Escola Brasileira de Futebol

Escola Brasileira de Futebol Paulo Vinícius Coelho

Resenhas - ESCOLA BRASILEIRA DE FUTEBOL

reyder 14/04/2024

Viagem pela história do futebol brasileiro
Contrariando a máxima de que o futebol brasileiro é totalmente intuitivo e baseado unicamente no talento individual dos craques que o país produz aos montes, PVC faz uma viagem pela história da escola de futebol do Brasil São relembrados os grandes treinadores e seus estilos, desde o início das táticas e estratégias no futebol até os dias modernos com toda a tecnologia e novos métodos de estudo empregados.

O livro é pra quem gosta de viver e aprender um pouco mais sobre futebol.

Pedro.Ragazzo 16/04/2023

Palavras não dimensionam a importância dessa obra-prima
É difícil fazer uma avaliação que contemple todos os pontos positivos dessa obra maravilhosa elaborada com maestria por PVC.

Mesmo tendo sido publicado em 2017, não poderia ser mais atual e necessário para os amantes e manda-chuvas do futebol brasileiro, principalmente no momento pós-copa com uma eliminação decepcionante como vivemos contra a Croácia em 2022.

Ao analisar aspectos táticos, PVC ensina como o futebol brasileiro se criou, atingiu o topo, caiu e reviveu, sempre fazendo paralelo com o momento do futebol praticado no Brasil o e as tendências mundiais influentes sobre o jogo (e como o jogo no Brasil também influenciou o jeito do mundo jogar).

Queria elogiar mais e comentar sobre outras passagens, mas prefiro que o leitor descubra sozinho ao ler a obra por meio das palavras cuidadosamente escolhidas por PVC, ao invés de se deparar com um spoiler na minha review.
Reitero que não apenas recomendo, como acho necessário e o mínimo para se ter um ponto de partida para uma discussão bem fundamentada do futebol brasileiro. Leria mais 1000x se pudesse e fico decepcionado que, após 20 anos acompanhando futebol todos os dias do ano, ninguém tenha me recomendado a leitura antes.

Para definir em uma palavra, extraordinário.

Filippe 14/03/2023

História
É um livro sobre a trajetória tática do futebol brasileiro. Nele você vai descobrir quem começou a retrancar, quem deu a ideia de marcar alto, quem trocou a técnica pelo físico. E também que a variedade tática no futebol brasileiro, que no começo era bem maior em comparação ao mundo, vai se reduzindo com o tempo .

Luiz 19/12/2022

O melhor futebol do mundo
PVC disseca as particularidades históricas do única escola de futebol que conquistou o mundo cinco vezes.

Os "noventa minutos" de leitura passaram rápido como se o time estivesse atrás no placar, enquanto o torcedor implora pelo empate e prorrogação. Lê-lo era uma formas de me distrair do estresse causado pela copa do mundo.

Sim, não tem muita lógica envolvida nessa decisão, assim como inexiste no futebol. O que o faz ser o melhor esporte do mundo.
Ayla 21/12/2022minha estante
Arrasou

Ayla 21/12/2022minha estante
Muito legal o texto, não gosto de futebol mas irei lê-lo.

Enzo.Ciolin 16/06/2021

Muito bom!!!
Um livro muito bom pra quem quer entender mais sobre a história do nosso futebol

G_nunes98 20/01/2021

O Maior do Maior Esporte
Paulo Vinícius Coelho, nessa obra, proporciona ao seu leitor a construção histórica do Futebol e como o esporte inglês se "abrasileirou" ao ponto de nosso país se tornar berços dos Anjos. Ótima leitura para compreensão histórica e de certa forma técnica dos maiores esquadrões desse desporto.

Marco.Baptistini 18/10/2020

Livro sobre taticas
Bom livro sobre táticas, linha de pensamento de treinadores brasileiros ao longo do tempo. Evolução tática de clubes e seleções brasileiras.

Beta Oliveira 22/08/2018

Quer aprender mais sobre a nossa história no futebol, a nossa identidade, a forma como o Brasil se inventa e reinventa, se reencontra, se perde, se constrói, se destrói, se reúne e se desperdiça sempre em busca de confirmar o status de melhor do mundo (credenciado por cinco títulos mundiais)? Este livro é uma excelente opção por explicar o que precisa entender melhor este jogo criado pelos britânicos e que amamos amar, odiar, esbravejar e que nos permite se emocionar.
O texto completo está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com/2018/06/cap-1484-escola-brasileira-de-futebol.html