A Duquesa Feia

A Duquesa Feia Eloisa James

Resenhas - A duquesa feia

Bruna 13/09/2018

Porque muitas vezes a beleza realmente está nos olhos de quem vê
Começarei dizendo que Eloisa James tem um jeito único para desenvolver estórias envolventes e apaixonantes. No entanto, ainda que não acabe por deixar a desejar em sua escrita, A Duquesa Feia está longe de se mostrar uma de suas melhores produções, ainda que seja altamente fluida e com um enredo que retrata bem o que a autora tem como desejo de fazer: dar um novo toque a conto de fadas já tão conhecidos. Sendo o terceiro livro dessa série já tão aclamada publicado no Brasil pela Editora Arqueiro, esse é mais um daqueles romances de época capaz de encantar e fazer qualquer leitor que conheça a capacidade da autora ir correndo em busca de seu mais novo lançamento! Dando um novo sentido para a trama de O patinho feio, essa é uma obra que irá mostrar que muitas vezes não é necessário ter sua beleza admirado por todos bastando que seja admirado pela pessoa certa. Confiram mais detalhes na resenha a seguir:

“O menino em mim sempre amou você - afirmou ele,desarmando-a com um sorriso.- O homem que sou ainda não a conhece.”

Theodora Saxby é uma jovem de 17 anos que está longe de ser considerada pela sociedade como alguém bela; possuidora de traços que fogem do padrão delicado que deve acompanhar a todas as jovens, ela é alguém que se vê constantemente sendo vítima dos falatórios e sendo deixada de lado pelos jovens - ainda que seja uma das herdeiras mais ricas da temporada. No entanto, determinada a conquistar alguém para construir sua família, e sabendo ser possuidora de uma das personalidades mais sagazes e inteligentes, ela tem certeza de que conseguirá cativar o jovem que possui seu apreço se tiver a ajuda certa...

“O repórter do Tittle-Tattle fez um resumo mais simples e brutal:
- Ela é uma duquesa feia, e duvido que algum dia se transforme em cisne!”

Tendo crescido ao lado do filho de seu tutor, Theo acredita que James - um jovem cujos traços chamam a atenção desde sempre - pode ser a resposta para que ela consiga alcançar seu objetivo. Sendo melhores amigos e quase irmãos, ela não vê razão pra que ele não possa fazer esse favor a ela fingindo um interesse apenas para atrair a atenção de forma favorável. No entanto, ela jamais imaginaria que se poderia acabar por ver nessas interações ele mais do que como um irmão, mas sim como um homem...

“- Eu não sabia, mas você já era minha.”

James Ryburn é um jovem de 19 anos lindo que chama a atenção por onde passa, principalmente por ser o herdeiro do Duque de Ashbrook - algo que basta para as mães das jovens em idade para casar fiquem alvoroçadas. No entanto, ainda que o conde receba vários convites, sua presença é algo que raramente se faz presente - ou pelo menos era assim até se ver em meio a uma situação nada ortodoxa com Theodora...

“- Você não reconheceria um amor verdadeiro nem que ele batesse na sua cabeça – declarou James, cruzado os braços sobre o peito.”

Sendo levado de modo convincente pelo pai e desejando protegê-la de se ver magoada, ele então embarca na loucura de ajudá-la a se tornar uma jovem chamativa - quando sempre foi considerada um patinho feio; mas enquanto ela imagina que ele só está fingindo, ele passa a se ver mais não tão certo sobre suas razões de estar junto à ela... e definitivamente um pedido de casamento não era algo que ele se imaginaria vendo realmente querendo fazer. No entanto, mesmo sabendo que algo que começou da forma errada jamais poderia resultar em algo bom, James se vê despreparado para perdê-la quando as verdades se revelam.

“Nas semanas e nos anos seguintes, quando olhasse para trás, ela identificaria aquele instante como o momento exato em que seu coração se partiu em dois. O momento que separou Daisy de Theo, o tempo Antes e o tempo Depois. No tempo Antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo Depois… teve a verdade.”

Entre muita mágoa, mentiras e revelações, esse casal irá mostrar que às vezes o que não se vê é mais importante do que aquilo que fica aparente; e principalmente que até mesmo aqueles considerados como patinhos feios podem se tornar uma das mais belas da sociedade. Mas haverá tempo pra recuperar um amor desacreditado?

“- Ao longo de toda a minha vida, você foi meu ímã, a chave para o meu coração. Perdi você por um tempo, Daisy. (…) Não suportaria perdê-la de novo.”

A Duquesa Feia é o terceiro livro da série contos de fadas escrito majestosamente por Eloisa James que novamente vem inovando trazendo um novo olhar acerca de histórias já tão conhecidas. Fazendo uma releitura do Patinho Feio, seremos levados a acompanhar o desabrochar de uma dama que estava longe de se encaixar dentro dos padrões esperados pela sociedade, mas que era capaz de encantar a todos com sua personalidade, ou pelo menos aqueles que lhe davam a oportunidade de fazê-lo. Longe de seguir caminhos clichês e regado de um felizes para sempre, essa estória mostra a forma única da escrita da autora onde até mesmo longe de ser uma de suas melhores produções não deixa de ser único ao longo de sua leitura.

Theodora Saxby, ou Daisy como era conhecida pelo seu amigo de sempre, é uma garota que se via constantemente cercada de uma atenção da sociedade, mas não pelos motivos bons... Dona de uma riqueza capaz de atrair a muitos e uma beleza que estava longe de ser apreciada, ainda mais com as péssimas ideias da forma como ela deveria se vestir ditadas pela mãe, Theo era constantemente alvo de comentários maldosos e estava longe de conseguir realizar um casamento. No entanto, mesmo com tudo para se ver acanhada, e tendo sofrido um baque terrível ao ser traída por aquele que amava, essa é uma protagonista que se mostra forte e capaz de transformar sua vida com inteligência e força. Diferente das mocinhas padrões, Eloisa James mais uma vez cria um exemplo através de sua escrita demonstrando que não tem nada de errado em querer ser independente, mesmo que ao lado de alguém.

