Eu Terei Sumido na Escuridão

Eu Terei Sumido na Escuridão Michelle McNamara

Resenhas - Eu terei sumido na escuridão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rayssa 09/05/2020

Não chega a lugar algum.
Repetitivo. As informações são desconexas, bagunçadas e confusas. O fato da autora não ter apresentado os casos em ordem cronológica me incomodou muito, fica difícil montar uma linha do tempo na cabeça, ou até digerir e absorver bem as informações. São apresentadas muitas descrições desnecessárias que nada acrescentam à resolução do caso, o que torna a leitura cansativa e te dá a impressão que não se chega a lugar nenhum com aquilo. As "pistas" mostradas pela autora se tornam superficiais e repetidas mil vezes.
Outra coisa é que já encontraram o suposto assassino, o que torna a obra obsoleta.
Franciele Müller 03/07/2020minha estante
Eu estava lendo e abandonei pq tbm achei super confuso e desorganizado. Fiquei me questionando até se eu que não estava prestando atenção no livro e perdendo coisas

Rayssa 03/07/2020minha estante
Te entendo. É desorganizado mesmo!

Inguii 04/10/2020minha estante
Menina eu achei a mesma coisa é muito difícil acompanhar a linha de raciocínio da história. As informações estão todas embaralhadas e no meio de uma info ela conta uma história totalmente diferente da principal e depois ela conta outra história dentro dessa e depois sem mais nem menos volta a história principal, ai vc fica tipo : hã? ?? Sério é uma leitura bem difícil....

Mares 27/04/2021minha estante
Confesso que também tive dificuldade de entender, só entendi bem por que tinha visto a série da HBO antes. O fato de não ter uma ordem cronológica dificultou bastante, a impressão que dá é que pegaram os manuscritos e transformaram em livro sem muito cuidado em ser claro.

Dácio Hermeson 18/06/2023minha estante
Eu iria plagiar seu comentário sem querer, realmente, não chega a lugar nenhum, a sinopse é melhor que o livro.

Matei minha curiosidade com uma rápida busca no Google.

anacarolsmp 03/01/2024minha estante
Nossa, SIM! Estou na página 197 de 318 me arrastando e não conseguia entender o motivo até ler sua resenha. É exatamente isso! Eu tô curtindo os detalhes, visualizando as cenas, mas o fato de ser tudo em ORDEM ALEATÓRIA me deixa confusa e tenho que reler algumas partes pra recalcular a rota na minha mente. kkkk

Ket 05/04/2024

Uma pesquisa excelente. Uma organização confusa.
Acho que esse livro tem que ser avaliado de duas formas na minha opinião:

Em relação ao trabalho da Michelle é algo realmente digo de nota. A maneira como ela se debruçou anos sobre detalhes, pistas, conversas, relatórios, documentos e etc realmente deu novo fôlego e reascendeu a esperança até entre os investigadores do caso. É inegável que ela tem parte na solução do enigma. Uma pena que ela não tenha vivido o suficiente para ver o Joseph DeAngelo preso.

Agora sobre o manuscrito em si: fiquei com a impressão de que quem organizou (postumamente) não soube muito bem como fazer isso. É confuso, bagunçado, parece que não tem liga entre os capítulos. Dá pra perceber que falta uma mão autoral capaz de "juntar" tudo e formar uma linha narrativa coerente. A escolha editorial de manter tudo fora de ordem cronológica só aumentou a confusão. Ficou nítido que só juntaram o material que ela estava rascunhando e publicaram. Uma pena.

Acho que é um documento válido para vermos o esforço da Michelle em sua pesquisa e as linhas de pensamento que ela estava seguindo. Mas pode desagradar quem busca uma exposição clara sobre a caçada do Golden State Killer.

Will 24/05/2022

Uma bela caçada ao assassino!
Um bom livro sobre a história de um estuprador e assassino com mais de 50 ataques, que aterrorizou os EUA nos anos 70/80. Michelle McNamara dedicou boa parte do seu tempo (inclusive tempo com a família e sono) procurando detalhes que ajudassem a desvendar a identidade do assassino mais de 20 anos depois. O livro detalha os crimes e a busca subsequente pelo assassino, viajando por cenas de crime e relatos de envolvidos, numa linguagem diferente da habitual em livros do gênero. Uma história muito interessante, com uma bela demonstração da importância de uma parceria entre os órgãos de defesa da população juntamente com os próprios civis.

Marcianeysa 01/12/2021

Terrível
Não consegui avançar nesse livro. A ideia é boa, mas a organização dos textos é muito ruim e fica monótona a leitura. Não recomendo.

