A princesa prometida

A princesa prometida William Goldman

Resenhas - A Princesa Prometida

Juliana.Vilardo 05/04/2023

Surpreendente
Acabei de ler o livro neste exato momento e posso dizer que acabou sendo surpreendente de uma forma positiva. Eu já havia esse livro em minha estante fazia mais de 8 anos e então, finalmente, decidi pegar para lê, estava com um pouco de receio, por não ser meu gênero favorito de livro mas foi, como eu disse, um tanto surpreendente.

A história do livro é engraçada, leve e os personagens principais acabam te cativando ao longo da leitura - obs: meu preferido é o Inigo -, além de ter uma capa simplesmente maravilhosas com cenas que você lê dentro do livro. Um dos pontos que foram tantos positivos, quanto negativos, foi, o fato, do autor, aparecer algumas vezes no meio da história. O primeiro capítulo (não a parte da pneumonia, mas sim a parte da piscina e algumas falas sobre a mulher na piscina, seu filho e sua esposa, me incomodaram um pouco, me deixando um tanto impaciente no início da leitura e pensando: Meu filho? para quê? Af. Outras ''intromissões" ao longo do livro, foram legais, uma vez que ele compartilhava o ponto de vista dele, e as vezes batia com o que eu estava pensando. A parte dele com o King sobre o capítulo do bebê, eu fiz um leitura dinâmica rs.... Mas a última parte (edição comemorativa) foi maravilhosa, vê como o livro mudou realmente mudou a vida de William me tocou um pouco, pude vê o TANTO de afeto em que ele carrega consigo sobre a história e poder compartilhar isso com o seu neto, me pegou legal, adorei essa parte.

Na metade do livro, eu lembrei que já tinha visto o filme na sessão da tarde, mais precisamente, na parte do Pântano, e acabei baixando o filme e mais tarde vou revê-lo. Enfim, é uma história bemmmmm legal, cheia de aventuras e você realmente torce para que dê certo, fiquei pensando o porque demorei tanto para pegar da estante, mas fiquei feliz que o fiz. E ele foi o primeiro livro, no qual me deu vontade de escrever uma resenha sobre, e esta foi a primeira, é isso.

Leiaaaaam (:

Josiane74 01/04/2023

Clássico imperdível!
Não sei pq demorei tanto tempo para ler essa obra prima. Um dos meus livros favoritos: tem romance, é muito engraçado, dramático. A leitura é fluida e a história é fenomenal.

Srta..GrapiAna 29/03/2023

Um clássico que deixa a desejar
Pra quem queria se profundar na história que conheceu através do clássico filme, o livro é um pouco chato. O livro é uma história dentro de uma história, que só a primeira parte corresponde ao filme. Depois segue-se dois apêndices desinteressantes. Em poucos momentos podemos ver o brilho daquela historia de nossas infâncias.

AnnaFernani (@maeefilhaqueleem) 01/03/2023

Buttercup e Westley se conhecem na fazenda dos pais dela e após se apaixonarem e trocarem juras de amor, Wesley sai viajando pelo mundo em busca de riquezas p/ ser tornar digno de Buttercup. Mas, quando más notícias chegam, Buttercup vê todo o seu futuro planejado ruir.
Considerada a mulher mais bonita do reino, ela está disposta a nunca mais amar ninguém, por isso, quando o príncipe a pede em casamento, ela aceita sem sentir nenhuma emoção. Ela só não imaginava que a partir dai, mais uma vez tudo iria mudar, sua vida seria colocada em perigo e teria q enfrentar grandes aventuras para sobreviver.

O livro tem duas histórias, a de Buttercup e Westley e a história q o autor inventa sobre a escrita do livro em si, rsrs, o que me deixou um pouco confusa, pq eu pensei q era tudo verdade até a @ingrid_nomundodaleitura q leu junto comigo me contar q pesquisou na Internet e era tudo inventado, rsrs!
Eu gostei do livro, cheio de aventuras, disputas e batalhas, mas a última parte, O bebê de Buttercup, eu acho q o autor viajou demais e se perdeu.
O filme foi um grande sucesso e é considerado um clássico cult e essa semana eu vou assistir e conto p/ vcs o que achei.