James Ryburn, por outro lado, é um personagem que despertou emoções controvérsias durante a leitura. Atencioso e realmente preocupado com Theo, ele é aquele protagonista que logo conquista nossos corações. No entanto, apesar de ser claramente manipulado pelo pai e dizer que não se submeterá a ele, ele acaba por fazer exatamente o que ele pede e isso irrita muito porque é claramente algo difícil de entender. Ainda sim, ele não é de todo ruim e apresenta seus momentos bons, sem falar que demonstra um nítido respeito pelo que Daisy deseja – mesmo longe de ser o que gostaria de fazer. Além disso, James também é um dos personagens de Eloisa em que mais se vê mudanças, se transformando de um perfeito Duque para um Pirata temido somos levados a acompanhar dois opostos coabitando em uma mesma pessoa; e apesar de não ser algo difícil de acreditar, ainda não sei dizer se gostei dessa transformação. Mesmo assim, é inegável que esse é um protagonista cheio de apelo e determinado naquilo que se propõe a fazer, combinando majestosamente com a estória de uma forma que apenas uma mestre na arte da escrita como a autora é capaz de fazer!

Narrado em terceira pessoa, e com a típica narrativa fluida já tão conhecida da autora, somos levados a observar um romance que foge por completo dos padrões do gênero! Dividindo-se em dois momentos, acompanhamos um casal tendo que aprender a se reencontrar depois de grandes erros e quando estão bem longes de serem os mesmos. Com um jeito único, ainda que diferente, essas duas partes da estória acabam por se complementar de forma ideal, ainda que o brilho da primeira se sobressaia perante a segunda que apresenta um ritmo mais devagar e com uma intensidade diferente. Simples, mas conciso, a autora não busca criar cenas elaborados e nem um enredo fantasioso, mas aproveita cada detalhe na medida certa de forma a trazer um toque da atualidade para os tempos de época.

A sua edição é outro ponto que ganha destaque ainda que não seja uma das minhas capas preferidas por conseguir remeter tanto ao que se encontra em suas páginas, quanto ao conto de referencia, além de combinar muito bem com as capas anteriores – posso ouvir um amém? Muito bem revisado, esse é mais um trabalho primoroso da Editora Arqueiro que mantem seu padrão já observado em seus outros volumes e que apesar de simples apresenta o nível ideal de beleza sem tirar o foco do que realmente importa: a trama. Conciso, bonito e sem erros encontrados por mim, essa é aquela obra que apresenta uma fonte ideal para não cansar a visão juntamente às folhas amareladas tão apreciadas por muitos encantando não apenas com o enredo, mas pela visão também.

A Duquesa Feia é uma obra que tem por objetivo mais do que apenas entreter, fazendo uma critica acerca dos padrões de beleza presentes desde sempre, Eloisa James demonstra que assim como no conto a beleza interior vale bem mais do que aquela a vista de todos. Mostrando determinação em meio as dificuldade, a protagonista é um exemplo de que é possível se destacar e ser um sucesso mesmo quando todos insistem em te julgar e te machucar com palavras utilizadas apenas de forma a alcançar um maior número de vendas. Inspirador, essa é uma daquelas obras que serve para levar todos a uma reflexão não apenas de suas atitudes, mas de suas posturas em frente aos problemas.

Diferente e ao mesmo tempo tão encantador quanto os anteriores, o terceiro livro dessa série é aquele típico livro que mesmo sem poder ser considerado como um dos melhores ainda se apresenta como uma ótima pedida e mais do que recomendado para os amantes de época. Ainda que seus protagonistas estejam longe de serem aqueles que cativam o leitor de forma intensa, esse é um enredo para ser apreciado e que visa demonstrar um lado diferente da vida onde as coisas não são apenas belas, mas onde mesmo longe de ser perfeito acaba sendo tão encantador por demonstrar ser real! Recomendo à todos que gostam de uma boa leitura e principalmente aqueles que não tem medo de se arriscar em meio ao desconhecido.

Um beijo

Ps.: Quando a Bela domou a Fera continua sendo o meu preferido de longe, resta agora aguardar os próximos dessa série

site: www.brookebells.com

Lina DC 28/07/2018

"A Duquesa Feia" é o terceiro livro da série Contos de Fadas da autora Eloisa James e traz como protagonistas Theodora Saxby e James Ryburn. O livro é narrado em terceira pessoa e dividido em duas partes: Parte I - Antes e Parte II - Depois.

A história começa em março de 1809, em Londres, James está com quase 20 anos de idade e descobre que seu pai, o conde de Ashbrook perdeu toda a fortuna da família e ainda por cima está cometendo um crime para manter o status. Seu pai deixa claro para James que a única alternativa é que James se case com a tutelada do conde, Theodora Saxby, de 17 anos.

Theodora perdeu o pai recentemente e junto com a sua mãe foi morar na residência do melhor amigo do falecido, o conde de Ashbrook. Ashbrook tem como função manter a reputação e a fortuna das duas intacta, e quando chegar o momento, encontrar um pretendente adequado para Theodora. Por conta disso, Theodora e James foram criados praticamente como irmãos, dividindo a casa e sendo confidentes um do outro.Theodora conhece muito bem o relacionamento conturbado de James com o seu pai, assim como James sabe das inseguranças de Theodora (que ele carinhosamente chama de Daisy) em relação a sua aparência.

Quando o pai de James propões que ele se case com Theodora, James não quer aceitar a ideia, pois acredita que estará traindo a amiga ao se casar pelos motivos errados. Mas ao começar a reparar em Theodora como mulher, o rapaz acaba percebendo que tem tudo o que desejou bem embaixo do seu nariz...

A sociedade londrina é cruel e não perde tempo para depreciar esse relacionamento. Para eles, James só poderia se casar com alguém tão feio apenas por dinheiro.

