Renúncia

Renúncia Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Renúncia

Lia 14/12/2020

"Esquecer-se do eu por amor ao outro"
Renúncia é o último livro que li da série de romances históricos do espírito Emmanuel psicografada por Chico Xavier. Semelhante aos outros livros da série, Emmanuel nos apresenta verdadeiros heróis no trabalho de esclarecimento e disseminação do evangelho de Cristo. Com notoriedade, os personagens desse romance biográfico vivem as consequências das suas escolhas e resgatam por meio da dor a imensidão de erros cometidos, excetuando-se a protagonista da obra, Alcione, cuja encarnação se dá em prol de auxiliar seus entes amados a alcançar os planos mais elevados em que ela já vive. A mais forte impressão que essa história deixa sobre mim é a de que não há bem mais precioso que a consciência tranquila de tudo haver feito com amor e por amor ao mestre Jesus.

Fabiana.Franco 27/05/2020

Lindo livro de Emmanuel, que conta uma história de amor, perda, dor e esperança. Como sempre, deixá-los com aquela sensação maravilhosa de que Deus é um pai amoroso e justo, que busca fazer com que nós, seus filhos, cresçamos em direção ao Seu amor.

Hallo 30/04/2021

Lindo
Espetaculares ensinamentos como todos os livros psicografia os por Chico Xavier. Uma lição de vida e dedicação ao próximo.

Thiago Toscano Ferrari 01/11/2021

Uma vida dedicada ao próximo!
O que dizer de Alcione que desde o plano espiritual já se comprometera a auxiliar a caminhada de Carlos. Sua trajetória, enquanto encarnada, foi repleta de desafios, dissabores e dedicação ao próximo, sempre relegando seus anseios para segundo plano. Uma vida repleta de exemplificação e de lições profundas da renúncia de si mesma em favor daqueles que lhe eram confiados os seus cuidados. Exercitou o amor fraterno para com seu próximo, sob a tutela de Padre Damiano, uma das reencarnações de Emmanuel que indicou o caminho seguro da prática do Evangelho do Mestre. Certamente que no fim da vida se surpreende com uma atitude de alteridade e se depara com seu destino que recomendo a leitura e reflexão!
Andre 01/11/2021minha estante
Maravilhosa esa obra.

Thiago Toscano Ferrari 03/11/2021minha estante
Linda narrativa!

Karoline67 02/05/2021

Exemplo de abnegação
Alcíone é realmente uma personagem muito inspiradora. É exemplo de luz, renúncia, abnegação e entrega ao próximo. Te faz querer ser melhor!

Wagner 24/02/2021

Alcíone sinônimo de Amor
Está Obra é incrível.
A força que tem o amor é bem demonstrada na luta dos personagens ao enfrentar as provações mais difíceis das suas vidas. Também vemos o quanto a Oração é bálsamo e socorro àqueles que se fortalecem na Fé.
A emoção é garantida em todos os capítulos e certamente vai deixar lembranças e ensinamentos preciosos a qualquer leitor.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

A doce Alcíone pede para voltar à Terra e acompanhar o grande amor de seu passado, Carlos, numa nova existência de provas, sacrifícios e reparações. Em um exemplo de profunda dedicação ao próximo, ela demonstra toda sua lealdade ao ajudar de perto aquele por quem tanto havia intercedido no plano espiritual. Neste romance histórico envolvente, o Espírito Emmanuel nos transporta para a frívola Paris do século XVII, repleta de sentimentos violentos e ilusões materiais que se confrontam com as eternas verdades da alma. Por meio da psicografia de Francisco Cândido Xavier, parceiro do autor espiritual, também conhecemos mais uma das encarnações de Emmanuel, desta vez como padre Damiano, vigário da igreja de São Vicente, em Ávila, na Espanha, e contemporâneo do casal protagonista.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788573287004

amandabcca 25/04/2023

Alcione rainha e o resto nadinha.
Apesar de não ser muito simpatizante com a forma sucinta, concisa de Emmanuel, gostei muito desse livro, e a mensagem que passa é linda, essencial para quem se diz Espírita.
Leitura fácil, apesar de impactante. Recomendo fortemente.
liagalathynius 25/04/2023minha estante
VOU LER

Leonardo88 18/09/2020

Ensinamentos!
O livro não poderia possuir um título melhor, a estrada para o Cristo não poderia ser diferente da sua própria trajetória, de Amor, renúncia e sacrifício! Quantos ensinamentos neste romance de Emanuel! Infelizmente nesta história somos o fraco Padre Carlos que apesar de diversas quedas caímos novamente! Mas sigamos com a misericórdia do Cristo e estes exemplos da nobre Alcione e que possamos utilizar as novas oportunidades com os ensinamentos do Mestre Jesus!