Juliete 02/06/2021

"Com um rosto. E um nome: Joseph James DeAngelo."
"Talvez ajude a entender como era Sacramento na década de 1970, e a entender também um pouco melhor o EAL, mencionar que toda vez que eu dizia a algum nativo de lá que estava escrevendo sobre um estuprador em série de Sacramento, nunca ninguém perguntou qual deles."
Eu ainda não sei o que dizer sobre esse livro terminei ontem a noite e ainda tô impactada.
Nesse livro Michelle vai nos contar a história do Assassino do Golden State (Foi ela que deu esse apelido) esse monstro que estuprou 50 mulheres e assassinou pelo menos 10 pessoas entre a década de 70 e 80 e que nunca tinha sido pego, até 2018.
Eu vi em algumas resenhas gente falando coisas do tipo "não chega a lugar nenhum" e etc e eu só posso citar o próprio livro "Michelle sempre disse que ela não se importava com quem resolvesse o caso, desde que ele tivesse solução.
É inquestionável o impacto de Michelle neste caso. Nas palavras de Ken Clark, ela "chamou a atenção para um dos menos conhecidos, embora mais prolíficos criminosos em série que já operaram nos Estados Unidos."
Sim no livro ela escreve várias pistas que dão em beco sem saída, mas ela estava tratando de um caso que NÃO tinha sido solucionado então eu não sei bem o que estavam esperando.
Infelizmente a autora morreu em 2016 então não teve tempo de ver esse caso finalmente se encerrando, mas não acredito que isso importava para ela o que importava era ele ser pego nas palavras do marido dela "Ela sempre dizia "Eu não estou interessada em virar aquela que o capturou. Só quero algemas nos pulsos do cara e uma porta de cela batendo atrás dele". E era isso mesmo. Ela nasceu com coração e mente de um verdadeiro policial ? ansiava por justiça, não por glória."
A autora quando morreu já havia escrito metade do livro então para organizar/terminar o livro chamaram o principal pesquisador dela e um jornalista investigativo amigo dela acho que por isso que tem partes confusas no livro, mas no geral dá para entender sim!
Foi um livro difícil de ler porque ela conta o que ele fazia com as mulheres que ele atacava e em determinada parte do livro ela cita outro serial killer o Green River Killer que ao ser preso disse "Foi a tecnologia que conseguiu me pegar" e eu só conseguia pensar em quantas coisas ficaram impunes antes sabe e o Assassino de Golden só foi pego devido ao DNA quer dizer mais de 40 anos de impunidade!
Fora que durante a história sabemos mais da própria Michelle vemos como essa busca consumiu ela "Notei mas tarde que por dois anos seguidos meu presente de casamento havia sido, de um jeito ou de outro, algo relacionado ao EAL.
Mas esse ainda estava longe de ser o sinal mais revelador de quanto ele passara a dominar a minha vida. Esse sinal seria o fato de eu ter esquecido completamente de dar um presente ao Patton, sequer um cartão."
Eu realmente espero que ela finalmente tenha conseguido descansar em paz assim como as vítimas dele, eu terminei esse livro com vontade de chorar de alívio por finalmente esse desgraçado ter sido pego.
Ps: "Este caso inspirou a Emenda 69, da Califórnia, aprovada em 2004, que exigiu a coleta de DNA de todos os criminosos, e de adultos e jovens acusados de determinados crimes (como agressões sexuais, assassinatos e incêndios criminosos).

T.N.T.Rock 13/06/2022

O Assassino de Golden State.
Para quem tem uma boa biblioteca de livros sobre crimes reais essa é mais uma boa aquisição para esse canto obscuro de sua sala, Eu terei sumido na escuridão vai contar a história das vítimas do assassino e estuprador que ficou conhecido pela alcunha de O Assassino de Golden State além de diversos outros títulos, seu crimes ocorreram entre o final dos anos de 1970 e até meio da década de 1980.
O livro em si vai contar a história de Michelle McNamara que tinha um interesse grande em casos sobre assassinatos em séries ou crimes brutais não solucionados, interesse esse que lhe faz criar um blog e posteriormente um podcast sobre o tema, os crimes cometidos e nunca solucionados pelo Assassino de Golden State se tornaram uma obsessão para ela, e vamos conhecer muitos aspectos da investigação que ela fez por conta própria bem como as características do procedimento policial na época dos acontecimentos, infelizmente no ano de 2016 Michelle faleceu enquanto dormia e não chegou a vê seu livro publicado bem como dois anos mais tarde a prisão de Joseph James DeAngelo o assassino que por conta de seu interesse e insistência acabou encontrado e preso, e como pressagiando por ela alguns anos antes “Um dia desses, não vai demorar, você vai ouvir um carro parar na sua calçada, o motor sendo desligado. Vai ouvir passos vindo na direção de sua porta… ``''…Você ficará em silêncio para sempre e eu terei sumido na escuridão” foi assim que você ameaçou uma de suas vítimas. Abra a porta. Mostre- nos seu rosto. Caminhe para a luz.