"Theo jamais imaginaria que alguém pudesse ser tão cruel." (p. 74)

Os dois são muito jovens e James receia que Theodora o repudie ao saber da verdade, mas quando o seu grande segredo é revelado, a protagonista fica arrasada e os dois seguem caminhos diferentes.

Os anos passam e James é um homem completamente diferente. A experiência trouxe a ele uma dureza e amargura que o tornou perigoso e ameaçador. Theodora por sua vez perdeu o calor e se tornou uma mulher fria e objetiva. Com uma mente empreendedora, ela deixou de lado os sentimentos e focou-se em ter sucesso no que faz e em não demonstrar vulnerabilidade.

"Ela só precisava virar a cabeça para ver o próprio rosto no espelho. Era anguloso, com os malares proeminentes de que James tanto gostava. Também tinha um nariz reto, um queixo firme e algo indefinível no contorno do perfil, e tudo aquilo resultava em... em uma duquesa feia." (p. 74)

O romance é interessante porque os dois são muito jovens e imaturos quando descobrem que estão apaixonados e cometem erros e precisam aprender com eles. O enredo foca principalmente no tempo em que eles tiveram afastados e foi nesse trecho que a história não me convenceu muito, pois achei a história do James muito fantasiosa. Sem dúvida, ela é criativa e aventureira, mas foi um pouco demais.
"Nas semanas e nos anos seguintes, quando olhasse para trás, ela identificaria aquele instante como o momento exato em que seu coração se partiu em dois. O momento que separou Daisy de Theo, o tempo Antes e o tempo Depois. No tempo Antes, ela tinha fé. Tinha amor. No tempo Depois... teve a verdade." (p. 103)

Marcia277 30/07/2018

“A Duquesa Feia – Loretta Chase”
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
“Ele não era mais James, nem conde, nem futuro duque.E ela não era Daisy, nem Theo, nem qualquer futura duquesa.
Eram dois corpos enlaçados tão estreitamente quanto peças de um quebra-cabeça.”
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
James Ryburn será o próximo Duque de Ashbrook e enquanto seu pai vive gosta de viver tranquilamente sem pensar nos problemas, seu pai tem um teramento muito forte e não lida muito bem com as contas, sempre esta devendo em algum lugar,mas agora as coisas estão ruins e para salvar a todos precisa que o filho se case com a melhor amiga por causa do dote.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Theodora Saxby sempre soube que não era uma beldade, com apenas 17 anos a única coisa interessante sobre ela era o valor do seu dote, mas não vai aceitar nenhum pedido de casamento, sabe que tem outras qualidades e gostaria de se casar por amor. Sua mãe e o seu melhor amigo James não era da mesma opinião dos outros, para eles, ela era linda.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Então quando James se mostra interessado no primeiro momento acha que é alguma brincadeira, mas quando é pedida em casamento passa a enxerga-lo com outros olhos, James se mostra atencioso e feliz ao seu lado, tanta mostrar o quanto a acha bonita, porém para o resto de Londres tem alguma coisa errada, como o jovem e lindo James se casou com a patinho feio?
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
Para Theo tudo parecia lindo demais para ser verdade, acreditou em todas as palavras dele, e quando finalmente descobre a verdade sobre o casamento fica arrasada, afinal James era seu melhor amigo por que fez isso com ela?
E James que se apaixonou de verdade pela esposa vai precisar provar o quanto a ama para recupera-la.
⠀ ⠀⠀ ⠀⠀ ⠀
A primeira parte do livro é bem fluída e intensa, o casal tem uma química bem legal e foi legal ver os dois se descobrindo, afinal são muito novos, acho que é o primeiro Romance de Época que leio que o mocinho não é maduro e experiente em vários aspectos, já a Theo gostei da sua força, mas em alguns momentos me tirou do sério, a parte dois é menos intensa, o casal passa uma fase bem melancólica longe um do outro, como teve esse distanciamento o final bem corrido, precisa de um desenvolvimento melhor. Gostei, mas queria ter gostado um pouco mais.

Fernanda 01/08/2018

A duquesa feia
Resenha disponível no blog:

site: http://modoliterario.blogspot.com/2018/08/resenha-duquesa-feia-eloisa-james.html

Suelen 01/08/2018

“A Duquesa Feia” é o terceiro volume da série Contos de Fadas da autora Eloisa James. Nesta história temos a adaptação não literal do Patinho Feio. Para quem não se lembra deste conto, fala sobre um cisne chocado por uma pata e por ser diferente dos outros filhotes é perseguido, ofendido e maltratado, passa por diversas dificuldades por ser diferente e no final encontra seu bando e é reconhecido como o mais belo.

Na obra de James a ideia é a mesma. Uma personagem que todos acham feia, mas que no final é um “cisne”. Nosso adorável cisne é Theodora Saxby. Dividido em duas partes (Parte I – Antes e Parte II – Depois), somos introduzidos à história em 1809, quando James Ryburn, conde de Islay e filho do duque de Ashbrook, descobre que seu pai está falido e pior ainda, cometeu um crime para manter seu status e seus investimentos arriscados.

Para salvar a família de perder mais, o duque tenta forçar James a se casar com sua tutelada, Theodora. Theo, como gosta de ser chamada, é órfã de pai e mora com a mãe na propriedade do duque que era melhor amigo de seu pai. Ashbrook tem como papel proteger Theo de candidatos interesseiros e encontrar um ideal. Por morar na mesma casa que James, eles acabam sendo criados praticamente como irmãos e formaram um laço de amizade. Ela sabe como a relação familiar de James com o conde é conturbada, e James conhece todas as inseguranças dela (que ele carinhosamente apelidou de “Daisy”).

Quando seu pai diz que a solução é se casar com Theo, James não aceita a ideia, pois acha que está traindo a confiança da amiga se casando por motivos errados. Mas ao começar a prestar atenção em Daisy como mulher, sua opinião muda e a pede em casamento.

