Renúncia

Renúncia Francisco Cândido Xavier...

Resenhas - Renúncia

Resenha da Pri 31/12/2022

Tive vontade de chorar em vários momentos do livro.

Que vida sofrida tem a Alcione, uma pessoa muito iluminada, sabendo abdicar dos próprios sentimentos em prol do próximo.

A vida dela foi uma renúncia.

Less 11/10/2022

Intrigante!!!
Mulher cristã. Alcíone veio a Terra por renúncia, pelos seus irmãos. Fez tudo pelos outros e nada para si. Grande exemplo

eduanton 20/10/2022

Maravilhoso
Sem dúvida o melhor romance de Emmanuel. Como ele comenta na introdução, é uma história que de sentimento. Maravilhoso. Para ler uma vez por ano, assim como seus outros romances.

Natalie.Boscato 09/12/2021

Melhor livro
Demorei muito para terminar de ler Renúncia. Uma história que mexeu muito comigo.. colocou o dedo na ferida e me trouxe muitos ensinamentos.
Sem sombra de dúvidas, melhor livro que já li nos meus 36 anos de vida!

Nayara 07/02/2011

Mais um para os favoritos
Na minha opinião, este livro é fantástico.
Há muitos ensinamentos do Evangelho, palavras instrutivas e a história é linda.
Nela aprendemos a verdadeira renúncia em vários aspectos: da felicidade, da liberdade, e do amor.
Quanto mais eu leio as obras de Emmanuel, mas me apaixono pelo seu modo de escrever e de desenrolá-las.
Gostaria muito de chegar a evolução de Alcíone Vilamil, mas terei que vir muitas vezes à Terra para isso.

Carina151 27/03/2020

Livro

Francisco Candido Xavier

Pelo Espírito Emanuel.
@febtvbrasil  Este livro é de sentimento, para quem aprecie a experiência humana por meio do coração. Em particular, falará a todos os que se encontrem encarcerados, sentenciados, esquecidos daquele amor que cobre a multidão dos pecados, consoante os ensinamentos de jesus. Para as almas sinceras, que ainda solucem nos laços do desânimo e desalento, a história de Alcione é um bálsamo reconfortante.
PALAVRAS DE EMANUEL. .

Ainda no plano espiritual Carlos pede para reencarnar  na Terra e Alcione pede para acompanhar seu grande amor . .

A história é contada em duas partes.

A primeira é no a no século XVI em Paris nos conta a história Cirilo e Madalena, no qual se apaixonaram assim que se virá, aquele amor lindo, logo depois se casaram, mas Cirilo precisou viajar para a cidade natal, deixando a esposa amada, mas por razões tristes o dois acabam se afastando.
Madalena achando que o marido morrera em um grave acidente acaba vivendo para cuidar da filha.
Não aceitando que nenhum homem tomasse o lugar do marido que perdera.
Também podemos ver no livro uma das encarnações de Emanuel, desta vez como Padre Damiano que acabou se tornando grande amigo de Alcione, filha de Cirilo e Madalena.

Segunda parte.
Ano de 1681, Madalena que se considerava viúva continua vivendo sua vida ao lado da filha Alcione.

Alcione agora com 17 amor sempre protegida pela Madre Conceição e pelo Padre Damiano, de uma inteligência inexplicável conhecendo várias linguas.

Robbie filho adotivo de Madalena agora com 10 anos iniciará seus estudos primários.

Nesta segunda parte vemos todo o desenrolar da história, vemos o encontro de Alcione e Carlos, um encontro que fez os dos tremerem de emoção, mais Carlos era padre e aquele amor jamais podia ser consumado, vemos Alcione e seus conhecimentos espirituais no qual fazia vários pessoas se emocionarem.

O livro é bem grande com 372 páginas o que fez eu demorar um pouquinho para finalizar a leitura, estou muito emocionada com o livro é de um conhecimento tão grande e lindo.

Emanuel sempre enchendo nossos corações de amor e de conhecimento.

Gratidão @febeditora pelo livro. .

Val 22/10/2021

Renúncia
Já haviam me falado deste livro, e da historia de Alcione, mas não esperava tanto, é um livro maravilhoso! Alcione tem toda uma vida de renúncia, este livro não poderia ter um nome melhor, renuncia em favor dos entes amados, em favor dos desvalidos e necessitados e ate de seus próprios algozes. É uma verdadeira inspiração pensar que seres da envergadura de Alcione estão a nos ajudar mesmo que não mereçamos e que um dia, provavelmente daqui a milênios poderemos chegar a sermos 1/3 dos que esta benfeitora é. Recomendo muito a leitura, e preparem os lenços.