L Soares 25/02/2023

Um romance com referências em HIMYM, TBBT, Suits, Gilmore Girls e provavelmente em outros.

"Meu nome é Inigo Montoya, você matou meu pai, prepare-se para morrer." deve tocar uns sinos na cabeça de muitos sobre a luta de espadas de Ted e Marshall.

O livro conta o romance de Buttercup e Westley, desde sua infância como o garoto da fazenda desprezado e todos os eventos após descobrir que seu amor era retribuído.

E em paralelo, as narrativas de Inigo e Fezzik e a realeza de Florin.

A história de desventura envolvendo os dois apaixonados e todos as dificuldades que enfrentam para tentar se reencontrar.

A história é bem bacana, mas editada de forma esquisita. Goldwin não escreveu o texto, apenas o editou, retirando as partes que acreditava maçantes e chatas.

Ele coloca longas explicações descrevendo o que havia nas 120 páginas aqui ou 70 páginas ali que recortou do livro, transformando uma obra de mais de mil páginas em 350.

Apesar de alguns cortes parecerem até justificados, eu li Tolkien e não tenho problemas com grandes descrições, desde que justificadas com a história e não gratuitas e sem sentido.

Mas as interrupções dele, não só nos cortes, mas com comentários sobre determinadas partes quebram muito a imersão no livro, e isso me incomoda horrores.

A edição comemorativa é linda, e a história é ótima em suas reviravoltas, mas tem essa questão de ser comentado no meio do texto.

Manu.Ribeiro 16/02/2023

A princesa prometida
Um livro que vai prender sua atenção do início até o fim. O autor consegui fazer você sentir uma empatia grande pelos personagens principais e com a própria vida.
O livro prega uma peça no leitor, revoltante e divertida ao mesmo tempo. Quem ler não vai se arrepender.

Vitoria506 06/02/2023

Uma bela mulher, um pirata, um espadachim e um gigante. Um narrado irônico.
O livro é um romance entre uma mulher e o homem que é apaixonado por ela desde criança. No meio do caminho pessoas profundas e engraçadas se tormam parte da sua vida. O mais interessante pra mim foi a maneira como a história era narrada com o narrador falando o que realmente pensava dos personagens ( inclusive falando mal) e criticando e elogiando o verdadeiro escritor da história que não é o narrador.

amandafrancez 23/01/2023

Julguei pela capa e me dei mal
Não consegui me envolver com a história, achei confusa e pouco interessante! Adoro história de princesas e tal, mas esse livro não me agradou.

Sara Furlan 23/01/2023

Muito divertido, ri muito em diversos momentos. As interferências do William são bem legais também. Agora quero ver o filme.

Samysx 21/01/2023

E viveram felizes para sempre
O que falar de A princesa prometida? É o típico romance clichê medieval. O livro é perfeito, do começo até a sua leitura final. O jeito que o Goldman fez essa versão foi incrível! Já no começo ele explica que essa versão de A princesa prometida era uma versão que só continha as partes "boas" da história. Ele soube bem tirar muitos capítulos desnecessários na história oq provavelmente se não tivesse feito isso acabaria sendo uma leitura chata e nem um pouco fluida.
Goldman conseguiu me prender nesse livro com os personagens maravilhosos sendo eles Buttercup, Westley, Fezzik e Inigo Montaya. Inigo sem dúvidas foi o personagem que mais me marcou na história inteira. Não só pelo seu passado mas sim, sua determinação para honrar a morte de seu pai que um dia foi morte por um homem de 6 dedos de quem Inigo nunca se esquecera.
Amei lei o livro ainda mais por causa dos comentários que o próprio Goldman faz dentro dele, contando como se sentiu quando seu pai lia aquelas páginas para ele ainda criança. Muitas partes são engraçadas desses comentários e foram importantes para eu entender bem a história. Claro, ele explica que os comentários não são necessários a serem lidos, nn deixaria nada importante neles e quem quisesse poderia pular e continua sua leitura. Mas aos que forem ler, não pulem! Contem coisas legais para se saber da história e como ela seria.
(Obs.: Uma coisa que me incomodou na história foi de Buttercup que era uma menina forte e não dependia de ninguém para salvá-la, mas ao se apaixonar loucamente por Westley ela perdeu isso e acabou dependendo muito dele)

?Não estou tentando desanimar ninguém, veja bem. Quer dizer, eu realmente acredito que o amor seja a melhor coisa do mundo, mas também devo dizer, pela enésima vez, que a vida não é justa. Ela só é mais justa que a morte, e nada mais.?