Claro que a sociedade londrina não engole muito bem o casamento e começa a especular os motivos da união. Todos a acham feia e que só deveria casar com alguém igualmente feio. Dita ter um porte um pouco masculino e sem a beleza jovial exigida pela sociedade para arrumar um casamento proveitoso, Theo sempre se sentiu rebaixada em relação aos outros e quando se casou com James parecia que estava vivendo em um sonho, mas logo tudo virou pesadelo.

Eu, particularmente, gosto da escrita da Eloisa James. Sua narrativa é mais detalhista em alguns aspectos e até as emoções das personagens são passadas para os leitores com mais envolvimento e apesar de só ter lido três livros dela na vida, “Quando a Bela Domou a Fera” está entre um dos meus livros de Romance de Época preferidos. Todas as suas obras contam com mocinhas firmes e que não deixam as dificuldades ou desafios as desanimarem.

Theo é extremamente resiliente e empreendedora, já que conseguiu tomar conta das propriedades do marido em sua ausência e ainda se reinventou com o passar dos tempos – apesar de ter ficado um pouco amargurada e ressentida na segunda parte. Muitas vezes dava vontade de dar um peteleco na testa dela pra ver se entrava algum juízo em sua cabeça em relação a James e outras coisas, mas ok. Fiquemos com as partes boas de sua personalidade. Ele também teve uma mudança enorme em relação ao começo do livro, antes um jovem conde de quase 20 anos, agora um pirata destemido, perigoso e um pouco pedante.

Em um todo, “A Duquesa Feia” é um livro interessante, que dá pra ler rapidamente já que a escrita da Eloisa é sem complicações. Só achei que faltou alguma coisa pra ficar “perfeito”, mesmo assim, é uma leitura que entretém quem gosta do gênero ou não.

site: http://up-brasil.net/livros/resenha-de-livro-a-duquesa-feia-eloisa-james/

@gataleitora 05/08/2018

“ Nosso amor era excessivamente apaixonado, como uma tempestade de verão que passa rápido.”
Vamos de releitura? Pelo título já fica bem claro que veremos referências ao conto O Patinho Feio que embalou a infância de muita gente numa época em que não se falava de bullying e questões politicamente corretas.

“ Este livro é dedicado ao maravilhoso poeta e contador de história Hans Christian Andersen. Suas narrativas são uma fonte de inspiração para mim, como se vê nesta versão de seu conto de fadas O patinho feio. Além disso, sua capacidade de entrelaçar alegria e pensamento filosófico inspira cada romance que escrevo.”

James e Theodora se conhecem desde sempre, cresceram juntos e se amam como irmãos. Quando o pai de James coloca o filho numa situação sem volta e o obriga pedir a amiga em casamento tudo muda de figura.

Theo debutou e está bastante interessada em Geoffrey e empolgada com a oportunidade de conhecê -lo e dançar com ele. Como não tem sucesso em sua empreitada e acaba ouvindo as mulheres no baile dizendo que a consideram feia e parecendo um menino, ela bola um plano envolvendo James chegando nos bailes com ela(detalhe: o cara não gosta de ir à bailes). Como ele não se conforma com a chantagem do pai mas também não quer que sua amiga se envolva com uma cara que ele menospreza, aceita ir e no meio de uma confusão faz um lindo pedido de casamento na frente de todos os convidados.

Ela fica surpresa com o pedido pois nunca imaginou que James a visse de outra forma que não uma irmã mas mesmo assim aceita como a garota sonhadora que é. O início do casamento é um pouco confuso para ela e aos poucos os dois vão se entrosando e conectando de maneira bem profunda e Theo acaba se vendo desejosa em satisfazer os anseios do marido.

James por sua vez está cada vez mais angustiado em ter enganado a sua melhor amiga e no momento em que ela descobre tudo e o manda embora,ele arrependido da traição aceita sua sentença e parte sem rumo encontrando apoio numa vida de corsário.

A partir deste momento, o livro ganha outra dinâmica e novos ares, dilemas e complicações.

Mesmo estando dividido em duas partes: Antes e Depois, eu consegui perceber três momentos na vida dos personagens principais:
- o primeiro onde Theodora e James são novos e descobrindo um mundo totalmente diferente para eles , ela como a Daisy alegre e esfuziante dele e ele como um jovem encontrando o amor mas relutante por causa da forma como tudo começou( amei muito,pronta para dar 5 estrelas);

- segundo: quando os dois estão separados e cuidando bravamente da vida e do crescimento profissional mas sem conseguir esquecer um do outro ( amei demais ,empolgadíssima para dar 6 estrelas;

- terceiro: ambos diferentes, maduros e sofridos.Quando depois de uma situação dramática, ele decide voltar e percebe que não consegue viver sem ela porém ela não quer mais nada com ele. (aqui que a escritora começou a derrapar e cair para 2,5 estrelas....enfim, vou explicar em breve...aguarde cenas dos próximos capítulos).

“ O menino em mim sempre amou você - afirmou ele,desarmando-a com um sorriso.- O homem que sou ainda não a conhece.”

Narrado em terceira pessoa e nos deixando como grandes espectadores dos dramas e conflitos dos protagonistas, Eloisa James traz de forma bem moderna uma nova roupagem do clássico conto de fadas com algumas referências a Shakespeare e a Robin Hood . Fazendo a mulher se erguer bonita, forte e vitoriosa decidida a colocar seus sonhos profissionais em prática mesmo ainda sofrendo internamente de um complexo de beleza deixado como uma cicatriz de sua decepção com o melhor amigo.

Foi apaixonante acompanhar a jornada de Theo e James.

Tinha tempos que eu não ficava ansiosa para ler um livro sem ler o final primeiro e praticamente devorei a história, tanto por amar livros com piratas como por estar enlouquecida para saber como seria o reencontro deles, que diga-se de passagem foi surpreendente e divertido ao mesmo tempo. Porem...contudo...todavia...entretanto...Depois dai ,entra meu ponto negativo, pois assim como aconteceu em Um Beijo à Meia Noite, a escritora ao meu ver não soube conduzir o desenrolar para o desfecho.