Hester1 07/05/2020

Maravilhoso!!!!!!!!

Rodolfo Schreiner 16/05/2012

Renúncia
O que mais chama a atenção é o exemplo de persistência da menina Alcíone, com uma fé inabalável. Ela sofre de tudo mas sempre se mantém.

jumorgensten 25/02/2020

E daí eu li Renúncia, escrito por Francisco Cândido Xavier em parceria com Emmanuel.

A obra é um romance antigo e possui duas fases. Sendo a primeira tem como protagonistas Cirilo e Madalena.

Ambos se apaixonam um pelo outro, porém, já estão comprometidos com seus respectivos primos. Os dois movem mundos e fundos para ficarem juntos e conseguem.

Tudo estava indo bem até a Margarida (mãe da moça) ficar doente e acamada. No mesmo período, Cirilo precisa viajar para melhorar seu trabalho e os dois se separam.

Durante esse tempo, Margarida desencarna e a França tem um surto de varíola que mata muitas pessoas e deixa outras tantas a beira da morte, entre elas, Madalena. Aproveitando a ausência do marido e com os egos feridos, Antero e Susana (os primos rejeitados pelo casal apaixonado) armam contra a moça. Na lista dos mortos existia uma pessoa com o nome parecido e os dois fazem a troca, a levam para a Espanha e avisam que Cirilo morreu em um naufrágio. Na capital espanhola, Madalena dá a luz a Alcione e o tiro sai pela culatra quando Antero vê que a protagonista não aceita as suas intenções de amor.

Já na segunda fase, temos Alcione sempre ajudando a sua mãe e seu irmão de adoção que possui muitas deficiências (Robbie). A moça é o evangelho na prática o tempo inteiro. Apaixona-se por Carlos, um rapaz que foi prometido para a igreja e a mesma não aceita ele largar tudo para ficarem juntos.

Nessa fase temos a parte espiritual da história com padre Damiano, que começa a estudar os "mistérios" dos seres humanos e sempre que pode está ajudando tanto mãe quanto a filha.

Querendo recordar as raízes, Madalena junto com os dois filhos e o padre vão para a França, onde Alcione começa a trabalhar, sem saber, na casa do seu próprio pai para ser dama de companhia de Beatriz, sua meia irmã. E aí descobrimos que Susana conseguiu seu intento com Cirilo, porém, com imensa infelicidade e com a consciência pesadíssima.

A partir de então, acompanhamos a saga de Alcione e sua extrema renúncia em todos os aspectos. Sabendo da verdade, prefere ficar quieta para não constranger ninguém, cuida absurdos da mãe que não consegue mais andar e novamente não aceita Carlos largando suas obrigações religiosas para ficar com ela.

Em paralelo, vemos a evolução moral de Susana e seus problemas psicológicos depois da morte do marido, sempre contando com o auxílio de Alcione.

Depois de anos, vendo-se praticamente sozinha no mundo, a moça entra para a ordem das Carmelitas onde torna-se Irmã de Carmelo e, enfim, coloca na prática toda a sua abnegação e amor cristão.

O texto é antigo e necessário ir aos poucos para absorver o linguajar e o texto é envolvente.

Que história, minha gente! E é cada reviravolta de se ficar zonza. Depois da última palavra, tu entende porque esse livro é um clássico do romance espírita. Uma obra prima única!

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/02/25/renuncia-francisco-candido-xavier/

Gabriel 31/12/2019

Um roteiro para o vasto caminho ascensional
Evangelho vivido

mariaeugeniaantello 06/06/2021

?Este é um livro de sentimento, para quem aprecie a experiência humana por meio do coração.?

Ellieandbooks 12/10/2020

Sem palavras para descrever tanta grandiosidade e renuncia. Leiam