??Frases do livro??

Buttercup
- Como alguém poderia se importar em ser ou não a mulher mais bonita do mundo? Que diferença faria ser apenas a terceira mais bonita? Ou a sexta?

-As pessoas se apaixonam repentinamente, depois piscavam e ja não sentiam mais nada.

-Não espere muito da vida. Aprenda a se contentar com o que tem.

Buttercup e Westley:
- você me ama, Westley? É isso?
- Se eu a amo? Meu Deus, se seu amor fosse um grão de areia, o meu seria um universo de praias.

Inigo e o Conde:

- Consegue adivinhar o que estou fazendo?
-Arrancando o meu coração.
-Você arrancou o meu quando eu tinha apenas dez anos. Agora, eu quero o seu. Somos amantes da justiça, eu e você... O que seria mais justo que isso?

Goldman, comentários:

-A vida não é justa, Bill. Nós dizemos aos nossos filhos o contrário, mas é uma coisa terrível de se fazer. Além de ser mentira, é uma mentira cruel. A vida não é justa, nunca foi e nunca será.

- Esse livro diz que "A vida não é justa" e estou dizendo a você, de uma vez por todas, que é melhor acreditar.

-Algumas pessoas erradas morrem, e o motivo é que a vida não é justa. Esqueça todas as besteiras ditas por seus pais.
Dr4k1n 21/01/2023minha estante
??????

Dr4k1n 21/01/2023minha estante
Mutcho foda

Vitoria 29/01/2023minha estante
incrível.

Mariana Cunha 19/01/2023

Formidável
Goldman nos leva a uma verdadeira viagem. A princesa prometida é uma história fictícia baseada em um livro fictício, que no leva a uma viagem ao passado numa viagem que nunca existiu. É uma leitura emocionante e engraçada. Super recomendo!

Ana Gouvêa 15/01/2023

Ri alto em várias partes, tipo as referências a Moby Dick. Aliás, se rolar essa versão editada do livro da baleia, super quero!
As cutucadas do autor são maravilhosas!

isabela.Vicensio 14/01/2023

poucas memórias, mas boas
Li esse livro faz um tempo ja, alguns anos, mas lembro que adorei, e o design dele é lindo tbm, pena q oxidou com o tempo (infelizmente acontece c todos)
Mas pelo oq eu me lembro, é uma leitura rápida e bem divertida

Isadora.Valerim 01/01/2023

Julguei um livro pela capa e deu bom
Ganhei esse livro da minha avó de presente a alguns anos atrás porque havia me apaixonado pela capa, e acabei me apaixonando pela história também.

Gostei da construção do enredo da história, dos comentários e da seleção de momentos deixadas pelo narrador/editor do livro

Os personagens são interessantes, a escrita flui bem e gostei muito da construção de mundo (nessa edição em específico tem um mapa do reino em que a história se passa que é perfeito).

Leria de novo, recomendo

Rayy_biaa 31/12/2022

Nunca li um livro como esse.
Foi uma total aventura, uma estrutura muito diferente da história!
Meu, cada personagem que aparecia na história, tinha sua história contada, e cada um, de um jeito totalmente inesperado, se conecta com a atual história e tipo, você nem esperava!
Algumas vezes é confuso, precisa ter um pouco de atenção, mas quando você pega o jeito de ler esse livro, é um trem sem freio.
Também adorei as intervenções do escritor no meio da narrativa, da um tchan muito legal, uma descontraída, e também é muito engraçado os comentários dele sobre a obra original kkkk
Muito enganoso o título, a capa tem um conteúdo muito abrangente, assim como história, agora só pelo título eu esperava algo totalmente diferente.
Muito muito bom, vale a pena a leitura!