Quando James volta um outro homem, ainda mais apaixonado por Theodora que antes e decidido a reconquistá-la, a vida dela está bem diferente do passado e fiquei torcendo para que a escritora criasse em mim uma nova conexão com eles como um casal e não separadamente como foi no decorrer da trama. Imaginei que esse momento marcante tinha tudo para me arrebatar e que tudo seria conduzido de uma forma mais dialogada entre o casal e ,como aconteceu com o livro anterior, fiquei com muita raiva dele em várias cenas finais que quase tasco o livro na parede... Maaaaas essa frustração foi compensada, graças a Deus, pelo final que foi romântico e fofo. Voto para James nas agitações finais do último capítulo.

A capa e a edição mantém a harmonia com os livros anteriores, continuam lindas e ricas em detalhes que nos conquistam para a obra.

4/ 5 estrelas.
beijos,Myl

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/

Junior.Silva 08/08/2018

Resenha postada no site Leitor Compulsivo
Hoje vamos falar sobre o livro A Duquesa Feia, da autora Eloisa James, publicado pela Editora Arqueiro no Brasil. O livro faz parte da série Contos de Fadas composto de mais 04 livros, sendo esse o 3º volume traduzido aqui pra gente. Os dois livros anteriores: Um Beijo à Meia Noite e Quando a Bela Domou a Fera, foram publicados anteriormente também pela Arqueiro.

A história, inspirada no conto de fadas O Patinho Feio, nos apresenta aos jovens Theodora e James. Theo, como é carinhosamente chamada na história, é bem jovem e, após a morte do pai, vai viver com a mãe junto à família de James. Esse, por sua vez, pouco mais velho, vive um dos seus grandes dilemas quando descobre que o pai, com investimentos equivocados, gastou parte do dote de Theo e pode ser preso se a história for revelada. Sem saída, James pede a jovem em casamento. O mais curioso é que James ama Theo, mas o casamento sequer tinha passado por sua cabeça até então. Porém, o grande problema é quando Theo, chamada de Duquesa Feia pelos tabloides ingleses, descobre o verdadeiro motivo que levou James a se casar com ela.

O livro se divide em duas partes e entre elas há um grande abismo em instigar o leitor. Se a primeira parte que nos mostra toda a trajetória dos dois: da grande amizade, passando pelo casamento até a descoberta de Theo, temos uma história muito ágil, que leva o leitor a ler sem se desprender das páginas. No entanto, quando chegamos à segunda parte do livro, a autora consegue manter a qualidade, mas entramos num mar de acontecimentos menos emocionantes, mas não menos importantes, mas que acabam tirando um pouco do brilho da etapa inicial.

Uma coisa que eu achei muito legal, foi a autora mostrar todo o processo de transformação de Theo após a separação (a separação não é um spoiler, pois fica claro desde o início que ela iria acontecer). Ela recupera o seu dote, assume sua herança e transforma tudo o que faz em um grande sucesso. Em dado momento temos um contato muito claro em como Theo se transforma em uma referência para a sociedade pelas suas escolhas, sendo uma voz ativa para homens e mulheres da época. A passagem da história nos remete muito aos dias de hoje com a importância da mulher na sociedade e também com o que hoje conhecemos como influenciadores digitais. Os tempos mudam e evoluem, mas as referências são muito próximas.

A Duquesa Feia não tem nada de excepcional, mas é aquela leitura leve e agradável que nos cativa pelos personagens principais. Com um bom enredo, inspirado na história do conte de fadas do Patinho Feio do escritor Hans Christian Andersen, esse é um livro para você ler quando estiver precisando aliviar a alma com algo que não vá exigir tanto de você emocionalmente. Leitura certa para os fãs de romances que tem como cenário de fundo séculos passados. Se a história me agradou, mas não cativou, pode ser diferente com você, então acho que vale arriscar a leitura se esse é o tipo de história que você gosta.

site: http://leitorcompulsivo.com.br

@mamaetalendo 14/08/2018

#ADuquesaFeia de @eloisajamesbooks , é uma #releitura da história #OPatinhoFeio Esse é o terceiro volume da série #ContosDeFadas .
Theodora, Theo como gosta de ser chamada, não se acha bonita, tampouco os tabloides e sociedade. ?
James, herdeiro do ducado de Ashbrook, e lindo!
São melhores amigos de infância e inicialmente tinham uma amizade bonita e fraternal. Então James a pede em casamento. ?
Theo realmente acredita que podem ir contra toda a sociedade, que afirma que o casamento não durará seis meses. Ela está apaixonada e se entrega de corpo e alma. ?
Foi nessa hora que amando a história, e vendo como a maldade pode destruir a autoestima que resolvi ler a sinopse. Fiquei furiosa com o spoiler: ?E a sociedade, que primeiro se chocou com seu casamento, se escandaliza com sua separação?. ?
Poxa, pensei, acabou né... ledo engano! Por isso não fiquem bravos, isso não foi um spoiler. O livro só ficou melhor... e melhor... e muito melhor! Amei!
Super recomendado ????? #euleioarqueiro #romace #romancedeepoca #editoraarqueiro #eloisajames #book #bookstagram #bookaholic #indico #igliterario #instabook #igreads #instalivro #livro #libros #leitor #leitura #leiamais #literatura #literaturaestrangeira #livrolatra #mulherbacanale #clubedolivro #mamaetalendo

Paraíso das Ideias 16/08/2018

Uma duquesa exemplar
E chegamos ao terceiro (originalmente 4º volume) da série, e depois de me apaixonar por Bela e Cinderela, chegou a hora de conhecer o Patinho Feio. E assim chegamos a história de Theodora.