Danielly 17/03/2024

Tão indignada que não sei nem o que escrevo. Mas minha indignação nada mais é do que o reflexo da minha pequinês terrestre, do meu orgulho, da minha fragilidade, da minha pouca fé, dos meus pensamentos imediatistas... Que não me deixam compreender tamanha renúncia de um ser.
É sofrimento em cima de sofrimento. Quando você pensa que acabou, tem mais!
Mas sempre resiliente e confiante. Sempre com a fé em Deus em dias melhores. E sempre feliz com a possibilidade de trabalhar para ajudar o próximo.
Uma lição em cima da outra. O livro foi muito bem grifado e espero colocar em prática pelo menos 1% das vivências lidas.

"A mensagem do Cristo precisa ser conhecida, meditada, sentida e vivida."

jumorgensten 25/02/2020

E daí eu li Renúncia, escrito por Francisco Cândido Xavier em parceria com Emmanuel.

A obra é um romance antigo e possui duas fases. Sendo a primeira tem como protagonistas Cirilo e Madalena.

Ambos se apaixonam um pelo outro, porém, já estão comprometidos com seus respectivos primos. Os dois movem mundos e fundos para ficarem juntos e conseguem.

Tudo estava indo bem até a Margarida (mãe da moça) ficar doente e acamada. No mesmo período, Cirilo precisa viajar para melhorar seu trabalho e os dois se separam.

Durante esse tempo, Margarida desencarna e a França tem um surto de varíola que mata muitas pessoas e deixa outras tantas a beira da morte, entre elas, Madalena. Aproveitando a ausência do marido e com os egos feridos, Antero e Susana (os primos rejeitados pelo casal apaixonado) armam contra a moça. Na lista dos mortos existia uma pessoa com o nome parecido e os dois fazem a troca, a levam para a Espanha e avisam que Cirilo morreu em um naufrágio. Na capital espanhola, Madalena dá a luz a Alcione e o tiro sai pela culatra quando Antero vê que a protagonista não aceita as suas intenções de amor.

Já na segunda fase, temos Alcione sempre ajudando a sua mãe e seu irmão de adoção que possui muitas deficiências (Robbie). A moça é o evangelho na prática o tempo inteiro. Apaixona-se por Carlos, um rapaz que foi prometido para a igreja e a mesma não aceita ele largar tudo para ficarem juntos.

Nessa fase temos a parte espiritual da história com padre Damiano, que começa a estudar os "mistérios" dos seres humanos e sempre que pode está ajudando tanto mãe quanto a filha.

Querendo recordar as raízes, Madalena junto com os dois filhos e o padre vão para a França, onde Alcione começa a trabalhar, sem saber, na casa do seu próprio pai para ser dama de companhia de Beatriz, sua meia irmã. E aí descobrimos que Susana conseguiu seu intento com Cirilo, porém, com imensa infelicidade e com a consciência pesadíssima.

A partir de então, acompanhamos a saga de Alcione e sua extrema renúncia em todos os aspectos. Sabendo da verdade, prefere ficar quieta para não constranger ninguém, cuida absurdos da mãe que não consegue mais andar e novamente não aceita Carlos largando suas obrigações religiosas para ficar com ela.

Em paralelo, vemos a evolução moral de Susana e seus problemas psicológicos depois da morte do marido, sempre contando com o auxílio de Alcione.

Depois de anos, vendo-se praticamente sozinha no mundo, a moça entra para a ordem das Carmelitas onde torna-se Irmã de Carmelo e, enfim, coloca na prática toda a sua abnegação e amor cristão.

O texto é antigo e necessário ir aos poucos para absorver o linguajar e o texto é envolvente.

Que história, minha gente! E é cada reviravolta de se ficar zonza. Depois da última palavra, tu entende porque esse livro é um clássico do romance espírita. Uma obra prima única!

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/02/25/renuncia-francisco-candido-xavier/

mariaeugeniaantello 06/06/2021

?Este é um livro de sentimento, para quem aprecie a experiência humana por meio do coração.?

Gabriel 31/12/2019

Um roteiro para o vasto caminho ascensional
Evangelho vivido

laynepsilveira 26/12/2022

perfeito, simplesmente o meu preferido dos romances de emanuel
mostra até onde uma pessoa pode ir em busca de uma felicidade deturpada que nunca vai poder se concretizar por ter sido construída em cima das lágrimas alheias.