Lia 18/07/2020

O assassino do Golden State
Michelle investigou durante três décadas um criminai sexual misterioso e brutal que violentou cinquenta pessoas no norte da Califórnia.
Mergulhamos por toda essa investigação, como entrevistas de vítimas e relatórios policiais.

Bru | @serialivros 05/09/2020

A autora que ganhou meu coração
O livro de true crime que vai te fazer imaginar o crime acontecendo, te faz ser um detetive e no final, te apresenta a resolução do caso e te mostra como todas as pistas apresentadas funcionaram. Simplesmente não tem como não se apaixonar por esse livro e a escrita da auotra

Bruna 09/02/2023

Eu Terei Sumido na Escuridão
A primeira parte do livro é muito boa. Tem várias descrições meio inúteis, mas que tornaram a leitura muito boa.
Depois disso, o livro se tornou muito cansativo e repetitivo. Acredito que teria aproveitado bem mais o livro se não tivesse sido focado tanto na investigadora/autora da história?. Sinceramente, não estava interessada em nada da vida dela e teria sido bem mais proveitoso um livro escrito e narrado na terceira pessoa, o lado pessoal da autora na investigação me cansou demais.

Monyke.Ribeiro 01/07/2021

Um livro que tinha tudo pra ser bom. Acho que se a autora estivesse viva, o livro seria muito melhor. A edição é péssima na minha opinião, parece que pegaram todos os textos que ela escreveu e jogaram no livro sem qualquer ordem, o que me fez perder ma linha do tempo
Além do mais existe somente uma página sobre o criminoso q foi descoberto, deixando várias dúvidas no ar (que não deveriam ter ficado pois temos um caso resolvido).
Acho que a autora ficaria triste de ver o trabalho dela dessa jeito ?

Ederson 18/09/2020

Escrita humana e impecável da autora. Um pouco técnico e cansativo da metade para final.
Michelle McNamara, autora deste livro, morreu antes de completá-lo. Uma pena ela não ter visto a boa repercussão de seu trabalho, e o mais importante, de não ter visto como sua pesquisa ajudou a prender o serial killer que buscava encontrar incessantemente.
Este livro é um primor para quem curte histórias de crime real. Chega a ser um pouco cansativo e técnico da metade para o final. Essa característica é por causa do farto material deixado por Michelle, como entrevistas, artigos, e-mails etc, todos garimpados por aqueles que muito bem resolveram completar sua obra.
Já quando lemos os capítulos que Michelle realmente elaborou para a obra, temos um texto impecável, que desperta interesse ante os casos mais bárbaros de estupros e assassinatos por um homem que deixava poucas pistas e nunca era pego. Mais do que retratar as cenas violentas, a autora consegue nos transportar para a vida das vítimas e seus familiares, com um lado humano impecável, onde sentimos a dor do sofrimento alheio, o medo, o trauma e a pena de saber sobre vidas que se foram tão cedo e poderiam ter sido muito mais se não fosse pelo Assassino do Golden Gate.

Kami 27/12/2021

"Eu Terei Sumido na Escuridão" é um livro amargo em todos os fatores: tanto pela história que se propõe a contar, sobre o Assassino do Golden State e as marcas de horror que deixou para trás, quanto pela fatalidade que atingiu a sua realizadora. Michelle McNamara havia escrito metade do seu trabalho quando faleceu aos 46 anos. Ainda havia muito a ser feito - arquivos a serem investigados (como as 35 caixas que lhe foram cedidas e que mal começaram a ser abertas), textos a se lapidar, ordenar... Sem a escritora, os editores precisaram colocar enxertar o material com textos de Michelle de outros lugares para dar forma ao livro, trazendo ao mundo um trabalho incompleto, vítima de um golpe igualmente cruel.
Mas isso não diminui o esforço que McNamara teve para dar nome a esse criminoso que levou tanto de tanta gente. O livro seria uma espécie de porta de entrada para conhecer o trabalho de uma mulher que se empenhou muito - e literalmente dedicou a vida - a encontrar um homem sádico, que se escondeu atrás dos anos e do tempo. A série lançada pela HBO completa o que infelizmente Michelle não conseguiu a tempo. Deem uma chance.

Paula.Ferraz 20/01/2021

Prefiro a série
Esse é um daqueles casos raros onde ver a série, vale mais do que ler o livro. Mesmo o livro sendo bem escrito, a sensação que eu tinha durante a leitura é de que ele não ia para lugar nenhum. Pela autora ter morrido antes de concluí-lo acredito que falta uma estrutura narrativa mais interessante. Além disso, na série é possível visualizar a região e ter acesso aos depoimentos das próprias vítimas que estão no livro, e acho isso mais impactante ... enfim. Uma boa experiência, um livro raro, pois tem muitas questões em volta dele que fazem com que ele não seja apenas ?mais um livro sobre thue crime?, mas acredito que assistir a série da HBO, nesse caso, dê um panorama mais completo sobre a autora e sobre os crimes em si, do que a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5