Em A Duquesa Feia, Eloisa nos apresentará a Theodora e James, dois jovens que foram criados juntos e se tratam como irmãos. Theo, ou mais conhecida como Daysi, apelidado carinhoso dado por James, ficou órfã de pai muito cedo, e desde então sua tutela foi entregue ao pai de James, na epóca o melhor amigo do pai de Theodora. O mesmo deveria cuidar da menina e de seus bens, até que a mesma chegasse a idade de debutar e achar um belo marido. O problema é que o conde gastou grande parte da herança de Theo em apostas malucas e agora não vê outra saída há não ser obrigar o filho a casar com sua protegida.

James sempre foi o melhor amigo de Theo, e sempre a tratou como irmã, quando seu pai o chantageia e o força a se casar com Theodora, ele não consegue pensar em nada mais, há não ser no fato de que um dia ela vai descobrir e sua amizade estará fadada ao fim. O problema é que James não esperava amar Theo, e a descoberta desse sentimento encoberto pela carinho de tantos anos pode assustar a ambos.

Theo não é a jovem mais linda, mas possui seu charme e acredita que quando obtiver autonomia sobre suas vestes após casar, poderá se vestir de uma forma que ajude a avantajar seus tributos. Quando seu melhor amigo a pede em casamento, Theo descobre dentro de si um amor até então escondido e desconhecido, mas quando num momento desconfortável, ela descobre que James se casou apenas para proteger seu pai, ela vê seu conto de fadas chegar ao fim.

E depois de 2 dias de casados, o sonho chega ao fim, Theo expulsa James de casa e promete ser a melhor pessoa possível em todos os sentidos para compensar sua feiura. E James parte no barco da família sem querer olhar para trás, tentando aliviar a culpa de magoar a mulher que mais amou na vida, seguindo o caminho do mar, ele se transforma em um famoso pirata, mas a vida tem suas manobras, e esses dois acabam se encontrando novamente.

Theo suspirou e soltou o lençol. Ela se recusava a ser humilhada de novo por sua aparência. Havia aprendido que, se fingisse ser um cisne, podia enganar a maioria.

Em nenhum momento da leitura eu consegui imaginar Theodora como uma mulher feia, fora dos padrões exigidos na época talvez, mas feia jamais, ela é divertida e sincera e com certeza muito à frente do seu tempo, mas o mais admirável é seu senso de mida e suas combinações que prometem fazer um sucesso estrondoso não só em Londres como principalmente em Paris.

Eloisa nos apresenta um enredo completamente diferente nesse livro, aqui apesar da trama de mentiras, já existe amor, um amor até então desconhecido, mas que desabrocha nos dois dias de casamento, e quando o mesmo chega ao fim, fazendo com que cada personagem siga seu rumo, ganhamos duas novas histórias: a trajetória de James no mundo da pirataria, e a jornada de Theo e sua transformação em um cisne, até que enfim esses dois se encontram e explode amor para todos os lados.

Eu vi várias críticas sobre o fato do reencontro desses dois e de como Theo se sente abalada, mesmo depois de tê-lo mandando embora e construído uma vida, mas a questão é que eles já se amavam, o amor de James em nenhum momento foi encenado, apenas houve uma falha na comunicação como em todo romance de época que se prese hahahahaha.

A história é deliciosa, assim como nos livros anteriores me vi presa nas palavras de Eloisa sem conseguir desgrudar do livro, e não só a transformação de Theo me impressionou como o amadurecimento de ambos e claro a transformação física de James que transformou o garoto bonito em um grande homem de todas as formas, em todas mesmo hahahahaha apaixonada por esse pirata.

A edição da arqueiro está lindíssima, essa capa dá de 10 a 0 na capa original, ficou linda demais, faz jus ao resto da série já lançada, agora só posso desejar que a editora lance os volumes intermediários para que eu possa rever meu lindo pirata e matar a saudade dessa família linda ao seu modo.

site: http://www.paraisodasideias.com

Lane @juntodoslivros 21/08/2018

A beleza está nos olhos de quem vê
Theodora “Theo” Saxby é o tipo de mulher que a sociedade considera fora dos padrões, ou seja, feia. Dita como uma garota que parece um homem por conta de seu corpo, Theo sabe muito bem o que pensam dela, mas não pode fazer muita coisa, já que não pode se vestir da maneira que quiser por ainda não ser casada. Mas sua condição logo muda quando seu melhor amigo James Ryburn se diz apaixonado por ela.

James Ryburn está em uma situação difícil. Seu pai fez muita besteira com o dinheiro da família e ele se vê obrigado a se casar logo para obter o dote de sua noiva. Desesperado, ele se vê se declarando à Theo e depois casando com ela.

Apesar de enganar Theo, James acredita que a relação deles pode se tornar verdadeira, porém ela acaba descobrindo o motivo de seu casamento e tudo muda. Agora existe o antes e o depois. E no depois as mudanças que acontecem são significativas para ambos.

Theodora Saxby é o tipo de mocinha que não dá descanso e nem trégua para ninguém. Inteligente e muito competente, consegue fazer mais fortuna do que muitos sonhariam. Gostei muito da personalidade decidida dela e do modo como se sente livre para fazer suas escolhas. Mas também senti o coração fraquejar quando ela teve seu coração partido por uma das únicas pessoas com a qual confiava.

A Duquesa Feia foi uma leitura super rápida e encantadora. Apaixonei-me pelos protagonistas Theo e James. Dois jovens que acabaram sendo transformados por todos os percalços de sua separação dolorosa, mas também foi maravilhoso ver o amadurecimento deles ao longo desse afastamento.

Eloisa James soube conduzir o livro com maestria e sensibilidade. E também senti a autora muito diferente dos dois livros anteriores. É como se ela tivesse se transformado em uma autora diferente a cada livro da série. Esperando mais Eloisas nos próximos livros.