Fabíola 10/11/2018

10-11-18|?
Resenha.
Mais uma vez Emmanuel através da psicografia de Chico Xavier traz um romance surpreendente para nós.
A história real passa no século de Luís XIV, em França, Espanha, Irlanda e Américas.
Tudo se inicia através do exemplo de amor e renúncia de Alcíone, então moradora e trabalhadora no sistema de Sírius, decide voltar a reencarnar na Terra para auxiliar Pólux grande amor de sua alma, além de outros entes queridos ainda presos no caminhar vagaroso para perfeição.
Este grande espírito precisará de dez anos para alcançar nossas esferas entumecidas pelas trevas.
Tudo se inicia com o amor entre Madalena Vilamil e Cirilo Davenport, ambos almas afins decidem unir-se. Mas, já existiam pretendentes apaixonados...Susana prima de Cirilo nutria em silêncio um amor egoísta, frívolo e perigoso... já Antero de Oviedo não menos egoísta e orgulhoso, era o prometido a Madalena há muitos anos. Ambos não aceitaram essa união e a partir desse momento os destinos seriam traçados em uma trama sórdida e obscura, justificada pela falsa narrativa de amantes apaixonados.
O doce casal é separado de uma forma inacreditável, mas deste enlace nasce nosso exemplo de sacrifício e redenção: Alcíone.
A segunda parte do livro é focada nela. Nessa obra Emmanuel- o autor -reencarna como padre Damiano um fiel e abnegado servidor do Cristo, que exercerá grande influência e presença na vida dessa grande luz.
Mais uma vez...como chorei. A parte que mais tocou meu coração é o reencontro de Alcíone e Pólux ambos distanciados pelo livre arbítrio.
Pólux reencarna como padre Carlos Clenaghan e como veremos no decorrer da narrativa seus desejos impulsivos o prejudicam de forma inenarrável. Cada ato terá uma consequência.
As passagens do evangelho são belíssimas tocando profundamente minha alma.
Indico a leitura. Entrou para meus favoritos ?.
5-5??
Editora: @febeditora
372 páginas.
Maria.Elena 15/01/2020minha estante
obrigada pela resenha, me fez interessada em comprar o livro, abraço fraterno

Lorena 02/06/2021

Renúncia é uma parceria do espírito Emmanuel com o médium Chico Xavier. Foi publicado em 1944 e forma o quarteto de uma série entre os dois (onde Emmanuel narra mais uma de suas encarnações). Sendo ela: "Há dois mil anos" (1940), "Cinquenta anos depois" (1940), "Ave, Cristo" (1953).

A história começa em regiões umbralinas. E logo de início será possível perceber os dois personagens que irão guiar o romance: Pólux, que lá se encontra e se prepara para voltar encarnado a fim de resgatar dívidas passadas e Alcione, espírito das esferas mais altas que atende ao chamado de súplica de Pólux. Ambos nutrem amor puro um pelo o outro. Contudo, estão em diferentes degraus da escada evolutiva. E, a partir desse ponto, inicia-se a primeira renúncia de Alcione. Com o intuito de auxiliar seu amado a se elevar moralmente, ela pede uma nova encarnação também para si. Por seus méritos pessoais e sua condição moral, após algumas considerações e ponderações, seu pedido é acatado.

O enredo se passa no século XVII, em torno de 1660 e tem a duração de aproximadamente quatro décadas em terras parisienses e espanholas, em sua maioria (onde será contado também sobre um surto epidêmico que devastou Paris em 1663; a imigração para terras Americanas; o movimento Luterano e a inquisição pelo Santo Ofício Católico). As famílias envolvidas são os Davenports e os Vilamils. Pólux é apresentado como Padre Carlos e é sobrinho do Padre Damiano (Emmanuel) e Alcione mantém o mesmo nome, apesar da roupagem diferente.

A trama vai se soltando aos olhos do leitor ao mesmo tempo que salta para ele em detalhes que fazem com que o fio narrativo seja elucidado. As renúncias vividas por Alcione vão revelando o tamanho de sua grandeza moral e espiritual. As provas vivenciadas por Padre Carlos mostram o quão é mais perigoso ir pelos caminhos mais fáceis da vida. Porém, não somente os dois, mas todos os demais personagens que os ligam fazem que o leitor reflita sobre: Amor, lealdade, amizade, perdão, abnegação aos princípios da Verdade. São grandiosos e históricos os ensinamentos retratados por Emmanuel em "Renúncia".