Perfeito pra mim ?

Isa 01/04/2024

Vulva, vagina, pepeca, ?&$!@?&?
E aí? Se sentiu incomodado(a) ou chocado(a) com o título? É exatamente sobre isso que retrata o livro.

Obviamente o livro não é sobre as milhares de formas de chamar o sexo feminino, apesar de ao longo das páginas sermos apresentados à uma extensa lista de nomes, o livro é bem mais complexo e conteudista do que isso.

A autora retrata de forma genial e cômica aspectos históricos e culturais, mostrando como o órgão feminino foi representado ao longo dos séculos, passando desde algo divino, místico e poderoso, para algo banal e ?subdesenvolvido?. Além de vários outros assuntos que envolvem a vulva, como masturbação, orgasmos e menstruação, e como todos os acontecimentos históricos influenciaram, de certa forma, o nosso dia a dia e o modo como lidamos com estes temas.

Apesar de ter um humor meio ácido e deixar as coisas mais ?leves?, o livro é beeem conteudista, o que pode fazer com que algumas pessoas não gostem tanto dele.

Mas ainda assim, esse livro é um ?tapa na cara? do tabu e recomendo demais a leitura! Um apanhado de informações muito importantes reunidas em um único lugar, escrito e desenhado (apesar das ilustrações serem bem feinhas) da melhor maneira possível!

Camis 30/03/2024

Informal, despretensioso, engraçado e necessário.
?A ORIGEM DO MUNDO Uma história cultural da vagina ou a vulva vs. o patriarcado? de Liv Strömquist discute temas femininos com a naturalidade que devem ser tratados.

Falar sobre vulva, orgasmo feminino, menstruação não deveria ser difícil. Também é importante entender a origem desses tabus (!) sociais e porque tanto preconceito.

Importante ressaltar a arte desse livro. Traços despojados e divertidos completam essa obra sobre mulheres mas que, claramente, não foi feita somente para mulheres.

Thami 05/03/2024

Brutalmente informativo!!! Importante leitura, essencial. Quando consegui passar por cima da revolta consegui aproveitar o humor que a Liv usa pra lidar com a ridículas façanhas da sociedade patriarcal sobre a mulher e sua vulva.

Anderson 07/02/2024

Um livro necessário para entender o femino
Comecei a ler com uma alta espectativa e o livro não só alcançou essa espectativa como superou e muito, a genialidade de falar de forma simples e leve de um assunto que não é nem um pouco simples ou leve foi o que me cativou do início ao fim.
Diria que é um livro que serve muito bem para adentrar no universo literário feminino/feminista em obras mais "densas e complicadas" como mulheres que correm dentre outros livros.
No mínimo diria que é uma leitura necessária para todos para entender o quão cruel e injusta nossa sociedade foi com o ser feminino.

Karen580 29/01/2024

Apesar do excesso de textos (que muitas vezes tinham que cortar palavras no meio por conta da formação confusa), a temática é muito bem tratada nesse formato. o senso de humor alivia os horrores do patriarcado em cima da cultura da vagina, menstruação, tpm e outras questões biológicas que logo se tornam políticas

Cintia.Ferreira 24/12/2023

Leitura essencial para meninas e mulheres
Se você está buscando uma leitura sobre o processo cultural relacionado ao corpo feminino, autoconhecimento e vagina até chegar no que pouquíssimas pessoas conhecem por vulva, este livro é para você.

Beatriz 23/12/2023

Informação sobre a ?cláudia? de maneira descontraída
Gostei de como a autora decidiu apresentar essa pesquisa. Tanta informação necessária a pessoas com vulva, que foram apagadas pelos homis.

Nicoli 04/12/2023

A hq que menos curti até agr
Nunca tinha lido nada da autora e nem conhecia suas ilustrações. Essa hq me tomou mais tempo do que eu estava esperando, e por mtas vezes eu me senti lendo algo que n acabava nunca. Achei uma leitura um pouco cansativa, embora bem informativa e interessante as vezes. Achei os desenhos desleixados e feios. A impressão que eu tenho é que qualquer um pode desenhar daquela maneira, diferente das ilustrações da hq “corpo público”, que tem as ilustrações mais lindas. Sei que é um estilo de desenho mto aceito e mta gente curte, mas eu achei pobre demais, realmente o estilo n é para mim. Bem no final as ultimas paginas me irritaram um pouco, estava sendo falado sobre menstruação e senti que a autora estava inventando coisas, falando achismos só para ser cult, legal, sei lá, foi a sensação que me passou. Toda uma conspiração para que a história da bela adormecida fosse comparada à menstruação com argumentos tirados diretamente da cabeça dela, de lugar nenhum, da pqp, sei lá kkk, foi o sentimento que eu tive ao ler.
Eu nao amei essa hq, mas ela tem seu valor e tenho certeza de que pode mto bem funcionar p outras pessoas, mas n foi o caso cmg.

Adrielle 05/11/2023

Irônico, sagaz e inquietante
Quadrinhos que tornam a leitura dinâmica e super divertida, apesar de falar de temas tão inquietantes e revoltantes vividos por mulheres ao longo da história. Alguns eu não fazia ideia. Super recomendo.

skoobibis 02/11/2023

Indispensável
Construída com referências e análises históricas, culturais, reflexivas e bem humoradas, a HQ expõe fatos extremamente interessantes, pertinentes e que instigam o leitor a refletir acerca dos fatos apresentados, não impondo ou introduzindo a opinião da autora na análise e apresentação das informações.
Divertido, nada maçante, bem objetivo. Informações muito relevantes são apresentadas, com referências de autores e obras, além de nomes e datas citados.
Acho que todo mundo deveria ler, são informações tão significativas que são tão pouco divulgadas...a partir da leitura é possível que cada um analise e tire suas próprias conclusões.
Leiam!!!!

Fabíola 02/11/2023

Eu amo os livros dessa autora, é engraçado e informativo, os quadrinhos são uma gracinha ??
fiquei chocada com o santo Agostinho hauahauahauah amei!
Riva 02/11/2023minha estante
Não li esse quadradinho, já li ?Confissões de Santo Agostinho? e ele era da pá virada!