A Duquesa Feia é o terceiro livro da série Contos de Fadas da Eloisa James.

site: https://www.instagram.com/p/BmvuPnBHCvK/?taken-by=juntodoslivros

Cami @leiturizar 23/08/2018

A última coisa que James Ryburn queria era se casar com Theodora Saxby, não pelo fato de ela ser feia, como todos parecem achar, mas sim por medo de estragar uma linda amizade de anos, porém depois de um pedido de casamento super romântico a própria Theo começa a acreditar que da amizade floresceu um grande amor.

Até que o encanto termina e Theo descobre que só o que James queria era seu dote. Agora James terá a difícil missão de lhe provar que sempre a amou mas Theo não parece levar suas palavras em consideração.

Dividido em duas partes, o antes e o depois da descoberta e, com uma narrativa fluida e envolvente, Eloisa James nos transporta para mais um conto de fadas repleto de aventuras e situações ilícitas.

De um lado temos Theo, que sempre se achou feia e após descobrir a presepada de James, direciona sua vida para objetos que a tornem menos feia e mais elegante. Uma garota sonhadora que, ao sentir a dor da traição se tornou fria, fútil e calculista.

De outro temos James corroído pelo remorso por ter enganado sua melhor amiga e que se mostra capaz de tudo para recuperar sua confiança e seu amor.

Essa história me tocou profundamente! Acho que todas as mulheres já se sentiram feias em algum momento de suas vidas e embora a pessoa que amamos diga fervorosamente que não somos, acabamos dando atenção demais ao que os de fora pensam sobre nós. Por isso acabei me identificando com Theo.

Outro ponto positivo foi uma pequena reviravolta que acontece no livro e só o fato de a autora conseguir isso, já conta pontos a seu favor.

Mas como nem tudo são flores, houve pontos negativos como a superficialidade em determinado assunto e uma cena no final do livro que me incomodou um pouco. Quando a Bela Domou a Fera segue sendo o favorito mas pelo menos a Duquesa Feia tirou a impressão ruim que tive em Um Beijo a Meia-Noite.

Em A Duquesa Feia, Eloisa ressalta que a beleza não é tudo em um relacionamento e quando se há amor ainda há esperança.

Thaise66 25/08/2018

Uma Duquesa que não tinha nada de feia
"- Lembra quando tive uma inflamação nos olhos? Eu tinha 12 anos e você 10. E você leu pra mim durante todo aquele verão num quarto ás escuras porque meus olhos estavam muitos sensíveis ? .... Eu não sabia, mas você já era minha"

Uau, existe coisa melhor do que um livro que além de ter entreter faz com que entenda a complexidade de entender e compreender o que significa amar verdadeiramente ? Não qualquer amor mas um que não liga para aparências ou para fofocas e que apesar de tanto tempo parece que foi apenas alguns dias que se mantiveram afastados ?
É desse livro que estou falando, me surpreende quando se encontra escritores que falam sobre situações que até hoje são causas de polêmicas, e que conseguem falar de forma tão sucinta e simples. A questão sobre a aparência de uma pessoa é um assunto que é necessário ser abordado mas não de forma complexa mas de um jeito que faça a todos entenderam o que se passa na cabeça de uma pessoa rejeitada pela sociedade.
Theo ( Daisy) é uma garota que passa por esse desconforto, muito me admira o fato que ela não se deixa abalar (pelo menos não no começo) e o fato de achar que seu melhor amigo está verdadeiramente apaixonado por ela a faz se sentir confiante e determinada, por isso quando descobre a verdade oculta por trás de seu casamento surpreendente, ela decide mudar, de todas as formas, excluindo os sentimentos acolhedores que ela tão guardava dentro do peito. E é ai que tudo muda pois seu marido está de volta e é um pirata (Maravilhoso) e está disposto a mostrar o quão verdadeiramente ele a ama. Mas ela mudou está mais fria e calculista mas ainda existe uma pequena chama dentro do seu peito e é exatamente ai que James tenta acender novamente
Lindo livro, linda escrita, linda história

Jaque - Blog Livros e Laços de Fita 04/09/2018

Quer um turbilhão de sentimentos? Leia A Duquesa Feia
Pessoas, a diferença entre não ser envolvida pelo livro e amar muito foi apagada por um parágrafo!

Aqui em A Duquesa Feia, que é uma releitura de O Patinho Feio, vamos conhecer Theo, uma personagem muito decidida e consideradas por muitos, feia. Theo não se considera particularmente feia, mas sabe perfeitamente que não pode ser considerada a “bela da temporada” de Londres. Ela tem feições um tanto masculinas e não possui muitas curvas, o que ela compensa com inteligencia e sensatez.

Bem, em contra partida temos James, nosso mocinho lindo de morrer e sonho de todas as damas casadoras de Londres. Além de lindo, James é herdeiro de um ducado e melhor amigo de Theo. Eles foram criados juntos, já que o pai de James é o tutor legal da fortuna de nossa mocinha.

E por isso, o pai de James quer que ele se case com Theo para cobrir o rombo que fez no dote dela. É bem complicado o dilema de James, mas no final ele aceita “enganar” a melhor amiga e pedi-la em casamento.

Amores, até aqui eu não tinha me afeiçoado ao livro. Tipo, temos aquele velho tema dos amigos de infância e tals, o que eu amo muito, mas a história e os personagens não estavam me empolgando. Isso até a página 87!

Aconteceu comigo uma coisa que raramente acontece, uma frase me fez cair de amores instantaneamente pelo personagem. É incrível, mas foi assim mesmo. Eu estava chateada com os acontecimentos do livro, parecia que eu estava vendo que um acidente de carros ia acontecer e não podia fazer nada para evitar.

Aí, James fez eu me apaixonar por ele em uma única frase! E ele não disse nenhuma poesia, nem nada profundamente romântico, mas tocou meu coração a carência dele. Depois disso, meus sentimentos pelo livro mudaram da água para o vinho. Agora eu sentia a aflição de James na pele.

