A Mamãe É Punk. Crônicas da Adolescência

A Mamãe É Punk. Crônicas da Adolescência Ana Cardoso

Resenhas -

Sofia136 01/12/2023

Eu não sou mãe, (graças à Deus, ainda sou adolescente), e achei o livro muito bom, ele trás temas importantes e (muitas vezes) difíceis de se discutir com os filhos.
Eu concordo com muitas coisas do livro, mas acho que à algumas controvérsias sobre alguns tópicos pontuados.
Porém recomendo fortemente como um livro inicial pra poder entender e lidar com a adolescência.

Ellie5 15/01/2022

Gostaria de ter sido uma boa experiência...
Neste livro, Ana Cardoso tenda dar um help aos pais de adolescentes que buscam respostas pra muitos de nossos conflitos diários desde a escola, amigos e até em temas que são tabu pra muitos. Infelizmente ela não aborda isso de uma forma positiva na maioria do livro... O início é bem marcado por coisas que aconteciam com a filha dela no início da adolescência e mais tarde muda (um pouco drasticamente) pra uma conversa séria com o leitor sobre coisas realmente importantes de serem explicadas quando se trata de educação sexual básica. Mais ao fim do livro volta com pequenas críticas aos filhos (dessa vez homens). Não é um livro que eu acho que realmente seja tudo o que uma mãe precisa saber, na questão de educação sexual (principalmente pra meninas) é bem importante, mas de resto parece só uma reclamação de uma mãe que não do quarto da filha dela desarrumado. Se você é mãe e quer um conselho sobre seu filho que passa o dia no quarto só tente entender o lado dele, não julgue ele tanto, só está aprendendo sobre muita coisa do mundo ou simplesmente dando um tempo pra aliviar as ideias. Se quer saber sobre adolescentes converse com adolescentes e pesquise sobre suas ideias. É muito difícil abandonar velhas crenças, mas faça pelo seu filho, não magoe tanto ele julgando que tudo o que ele fizer é por ser adolescente e tudo não passa de fase (pode ser que seja, mas ele só precisa tentar, deixe seu filho tentar e confie no que ele diz).

Opinião final: Gostei muito da intenção da autora de ajudar pais de adolescentes, mas acho que melhor que observar e escrever sobre é acompanhar e entender eles. Tinha esperança em uma literatura que entendesse o que uma mãe de adolescente passa e o que o adolescente sente. Mas em poucos pontos vale a pena.

Siliane.Ferrari 23/10/2021

Nota 10/10
Sigo lendo os livros do casal.
Acho muito bem escrito, com boas histórias e exemplos, além de dicas e sugestões de como conversar com os filhos.

Nessie 26/03/2021

Um convite e um afago aos corações desesperados
Confesso que não acreditava muito no potencial deste livro, comecei apenas para matar o tempo e dar uma pausa no Harry Potter, pois o Prisioneiro de Aszkaban abalou um pouco o meu psicológico. Acreditando que seria apenas um livro bobo e chato (e que certamente, eu não iria gostar) sobre maternidade e como entender os seus filhos adolescentes, achei que seria um bom passa tempo, visto que tenho 7 sobrinhos e três deles estão chegando ou passando por esta fase.

Mas me surpreendi, me prendeu da primeira até a última página. A escrita leve e fluída da Ana Cardoso me encantou. É simples e direta, como se fosse uma conversa entre duas amigas numa cafeteria em uma tarde qualquer. Ela transita facilmente em diversos assuntos, do mais comum ao mais complexo, que são muitas vezes considerado um TABU entre pais e filhos (e a sociedade no geral): como sexo, drogas, virgindade, masturbação feminina, maternidade compulsória, a ditadura da beleza, pedofilia, depressão, automutilação e violência doméstica, por exemplo.

E tudo isto, de uma forma bem tranquila. Motivando o diálogo, a pesquisa e o questionamento. E alertando que o silêncio e a falta de comunicação nunca é o melhor caminho e que pode ser inclusive, prejudicial para o jovem adulto no geral. E da importância de estimulá-los a entender e falar sobre os seus sentimentos. E dar voz as suas angústias, justamente para não recorrer a ações extremas para aliviar as suas tensões internas. ?Se nossos adolescentes não entendem e nem souberem explicar o que estão sentindo, ficarão presos dentro de si mesmos. Essa prisão pode ser extremamente perigosa.?.

E acredite, não é apenas uma receita de bolo com um passo a passo do que fazer e não fazer. E, também não é um livro acadêmico, muito embora tenha uma base cientifica, que foi testada e aprovada para dar suporte as suas crônicas. É um livro que mescla suas histórias pessoas com informações cientificas, estudos e pesquisas, mas tudo sem perder o humor e a leveza. ?Uma vez, meu filho ? então com 14 ? estava demorando horas no banheiro. A gente chamava, chamava e nada. Até que a pequena ? de 8 ? falou: acho que o mano descobriu que é bom ficar brincando sozinho! Foi gargalhada pra todo lado.?

Acho que é por conta desta dinâmica que se torna fácil engajar na leitura e se apegar nas histórias, e até mesmo de se identificar com os exemplos. Até porque é difícil você não ter passado por uma das situações relatadas pela Ana, seja você adolescente ou não.

E é um livro que realmente é um alento e um afago aos corações desesperados. Ele propõe várias sugestões e soluções simples, trazendo ?reflexões sobre a construção dos papéis de gênero e os laços criados entre respectivos grupos, como sororidade feminina e fraternidade masculina?.

E serve, não só para as mamães e adolescentes, como para os adultos no geral. E se pensarmos pela perspectiva de que a expectativa de vida humana pode passar dos 100, talvez os 25 seja a nova adolescência e os 40 uma extensão desta juventude. Pense aí. E embarque nesta leitura você também!