Ele sofria porque descobriu que amava sua Daisy de verdade e tinha mentido para ela. Isso estava me matando junto com ele. E só piorou, pois eles acabaram se separando e uma parte de ambos morreu.

Aí, temos uma parte 2 no livro, onde vamos vendo o tempo passando e os personagens tomando outros rumos. Amores, que desespero isso! James se torna um corsário, vira uma pessoa completamente diferente do rapaz de 19 anos inocente pelo qual me apaixonei. Quanto mais eu lia, mais crescia aquele medo de que o livro não terminaria com o esperado “felizes para sempre”.

Enquanto isso, Theo se tornava a mulher independente, fria, empoderada e inatingível que todos os homens amavam admirar de longe, mas não se atreviam a tocar. É notável e uma baita lição de amor próprio, o que é lindo de ver, mas um pouco melancólico também.

Theo se torna admirada, quando antes era chacota, mas no processo, perdeu a essência da Daisy que James amava tanto. Ele mesmo já não era o mesmo. Isso doí de ler e ao mesmo tempo é maravilhoso. Leitora masoquista, eu? Um pouco, mas é isso que amo nos livros, essa capacidade de fazer a gente sentir mil sensações diferentes enquanto estamos sentados em silencio.
Então, depois de todo esse turbilhão de sensações que tive ao ler A Duquesa Feia, recomendo ele com o coração pesado de sentimentos. Esse não é um livro de gosto fácil, é exatamente como um vinho seco pra quem só toma vinho “doce”. Um gosto adquirido a duras penas, mas que dá aquela sensação boa na gente.

site: www.livroselacosdefita.com

Cheiro de Livro 05/09/2018

A Duquesa Feia
Clichê é algo complexo na literatura, porque significa que já vimos antes, que já foi feito então não é original. Mas, ao mesmo tempo, clichês também trazem um sentimento de identificação com o leitor e – se não estereotipados – funcionam muito bem dependendo do gênero literário em questão. Digo tudo isso porque o romance de época é um gênero que nada de braçada em clichês. A gente começa o livro já sabendo que o casal principal vai ficar junto no final, mas queremos saber como isso vai acontecer. O livro em questão traz um clichê que eu VE-NE-RO, mas resolve a questão de forma nada convencional.

“A Duquesa Feia” (Editora Arqueiro – tradução de Lúcia Brito) é o terceiro título da série inspirada em contos de fadas da Eloisa James (confira as resenhas dos dois primeiros no final desta). Como o título implica, o livro faz alusão ao conto infantil “O patinho feio”, que mostra o bullying sofrido pelo patinho e como tudo muda quando ele cresce e se transforma em um cisne. O mesmo ocorre com a nossa protagonista, Theodora (que gosta de ser chamada de Theo, embora James – o par romântico – a chame de Daisy). Theo é alta, esguia e tem feições mais marcantes do que a o padrão de beleza da época regencial considerava belo. Sentimos a sua dor, Theo, porque esse tal de “padrão de beleza” irrita a mulherada até o século XXI! #TamoJuntoTheo

O pai de Theo morreu quando ela era bem jovem e o pai de James a acolheu como se fosse sua filha. James e Theo foram criados juntos e a amizade e cumplicidade entre eles floresceu. Mas aos 17 anos, Theo precisa se casar (eu sei! Período Regencial sucks!), mas como é muito rica, mas não é considerada bonita, a jovem só consegue pretendentes interesseiros. Theo tem um senso de humor sarcástico, é muito inteligente e tem suas opiniões sobre tudo, e como tudo isso assusta e desafia o sexo masculino (ouso dizer que isso também acontece até hoje!), Theo forma um plano: pede para James fingir cortejá-la para despertar o interesse de outros homens. Ah, sim, esqueci de dizer que James é MUITO lindo e considerado o melhor partido em seus 20 anos, mas que a última coisa que gostaria é de se casar. Logo, o interesse de um solteiro cobiçado chama atenção. O problema é que embora James não queira casar seu pai o está forçando a isso e quer que ele se case com Theo por uma única razão: ele gastou o dote de Theo em jogo! TRETA! Só que James não quer enganar a melhor amiga, mas acaba cedendo não somente para salvar a herança dele e dela, mas também porque a ama.

Isso tudo acontece bem no início do livro, mas e as 200 páginas seguintes? Pois é, aí entra o clichê que eu tanto amo: o amantes-que-se-separam-por-razão-de-um-mal-entendido-mesmo-se-amando-muito-e-ai-meu-Deus-quanto-Angst!.

Seguido desse clichê maravilhoso vem a parte nada convencional: sete anos se passam até eles se reencontrarem. SETE ANOS! E no meio disso tudo temos pirataria, tatuagens e muito mais que eu não quero dizer para não soltar spoilers.

Ah, e se você acha que o reencontro é tranquilo, achou errado, otário! Tem muita cena de apertar o coração e arrancar suspiros no meio do caminho. Claro que o final é feliz, mas não sem antes angustiar os personagens e os leitores!

Eu adoro a história do patinho feio porque sempre me identifiquei com o fato de ser diferente e tive que aprender a abraçar e amar a diferença no lugar de rejeitá-la (é um processo contínuo!). Então ver uma protagonista que não é perfeita, mas que teve que aprender a se colocar no meio disso tudo com classe, elegância e sem perder a atitude foi muito bom. Theo é daquelas personagens que a gente quer conhecer e se tornar melhor amiga!

“A Duquesa Feia” é mais um título que adorei ler de Eloisa James, mas o primeiro livro da série – “Quando a Bela Domou a Fera” – ainda é meu preferido. “Um beijo à meia-noite” é o segundo título da série e, assim como os demais, traz mulheres com atitude e iniciativa. A personagem que seria a “fada madrinha” é sensacional!

Se você leu outros livros de Eloisa James além dessa série, deixa a sua dica de leitura nos comentários porque eu quero ler mais!

site: http://cheirodelivro.com/a-duquesa-feia/